Exótica (Elogio alla Bruttezza)

Exótica (Elogio alla Bruttezza) Loredana Frescura

Resenhas - Exótica

Booksjuhh 04/12/2023

Legalzinho
É até que bom, uma garota que se acha feia e o garoto bad boy achando ela uma gata, lindíssima.

Primeiro livro que li em 2023

Lai 08/03/2022

Exótica
Eu acho que todo mundo deveria ler esse livro pelo menos uma vez na vida. A mensagem que ele passa muito importante e deveria ser do conhecimento de todos.

É uma experiência nova, digamos assim, poder ler esse livro pelo ponto de vista de duas pessoas totalmente diferentes.

Acho necessário todas as pessoas conhecerem o livro.

Vincent8 28/10/2022

A memória falhou, mas o sentimento não
Minha irmã ganhou esse livro com 10 anos. Ela tinha achado super legal: um livro maduro de adolescente, que faria ela perder as inseguranças e tudo mais. Era muito engraçado ver ela falando tão bem do livro antes mesmo de ler. Bem, quando ela leu, não gostou. Disse que a protagonista era boba, e que a mensagem era mal feita. Eu lembro de ficar curiosa, resolver ler, e achar a maior besteira KKKKKK. Mas do livro em si eu não tenho nenhuma memória.

De qualquer jeito, a opinião de duas crianças sobre um livro para pré-adolescentes não é assim, válida. Quem sabe eu resolvo reler um dia pra decidir de uma vez por todas se esse é um bom livro.
Mari 16/12/2022minha estante
Foi com 9 anos ?

malovebooks 23/11/2023

Exótica
Gostei muito do livro, é bom de ler, o desenvolvimento dos personagens é muito bom e a mensagem que a história pretende dar foi bem marcada, gostei muito do assunto do livro, acho necessário um adolescente lê-lo.
O meu único impedimento de não ter dado 5 estrelas é por conta de em alguns capítulos uma parte ser da personagem principal, a Marcela, e do nada no mesmo parágrafo terem a parte do personagem Roberto, nada muito difícil de não diferenciar. Adorei o livro!!

HoneyBookss 11/02/2020

Surpreedente
Eu comprei esse livro imaginando que ele fosse algo totalmente diferente. E não é. Ele tem uma história que envolve uma moça que não é bonita e um cara bonito. Seria um clichê se não fosse pela visão da Marcela. Exótica se trata de um estudo/elogio à feiúra, tema de um trabalho escolar. Acho que é fundamental a leitura dele para qualquer adolescente/jovem.

Izabela 15/06/2015

A primeira coisa que me chamou atenção no livro foi a capa. Ela é chamativa e tem muitas cores fortes, eu adorei logo de cara. A segunda coisa, é claro, foi a sinopse. Fiquei muito curiosa para entender melhor tudo que era prometido para o livro, mas devo contar, assim mesmo logo de cara, que eu esperava um pouco mais. Em muitos momentos a história fica confusa, não sei se é pela troca de ponto de vista que acontece sem aviso ou pelo fato de que algumas coisas na tradução me confundiram (o livro, originalmente, é italiano). Depois, coisa de três capítulos, você acostuma com isso. O livro é bem curtinho, ou seja, é uma leitura rápida. Ganhou quatro estrelas e vocês já vão entender meus motivos. De qualquer maneira, se você quer um livro divertido e bem levinho (literalmente, rs) essa é a melhor escolha. É um young adult que nos lembra que devemos nos orgulharmos por sermos diferentes uns dos outros e que tudo que você fala, por mais bobeira que pareça, pode machucar muito o outro.

Marcela sempre se achou feia, mas não uma feia arrumadinha, uma feia verdadeira mesmo. Tipo assim, uma feia total. Ela cresceu se sentindo ofuscada pelo irmão mais velho que, segundo ela, é a definição de beleza e elegância. Diferente do que todos achavam que ela deveria fazer, tipo, chorar pelos cantos, ela resolveu que faria um trabalho provando por A mais B que os feios são tão bonitos quanto os bonitos, ou até mesmo mais, mas do jeitinho deles. Isso não é uma desculpa, ela simplesmente estava querendo provar para os colegas de sala, que realmente só se importavam com aparência, que a beleza está nos olhos de quem vê. Sem esquecer, é claro, que no meio de toda essa teoria os feios são os que se dão melhor na história do mundo. São os melhores em economia, em evolução e até mesmo em chamar atenção.

"Perfeito para quê?" - Página 17

Se você quer prender a atenção de alguém, de verdade, precisa de um feio. Para juntar todos os dados para a pesquisa ela contou com a ajuda de uma amiga que também entende bem do assunto, ou pelo menos, acredita que entende. Um exemplo disso é que a mãe da menina tentava convencê-la de fazer mudanças faciais! Loucura, eu sei. As duas foram forçadas a vida toda a acreditar que eram muito feias e lá estavam elas, provando que era algo bom. Se o feio nem sempre é feio e o bonito nem sempre é bonito, quer dizer que as tais regras da atração são malucas, não é? Sim. É por isso que um dos garotos mais bonitos da escola, bonito de verdade, acaba se sentindo estranhamente atraído pela Marcela. Sim, Roberto, o charme em pessoa, estava sem entender o que estavam acontecendo, mas ele sabia que algo nela chamava muito sua atenção. Será que em uma escola que a beleza reina de forma exagerada é possível um garoto lindo se apaixonar pela 'patinha feia'?

