O Fantasma da Meia-Noite

Resenhas - O Fantasma da Meia-Noite

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Paraíso dos Livros 29/10/2022

O Fantasma da Meia-noite • Sidney Sheldon

Após uma oferta tentadora de trabalho em Nova York, a família Yamada sai de Tóquio e alugam um apartamento em Manhattan, muito abaixo do preço de mercado. Apesar de o Sr. Takesh achar o fato estranho, ele se muda com sua esposa Keiko e seus dois filhos Kenji e Mitsue. Mas a gata da família, Neko, parece pressentir que existe algo incomum no local que mudará completamente a vida deles. Assim fatos sobrenaturais e surpreendentes começam a acontecer.

Diferente de outras histórias do escritor onde a trama ganha diferentes cenários e muitos personagens, dividido os fatos, semelhante a uma novela, neste livro Sidney Sheldon tem uma narrativa mais direta, mantendo o ar de mistério e suspense já conhecidos, mas, agora trazendo um olhar mais ingênuo, na pespectivas de duas crianças, que estão fora de sua zona de conforto, aprendendo a se adaptar a uma nova rotina, novos hábitos, cultura e ainda tendo que lidar com o misterioso caso da fantasma de Susan Boardman que aparece todas as sextas à meia-noite em seu apartamento.

Ter a visão de duas crianças, investigando e buscando pistas sobre um assunto criminal de maneira inteligente, sem perder a essência da curiosidade infantil, que ainda olha alguns fatos de maneira ingênua, sem maldade, sem malícia, faz a leitura ser leve e intrigante, pois nem tudo que é óbvio, será a resposta ideal, ainda mais nas histórias de Sidney Sheldon que ama surpreender seus leitores em suas páginas finais.

Além disso, os jovens fazem tudo em segredo dos adultos, tirando suas próprias conclusões de maneira equivocada, o que gera uma sensação de aflição, pois claramente o perigo parece ser um elemento silencioso que persegue as crianças a cada página virada, mostrando que a cada nova informação que eles conseguem para solucionar o mistério e juntar as peças do quebra-cabeça, as coisas podem seguir rumos drásticos e inesperados.

Por ser um livro infanto-juvenil e ter uma base mais simplificada, indo direto ao ponto, com um foco menor nas problemáticas adultas como em outras obras do autor, sendo mais fácil de chegar a algumas conclusões, talvez para alguns leitores isso seja um incômodo. Mas, para mim, foi justantamente essa atenção do autor, que fez a narrativa se cativante. Pois é possível sentir e imaginar as situações dos protagonistas por suas realidades, com reações coerentes com as suas idades.

E como em uma boa história de fantasma, o ponto final pode ser apenas o começo e Sidney Sheldon brinca muito bem com este elemento que unirá por mais tempo a família Yamada a eventos sobrenaturais.

Karina 10/11/2022

O Fantasma da Meia-noite • Sidney Sheldon

Isabela Raíssa 31/01/2021

A família Yamada acaba de mudar-se de Tóquio para Nova York. Assim, uma das primeiras tarefas de Keiko ao chegar na cidade é procurar um apartamento que agrade ao marido, Takesh, e aos filhos, Kenji e Mitsue. Porém, alugar um excelente apartamento por um preço muito abaixo do mercado parece bom demais para ser verdade. Logo, a pequena Mitsue passa a presenciar estranhos acontecimentos nas noites de sexta-feira.

"O fantasma da meia-noite" é um livro infantojuvenil, tendo, portanto, um enredo de fácil assimilação e uma linguagem simples que propicia a fluidez e a agilidade da leitura. Em relação aos personagens, um ponto que chama a atenção desde o início da narrativa é que a família Yamada faz tudo sempre pensando em exibir para os outros e fazer-lhes inveja. Além disso, Keiko mantém uma dedicação total ao marido Takesh - por vezes parece que até mais do que aos filhos.

Bê. 28/11/2021

Ótimo para incentivar a leitura de crianças e adolescentes
Esse foi um dos primeiros livros que li na vida e lembro de ter adorado na época! Com certeza foi uma experiência que me cativou a ler cada vez mais na minha infância!

Julioocss 11/07/2020

Clássico
Relendo esse clássico infanto de Sidney Sheldon, um dos meus escritores favoritos com seus romances repletos de mistérios.
A família Yamada mal podia esperar por acontecimentos tenebrosos na sua estadia em Nova York

Gabriella.Anderson 04/10/2020

Livro antigo do meu autor favorito, porém, infanto-juvenil. De qualquer forma, vale a pena ler.

