Phantastes

Phantastes George MacDonald

Resenhas - Phantastes - A Terra das fadas

Alessandra 30/05/2021

O tema prometia bastante, um conto de fadas adulto, porém a escrita arrastada e, na minha opinião, muitas vezes desconexa deixa a desejar.
Frustrou minhas expectativas.
Mariana.Renno 02/06/2021minha estante
Acho que tive expectativas demais, porque também me frustrou. Achei o livro incrivelmente chato

Marcelo.Medeiros 06/06/2021minha estante
Também concordo. Inicialmente nós deparamos com uma grande expectativa que se frusta ao longo da leitura que gradativamente se torna arrastada e por vários momentos confusa!

Marcelo.Medeiros 06/06/2021minha estante
Leitura finalizada. Gostaria de destacar que nitidamente se observa as influências impressas na obra de Lewis e Tolkien em várias passagens desse livro.

Pablo Santos 27/10/2021minha estante
Nossa, sim! O pior livro que li. Me causou uma ressaca literária brava.

Faline.Ferreira 26/01/2022minha estante
Já é a 3 tentativa de leitura, mas achando bem chato.

JoiceMingorance 18/07/2022minha estante
Sinto a mesma coisa!! Criei expectativa demais. Leitura arrastada.. mas vou terminar.

Caio 13/10/2022minha estante
Achei um livro bom. Dei 3 estrelas. Fui ler com muita expectativa por dizerem ser o predecessor de Lewis e Tolkien mas eu achei inicialmente a obra chamativa e logo entediante pela demora dos acontecimentos, falta de personagens marcantes, enredo um pouco difícil de entender. Boa parte do livro o protagonista que não recordo o nome está sozinho, o livro me trouxe um sentimento de solidão que não deve ter sido a proposta do Donald. Gostei dos poemas que o protagonista canta e do final. Poderia ser bem melhor.

somebody 28/10/2022minha estante
Ainda não conclui a leitura, mas estou na expectativa de que ele deva melhorar. Mas até agora, estou tendo a mesma impressão que você: leitura arrastada, muitos detalhes que poderiam ser diminuídos e acrescentados em aventuras. O livro tem tudo para ser muito bom?

Ariane 24/02/2023minha estante
Não entendi esse livro. Prometia tanto de acordo com os relatos de Lewis. Mas não vi nada de sentido cristão, muito pelo contrário. É pesado e arrastado, estranho, cheguei a me sentir mal lendo. Parei no final, nem sei se termino. Não vi início, meio e fim, é confuso.

DARKMEMC 25/12/2023minha estante
Sou fã de Tolkien, logo, caí aqui tb... leitura em andamento, e também estou achando bem arrastado. Ok, é perceptível que realmente Tolkien bebeu nessa fonte, mas acho que criei expectativas demais tb. Vontade de parar, mas, insistir um pouco mais.

Eliza139 17/01/2024

Belo e arrastado.
É um livro com descrições belas e grandiosas, mas muito arrastado. Reconheço sua importância para a fantasia, mas confesso que foi chato de ler.

Não percebi muita ação, me pareceu ( e é o que realmente é) que o personagem estava explorando um mundo desconhecido mas sem objetivo.

Carol 09/01/2022

Encantador!
Eu não diria que é um livro fantástico, mas é encantador!
George MacDonald tem uma das escritas mais delicadas que já vi e a história é muito onírica e poética, talvez por isso a leitura não flua tão bem como eu esperava. Há alguns momentos arrastados, mas há também episódios memoráveis (meu preferido é o do espelho mágico e a parte final, onde finalmente o protagonista entende seu lugar nesse país das fadas).
Toda essa delicadeza e poesia criam maravilhosos elementos fantásticos e trazem o leitor sem esforço para o reino das fadas. Recomendo no entanto atenção para assim como o protagonista, não se perder nos detalhes descritos e ficar nesse reino mais do que deveria.
Letícia 09/01/2022minha estante
Comecei hoje a leitura desse livro e até agora, achei tanto a história quanto a escrita de uma delicadeza encantadora (como vc disse na resenha)e já estou com vontade de ler as demais obras desse autor assim que terminar essa

Everton 26/07/2021

Confuso, mas não ruim
O livro é bom, mas em algumas partes acho q fiquei um pouco perdido na história. Farei uma releitura no futuro.

Sobre a história, bom? pegue Alice no País das Maravilhas (mundos aleatórios), as aventuras Arturianas (tem até alguns personagens) e a Disney (a todo momento alguém canta algo), misture bem e terá esse livro ?

shuhuavr 12/06/2022

O livro tem uma pegada mais infantil, mas mesmo assim não deixa de ser um bom livro, a leitura é fluida e rápida. A escrita do autor é impecável. Você se apega bastante aos personagens mesmo que não concorde com as falas e as atitudes deles de vez em quando.

