Pare de acreditar no governo

Pare de acreditar no governo Bruno Garschagen

Resenhas - Pare de Acreditar no Governo

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Maria4343 01/05/2022

Excelente
Esse livro é muito importante por que não apenas fala sobre a história do Brasil (os principais fatos é claro) mas sobre essa insistência das pessoas não gostaram de políticos mas adora quando o governo anuncia um novo projeto. Misericórdia galera, desde 1500 tomando no toba e ainda acredita nisso. Além do óbvio, quando mais projetos mais vai usar o dinheiro público. Lêem o livro é você vai chegar nas suas conclusões.
O Bruno tem um humor ácido necessário ultimamente. Leia essa parte:
O governo justificou a apropriação dizendo que a empresa, junto com outras, representava um valioso patrimônio de interesse da defesa nacional, o que significava que seria mais bem administrada pelo Estado do que pela iniciativa privada. Não seria [...].
É claro, o governo metendo o betelho na empresa dos outros, 0% de novidade. Outra pequena parte:
O poeta Drummond serviu a um governo que foi, de fato, uma pedra no caminho do país
Eu nunca gostei dos poemas dele mesmo, parece que é só apoiar o governo da época que da ruim.
o povo não sabia escolher os governantes e estes, uma vez no poder, não sabiam governar. [...]
Isso é tão real. As pessoas votam e quem é eleito parece que não sabe o que está fazendo, e a solução é sempre mais imposto e inflação.
Por fim, recomendo a leitura é boa. Os primeiros capítulos quase me fizeram desistir mas como sigo ele no Inst&gram sabia que ele fez um ótimo trabalho, tenha paciência que logo você gosta também e não pare só nesse não. Boa leitura.

Jack 23/02/2021

PARE DE ACREDITAR NO GOVERNO
Li e gostei muito, me interessei por ler outros livros do autor.
Uma ótima análise do que deu errado na história do Brasil e por mais inacreditável que seja ninguém abandona esse "livro de receitas" de como destruir um país.

Jamile.Almeida 10/05/2020

Aula de história
Uma revisão do caminho que percorremos até o golpe da monarquia e como, a partir de então, o estado foi tomando conta das nossas vidas em todos os campos, criando uma relação de dependência e cobrança.

Alex 30/10/2017

Liberdade, ainda que tardia
A questão em destaque na capa não poderia resumir melhor o que o livro procura elucidar, ao longo de suas 322 páginas: Por que os brasileiros não confiam nos políticos e amam o Estado? Escrito por Bruno Garschagen, "Pare de acreditar no governo" é um ensaio sobre a história política brasileira, abrangendo todo o período compreendido entre a regência de D. Manuel I à presidência de Dilma Rousseff. Investigando as raízes culturais brasileiras, que culminaram no modelo de governo vigente, Garschagen busca referências, principalmente em Roberto DaMatta, para explicar que, apesar da imensa maioria da população assumir-se avessa à política (e aos próprios políticos), acabam desejando que o Estado (governado justamente pelos políticos e aproveitadores da falta de interesse da população) resolva todas as mazelas, de maneira paternalista ao extremo.

A leitura de "Pare de acreditar no governo" é engessada. O autor foi bastante burocrático para construir suas teses, que resumem os governos que o Brasil já teve - enquanto colônia, monarquia, república e eventuais ditaduras. A obra acaba sendo repetitiva e prolixa em alguns momentos, o que realmente não anima o leitor a manter-se totalmente focado. Precisei de uma boa dose de empenho para chegar ao final, até porque não gosto de abandonar os livros pelos quais já paguei.

"Pare de acreditar no governo" tem um viés ideológico bastante evidente, conforme seu próprio título denota. Com clara tendência liberal, mas sem ser irracional, Garschagen consegue dialogar muito bem até mesmo com os não-convertidos, que por ventura tenham interesse em conhecer um outro lado da moeda, tão pouco difundido nos centros de estudos nacionais. Enquanto nas escolas e universidades brasileiras o que impera ainda é o marxismo cultural, fruto da influência de Paulo Freire e Florestan Fernandes, é sempre muito importante perceber que existem muitas coisas fora dessa caixa ideológica. E é neste contexto que reside a importância deste livro.