Carol Fogaça 30/01/2022

O livro trás muitos ensinamentos sobre; cultura americana, adaptação em um novo país e sobre não confiar em todo mundo.
Uma história legal super indico para quem tá começando a ler.

Priscila.Veloso 16/05/2022

...
Que livro ótimo. Rápido e com uma história tão gostosinha. O final eu ri muito. Tem tensão e suspense. Vale muito a pena.
Luana 16/05/2022minha estante
Eu amavaaaaa, li quando tinha uns 13 anos

Priscila.Veloso 16/05/2022minha estante
Ótimo pra ler nessa idade ?

Cah 27/08/2020

Este foi o primeiro livro que li do autor e depois desse li vários outros...
Muito bom, prende a atenção desde o começo com mistério e suspense sem deixar de lado o bom humor.

Nycolas.Quintiliano 10/06/2022

Uma leitura infantil, muito de boa para ler quando está de ressaca literária (o que não foi o meu caso, porém acho que tem capacidade de tirar da ressaca), não tem muito o que falar; a história é divertida, nos vimos os personagens se acostumando com um universo totalmente diferente da realidade cultural deles, o final é bem corrido, mas nada que atrapalhe. Recomendo para crianças, acho que é uma trama que as crianças e jovens vão se interessar e gostar, e pode assim fazer essa criança a praticar e gostar do hábito da leitura.

@shaneingrado 11/04/2021

Esta resenha é totalmente subjetiva e parcial.
O ano era 1997. Eu tinha apenas 6anos na época, mas mesmo assim ainda me lembro bem de como aconteceu. Meu irmão mais velho voltou pra casa um dia com um livro que ele pegou na biblioteca da escola. Esse livro era O Fantasma da Meia-noite.

Lembro de ver a capa e ficar completamente obcecado. A face assustada das crianças com o fantasma de uma bela jovem flutuando de forma etérea. Aquilo me apavorou e me encheu de curiosidade. Eu precisava ler esse livro. Mas temos um problema aí, como disse eu tinha apenas 6 anos, e apesar de ser bem avançado ainda não conseguia ler sozinho, foi assim que começou minha saga para convencer minha mãe a ler o livro pra mim. Ele dizia que eu era muito pequeno pra uma história de fantasmas, que eu ficaria muito assustado e não conseguiria dormir, todas essas coisas que as mãe dizem quando querem nos proteger. Apelei para a única coisa que uma criança pode fazer, birra.

Chorei dizendo que eu já era um homenzinho (não era) e que estava preparado pra uma história de terror (não estava). E com muita insistência e uma ajuda do meu irmão (e uma certa barganha, lembro de ter lavado toda a louça naquela semana) finalmente convenci minha mãe a ler O Fantasma da Meia-noite para mim. Foi uma grande vitória. Lembro que passei o dia animado, contando as horas para chegar a noite e ela fazer a leitura do primeiro capítulo.

Minha memória fica um pouco nublada depois disso, não lembrava de grandes partes do livro, lembrava apenas das partes boas na verdade. Lembro também que meu irmão e minha mãe se revezaram na leitura, toda noite um deles lia alguns capítulos pra mim. Estava acostumado a minha mãe ler alguma historinha antes de dormir, mas foi a primeira vez que meu irmão, que é 15 anos mais velho, fazia Isso e, por mais bobo que pareça, isso criou um laço entre nós dois. Lembro que o último capítulo foi ele quem leu. Ele deu um sorriso no final, antes de ler a última frase. "Uma piada que o fantasma fez" disse ele. Hoje na releitura dei o mesmo sorriso.

Me senti muito corajoso, tive alguns pesadelos com o fantasma, mas isso não me afetou, e não falei sobre isso com minha mãe, eu não podia dar o braço a torcer. Mas isso me instigou, muito. Eu precisava ler mais histórias assim. Então pedia para minha mãe me ajudar a ler mais. E assim ela fez. Boa parte da minha alfabetização foi feita em casa. Com 7 anos, quando entrei na primeira série, meu nível de leitura era equivalente ao de um aluno da terceira. Eu já lia alguns livros sozinho, sem ajuda de ninguém, quando não entendia uma palavra eu buscava no dicionário. Isso rendeu muitos elogios das professoras na época, e despertou minha paixão pela leitura.

