A Vida Como Ela É...

A Vida Como Ela É... Nelson Rodrigues

Resenhas - A vida como ela é...

Gabybadgirl 16/06/2021

Ultimamente adquirir o gosto de ler crônicas, gênero no qual não tinha familiaridade,esse ano já li se não me engano 4 livros do Bukovisk e 3 do Nelson Rodrigues (contando com esse)
Me deliciei com as situações e conflitos familiares que li nesse livro,o autor aborda temas como infidelidade e morte de uma maneira leve e divertida, situações que aconteceriam na época em que o livro foi escrito,a maneira vulgar dos personagens tanto femininos como masculinos me causaram boas risadas, é um livro que deveria ser lido um capítulo por dia para aproveitar o máximo da leitura, porém a minha ansiedade não permitiu tal desfrute!
Nanda 16/06/2021minha estante
Nossa me deu vontade. ?

Bia Brasil 02/02/2022

Nelson Rodrigues é um clássico com a sua maneira de escrever e com as sua temáticas. Deve ter sido muito bom ler esses contos nos jornais na época!

Recomendo!

Guilherme 23/08/2023

Esse livro é um compilado de 100 crônicas publicadas por Nelson Rodrigues. Ele mostra uma realidade e uma época que para os dias de hoje soam bem absurdas, é impressionante perceber como o mundo mudou tanto num período de tempo tão curto... Mas o problema desse livro é que por ser um compilado as crônicas começam a ficar parecidas tornando o livro repetitivo... Mas vale a leitura, de forma espaçada e devagar.

joaoggur 23/11/2023

Quem vê cara não vê coração.
Vou admitir de uma vez por todas; tinha um grande preconceito com Nelson Rodrigues. E o termo ?pré-conceito? não poderia ser melhor usado; meu julgamento era completamente pré concebido, sem nunca ter lido nada do autor.

Neste volume são condensados cem pequenos contos, que foram originalmente publicados em sua coluna ?A Vida Como Ela É? , que nomeia esta edição.

Após lê-los, cheguei a conclusão que Nelson é um autor extremamente ambíguo; ao mesmo tempo que não, enfaticamente, problematiza as questões sociais, ele consegue fazer um raio-x preciso da sociedade misógina e patriarcal do século XX. Independentemente de seus vídeos onde diz obscenidades, de suas opinões ultrapassadas e de seu perecer em relação ao tempo, é inegável como o autor tinha uma exímia habilidade em exacerbar as lacunas da sociedade, de mostrar a podridão daqueles falsos moralistas.

Suas obras merecem um debate digno e de mente aberta. Vale a leitura.

Nana 10/01/2009

Mestre de todas as situações absurdas e possíveis, Nelson colocou todo seu talento neste livro aqui.
Linter 19/01/2009minha estante
A loucura do cotidiano em cada conto.

Fabrícia 06/03/2009minha estante
Algumas histórias chocam, mas a maioria parece tão absurda e real ao mesmo tempo.

Daniel 04/06/2012minha estante
O cotidiano louco em cada história.

Marcone 19/11/2012minha estante
Situações demasiadamente humanas, como só a realidade ou um grande escritor poderiam produzir...

MVGiga 28/08/2012

Tudo corno e puta. É batata!!!
Felipe Celline 07/05/2013minha estante
No duro? No duro.

Vanessa 31/08/2009

Ame ou odeie, esse é o livro perfeito para se adaptar ao mundo de nelson rodrigues, habitado por moças inocentes que, tcharam! se tornam demônios assíduos por sexo e todo o tipo de pecado existente. Familias exemplares ridicularizadas, traíções, tentações, redenções. Poucas, muito poucas, mas existentes. Afinal, finais felizes não são bem a praia do Nelson.

Aline221 11/03/2022

Reli agora em 2022, depois de mais de dez anos. Uma boa coletânea de Nelson, só achei estranho uma coisa: quando eu li pela primeira vez, duas histórias me marcaram: O único beijo, e outra q não me recordo mais do título ( se eu contar aqui, vai ser spoiler kkkk). Essa edição não trouxe :( fora essa questão específica, bom livro.

Jeff Ettore 09/03/2024

Realidade
Adorei. São histórias absurdas, mas que todo mundo conhece alguém que viveu ou mesmo já passou por essas situações. Imagino o autor sentado numa mesa de bar com amigos de bar ouvindo essas histórias, certeza que foi lá que ele ouviu muitas delas. Enfim, livro divertido demais, por ser muito real, mostra o quão hipócrita é a nossa moralidade e o que todos fazem quando estão abaixo do radar. Não atoa o título do livro. Alguns contos são bem repetitivos, mas nada que deixe o livro cansativo, pois os finais, apesar de serem as vezes chocantes, também arrancam risadas de nervoso e divertimento. Vale muito a experiência.

Lucasdrt71 11/04/2021

O melhor de Nelson Rodrigues (?)
De traição à maternidade, Rodrigues escreve situações que beiram o cômico de tão absurdas. De início, a leitura foi marcante e chamativa, porém a partir de um certo ponto - por volta do 60º conto - as histórias que tratam do mesmo assunto passam a ter roupagens muito parecidas e isso chega a incomodar um pouco.

