O Santo Inquérito

Resenhas - O Santo Inquérito

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Kelly 14/02/2024

Sobre O santo inquérito
Dias Gomes é um autor extremamente crítico e faz isso sem usar as entrelinhas, pelo contrário, deixa tudo muito explícito. O padre (safado, manipulador, malvado), não consegue controlar seu desejo por Branca e a denuncia para a Inquisição, assim ele ao vê-la sendo queimada na fogueira, se livra do próprio pecado ??
#leitura #livrosvidaelar #diasgomes #osantoinquerito

soubarroca 31/01/2024

O Santo Inquérito, de Dias Gomes
Certeiro como o Pagador de Promessas. Segunda obra de Dias Gomes que leio e é muito evidente a veia crítica contra o fundamentalismo cristão da Idade Média.

É óbvio que o Santo Tribunal da Inquisição era uma instituição podre que só servia para atormentar a população. O personagem mais sensato é o Augusto. Ele aparece relativamente pouco, mas nas participações ele revela ser mais cristão do que aquele padre ze ruela. Em nome de um Deus que é amor, disseminam ódio; em nome de um Deus que é misericórdia, disseminam vingança. A fala de Simão tbm é tradutora: não se converte ninguém com ódio e violência.

Beatrys 02/01/2024

Eles só aceitam o mistério.
?PADRE: Toda criatura humana está em permanente perigo, Branca. Lembre-se de que Deus nos fez de matéria frágil e deformável.?

?BRANCA: O mais importante é que eu sinto a presença de Deus em todas as coisas que me dão prazer. No vento que fustiga meus cabelos, quando ando a cavalo. Na água do rio, que me acaricia o corpo, quando vou me banhar. No corpo de Augusto, quando roça no meu, como sem querer. Ou num bom prato de carne-seca, bem apimentado, com muita farofa, dessas que fazem a gente chorar de gosto. Pois Deus está em tudo isso. E amar a Deus é amar as coisas que Ele fez para o nosso prazer.?

bibioslivrosecia 31/12/2023

Parece novela, e é muito interessante. Saber que é inspirado numa história real é ainda mais interessante.

Sintaxe 19/12/2023

Em defesa de Simão
Para quem não sabe, este perfil não passa de um pequeno projeto onde eu comento, avalio ou apenas expresso pensamentos e emoções surgidas durante a leitura de obras mais desconhecidas, compradas ou emprestadas - pela minha queridíssima biblioteca universitária - com o fim específico de serem postadas aqui, neste aplicativo. Meu único desejo é expandir meus horizontes literários, pois, mui embebido em clássicos, raramente me ponho a ler os livros esquecidos pelo tempo... Nessa toada, mas nem tanto, decidi compartilhar o que me veio à cabeça e ao coração ao ler esta peça, ela mesma mais ou menos desconhecida enquanto o autor é praticamente estrela de cinema, sobretudo pelo incrível O Pagador de Promessas. Não faço "reviews", ao menos, não puramente. Escrevo, apenas. E decidi escrever, neste caso, em defesa de um dos personagens rechaçados no interior e no exterior da narrativa do drama.

Simão, pai de Branca, é condenado pelo escritor por sua covardia, egoísmo e fraqueza. Frente à tortura de Augusto, o velho cristão-novo nada faz e prefere salvar sua vida à defender qualquer causa, grande ou pequena, em direto contraste com o noivo idealista. Ora, é claro que este personagem é rechaçado: mesquinho e velho, defende a própria vida em detrimento dos outros! Entretanto... Por que não? Qual o problema de uma defesa à vida? Dias Gomes pretende criticar a falta de conteúdo valorativo no âmago de Simão? Mas há sim um conteúdo deste tipo! Simão é verdadeiro adorador da vida! Sua ideologia é a vida ela mesma! É vero que, tendo sofrido nas mãos da perseguição inquisitorial, tal qual seu pai, ele acaba se afastando dos modos tradicionalmente judaicos da família. Só isso já seria o bastante para no mínimo compreender suas razões. Vivendo a vida inteira com medo, quem não capitularia? Ele viu a morte de perto, tem direito de sobre isso falar. Contudo, mais que isto, parece-me que o pai de Branca valoriza a vida mais do que as causas terrestres ou celestes. Feito os pais de Admeto, ele quer viver mesmo que isto custe as ideias dos homens. Genuíno heleno, nada há de mais precioso que a vida! Por que somos tão rápidos em censurar tais sujeitos? Parece-me que, comandados pela verdadeira ideologia do capital (no sentido, agora, marxiano da palavra), acreditamos com muita facilidade no ideal do sacrifício "elevado" em nome da pátria, do povo ou qualquer invencionice aceita entrementes. Não é por falta de resolução que Simão cede, mas por defender algo ainda mais profundo: a vida. Com todas suas dores e contradições, é a matéria do corpo que deve ser salva, não os arabescos no ar por nome de "ideais". É realmente uma pena que Dias Gomes acredite haver mais virtude num padre autoritário, crente cego da "verdade" católica, do que em Simão, realista ponderado capaz de enxergar as bizarrices da imaginação humana! E o próprio dramaturgo parece conter em si opiniões contraditórias ao desprezar a deformação do espírito humano quando dominado por suas causas inventadas, e, ao mesmo tempo, transformar Augusto e Branca em mártires altivos capazes de se sacrificarem por suas causas. Não há aí uma falta de auto-crítica? Não sei, não sou analista! Só sei que adorei a peça e adorei mais ainda o injustiçado Simão!
Senhorita_morland 10/01/2024minha estante
Pois adicione nesse projeto livros que vc lerá com o mozãoo

