Pare de acreditar no governo

Pare de acreditar no governo Bruno Garschagen

Resenhas - Pare de Acreditar no Governo

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

HenriqueV5 07/07/2020

Uma excelente análise
Quando eu comecei a ler este livro, logo nos primeiros capítulos, achei que o autor iria fazer apenas um compêndio da história política do Brasil. Mas, cometi um erro, não se trata de um livro de história política, mas sim um livro de sociologia política. A partir dessa nova percepção, a minha leitura mudou completamente, entendi a proposta do autor e o aproveitamento do diálogo (eu e o autor) melhorou.

Garschagen passa por todos os momentos da história do Brasil, desde o descobrimento até o início do governo Dilma (ano em que o livro foi publicado). Não se trata de nada profundo quanto a história, não é difícil de ler, pois ele capta apenas os principais aspectos políticos e sociais de cada época (governo), de modo que, no final, tudo se conecta como se fosse uma cadeia e, responde a pergunta do subtítulo do livro (Por que os Brasileiros não confiam nos políticos e amam o Estado?).

A linguagem é fácil, ele tentou transmitir sua ideia de modo que, pessoas comuns possam entender. Acredito que, na maior parte do livro, ele conseguiu transmitir as informações de modo fácil. Contudo, em alguns momentos, certos temas ficaram implícitos (ou seja, somente pessoas com certo grau de estudo sobre o tema, conseguiu captar a mensagem).

Recomendo que leiam também o livro do Príncipe Luiz Philippe de Orleans: "Por que o Brasil é um país atrasado?", escrito um pouco depois que esse. Tratam de temas semelhantes, embora no livro do Príncipe, o foco seja mais em filosofia política e ciências políticas. Aparentemente, o Bruno Garschagen escreveu um outro livro (Direitos Máximos, Deveres Mínimos), que seria a continuação de suas análises, certamente também lerei.

Pontos positivos:
- Boa organização, boa linguagem, análise enxuta e sem enrolação.

Pontos negativos:
- A capa é ruim, a tinta sai fácil.
- Acho que ele deveria ter esmiuçado um pouco mais os governos da República velha.

Duda 20/07/2020

Pare De Acreditar No Governo
Neste livro o autor descreve como a história política foi construida no Brasil. O interessante é que diversos autores e pensadores brasileiros e portugueses são referências, fato que comprova nosso amadurecimento. Dos fatos apresentados os mais intrigantes são a carta de Caminha que solicita "ajuda" ou busca certo privilégio junto ao Rei e os dois condenados deixados para aprender sobre o Brasil, é claro que a analogia de José Genuíno e José Dirceu é perfeita. Mostra como a atuação de Pombal, um iluminista, ajudou ainda mais a fortalecer o patrimonialismo e a centralização de poder.

Fala sobre o período imperial e a ruptura de uma tradição política na Proclamação da República. Continua descrevendo nosso perfil de acreditar no Estado e seus heróis de Vargas a Lula, claro que o patrimonialismo e toda centralização favorecem essa contextualização, pois diferente de um pensamento de Tocqueville, brasileiro espera o Governo para tudo, até para intervir no futebol depois do 7 x 1. Para quem tem dúvidas sobre o livro o Felipe Moura Brasil fez uma entrevista com o autor no "O Antagonista", foi bem interessante e o livro é comentado diversas vezes.

nomundodesalem 06/02/2020

Resenha por @nomundodesalem
"Por que os brasileiros não confiam nos políticos e amam o Estado?"⁣

Pare de acreditar no governo narra toda a história do Brasil, desde seu descobrimento até o governo Dilma.⁣
Trazendo a tona os motivos do brasileiro ser tão dependente do Estado, da sua necessidade de cobrar mais esforço do Estado,⁣
mais intervenção do Estado até mesmo nos problemas criado pelo próprio Estado.⁣ A leitura não foi a das mais fáceis (nem a resenha,rs) por ser um tipo de gênero que não estou acostumada a ler, mas eu gostei.⁣
O livro foi muito elaborado, com um pouco de humor irônico e sendo imparcial ao provar a teoria do autor.⁣

Mais resenhas em: @nomundodesalem

site: https://www.instagram.com/nomundodesalem/

Laura Neves 10/05/2020

Bruno Garschagen tenta explicar um paradoxo enraizado na sociedade brasileira: por qual razão, apesar de não confiarmos nos políticos, pedimos que o governo intervenha sempre que surgem problemas...

