As Raízes do Romantismo

As Raízes do Romantismo Isaiah Berlin

Resenhas - As Raízes do Romantismo

Ariadne 25/04/2023

Razoável para ruim
Esse livro tem o título de "As raízes do Romantismo" sendo um conjunto de palestras sobre o assunto, mas poucas vezes li um livro com argumentos tão distantes e pouco convincentes sobre quais seriam as tais "raízes do Romantismo". O autor disserta, disserta, mas não chega a nada conclusivo. Li para o edital de mestrado da UFRJ, para ter uma base do que estudar.

Romeu Felix 24/02/2023

Fiz o fichamento sobre esta obra, a quem interessar:
O livro "As Raízes do Romantismo" é uma coletânea de ensaios do filósofo e historiador Isaiah Berlin, que se propõe a analisar as origens do movimento romântico na Europa. O autor parte da ideia de que o Romantismo é um fenômeno complexo e multifacetado, que pode ser interpretado de diversas formas.

O primeiro ensaio, intitulado "A Origem do Romantismo Alemão", discute as características do movimento na Alemanha e sua relação com o idealismo alemão. Berlin argumenta que o Romantismo surgiu como uma reação ao racionalismo da época, e que os românticos alemães buscaram uma forma de transcender a razão por meio da arte e da imaginação.

O segundo ensaio, "O Conceito de Romantismo na História das Ideias", é uma reflexão sobre as diferentes maneiras de entender o Romantismo ao longo do tempo. Berlin mostra como o termo "romantismo" foi usado de maneira pejorativa em seus primórdios, e como sua significação mudou ao longo dos séculos.

O terceiro ensaio, "A Imagem do Século XIX", discute a relação entre a cultura e a política na Europa do século XIX. Berlin argumenta que o Romantismo teve uma influência decisiva na formação do nacionalismo europeu, que surgiu como uma reação ao cosmopolitismo da época.

O quarto ensaio, "A Voz do Romantismo Escocês", é uma análise do movimento romântico na Escócia, que teve como principais expoentes os poetas Robert Burns e Walter Scott. Berlin mostra como o Romantismo escocês teve uma forte ligação com a cultura popular e as tradições locais, e como isso se refletiu na literatura da época.

O último ensaio, "Dois Conceitos de Liberdade", é um dos mais famosos de Berlin e discute as diferentes concepções de liberdade que surgiram ao longo da história. O autor mostra como o Romantismo teve uma influência decisiva na formação de uma concepção positiva de liberdade, que valoriza a individualidade e a criatividade.

Em suma, "As Raízes do Romantismo" é uma obra essencial para quem quer entender a influência do movimento romântico na cultura europeia. Isaiah Berlin oferece uma análise profunda e multifacetada do Romantismo, mostrando como ele teve um impacto profundo na formação da identidade europeia e na concepção moderna de liberdade.
Por: Romeu Felix Menin Junior.

Gabrielli 04/07/2022

Muito interessante!
Entrei sem muitas expectativas e saí muito interessada pelos temas tratados no livro. Sabia pouco sobre o romantismo e seu impacto imenso.

Aguinaldo 29/03/2016

as raízes do romantismo
Aprendi um bocado com este livro, mas sei que não entendi completamente todos os conceitos, todos os argumentos, todas as digressões nele contidas. Um dia precisarei voltar a ele, seguro que sim. "As raízes do Romantismo" corresponde às transcrições de seis palestras de Isaiah Berlin proferiu em 1965 na National Gallery of Art (trata-se de uma das conferências anuais Andrew W. Mellow, realizadas desde 1949). As palestras duravam aproximadamente uma hora e suas transcrições trinta, trinta e cinco páginas, mas Berlin tem a habilidade de incluir de forma coerente uma miríade de informações em cada uma delas. Conta Henry Hardy num prefácio que Berlin acabou não realizando seu projeto original de escrever um livro definitivo sobre o Romantismo. Essas palestras são o único registro impresso daquele grande projeto (mas é possível ouvir o quase impenetrável acento britânico de Berlin nos registros da sexta e última palestras em arquivos do YouTube e da terceira palestra num site da Oxford University). Segundo Berlin o Romantismo está além de definições e generalizações, mas seus efeitos na arte, cultura, filosofia e pensamento sim são percebidos (e o que ele diz na segunda metade do século passado ainda vale neste nosso turbulento início do século XXI). Desde o final do século XVIII os temas e valores românticos são centrais nos debates sobre estética, democracia, política e filosofia. Para ele o movimento romântico deve ser entendido como uma revolução na consciência humana. As palestras são divididas em (i) uma apresentação da questão, onde ele fala da dificuldade de definir apropriadamente o movimento; (ii) num debate sobre a confrontação do romantismo aos ideais iluministas; (iii) na discussão sobre papel de Johann Georg Hamann e de Johann Gottfried Herder no início do movimento; (iv) na apresentação da filosofia moral de Immanuel Kant, do impacto das peças idealistas de Johann Schiller e do nacionalismo raivoso que brota das idéias de Johann Fichte; (v) no contexto histórico decorrente da revolução francesa e das guerras napoleônicas sobre o povo alemão e sobre a força de um romance de Goethe (Os anos de aprendizado de Wilhelm Meister) sobre a psiquê alemã; (vi) dos desdobramentos das doutrinas românticas ao longo do tempo, que para ele é, afinal, uma grande incógnita, mas uma boa incógnita. De qualquer forma o resultado do Romantismo são a noção de liberdade do artista, a de que os seres humanos não podem ser explicados por noções simplistas, mesmo cientificamente categorizadas e que dele resultou o liberalismo, a tolerância, a decência e a apreciação das imperfeições da vida. Não é pouco. Henry Hardy, editor das obras de Isaiah Berlin, assina um bom prefácio. O livro inclui também, num apêndice, algumas cartas e telegramas trocadas entre Berlin e os organizadores das conferências (curioso como ele parece assustado com a proximidade do início das palestras e tenta postergá-las), notas e um bom índice remissivo. Vale.
[início: 04/03/2016 - fim: 09/02/2016]
"As raízes do romantismo", Isaiah Berlin, tradução de Isa Mara Lando, São Paulo: editora Três Estrelas (Grupo Folha), 1a. edição (2015), brochura 14x21 cm., 255 págs., ISBN: 978-85-68493-08-3 [edição original: The Roots of Romanticism (New Jersey: Princeton University Press) 1999]

site: http://guinamedici.blogspot.com.br/2016/03/as-raizes-do-romantismo.html
Sicames 20/08/2020minha estante
Onde consigo esse livro?! Não estou conseguindo achar em nenhum lugar!