Vulgo eu

Hehwhwwhhwhwwhw

iwantedtobeabird0 24/09/2023

"E sei também que não sou a primeira. E nem serei a última."
Que obra incrível!! Totalmente atemporal. Uma crítica a forma que a igreja utiliza o nome de Deus para fazer o que bem entender. Li porque a minha professora passou, não esperava gostar tanto.

É muito triste descubrir que essa história é real, e que a vida de Branca foi só uma, das milhares de vidas que a igreja tirou, de forma totalmente injusta. Branca não merecia nada daquilo, era só uma jovem moça que não fez nada de errado. Nem mesmo seu marido merecia o fim que teve.

Apesar de não ser dito na obra, fica implícito que tudo foi armação do padre, que claramente sentia atração por Branca, e a culpava por isso, fazendo todos acreditarem que ela estava possuída por um demônio.

Por não aceitar qualquer coisa e ser uma moça muito esperta, o fim de Branca foi trágico, infelizmente. Achei interessantíssimo a forma que ela fala com o pai no ato 2, que se você vê algo ruim acontecendo e não impede, você está contribuindo para aquele mal.

"Há um mínimo de dignidade que o homem não pode negociar, nem mesmo em troca da liberdade. Nem mesmo em troca do sol."

Isa 27/08/2023

Peça de teatro atemporal, mesmo sendo ambientada na inquisição, a hipocrisia retratada está presente até os dias de hoje. Leitura muito rápida e fluida

elis 03/08/2023

Que massaa
Nossa esse livro eu precisava ler para a escola mas no fim eu amei ler ele porque foi o primeiro livro que eu li em forma de peça e a história é engraçada, porque se passa muito antigamente então tem umas coisas sem noção que tem sentido porque é da época deles

Isabela1030 09/06/2023

Essa história é agonizante. Um exemplo perfeito de como a injustiça é uma forma de tortura. Além disso, retrata muito bem a ignorância e o egoísmo do padre Bernardo.

DanielLonghini 29/05/2023

Livro bem legal.
Trata-se de uma peça de teatro que contextualiza a Inquisição no Brasil.

A história conta a história de Branca, uma cristã que foi acusada e julgada pelo Tribunal da Inquisição.

Leitura rápida e tranquila. Vale muuuuito a pena. Gostei bastante.

gigi 19/05/2023

Santo Inquérito
Não imaginava que fosse gostar tanto da leitura de uma peça, mas Dias Gomes surpreende. Foi uma experiência inefável prestigiar a leitura dinâmica de uma obra de arte tão bem elaborada e ter um contato que pareceu me aproximar ainda mais da literatura de modo que acrescentou não só como forma de entretenimento mas no âmbito profissional. Devo ainda ressaltar o detalhe da obra se passar na Paraíba, a nossa cultura é rica e bela porém muito subestimada e desvalorizada até por nós mesmos e lê um pedaço de história ambientado aqui só destaca que nossa arte é tão importante e de qualidade quanto aquelas com maior prestígio social. Melhor nem falar das personagens pois em uma lauda inteira dedicada a elas não seria suficiente para expressar a grandiosidade da sua construção.

agatha 06/03/2023

Mt bom
Perfeito amei toda construção da branca e a relação de desejo do padre por ela, meio rodriguiano mt bom

destrói utero 06/03/2023

Facinho de ler
Apesar de ser um daqueles clássicos que a escola obriga a ler, ele é escrito de um jeito bem fácil de ler e os diálogos são bem construídos, além do significado atemporal da obra e toda a história que ela carrega por ter sido publicada na ditadura militar brasileira, bem curtinho e gostosinho de ler, mas a história é mais uma metáfora então o final é bem capenga xoxo, mas de resto é bem bonzinho

1 | 2 | 3 | 4 | 5