?O autor trás uma reflexão sobre nossos pouco mais de 500 anos de história e dá luz ao contexto que nos trouxe até o presente, fazendo um olhar crítico sobre esse grande paradoxo. ?

Roberta 02/05/2020

Pare de acreditar no governo...
Um governo intervencionista não apenas constrói uma mentalidade estatista, mas apequena a sociedade.

Natasha Viana 22/04/2021

Demorei, mas conclui!
É um livro denso, mas leve. Como estou começando a ler mais agora sobre política , há termos que eu não sei então sempre me recorria a fontes para saber e entender melhor. Por isso um pouco da demora ao terminar a leitura.
Mas é esclarecedor. Aprendi demais! É impressionante como está enraizado na nossa política o intervencionismo e é mais surreal o brasileiro ser tão iludido. Mas acredito que ainda podemos ser um povo livre, de todas as amarras.
N podemos desistir!

Lahlavrac 05/03/2024

Uma análise perspicaz da relação paradoxal do brasileiro com o Estado
Bruno Garschagen é um cara que tem me impressionado bastante nos últimos anos e em Pare de Acreditar no Governo não é diferente. Aqui ele empreende uma análise profunda e abrangente sobre a paradoxal relação do povo brasileiro com a política e o Estado. O autor investiga as origens históricas dessa mentalidade estatista que permeia a cultura nacional, desde os primórdios do país até os desafios políticos contemporâneos. Ao longo do livro, Garschagen não apenas expõe a desconfiança generalizada em relação aos políticos, mas também questiona por que, apesar desse ceticismo, os brasileiros nutrem uma visão romântica do Estado como solucionador de problemas.

A obra traça um panorama histórico que remonta ao período colonial, evidenciando as origens dessa mentalidade estatista que se desenvolveu ao longo dos séculos. A relação entre portugueses e comunidades locais, marcada por favores e concessões, pavimentou o terreno para uma cultura de dependência do Estado que perdura até os dias atuais. Durante o império e a república, diversas ideologias, como positivismo e maçonaria, deixaram marcas profundas, alimentando a polarização entre tradição católica e influências progressistas.

A obra aborda criticamente os períodos da ditadura Vargas e do regime militar, destacando a intensificação de políticas estatistas que culminaram em estrangulamento do livre mercado, burocracia exacerbada e aumento da carga tributária. O autor ressalta que mesmo governantes rotulados como liberais ou neoliberais não escaparam do compromisso com a preservação do Estado monumental, revelando um padrão que transcende as ideologias.

O cerne do argumento de Garschagen reside na notória incoerência do povo brasileiro, que, embora nutra desconfiança aguda em relação aos políticos, ainda assim demanda intervenção estatal frequente. Essa contradição, segundo o autor, é enraizada em uma mentalidade estatista que permeou a cultura, resultando na percepção romântica de que o Estado é capaz de solucionar os problemas sociais, políticos e econômicos.

Garschagen aponta, de maneira incisiva, a responsabilidade da esquerda brasileira na disseminação da mentalidade estatista. O autor argumenta que a esquerda defende um projeto de poder totalitário, dependente da ampliação do papel do Estado na sociedade. Ao criticar essa postura, ele lança luz sobre como as políticas de esquerda podem ter contribuído para a consolidação do Estado como figura central na vida do brasileiro.

Ao abordar os desafios contemporâneos, Garschagen destaca a necessidade de uma mudança cultural profunda, aliada a reformas institucionais, para superar a mentalidade estatista. A análise do autor ressoa a importância de incentivar a liberdade individual, a responsabilidade pessoal e a redução da intervenção estatal na economia e na vida cotidiana.

