Você Sabe Estudar?

Você Sabe Estudar? Claudio de Moura Castro

Resenhas - Você Sabe Estudar?

Clio0 19/03/2024

Um bom manual para aqueles que não têm o hábito de estudar.

Moura Castro explica de forma simples, ilustrada, como preparar uma rotina de estudos, como fazer anotações e várias outras pequenas coisas do processo que deveria ter sido aprendido nos tempos de escola.

Recomendo a estudantes, pais e a quem empurrou o estudo com a barriga, mas agora precisa descobrir como passar em alguma prova ou concurso.
preta velha 19/03/2024minha estante
adicionando em 3, 2, 1...
na verdade, fui fisgada pelo subtítulo porque estou tentando encontrar um milagre para conciliar estudo, pesquisa e leitura de fruição.

Lenas 07/10/2021

O livro cumpre bem o que se propõe a fazer, achei a estrutura muito boa e com certeza dá muitas dicas valiosas (inclusive utilizo até hoje a ?leitura dinâmica? que ele ensina ? foi o que me salvou na leitura dos livros didáticos da faculdade).

Linne 18/06/2020

Você já se fez essa pergunta?
Livro muito bom, repleto de conhecimento.
Demorei de ler, mas não por ter leitura difícil, pelo contrário, a leitura é bem fácil e ainda tem testes para que você descubra por si mesmo se o que está escrito vai funcionar com você ou não. Super indico, ele dá varias dicas de como devemos estudar.

Ana Paula 14/04/2021

A arte de aprender a aprender
Este livro foi para mim, por muito tempo, como uma miragem de oásis por um peregrino no deserto. Nutri altas expectativas acerca de seu conteúdo, induzidas por seu título provocador “Você sabe estudar?” e a promessa tentadora do subtítulo “Quem sabe, estuda menos e aprende mais”. Não casual, quando finalmente pude ler, fui sedenta e mergulhei de cabeça. Li em 2 dias. Isso foi possível graças ao meu interesse, claro, mas também, e não menos importante, à linguagem clara e fluida, que beira a oralidade. O autor conduz uma sequência lógica de argumentos, dicas e técnicas e o livro se propõe a ser um manual prático de estudo, evocando a arte de aprender a aprender. Começando pela preparação, o momento pré-estudo, passando às diferentes técnicas de estudo em si e concluindo com estratégias para se dar bem em provas. Tudo é muito bem explicado, exemplificado e argumentado com pesquisas científicas sérias. Além disso, conta também com exercícios no final de cada tópico, para que o leitor possa por si só aplicar aquele novo conhecimento e em sua prática comprovar seus benefícios. Em suma, é bem escrito e didático.
Ademais, o autor aborda a educação brasileira como um todo, estudioso do assunto, ele aponta críticas construtivas e pertinentes ao nosso sistema de ensino, sem no entanto, desmotivar o aluno que estaria “a mercê” desse sistema, favorecendo o protagonismo do estudante.
Quanto às técnicas e orientações, não me eram de todo novas. Como sou uma estudante há 18 anos, tudo que diz respeito a estudos me interessa e por minha própria prática já percebi muitos dos benefícios de várias técnicas apresentadas. Essa repetição, porém, não foi cansativa ou “mais do mesmo” simplesmente, ao contrário, creio que fortaleceu ainda mais meus entendimentos do assunto e me motivou a melhorar, afinal a repetição é fundamental no aprendizado. Repetição inclusive que é um recurso usado de forma muito didática ao longo do livro, como o leitor perceberá.
Como pontos negativos tenho que admitir que tive certo conflito de opinião com o autor, pois senti que ele defende certa glorificação do intelectual, especialmente do acadêmico. Considero sim, educação algo fundamental e tenho em alta prioridade, assim como, para minhas escolhas de vida, as titulações acadêmicas também são relevantes. Porém, não consigo aceitar que todo meu valor seja assim medido e que a razão de minha vida seja esta. Além disso, há muitas outras formas de inteligência que não a acadêmica, as quais não foram mencionadas. Faltou para mim, uma reflexão sobre burnout, esgotamento, saúde e qualidade de vida, mesmo que não tópicos diretos do tema central, o afetam e fazem parte da nossa vida, que não é dividida em caixas, é um todo, complexo e pulsante.
Indico especialmente para alunos de ensino médio se preparando para vestibulares, embora todo estudante possa se beneficiar com as técnicas apresentadas.

