Marvel Comics: A História Secreta

Marvel Comics: A História Secreta Sean Howe

Resenhas - MARVEL COMICS : A HISTORIA SECRETA

Gildo 12/09/2015

Entre o business e o show
Para quem tiver sede de detalhes sobre a criação dos heróis mais lendários do planeta, talvez essa 'história secreta' da Marvel deixe a desejar. O leitor vai ficar sabendo o que houve nos bastidores do mercado, fofocas da prancheta, inúmeras desavenças, lutas sindicais, negociatas milionárias. E um pouco - bem pouco - de como as tramas que encantam gerações nasceram de criadores incríveis e pensadores modernos.

E os bastidores do negócio interessam? Sim, claro. Ajudam a desmitificar conceitos que pareciam incompreensíveis nas obras. Era, afinal, puramente questão comercial. Provavelmente, o livro geraria uma série de debates sobre a arte dos quadrinhos. Muitas graphic novels tornaram-se ícones modernos da cultura pop, com linguagens inovadoras, reflexos contemporâneos, ditaram e espelharam comportamentos, gírias, moda, estética. No entanto, a mão pesada do business altera signficativamente o resultado disso tudo e, talvez, desvirtue a arte. Afinal, a arte questiona o público ou apenas, como o marketing deseja, atende a desejos de consumo?

Em 'A História Secreta", o autor revela as frustrações de Stan Lee, de Jack Kirby, e as discussões monumentais dos funcionários da Marvel, mais em torno do negócio do que da criação em si. Ao retratar o universo da editora como esse amontoado de egos rebelados contra executivos interesseiros, acaba um pouco o encanto pelas histórias que conquistaram tantos fãs. No entanto, o bom do desencantamento é imaginar que, apesar de tudo, ainda sobram bons enredos e as lendas criadas. Capitão América, Homem de Ferro, Quarteto Fantástico, X-Men são parte da cultura. E é tudo para ser lido nos quadrinhos. Melhor que nos bastidores.

Davesketcher 16/01/2019

Uma boa pedida pra quem gosta de quadrinhos!
A historia de como a Marvel virou a Marvel é bem legal. Muito fã de quadrinhos vai adorar relembrar épocas marcantes, como a fase dos X-men de Chris Claremont, o Demolidor de Frank Miller, o Homem-aranha de Jonh Romita SR - além de descobrir de fatos obscuros, como o fato de ter épocas em que o gibi da Marvel que mais vendia era o do "Howard, o Pato " ou como Roy Thomas e Jim Shooter se tornaram editores da Marvel.

Serve também como manual de instruções para quem quer entrar no ramo. Mostrando como são a vida de profissionais dos quadrinhos, editoras, ritmo de trabalho, salario entre outros dados que faram entusiastas - como eu! - muito felizes em saber.

É por isso que digo que este livro é mais indicado para o fã de quadrinhos, ou em ultima estancia, fã da Marvel Comics. Acho que uma pessoa normal, não acharia este livro la muito divertido...

Lucy 15/05/2019

Exaustivo pra terminar, mas interessante demais
Muitas das situações apresentadas podem trazer lições pro meio empreendedor.
Fora isso trás os altos e baixos da Marvel mostrando por vários ângulos alguns injustiçados, alguns com ego grande demais, chefes abusivos, chefes com visão de futuro, marketing atrapalhando produção. E por aí vai.
Muitas vezes fiquei com tanta raiva que parei de ler (tipo quando comemoram a falência da empresa do Stan), mas gostei muito do livro e da sinceradade contida nele. Pareceu ser imparcial.
Fala pouquíssimo sobre a DC, sei que tem outro livro sobre a disputas entre as duas e esse livro complementa as informações que falta no outro.