Quando conhecemos as raízes do amor enrustido do brasileiro pelo seu Estado, percebemos o porque de, geração após geração, termos uma população tão preocupada com seus direitos, mas que ao mesmo tempo, não demonstra o mesmo interesse por seus deveres. O brasileiro sofre, endemicamente, desta necessidade de cobrar mais esforço do Estado, mais intervenção do Estado, mais influência do Estado, até mesmo sobre os problemas criados pelo próprio Estado. Se o liberalismo é uma solução para alguns dos principais males produzidos pela alta carga intervencionista que todos os últimos presidentes brasileiros originaram, não há como afirmar. Porém, é realmente catártico cogitar, ainda que por um minuto, a possibilidade de viver num país menos dependente de seu governo, com uma população mais autônoma e, verdadeiramente, livre.

CrAsley0 28/04/2021

Interessante a forma como o autor disserta sobre a política intervencionista no Brasil no decorrer da história. Concordo em alguns pontos com o autor, e discordo outros tantos.

No geral, diria que o livro é tendencioso, e apresenta algumas visões distorcidas, um exemplo é a forma pejorativa com que o autor fala sobre a educação no Brasil e sobre os professores (segundo o autor, a grande maioria militantes e doutrinadores).

Lari 19/03/2020

Livro essencial para entender o porquê temos essa relação de ?amor e ódio? com o governo.

Livro dinâmico, irônico, leitura fluída.

O livro trás relatos de desde o ?descobrimento? do Brasil até o governo em que ele foi publicado.

Apesar de não existir uma escrita totalmente neutra, eu não senti um tom partidarista, ele trás fatos.
Isabela Vieira 02/07/2020minha estante
Ele tem algum viés de direita ou esquerda ?

Tama 02/02/2022

Queria não ter sido descoberto por Portugal...
Pau que nasce torto nunca se endireita. Esse é o nosso problema.
Político entra na carreira para SE SERVIR DO POVO, E NÃO PARA SERVIR AO POVO.
Triste realidade.

Juliana 09/12/2020

Sobre política no Brasil e sua descendência
Livro contextualiza toda a história do Brasil da monarquia à república.
De fácil entendimento, algumas piadas, o livro trás muita informação da política brasileira.
Faz críticas ao estado maior/intervencionista e expõe o fato de querermos mais estado/intervencionismo quando pedimos por saúde pública, educação pública, segurança pública, entre outros.
Eu particularmente não concordo com tudo que tem escrito no livro, mas certamente me faz refletir sobre vários temas abordados.

Meire.Abreu 12/05/2020

para ler e reler
Livro para ler e reler por anos , conta a nossa historia politica desde a monarquia até o dias atuais. Essencial! todo mundo deveria ler.

Joao.Magalhaes 07/02/2020

Aprofundamento
Se você já ouviu termos como estatismo, patrimonialismo, coletivismo, intervencionismo etc, e quer saber a origem histórica deles aqui no Brasil, esse é o livro certo.

Raquel 02/07/2015

Essencial
Estava muito ansiosa pra ler esse livro, criei muita expectativa... e foram superadas!

É um resumo da história do Brasil de uma maneira clara, concisa e cômica - diversos trechos era impossível não dar risada. Percebemos que há mais de cinco séculos o Estado foi intervencionista, deixou diversas influências negativas na economia, política e cultura.

Bruno Garschasen escreve com maestria todos esses problemas e no final busca soluções para nos livrarmos desse paradoxo.

Leitura obrigatória para quem quer entender mais da história do país e da cabeça do brasileiro.