Ely 19/03/2021

Minhas impressões.
Eu não sabia que precisava desse livro até ler. É incrível como achamos que sabemos fazer algo que desde o pré-escolar temos o habito, mas na verdade não temos ideia da quantidade de erros que cometemos ao estudar.
Super recomendo, é um livro necessario para qualquer pessoa.

lilimafias 17/03/2021

Aprendi muita coisa boa para poder melhorar os estudos. Demorei um pouco mais pra ler porque li em ebook, mas é um livro muito prático e ajuda bastante.

Liny Arguilera 01/02/2021

O que eu achei? Sem dar spoilers!
Foi um livro de autoajuda/autodesenvolvimento incrível, escrito para estudantes, com ele aprendi muitas técnicas, e descobri que estive cometendo muitos erros nos meus estudos.
Resolvi ler ele depois de não passar num vestibular, estava a três anos na minha biblioteca digital, mas agora li, e daqui para frente quero aplicar o que aprendi com o autor na minha jornada escolar, acadêmica, e em muitos outros aspectos de minha vida.
Eu já estava há tempo tentando mudar para o estudo ativo, e com o livro aprendi técnicas para aplicar isso, acho que tudo que aprendemos na escola precisa ter alguma utilidade na vida real, não podemos ser como uma máquina automatizada, tudo aquilo que é automatizado um robô pode fazer, e quando estudamos além de raciocínio lógico ligado ao QI, precisamos estar ligados também no QP, estudar envolve criatividade, altos e baixos, erros e acertos, obstáculos e persistência, e assim vamos mandando informações úteis para a memória de longo prazo.

Debora956 22/02/2020

Eu deveria ter lido antes!
Devido ao TDAH tenho muita dificuldade em tirar boas notas nas provas. Sempre me disseram que eu estudava do jeito é errado mas nunca me mostraram como estudar. E quando mostraram, não "funcionava" pra mim. Com esse livro, aprendi outra forma de estudar, como fazer mapas mentais, resumos, leituras, etc e vou colocar em prática a partir deste ano. Eu deveria ter lido esse livro bem antes! Antes de entrar na faculdade, antes do ensino médio, antes do fundamental, muito antes de tudo. O autor é quem deveria ser patrono da educação brasileira.
NAbia.Sousa 11/04/2020minha estante
Oi

NAbia.Sousa 11/04/2020minha estante
Bom dia

Alvaro 21/04/2022

Razoável
Um livro de leitura fácil e didático, conceitos e técnicas óbvias para quem já estuda, realmente nada de novo, acredito que até pode ser útil para quem é completamente leigo e não tem noção nenhuma de como começar a estudar mas recomendaria a leitura de outros livros como o "Aprendendo Inteligência" do prof. Pier .

Roberta.Glenda 01/01/2022

É a palavra certa. Objetivo e extremamente orientador para quem preciso melhorar as técnicas de estudos.

Amanda 28/12/2020

É preciso estudar sobre estudar
Todo estudante deveria ler... O livro traz informações valiosas para ter um rendimento melhor ao estudar qualquer assunto... Embora o autor utilize exemplos de temas de estudo relacionados ao ensino fundamental e médio, acredito que o livro possa ser aplicado a qq um que queira aprender e que se proponha a estudar qq tema.

As vezes a gente custa a enxergar que determinados métodos de estudo não são tão eficientes e que a gente só os utiliza por comodidade ou por receio de perder tempo com o novo... A questão é que insistir no antigo tb faz perder tempo...

taiskamozaki 24/03/2020

E aí, você sabe estudar?
Esse livro é destinado, a meu ver, para todos: estudantes universitários, "concurseiros", crianças e adolescentes, pais e mães, profissionais...

Com muita perspicácia e foco para alguns assuntos que passam batido quando estamos estudando, o autor mostra a importância de saber estudar para que o aprendizado seja efetivo. Saber estudar não quer dizer estudar muito, mas sim, estudar de forma assertiva.

Um livro de leitura rápida e cheio de dinâmicas e tarefas, que te prende do começo ao fim e te faz identificar o que te faz ter sucesso em uma prova ou não. Me peguei pensando várias vezes que, empiricamente, usei várias das técnicas abordadas pelo autor quando me saí bem nas provas que já fiz na minha vida estudantil.

Recomendo! E você, acha que sabe estudar?

site: https://www.instagram.com/caixa.postal

May 15/07/2020

Não custa nada ler um pouquinho sobre como aprimorar suas técnicas de estudos, né?! Nesse livro curtinho o autor dá várias dicas interessantes que podem sim ajudar a melhorar a qualidade do seu estudo. Confesso que em alguns momentos ele é um tanto quanto repetitivo mas no geral acho vale a leitura.

Karen 05/04/2024

Bom livro
A obra de Cláudio de Moura é um beabá de como estudar melhor.
Pode ser lido por qualquer pessoa, desde os anos escolares.
Ele é claro e didático.