-- --

Resenhas - Bem-vindo a Napoli

Bru | @umoceanodehistorias 10/08/2015

Paula está prestes a ir para Napoli, realizar seu maior sonho: pesquisar sobre o poeta Virgílio. Recém-formada em letras, essa oportunidade é única e Paula, regrada como sempre, decide dar seu melhor.

Assim que pega o taxi que a deixará em sua nova casa, recebe um aviso do motorista para que ela tenha cuidado, pois, “Napoli irá roubar seu coração.”, esse aviso deixa Paula muito assustada, pois ela acredita que a cidade trafica órgãos. Ao chegar a seu novo lar, ela conhece Giulia, uma moça napolitana extremamente simpática e gentil e a amizade entre as duas é instantânea.

Giulia faz com que Paula sinta-se em casa e a leva para a casa dos pais, que a tratam super bem, e onde nossa querida personagem conhece Vicenzo Guicciardini, irmão de Giulia. A atração entre os dois é muito forte e quase que imediata. Eles possuem uma química sem tamanho e tornam-se grandes amigos, o que mais gostam de conversar é sobre futebol, a paixão de Paula – o que surpreende em demasia Vice.

Vice é o zagueiro, camisa 5, do clube SSC Napoli, mas ele não conta isso para a Paula, pois sentiu-se tão bem conversando com uma garota sem que ela soubesse quem ele realmente é, que se surpreende quando assiste um jogo do clube e vê Vice em campo. É praticamente impossível acreditar que ele joga justamente na posição que ela mais gosta, isso é incrível para ela. Mas, ela não pode começar um relacionamento com ninguém, pois sua vida está planejada e, em um ano, ela voltará ao Brasil.

Fazia muito tempo que não lia um livro tão divertido e que me fizesse ficar acordada até tarde para concluir a leitura. Apesar de eu ter achado o início do livro muito rápido, adorei a escrita da Vivian e ela soube criar uma trama incrível. Não só os irmãos Guicciardini, mas a família toda é muito simpática e gentil com Paula e isso trás uma sensação boa.

Também gostei muito da forma como a autora mostrou a cidade e como ela desenvolveu o romance entre os personagens, pois tornou algo palpável, apesar de ser pouco usual. Acho que a autora demonstrou que, em algum lugar do mundo, tem uma pessoa que nos torna melhor. E, bem, o final do livro foi incrível e não tenho como descrever o que senti ao ler esse livro, só posso dizer, LEIAM!

site: http://mileumdiasparaler.blogspot.com.br/2015/08/bem-vindo-napoli-vivian-lopes-sorteio.html

Carol 05/06/2015

Bem-Vindo a Napoli
A resenha de hoje é sobre o livro Bem-Vindo a Napoli, de Vivian Lopes e eu adorei o livro. É um livro tranquilo e que me prendeu até a última folha. Superou minhas expectativas. Sem mais comentários, vamos a resenha!
Paula é uma garota de olhos castanhos e cabelos cacheados que terminou a faculdade de bacharelado em letras clássicas, mais especificamente latim. O livro começa quando Paula está na sua formatura. A garota conseguiu uma bolsa para sua pesquisa e passaria um ano na cidade de Napoli, na Itália, pesquisando sobre obras e autores latinos.
Assim que chega a Napoli, conhece Giulia, sua vizinha, que a recebeu muito bem e se ofereceu para ajudar Paula a pintar seu apartamento. Quando foram pintar a casa, elas almoçaram juntas e sua vizinha convidou-a para ir para a festa de aniversário do seu noivo, Luca.
Vicenzo, irmão de Giula, quando viu Paula pela primeira vez na festa de Luca, não conseguiu desviar os olhos dela. Paula o descreveu como um rapaz de olhos muito verdes, combinando com sua pele oliva, o cabelo cor de chocolate e um sorriso que completa seus olhos. Logo após a festa, eles se encontram na praia, quando o rapaz vê Paula e vai falar com ela. E então eles percebem que tem muito em comum. Paula adora futebol, e gosta bastante dos zagueiros. E acaba descobrindo que Vicenzo é jogador do Napoli e que joga como zagueiro... E então, muita coisa acontece!
Quando eu comecei a ler o livro, fiquei meio confusa com a narrativa quando estava falando de um personagem e ia para outro. Mas isso vai mudando com o decorrer da leitura, e eu acabei me acostumando e amei. O livro foi muito bem escrito e de uma maneira clara. E não tem como não ler esse livro e não se apaixonar por Vicenzo. Ele é lindo, muito atencioso com Paula e você fica torcendo para que eles fiquem juntos.
Uma coisa que me chamou atenção nesse livro, foi que a escritora narrava os jogos de futebol do Napoli e até quem não entende de futebol consegue acompanhar. E não é chato, porque ela narra os jogos de Vicenzo e eu achei isso muito legal, de verdade. Mesmo não entendendo de futebol, eu adorei. Além disso, eu me identifiquei muito com Paula. Ela terminou a faculdade de letras clássicas e eu faço letras com inglês. Também tenho a matéria de latim e eu amo. Então já foi um motivo a mais para eu gostar kk' Enquanto eu lia o livro, percebi que ela pesquisava sobre Virgílio, e me deu uma vontade enorme de pesquisar sobre ele.
Não tem como você não se apaixonar por Napoli. Uma das frases que eu fiquei na cabeça enquanto lia o livro foi "Napoli com certeza vai roubar seu coração" e eu fiquei com muita vontade de conhecer Napoli. Quem sabe um dia eu não vou lá? kk'
Eu recomendo esse livro para todo mundo. Sério. Ele não é cansativo, é bem leve e você não consegue ler só um capítulo porque é um livro que te prende. A história é linda e eu amei, principalmente o final, que me deixou com um gostinho de quero mais. Até quem não entende de futebol vai adorar esse livro. Bem-Vindo a Napoli entrou para a minha lista de favoritos!