Por fim, é uma coleção bastante interessante e serve como um ótimo livro de cabeceira.

Clerzito 07/03/2023

No mínimo, datado.
Essa coletânea da coluna de Nelson Rodrigues te mostra situações absurdas contadas de forma cínica. Traição, assassinato e demais tragédias, não são tratados aqui como tabus e sim como elementos do cotidiano.
Sua coluna deve ter soado bastante subversiva a época. Entretanto, esse atributo se perde para os leitores dos dias atuais, levando consigo boa parte da qualidade dessas histórias, que se mostram cada vez mais repetitivas e cansativas a cada conto.

HARRY BOSCH 03/09/2010

É BATATA
Meninas que morrem subitamente, com um golpe de ar,mulheres que tratam seus maridos de meu filho como hein Ih, meu filho, sua batata tá assando. Gente que responde taxativamente É batata! pra tudo. E ela morreu assim, subitamente, com um golpe de ar? Batata, meu filho!. E tem mais, tem mais:sujeitos com leves tendências pedófilas que chamam as gostosas de pequena; gente que fala Tu és de morte; motoristas de ônibus que atropelam os outros sem dó; garçonières em Copacabana, de amigos alcoviteiros,cartinhas anônimas pro corno lerdo, enfim, todo um universo que se repete e se rearranja de todas as maneiras possíveis,mostrando aquilo que a sociedade esconde,aquelas ideias que por uma fração de segundos ja passou pela nossa imaginação. Isso, meus queridos, é Nelson Rodrigues em A vida como ela é
O primeiro contato que tive foi com a versão televisiva que passava no Fantástico e era narrada pelo Zé Wilker, achava Fantastico...
Depois aos poucos foi adquirindo as obras do autor, A VIDA COMO ELA É,é a minha preferida,Pena que nesta edição so deu para incluir 100 contos,gostaria de ler todos.
Ana Carolina. 13/01/2013minha estante
HAHAHAHA!

Edna 13/02/2021

Nos tropeços da vida
Fazendo jus ao nome do livro, os contos trafegam pela vida dos personagens, e as abordagens a maioria gira em torno de traições com uma pegada cômica.

Iniciei essa leitura e me encantei com  primeiras 100 páginas, mas me entediei com os desfechos repetitivos e a maioria  previsíveis, um ótimo livro para alternar e não ler de uma só vez, acabei demorando bem mais do que imaginei mas foi gratificante ler porque é um talentoso contador de histórias.

#trechosdolivro

COVARDIA ( Um dos contos que mais gostei)

"A minha amiga tem lido o Drummond. A gente vive aprendendo O Drummond é contra Brasília. Mete o pau em Brasília. Acompanhe meu raciocínio. Se Ele ñ aceita Brasília, é um falso grande poeta. Ñ lhe parece? A Senhora admitiria um Camões que ñ aceitasse o mar?"
(....)
"Nós tivemos um Homero. O Jorge de Lima.
Pag. 19

O HOMEM FIEL

"O pranto da menina ñ estava nos seus cálculos. Era, no fundo, um sentimental, um derramado, e só faltou ajoelhar-se aos seus pés. Perdoa, meu anjo, perdoa". Pag.169

EXCESSO DE TRABALHO

"Ele passava semanas, meses, sem um carinho, um beijo, um galanteio. Laurinha, porém, tinha bastante discernimento para aceitar e compreender. De resto, o pai, a mãe, todo mundo vinha sugestioná-la: _"Tiraste a sorte grande! O Raimundo é um partidão!" E quando em pleno namoro, vencido pelo cansaço, ele se punha a dormir. O sogro e a sogra corria a desligar o rádio: _Ñ faz barulho, que o Raimundo está dormindo!

Gostaram? Já leram Nelson Rodrigues?

#Bagagemliteraria
#LiteraturaBrasileira
#Avidacomoelaé
#Nelson Rodrigues
#Resenha

Sandrinha 24/12/2020

Gostei muito!!!! É o primeiro livro que leio de Nelson Rodrigues. São cem estórias curtas. Muitas engraçadas,outras trágicas.Cheias de romances: amores proibidos, situações inusitadas como fixação pela morte, adultérios,amores incondicionais, fanatismo. Muitas expressões engraçadas são usadas: batata, você é um número, papagaio
Diogo 08/11/2021minha estante
"Soseeeega leoa! Calma... calma no Brasil!" O Nelson tem obras ainda mais legais... cai dentro que você vai curtir ?

RaquelSales17 29/08/2023

Era o que escandalizava na época
Eu assisti muito as séries do Nelson Rodrigues na Globo e gosto de histórias perturbadoras, por isso quis ler o livro.
Contudo, qual não foi minha decepção ao me deparar com histórias repetitivas, com situações que hoje já não chova ninguém.
Em tempos de trisal, adultério e bobagem.
De fato há contos que tem finais chocantes, entretanto de situações que poderiam levar a atitudes extremas ?antigamente?, hoje é banal. E eu leitora ficava sem entender o motivo de tais desfechos.
Mas achei interessante identificar contos da série.