O Santo Inquérito

Resenhas - O Santo Inquérito

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Fabio Shiva 30/12/2020

infelizmente, muito atual
Peça em dois atos escrita em 1966, “O Santo Inquérito” certamente merece figurar, junto com “O Pagador de Promessas” (1960), obra-prima do autor, entre as maiores da dramaturgia brasileira. O tempo é a grande medida de uma obra de arte. Ao ler “O Santo Inquérito” em 2020, fiquei impressionado ao constatar como o texto continua vívido, impactante e, infelizmente, muito atual.

A peça é inspirada na história verídica de Branca Dias, que “realmente existiu e foi vítima da Inquisição” no Brasil de meados do século XVIII. O próprio autor traça, de forma sucinta e brilhante, as linhas gerais do drama que irá se desenrolar:

“Mais importante do que conhecer e seguir as leis e os preceitos ao pé da letra não é estar possuída de bondade? Se ela traz Deus em si mesma, e se Deus é amor, isso não a redime inteiramente? E é isto, justamente, que a perde, não percebe que os homens que a julgam agem segundo uma ideia preconcebida, que subverte a verdade, embora eles também não tenham consciência disso e se considerem honestos e justos. E, sem dúvida, o são, se os considerarmos segundo seu ponto de vista.”

Esse é um dos pontos mais marcantes da dramaturgia de Dias Gomes, que está igualmente presente em “O Pagador de Promessas”: seus vilões acreditam sinceramente serem “honestos e justos”, mesmo ao cometerem atos de extrema intolerância e crueldade. Esse é o fator que torna as histórias de Dias Gomes irresistivelmente asfixiantes, com uma ficção que evoca a mais pura e terrível realidade.

Esta peça, escrita na década de 1960 e contando uma história que se passa há quase três séculos, nos ajuda a compreender as tristes e calamitosas contradições do Brasil de 2020.

“Em nome de um Deus-misericórdia, praticam-se vinganças torpes, em nome de um Deus-amor, pregam-se o ódio e a violência.”

“O ódio não converte ninguém. Uma coisa é um Deus que se teme, outra coisa é um Deus que se ama. E não há nada mais próximo do ódio que o amor dos humildes pelos poderosos, o culto dos oprimidos pelos opressores.”

“Se um texto da Sagrada Escritura pode ter duas interpretações opostas, então o que não estará neste mundo sujeito a interpretações diferentes?”

“Cada pessoa conhece apenas uma parte da verdade. Juntando todas as pessoas, teríamos a verdade inteira. E a verdade inteira é Deus. Por isso as pessoas não se entendem, por isso há tantos equívocos.”

“A dor física não é tanta; dói mais o aviltamento. Vamos nos sentindo cada vez menores, num mundo cada vez menor.” [sobre a tortura]

“Quem cala, de fato, colabora.”

site: https://www.facebook.com/sincronicidio

Beatrys 02/01/2024

Eles só aceitam o mistério.
?PADRE: Toda criatura humana está em permanente perigo, Branca. Lembre-se de que Deus nos fez de matéria frágil e deformável.?

?BRANCA: O mais importante é que eu sinto a presença de Deus em todas as coisas que me dão prazer. No vento que fustiga meus cabelos, quando ando a cavalo. Na água do rio, que me acaricia o corpo, quando vou me banhar. No corpo de Augusto, quando roça no meu, como sem querer. Ou num bom prato de carne-seca, bem apimentado, com muita farofa, dessas que fazem a gente chorar de gosto. Pois Deus está em tudo isso. E amar a Deus é amar as coisas que Ele fez para o nosso prazer.?

clara! (taylor's version) 17/04/2022

emocionante e fácil de ler, o santo inquérito conta a história de Branca Dias, julgada por uma teórica heresia, na verdade um conjunto de pequenas coisas inofensivas que a ingênua garota fez, e que condenam sua vida.

