A Volta Para Casa

A Volta Para Casa Bernhard Schlink

Resenhas - A Volta Para Casa

brunavieirzz 03/09/2022

Diferente do que muitos dizem, o livro é muito bom. É um daqueles livros que não seguem a linha de best sellers que estamos acostumados, é um livro que não precisa de um milhão de acontecimentos irreais para fazer sentido. Escrita fluída, personagens bem escritos e descritos, eu gostei muito.

Leo 04/03/2012

Fraquinho
Li o livro todo esperando que a estória apresentasse alguma reviravolta para animar um pouco mas...nada.Para esse livro o autor vai ter que ficar sentadinho esperando virar roteiro porque desta vez acho que não vai rolar filme para esta estorinha bem chatinha.
Cris 01/03/2012minha estante
achei a mesma coisa, que decepção. :(

Mary.Gayoso 21/04/2015minha estante
O livro deixa muito a desejar. O pai ? encontrado - se revela frio, inacessível e até cruel. O final fantasioso parece ter sido escrito depois de muito tempo e por outro escritor, tal a discrepância com o restante do texto (falo do inacreditável seminário organizado pelo pai para reunir seus alunos). A única nota positiva é o retorno à mulher amada que, ao contrário do pai, o ama. Não que toda estória tenha que terminar bem, mas algum desfecho para o relacionamento pai-filho é aguardado inutilmente até o final. Ou seja, persistiu a omissão, o abandono, o descaso e o desinteresse de um pai por seu filho.

Daniel Moraes (Irmãos Livreiros) 22/11/2015

A Volta para Casa
Quando iniciei a leitura de A Volta para Casa, não sabia o que encontrar, porém, lendo a sinopse, imaginei um encontro entre gerações na Alemanha contemporânea e a Alemanha pós-guerra com sinais do massacre nazista.

Nesta obra, o protagonista Peter Debauer, órfão de pai, criado por sua mãe que por situações financeiras escassas se vê obrigada a trabalhar e deixar o pequeno com os avós que eram editores de textos com tema principal, romance populares na Alemanha. Tal contato fez com que Peter sempre tivesse um contato com a literatura e anos depois quando já adulto vai trabalhar no mesmo ramo dos avós com intuito de montar sua própria editora.

Amores possíveis e impossíveis, comportamento arredio é perceptível ser encontrado na leitura deste livro que ora eu gostava com a forma que o personagem partia em busca de saber quem era o escritor que deixou palavras soltas nos originais enviados para os então, falecidos, avós e este escritor, possivelmente pode ser seu pai, que esconde o tempo quem é seu verdadeiro.

A parte bacana deste livro foi a busca incessante para descobrir o autor dos manuscritos, no entanto, o desfecho deixou muito a desejar a ponto de me deixar esperançoso por ter uma final plausível na história de Peter, mas, ficou muito a desejar.

O livro poderia sim ter muito mais a falar, e deixou muitas lacunas sem respostas e o romance entre Peter e a suposta namorada não engata como imaginei. É óbvio que a leitura alemã tem uma conotação diferente do nosso hábito de leitura nacional, americana ou britânica. Infelizmente é um livro que não me encantou. Talvez, outros leitores irão gostar.

site: http://www.irmaoslivreiros.com/2015/11/a-volta-para-casa.html

Iohana 20/04/2015

Lento!
Demorei séculos para acabar esse livro, é muito enrolado!

Flavia Kepka 23/07/2015

Mais ou menos
Esperava mais...

Tauan 23/09/2015

Este livro é descrito como literatura alemã contemporânea. Sendo assim, eu, decididamente, não gosto de literatura alemã contemporânea.
O livro, que é narrado na primeira pessoa (já não gosto muito), conta a trajetória do jovem Peter Debauer. Órfão de pai, criado por uma mãe com a qual tem uma relação distante, o menino passa férias na Suíça com os avós paternos, editores de romances populares. Ao usar o verso de provas tipográficas como rascunho, descobre o texto de um romance que narra o regresso para casa de um soldado alemão, Karl, sobrevivente do front russo.
Peter fica obcecado pela história, de autoria desconhecida, e na vida adulta, começa a investigar quem é o escritor. Ao mesmo tempo quer descobrir quem é seu pai, supostamente morto. Quando está para se casar, Peter encontra problemas com a documentação, que o obrigam a investigar, agora sistematicamente, sua filiação.
O romance, eu admito, não é apenas pontos fracos, há uma história de investigação centrada no velho tema do "manuscrito misterioso", como pano de fundo, temos a realidade de nosso tempo e também são constantes as referências à Odisseia, de Homero (um excelente texto). Mas a verdade é que o livro é chato, é desinteressante, você custa a virar as páginas...