Em Pare de Acreditar no Governo, Bruno Garschagen oferece uma obra que não se limita a mera crítica política (sobretudo aquela cheia de lugares comuns), proporcionando uma análise meticulosa e contextualizada da relação complexa entre o povo brasileiro, a política e o Estado. Aprofundando-se nas raízes históricas, o autor evidencia as contradições que permeiam a cultura nacional, instigando reflexões sobre a necessidade de uma transformação cultural profunda para romper com a mentalidade estatista e buscar uma sociedade mais livre e responsável.

O livro se destaca, ainda, como uma contribuição significativa para o entendimento da complexa dinâmica política brasileira, incitando o leitor a repensar concepções arraigadas e a vislumbrar novos horizontes para o país. Maduro, coerente, claro, objetivo.

Nota: 7,0.

Mario Pordeus 18/08/2016

Leia para entender o Brasil atual
Nós brasileiros somos tão doutrinados em sala de aula, que uma confusão dessas nunca era posta em xeque: como cargas d'água a gente não confia nas pessoas dos políticos, mas ao mesmo tempo colocamos nossas esperanças no Estado? O Estado que, nada mais é do que a classe política unida, ou seja, com sinergia explícita em relação ao caráter pessoal de cada político. Em geral, isso é uma incoerência muito grande... E não me desvio dessa responsabilidade: também fui desses que achava que "todo político é ladrão", mas bastava um buraco no calçado da minha rua que eu logo achava que "o governo tem que fazer alguma coisa". Mas por que fomos tão cegos? Por que pensamos assim esse tempo todo? Tem alguma explicação, sim. E ele está no livro "Pare de Acreditar no Governo", de Bruno Garschagen (toda vez tenho que "colar" para escrever o nome corretamente - kkkkkk).

Cristina117 26/10/2020

Bruno
O Bruno é sensacional, e nesse livro ele explica de uma forma muito divertida sobre todo o período político do Brasil. Leitura obrigatória

Dani.Giardin 14/06/2020

O Bruno Garschagen é um ótimo escritor. Ele conta a história de forma clara e coerente e nos faz entender os motivos históricos pelos quais esperamos tanto do governo. Excelente leitura, vale a pena!

Marcio527 11/07/2020

bom
muito bom, separa a historia do pais por partes, leitura muito boa

o.caioalmeida 05/07/2022

Muito necessário
Bruno analisa a história brasileira sob a ótica econômica, cultural e política. Um excelente livro e muito necessário.
O texto conta com MUITAS referências (o que é ótimo), dados e números, referências históricas e citações extraordinárias.

Só uma observação. Embora ele não fale com essas palavras, eu tive a impressão de que ele acredita que o Estado é sempre nocivo.
Claro, na situação atual é bem danoso, mas é necessário para garantir direitos civis e individuais e, ao mesmo tempo, cobrar que cumpramos com os nossos deveres.
Essa deveria ser a única função do Estado.

Recomendo a leitura

Anderson Lima 26/08/2015

O livro aborda a história do Brasil pelo viés das políticas sempre intervencionistas, em maior ou menor grau. Ao mesmo tempo, mostra como os brasileiros se acostumaram com a ideia do Estado-babá. Por fim, mostra uma mudança, ainda tímida, no pensamento de uma parte da população. Um detalhe: o livro é escrito com muito bom humor. Leitura leve. A estrada é longa e há muito o que fazer. A dica é: comece parando de acreditar no Governo.

Tárcya 09/01/2023

Pegue papel e caneta!
É um livro bastante extenso e as vezes cansativo, mas pra quem gostaria de ler a história do Brasil desde o início sem o viés da esquerda, este livro é muito importante. Bruno traz dados e explica cada detalhe desde o início até o último governo da época em que ele escreveu. Indico para as pessoas que gostam de estudar e esmiuçar com calma e clareza a história do Brasil.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6