"Acreditava que os milagres estivessem reservados só para os outros." - Página 114

O que me incomodou, de verdade, no livro foram as trocas de pontos de vista. Na realidade, até agora não tenho certeza de como elas funcionaram, ou melhor, elas não funcionaram. Em um momento estávamos na mente de um dos personagens principais e boooom na linha seguinte estávamos na cabeça de outro personagem. De qualquer maneira, eu me diverti e ri bastante com as teorias da personagem. O jeito leve com que ela lida com todos esses problemas é algo maravilhoso que devia, até mesmo, ser copiado. Não devemos viver de rótulos, devemos escolher quem somos e viver do modo que nos faz bem. Nisso temos um super ponto para o livro. Se você quer algo leve, engraçado e bem rápido, esse livro é para você. No final das contas, todos temos um pouco de "patinho feio" que, no final, não tinha nada de feio, rs.

site: http://www.brincandodeescritora.com/

Jeh Diário dos Livros 13/05/2017

Resenha - Exótica!
Marcela é uma garota feia. Pelo menos é o que ela acha. Marcela sempre se achou alguém fora do padrão das pessoas, uma pessoa idealista que enxerga o mundo de um jeito diferente. Mas que sabe que é feia, totalmente feia pelo seu ponto de vista. Alem de ser excluída pelos grupos da escola, Marcela tem que aguentar ter um irmão popular e bonito que finge que ela não existe perto dos outros. Fora isso agora ela tem um trabalho na escola que ela terá que realizar uma apresentação para seus colegas de classe e ela não pensa duas vezes em falar sobre algo que ela entende completamente. Sobre feiura.

'' Não quero acreditar no amor. Não quero. Ele faz mal. Faz muito mal. Para um feio total, o amor é só uma maldição. Ele corta você em fatias e traz uma tristeza absoluta, aquela mesma que se sente quando acontecem coisas boas, como tirar 8 em matemática."

Giorgia uma de suas únicas colegas, também está classificada no grupo de feias, então logo elas se unem para realizar um trabalho e mostrar a todos que os feios não precisam se esconder ou serem felizes como qualquer um.

"Acreditava que os milagres estivessem reservados só para os outros."

Roberto é um garoto muito belo, pelo menos é o que todos falam e o que ele acha. Sempre se vestindo com roupas da moda, ele consegue estar no melhor grupo do colégio, onde só os belos lideram e para ele isso algo muito importante. Mas mesmo sendo um dos mais populares, Roberto não consegue se sentir completo. Há algo importante que está faltando e ele logo descobrirá o que é.

" Acho que é mais terrível amar alguém que não sabe amar. Alguém que se encapsula na ideia de não saber amar é alguém que, na verdade, não quer amar.''

Roberto e Marcela possuem vidas diferentes, mas quando um encontro acaba fazendo com ambos se olhem as coisas mudam. Roberto quando vê Marcela fica totalmente apaixonado, ainda mais por achar ela linda. Já Marcela acha Roberto muito bonito, mas sabe que ele jamais olhara para ela por sua aparência. Ambos terão muito a aprender e descobrir que nem sempre as coisas belas são as que estão por fora e que talvez sua percepção seja totalmente diferente dos outros.
Exótica foi uma leitura muito interessante, um livro juvenil que fala sobre descobertas sobre si mesmo, sobre como devemos ser felizes do jeito que somos e não para agradar aos outros. Um livro leve, com apenas 144 páginas que faz com que você finalize rapidamente a leitura.
Os personagens são bem interessantes, eu diria que Marcela é uma garota complexa, que às vezes seus pensamentos acabam sendo confusos para nós leitores, e isso acaba deixando um pouco a história meio sem sentido em algumas partes. Já Roberto consegue sem mais claro com seu ponto de vista e acabei torcendo muito quando chegava seus capítulos.
O livro é narrado pelos dois, mas temos alguns momentos que não se fala da troca de personagens e só depois você percebe que já está com outro, mas isso no fim não atrapalha a leitura, pois ambos têm pensamentos bem diferentes.
Posso dizer que para uma leitura leve e tranquila é um livro que indico, ainda mais por ser tratar de um tema bem interessante, pois Marcela se acha muito feia, cheia de defeitos e acha que por isso ela possui algo a menos que as outras pessoas, mas que no fundo não passa de seu ponto de vista, pois já Roberto consegue ver uma garota linda que sempre sorri e tem um jeito diferente de ver o mundo. Ela terá que aprender que nem sempre nossa opinião será igual dos outros e as vezes o que enxergamos de ruim, outras pessoas vêem algo bom. Foi um livro que gostei por passar esse tipo de lição.
A diagramação da editora está muito bonita, as páginas são trabalhadas no livro todo e a capa acaba chamando um pouco de atenção dos leitores.
Leitura recomendada.

site: http://diarioelivros.blogspot.com.br/2017/05/resenha-exotica.html#more