Layla.Ribeiro 15/11/2022

Maravilhoso!!
Este livro faz parte do gênero dramático (teatro), escrito por um dos maiores dramaturgos que esse país já teve, Dias Gomes, e tudo o que esse autor produziu foi sucesso e esta obra mantém a mesma qualidade, livro curto, estória envolvente, baseado em um acontecimento que gera dúvidas até hoje sobre a sua veracidade. A peça fala sobre Branca que foi acusada de herege pelo Santo Ofício na Paraíba, embora não se sabe se é caso ocorreu Dias Gomes fala sobre a Inquisição que realmente ocorreu aqui no Brasil e achei isso de extrema importância porque muitos pensam que foi algo que aconteceu isoladamente na Europa, o autor aborda em seu livro a hipocrisia da religião e convida o leitor a refletir sobre a dignidade humana, sem contar que a forma que foi construída a peça eu consegui perfeitamente imaginar o cenário, personagens e atuações, sem dúvidas este foi o melhor livro do gênero dramático que já li, obviamente recomendo este livro a pessoas que amam esse gênero e recomendo também àqueles que nunca leram ou até mesmo aos que não gostam.
Joao.Alessandre 15/11/2022minha estante
Muito interessante análise. Li quase nada do gênero dramático e fiquei animado pra começar com este livro.

Bastos 05/06/2022

"É que em nome dele, em nome da Igreja, do próprio Deus, ás vezes cometem-se atos que Ele jamais aprovaria. Em nome de um Deus-misericordia, praticam-se vinganças torpes, em nome de Deus-amor pregam-se ódio e violência."

Acredito que essa passagem resume bem a essência desse livro. É um teatro que nos mostra a hipocrisia e preconceito dos fanáticos religiosos e como isso pode afetar até as pessoas mais puras.

(Acho que nem o padre Amaro me deu tanto ódio quanto o padre Bernardo.)

lucasmendesr 31/05/2021

Sensacional
Confesso que não estava esperando muito dessa leitura, principalmente pelo fato de ser um livro recomendado pela escola, mas me surpreendi positivamente com Dias Gomes e sua escrita que, além de fluida, permanece atual. Agora considero esse livro OBRIGATÓRIO.

Pra quem gosta de uma crítica ao poder superior, a quem só aceita o que o superior manda, aos que fazem parte do poder superior e aos ativistas que, como eu, frequentemente esquecem de como a sociedade é cheia de nuances e toda ação pode ser observada por diferentes óticas.

"Há um mínimo de dignidade que o homem não pode negociar, nem mesmo em troca de liberdade. Nem mesmo em troca do sol"

Julia.Mazur 08/01/2023

Muito bom, gostei do jeito da escrita e adorei o fato de retratar o tempo da inquisição, mostrando o que as mulheres passavam e contando a história da Branca

mary 06/11/2022

PADRE 🤬 #$%!& !!!
Esse livro foi livro paradidático ano passado da minha escola, mas fiquei com preguiça de ler naquela época kkk. Por ser pequeno, decidi ler agora (depois de uma longa ressaca literária, ajudou!).
Nossa, passei muita raiva com a Igreja (o padre, o visitador, notário etc em si), que ódio!
Muito nojentos, e realmente era muito assim.
Achei que não seria muito bom, mas acabei gostando bastante. Tadinha da Branca e do Augusto :( o Augusto tem meu sobrenome kkkk

Hildeberto 15/11/2020

Amor e pureza vs. dogmas
"O Santo Inquérito" é uma peça em dois atos que aborda a lenda de "Branca", jovem que foi condenada pelo Santo Ofício por supostamente praticar bruxaria na cidade da Paraíba (atualmente João Pessoa), no século XVIII. Dias Gomes opõe a pureza dos sentimentos da moça com a rigidez e formalismo do padre Bernardo; a dignidade de Augusto Coutinho com o utilitarismo de Simão Dias. Bastante curto, podendo ser lido em uma sentada, é muito bem construído e convincente, merecendo a leitura.

Ps.: da última vez que fui ao Forte de Santa Catarina, em Cabedelo (cidade conurbada à João Pessoa), havia um quadro de Branca em uma das construções; e algumas pessoas dizem que ela ainda pode ser vista em certas ocasiões...

Isabel Maria 17/05/2022

Muito bom!!! Intolerância e fanatismo religiosos. Dias Gomes acertou em cheio. Estou finalmente me rendendo ao teatro. ?

astrphysics2 25/07/2021

maravilhoso
não consigo escolher um quote para colocar aqui porque foram tantas marcações que nem saberia qual colocar.

é um livro em que você se assusta de quão verdadeiro e realista é. gostaria de colocar aqui algo elaborado mas apenas os aconselho a ler e assim sentir.

psyche 21/06/2010

Sobre uma mulher que era fiel à si mesma
Excelente. Eu tenho uma conexão muito forte com personagens como Branca Dias, a personagem principal desta história. Livre, forte, pura, apaixonada...