Anne 19/06/2021

É ne...
Essa edição fisicamente falando é linda a capa, luva, ilustrações e especialmente a fonte e diagramação.
Sobre a história mesmo? para ser bem sincera não entende nada desde o começo, em alguns pontos tinham detalhes demais em outros tinha de menos.
É quase como naquela frase "No começo no entende nada e no final parecia que tava no começo".
Meu grande problema com o livro é que foram pouquíssimas as partes em que eu me sente imerso nele, e consegui visualizar as coisas, não sei se é por causa da escrita mais antiga, apesar de ter lido Drácula que é quase da mesma época e ter gostado bastante.
O que salvou para mim, foi um livro que o protagonista leu e depois contou a história e umas frases bonitas mais impactantes.
Para não falar que não absorvi nada, acho que posso falar que é a história sobre um homem que nunca escuta concelhos/avisos e sobre o "poder" da música.
Mas dá uma chance pro livro, não funcionou para mim, mas talvez funcione para você. Afinal de contas ele não é caro e fica lindo na estante.

Milly86 08/08/2023

Uma Jornada de Amor e Magia
"Labirinto de Amor e Magia" é uma envolvente e cativante conto literário que nos leva a um mundo mágico repleto de rivalidades políticas, superações e, acima de tudo, amor verdadeiro. O enredo se desenrola em torno de Caleb, o Herdeiro do Trono dos vampiros, e Roxy, a princesa perdida da ordem das Fênix. Inicialmente inimigos devido às divergências entre suas ordens mágicas, eles se encontram em meio a um cenário de conflito, onde a curiosidade do coração e a barreira da vida os conduzem a uma transformação emocional profunda.

A narrativa nos guia através de diversas partes, cada uma retratando uma fase importante da jornada de Caleb e Roxy. Desde o encontro inesperado durante um baile de outono na escola de magia "Magical Time", até a superação de desafios mágicos e pessoais.

Os personagens são habilmente construídos, com Caleb e Roxy evoluindo de inimigos relutantes para um casal formidável que desafia destinos e desvenda segredos ocultos. Suas personalidades complexas, habilidades mágicas distintas e medos compartilhados tornam-nos genuínos e cativantes.

"Labirinto de Amor e Magia" é mais do que um conto de amor; é uma narrativa que explora temas universais como a superação de diferenças, a importância da compreensão mútua e o poder transformador do amor verdadeiro.

marianalimareal 20/02/2022

Primordial
Para quem é fã do Gênero Fantasia, esse livro é para você! Não é do tipo que todo mundo entende a mesma coisa, e sim, do tipo que faz sentido de acordo com nossa imaginação, podendo tirar inúmeras lições de um mesmo trecho.
Ele foi a inspiração para vários escritores de grandes livros do gênero que são best-seller hoje em dia (Lewis Carroll, C. S. Lewis, Madeleine L'engle, entre outros).
De aprendizado poderia citar alguma lição de moral, porém, para esse, diria que a grande lição é: um livro pode gerar frutos tão saborosos que serão degustados por muitas gerações.
Vale a pena a leitura!

Roberth 25/02/2023

Clássico que fez escola entre os maiores
Fui totalmente fisgado por este livro mágico que, a todo momento, de formas sutis ou radicais, evidenciava a importância incomparável do próprio Reino das Fadas, em detrimento de qualquer outro personagem ou arco narrativo.

Compreendi o motivo de tanto Lewis quanto Tolkien o referenciarem como divisor de águas e uma das principais influências para suas respectivas obras fantásticas. Nárnia e a Terra Média, cada qual a seu jeito, também assumem esse tipo de protagonismo.

E o que dizer do papel da música e da arte nisso tudo! Teve um momento do livro que me dei conta de que estava seguindo os passos de um bardo em sua aventura! Haha Só vivi uma vez o privilégio de uma aventura de RPG entre amigos e (claro) fui de bardo! Hahaha Então, tudo teve um quê a mais de nostalgia, magia e beleza.

Entrem pelas portas (todas elas) com os corações abertos e se permitam imergir neste clássico que faz jus ao status que tem.

Marcy u.u 31/01/2021

Phantastes - A terra das fadas...
a princípio decidi lê-lo pois foi foi uma das obras, se não a obra que influenciou um dos meus escritores favoritos, CS Lewis.
Para quem gostou de As crônicas de Nárnia, também vai gostar desse livro.
Sem dúvida, George Macdonald foi um escritor brilhante.
A linguagem usada é de época o que faz necessário o uso de um dicionário no meu caso.

Filipe378 29/06/2021

Fantástico
Esse é um livro em que ficamos perdidos, juntamente com o personagem, no mundo das fadas onde tudo é possível. Não é uma história convencional, mas muito bela e de profundos significados.
Anodos visita o país das fadas e lá descobre o amor, os perigos relacionados a ele e, também, as tristezas. Também descobre que para ser livre e pleno deve esquecer de si mesmo, pois nos apegar a nós mesmos constitui uma prisão sem carcereiro. Anodos também descobre a honra de lutar ao lado de pessoas nobres em prol de uma causa justa e, depois, como é bom servir e alguém virtuoso.
Essa jornada é linda e triste, mas vale muito a pena acompanhar Anodos ao longo dela.