Com 9 anos eu já lia os livros da Agatha Christie da minha mãe. E nunca mais parei de ler. E tudo começou com esse livro. Essa pequena fagulha que iniciou o grande incêndio que inflama meu coração. O amor pela leitura.

Hoje, com a releitura desse livro, vejo que ele era muito melhor na minha lembrança. Mas isso não importa. Ele sempre será 5 estrelas no meu coração.
Cristiane 04/11/2021minha estante
Muito legal ler sua história! Com certeza a leitura fez de você uma pessoa melhor, nota-se até no jeito de se expressar, pelas palavras que você escolhe. Aqui em casa também gostamos muito de ler. Abraços.

Pandora 10/10/2010

Mais resenhas em www.trocaletras.wordpress.com

Creio que todos conheçam Sidney Sheldon, então pularei as apresentações.

Esse livro é importante para mim por alguns aspectos:
1) Foi um dos primeiros que eu li
2) Lembro de minha infância, na casa da minha avó (ela tem a sala inteira forrada com livros, uma biblioteca particular interessantíssima, onde eu tive meu primeiro contato com livros).
3) Rendeu uma cena engraçadíssima (crianças de 11/12 anos têm a mente fértil!)

A história começa no Japão. Um executivo importante é transferido para a América e traz consigo a esposa e dois filhos, Kenji de 14 anos e Mitsue, mais nova. E é na América que a trama se desenvolve.

Logo a esposa acha um apartamento perfeito! Em um bairro nobre, por um preço baixíssimo. E nem desconfia o quão macabra será essa mudança.

Tão logo se instalam no novo apartamento, a jovem Mitsue é frequentemente acordada durante a madrugada com estranhos gemidos e arrastar de pés.

Assustada, pede ajuda a Kenji, que desdenha da irmã, até que ele mesmo visualiza a nossa fantasma, que aparece no quarto de Mitsue todas as noites, pontualmente à meia-noite.

A partir daí os irmãos pesquisam sobre a tal moça e acabam descobrindo um assassinato.

O livro é recheado de suspense e tem uma cena específica que me rendeu um belo susto. Posso postar um spoiler?? rsrsrs

*ATENÇÃO, SPOILLER DE UMA CENA*

Tem uma cena em que a fantasma deita-se na cama de Mitsue…e a autora que vos escreve era novinha e tinha um coelho de pelúcia com o qual dormia. Enfim, acordei de madrugada, dei de cara com a porcaria do coelho na cama e o resto…já sabem…gritos na madrugada…rsrsrs

*FIM DO SPOILLER*

Recomendo a leitura. Esse livro é infanto-juvenil, mas tem a mão de Sheldon, que conta muito bem uma história de suspense! Leiam! (e cuidado com suas pelúcias!)

MarianaD13 03/04/2022

Isso é bem previsível
Falei essa frase o tempo todo enquanto lia, mas aquele final, aquela última linha... Eu não esperava! Ri demais, e amei!
Fazia ANOS desde que li um livro so Sheldon, foi ótimo agora. Livro curtinho, história fácil e beeeem previsível mesmo, mas gostei. Foi engraçado e tinha coisas educativas (algumas coisas achei meio bleh, mas... Livro antigo, não vou matutar tanto com isso) e adorei os irmãos, mas fiquei triste que eles foram inteligentes só pela metade ?. Gente, a frase final do livro hahahahs, eu ri muito mesmo, mas fiquei com pena... A Keiko é medium, só pode.

Lisandra Sousa 26/01/2022

Leitura instigante para jovens iniciantes
Uma leitura leve e misteriosa. Boa pra incentivar as crianças a leitura, assim aconteceu comigo quando o li por volta dos 7/8 anos.
Para um adulto pode não ser agradável por tanta inocência infantil, mas pra mim foi uma boa releitura.
Um destaque do livro é a oportunidade de ter contato bem básico com a língua inglesa e também oferece umas lições de português bacanas. A lição do livro é que as aparências enganam e assim não devemos confiar em estranhos por mais que pareçam ser "amáveis" (nesse caso aquele velho conselho de adultos a crianças). Tem aspectos e atitudes questionáveis, só não crítico muito devido ser um enredo simples infantojuvenil e por ser da década de noventa.

Thays210 08/07/2021

o fantasma da meia noite
gostei do livro, apesar de ser bem óbvio quem é o assasino, diagramação muito boa, um livro que recomendaria para quem está começando a ler.

1 | 2 | 3 | 4 | 5