site: www.deliriosliterariosdasnow.blogspot.com

Camila Lobo 07/08/2015

Resenha: Bem-vindo a Napoli (Por Livros Incríveis)
Paula está prestes a ir pra Itália! Recém-formada em Letras, a garota embarca para Nápoles, onde ficará um ano trabalhando em sua pesquisa sobre o poeta Virgílio. Logo em seu primeiro dia, ela encontra sua vizinha, Giulia, que é extremamente gentil e simpática de cara, e é convidada para uma pequena festa que Giulia dará com o noivo. Lá ela conhece Vicenzo, um rapaz encantador que tem vários interesses em comum com Paula, incluindo futebol. O que ela não esperava é que ele fosse jogador profissional do time da cidade, o SSC Napoli.

O início do livro é corrido, começando com a formatura de Paula, seguido pela viagem de avião e o primeiro dia no novo país, que é quando o ritmo desacelera e a história, que é deliciosa, de fato começa.

As personagens são bem agradáveis. Adorei os irmãos Guicciardini que me pareceram leais, simpáticos e autênticos. Apesar de não ter gostado no início da Duda, a melhor amiga de Paula, achei que ela evoluiu no livro, sendo a personagem que mais me rendeu risadas.
Porém, senti falta de um pouco mais de emoção nos diálogos.
O livro é narrado em terceira pessoa, se alternando em cada frase o ponto de vista de um dos personagens. Às vezes eu me confundia um pouco, porque não havia nenhum tipo de aviso sobre a mudança e por isso, eu começava a ler achando que ainda era sobre a personagem anterior.

"De que adiantava se apegar às pessoas só para sofrer mais tarde, quando o tempo e a distância as afastassem? Achava tão triste olhar fotos antigas e perceber que alguém que fazia parte do seu presente agora pertencia a seu passado."

Eu gostei da forma que Nápoles é descrita. Deu uma vontade de visitar todos os lugares pela qual Paula passou, para ver se eu conseguia sentir tudo o que ela sentiu. Tudo pareceu meio mágico, do parque em homenagem ao poeta que ela pesquisava e das bibliotecas, ao estádio, onde ocorriam as partidas.

Outro aspecto positivo são as partidas de futebol. Para quem não gosta do esporte, as descrições dos jogos podem ser cansativas, mas como eu gosto e acompanho meu time (mas não sou entendedora, apenas vejo mesmo haha), foi um momento gostoso da leitura e que mostra que a autora entende mesmo do assunto, e/ou ao menos
pesquisou MUITO sobre.

Com um final lindo em que chorei horrores, Bem-vindo a Napoli é um livro pequeno, mas adorável, e com um tema relativamente diferente do que costumo ler.

Leia mais em:

site: http://porlivrosincriveis.blogspot.com.br/2015/08/resenha-bem-vindo-napoli-vivian-lopes.html?m=1