Debora696 22/02/2016

Papai-Estado não existe
De maneira geral, considerei o livro bom, especialmente por tratar assuntos da história mais recente após a reabertura política, abordados pelos livros de História como meras notas de rodapé.
O autor usa uma linguagem simples e direta, porém a quantidade de aspas me incomodou, acho que poderia haver mais paráfrases. A bibliografia indicada ao final do livro é bastante rica e tem a ver com o conteúdo do livro, com autores brasileiros desconhecidos por mim.
As tentativas de ser sarcástico não ficaram boas, não combinou com a estrutura geral do texto, dão a impressão de que foram enxertadas de modo desarmonioso.
Sobre a capa, não sei se foi intencional, mas o papel utilizado parece um quadro-negro e sua tinta desbota.
É um livro que recomendo para entender a história recente e compreender a mentalidade brasileira de que o Estado é um provedor, quando o Estado deveria ser apenas o mantenedor. Quando se abre espaço para que o Estado intervenha em um aspecto da sociedade, se abre uma brecha para que ele intervenha em todos os outros.

site: https://medium.com/@LivroseTinta/papai-estado-n%C3%A3o-existe-continua%C3%A7%C3%A3o-6b98ac3cf0a0#.btn9lu495

Duda 20/07/2020

Pare De Acreditar No Governo
Neste livro o autor descreve como a história política foi construida no Brasil. O interessante é que diversos autores e pensadores brasileiros e portugueses são referências, fato que comprova nosso amadurecimento. Dos fatos apresentados os mais intrigantes são a carta de Caminha que solicita "ajuda" ou busca certo privilégio junto ao Rei e os dois condenados deixados para aprender sobre o Brasil, é claro que a analogia de José Genuíno e José Dirceu é perfeita. Mostra como a atuação de Pombal, um iluminista, ajudou ainda mais a fortalecer o patrimonialismo e a centralização de poder.

Fala sobre o período imperial e a ruptura de uma tradição política na Proclamação da República. Continua descrevendo nosso perfil de acreditar no Estado e seus heróis de Vargas a Lula, claro que o patrimonialismo e toda centralização favorecem essa contextualização, pois diferente de um pensamento de Tocqueville, brasileiro espera o Governo para tudo, até para intervir no futebol depois do 7 x 1. Para quem tem dúvidas sobre o livro o Felipe Moura Brasil fez uma entrevista com o autor no "O Antagonista", foi bem interessante e o livro é comentado diversas vezes.

Duda 10/02/2023

Uma leitura quase obrigatória
Com uma linguagem bastante fácil e fluída, Bruno Garschagen faz umas pinceladas breves na história do Brasil desde o descobrimento até o governo Dilma (época em que o livro foi lançado) para explicar como se desenvolveu uma mentalidade estatista em nós, e como na verdade a intervenção estatal é maléfica. Ele traz isso mostrando as intervenções estatais que o governo português fez no período colonial e suas consequências, faz também um resumo de todos os governos da república brasileira e suas intervenções bem como suas consequências. Ainda de quebra, apresenta alguns benefícios da monarquia como sistema de governo.
Acho que vale muito a leitura, para mim foi muito enriquecedora e aprendi muitas coisas.

Rafael2239 15/10/2022

Introdução na política
Conheci o livro pela esposa do Bruno Garschagen, a Mariana Brito minha conterrânea recifense. E na descrição dela, é um ótimo livro para começar a entender a política de maneira geral, eu assino em baixo.

O livro traça o Brasil desde sua descoberta até emeados de 2015/16, quando foi escrito. O foco principal do livro é mostrar a formação do Estado brasileiro e como os governos ajudaram a molda-lo, moldes esses que carregam até hoje o seu passado histórico.

Faço uma ressalva para os conceitos de patrimonialismo destacados no livro, foram muito bons e de extrema importância para o raciocínio do livro.

Afinal, por que pedimos solução ao Estado pelos problemas que ele mesmo causou? Mais interferência, mais Estado nas nossas vidas, mais Estado dentro da nossa casa.

Odiamos os políticos, amamos o Estado.

Como assim?

Leiam o livro e entederão esse trabalho magnífico de um dos maiores nomes do conservadorismo brasileiro hoje, o mestre Bruno Garschagen.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6