PITUCALELE 20/04/2022

Phantastes
Literatura fantástica que conta a evolução espiritual de Anodos, em uma terra de fadas, gigantes, cavaleiros e castelos encantados

almeidalewis 21/12/2021

VASTIDÃO !
Pois é ! Esse é o sentimento que alguns leitores podem ter ao caminhar na terra das fadas com Anodos que ao completar 21 anos e ter ganhado uma escrivaninha + as chaves da mesma que lhe proporciona um passeio incrível e inesquecível pelo mundo da fantasia. ( - No Reino das fadas Anodos...neste dia eu encontraria a estrada para o reino das fadas pag 24 )

?PHANTASTES ( 1858 ) se aproxima muito de uma obra onírica, episódica muito rica em MATIZES espirituais. Narra a história de Anodos ( "aquele que perdeu o caminho" ) sua mãe morreu quando ele ainda era criança. Certa noite ao ter contato com uma fada ele suspira em ir para um reino de fantasias consequentemente no dia seguinte ele é levado até esse reino de florestas encantadas + mitologias nórdicas + gregas romana + lendas Artorianas...no meio de tanto turbilhão desse mundo fantástico Anodos mergulha num oceano borbulhante em uma noite estrelada e tem uma experiência profunda de renovação espiritual...( e por aí vai ?? ? )

A RESPEITO DA OBRA : ?

?? Advirto que definitivamente não é uma leitura fácil ! No original a obra tem um subtítulo denominado um conto de fadas para Homens e mulheres ( livro para Ad )...Realmente é uma literatura fantástica construída no lirismo tem um peso gótico, mitológico ! Um mundo encantado se abre para o LEITOR que tem uma sensação de ser arrasto para uma VASTIDÃO ( semelhante ao caminho da Terra média em descrições ) para inumeris caminhos que seja ele do coração ou da cobiça... então seguimos sem olhar para trás e sem saber o que vem pela frente por um desejo de beleza e TRANSCENDÊNCIA com temáticas existencialistas. Espelho ( portal,comunicação com outros mundos ) e sombra ( parte de si mesmo ) são temas recorrentes nessa narrativa ambas comuns no tema fantasia.

? LIVRO : uma verdadeira obra prima em construção, edição de luxo capa dura,papel pólen amarelado, em vários tons de verdes,letras capitulares nas aberturas dos capítulos, nas notas de rodapé em vez de asterisco temos um desenho de folha, todo na padronagem de flores ,com ilustrações originais ( 1984 qdo Tolkien tinha 2 anos e lewis nem era nascido ainda ),capa com reserva de verniz em pto.. enfim essa obra foi desenterrada e recebeu um banho de luxo + tratamento de gala ???. Essa obra comemora ( em 2021 ) 163 anos que foi inscrita ( 1858 ).

??George MacDonald considerado o pai/avô da fantasia e foi inspiração para muitos escritores de fantasia que conhecemos e que se destacaram dentre alguns escritores destaco : Tolkien, C.S.LEWIS, Chesterton, Lewis Carroll, Madeine L'Engle ( uma dobra no tempo )...

?Considerações ( pessoal ) : Apesar da obra ter uma linguagem culta ( para fantasia ) recomendo para quem gosta muito de alguns escritores como Tolkien + Lewis para conhecer melhor as fontes que eles beberam,quais foram suas influências + inspirações e métodos que eles utilizaram não há como lê a terra média e Narnia sem perceber ECOS GRITANTES da influência de MACDONALD.

?PHANTASTES muito anterior ? a NARNIA e a TERRA MÉDIA ( Tolkien ) !!!

Ass: Alexsandro G.almeida ( 21/12/21 )
Taty 16/01/2022minha estante
Excelente ??

almeidalewis 16/01/2022minha estante
Lisonjeado Taty tamanha importância e influência que a obra/escritor teve historicamente merecia essa elucidação. A obra por possui várias camadas é um pouco difícil, mas isso não tira seu brilhantismo exige mais de nós e até uma releitura é muito bem vinda. Boas leituras ? e grato pelo feedback ??.

Vanderlete 04/06/2021

Um clássico!
Leitura densa, cansativa, porém tão linda que super vale a pena!
A Escrita do autor é difícil, mas levando em consideração a época em que foi escrita, isso se torna compreensível!
Em todo momento me senti como em um sonho, por vezes confuso, por vezes melancólico, mas de uma beleza tamanha que faz a leitura ser muito satisfatória!
Mais que um conto de Fadas, Phantastes é uma Obra prima!

Pequod.3 10/05/2022

Neste livro temos uma história de fantasia com bastante bom humor e leveza. Cada um dos personagens é bastante marcante à sua maneira, em destaque a princesa Irene e o menino Curdie, que é um aventureiro e divide o protagonismo da história.

Encontramos aqui, em diversos momentos, uma mescla entre a realidade e elementos fantásticos, e que muita das vezes não sendo possível para todos, sua percepção, tendo duas narrativas separadas, ocorrendo em torno dos dois personagens destacados, e que depois se unem com maestria.

Claramente é perceptível as influências dessa história em outros trabalhos, O Hobbit e Alice no País das Maravilhas. É sempre bom visitar estes clássicos que serviram de inspiração para outras obras.