Apaixonada por tudo, pela natureza, pelo que é belo e por tudo que lhe traga conhecimentos sobre esse mundo maravilhoso em que ela julgava viver. Sim, julgava. Pois aqueles não eram capazes de enxergar a beleza que ela via julgaram que o que ela via não podia ser bom. E a acusaram de bruxaria por ser capaz de amar tudo o que Deus lhe havia dado.

Mas o que mais me apaixona em Branca Dias é a sua fidelidade à si mesma. Ela sabe quem ela é, e sabe, verdadeiramente, que não poderia ofender a Deus por amar. E isso para Branca Dias, é o que basta.
Leo Barbosa 24/08/2011minha estante
O Santo Inquérito, de Dias Gomes

Encenado pela primeira vez em 25 de setembro de 1966, a peça ?O Santo Inquérito", de Dias Gomes, baseou-se num episódio/figura histórico ? ou lendário ? o de Branca Dias, que segundo o historiado Ademar Vital, Branca ?nasceu na capital da Paraíba em 15 de julho de 1734 e morreu no ?auto-de-fé? em 20 de março de 1761, às seis horas da tarde, em Lisboa?
Podemos elencar alguns fatos abarcados nessa peça: inquisição, ditadura militar, puritanismo/práticas imorais, incomunicabilidade humana e judaísmo.

? Inquisição: Conta-se que Branca Dias no ano de 1750, na Paraíba, envolve-se com o Tribunal do Santo Inquérito. Após salvar o padre Bernardo de um afogamento. Bernardo analisa sua alegria de viver, o modo como ela se relaciona com a religião, sua relação indireta com o judaísmo,logo levam-na a ser considerada herege.
? Ditadura militar: Escrito no período do Regime Militar, a peça através da figura de Branca Dias, mostra-nos tons de revolta pela punição injusta, a censura.
? Puritanismo/práticas imorais: Há uma passagem na peça que explicita isso, quando Branca Dias é sabatinada com as perguntas do Visitador:

Visitador: Come carne em dias de preceito?
Branca: Não...
Visitador: Mata galinhas com o cutelo?
Branca: Não, torcendo o pescoço
Visitador: Come toicinho, lebre, coelho, polvo, arraia, aves afogadas?
Branca: Como...
Visitador: E se enfeita?
Branca: Também...
Visitador: Quanto tempo leva enfeitando-se?

Para Branca, viver sua religião consistia em ser devota a Deus, e não a Igreja:

?Por que me fazem todas essas perguntas, por que me torturam? Eu sou uma boa moça, cristã, temente a Deus. Meu pai me ensinou a doutrina e eu procuro segui-la. Mas acho que isso não é o mais importante.?

Incomunicabilidade humana: A grande tragédia da incomunicabilidade humana, que alimentou e alimenta ainda uma considerável parte do teatro moderno, encontra, portanto nessas obras de Dias Gomes uma expressão particularmente singela. [...] a linguagem, em vez de ser um elo entre os homens, pode se transformar numa terrível fonte de mal-entendidos e de destruição, diz o crítico literário Yan Michalski, em prefácio da obra.
Notar-se-á, o leitor, que ler além do ?Santo Inquérito, ?O pagador de promessas que tanto Branca como Zé-do-Burro passam a peça na tentativa de convencer os acusadores/antagonistas das boas intenções presente neles próprios, mas a cada nova tentativa surge uma deturpação das suas idéias. Ambos perdem essa luta com os antagonistas, mas permanecem firmes em autenticidade até o final da obra, de suas vidas.
Dias Gomes, no prólogo da obra ?Santo Inquérito?? expressa sua motivação maior: ?Até quando as fogueiras reais ou simplesmente morais (estas não menos cruéis) serão usadas para eliminar aqueles que teimam em fazer uso da liberdade de pensamento??

Padre Bernardo(Eros) versus Branca Dias(inocência)

Outro fato que marca essa obra de Dias Gomes é a peleja entre Padre Bernardo e Branca Dias. Quando Branca salva o Padre isso faz eclodir um ?paixão demoníaca? em Bernardo que causa embate com a sua realidade ?pura?, sua condição eclesiástica. O padre aproveita dessa aproximação para retirar as confidências mais recônditas da jovem. Sabe do amor que ela sente pelo noivo, Augusto Coutinho, o que contribui no padre ciúmes em relação à moça e o desejo de quer vê-la longe das ?tentações?, principalmente advindas do noivo. O beato usa a palavra de Deus como forma de convencimento duplo: a salvação de Branca e a salvação de si próprio.
O padre que antes era devoto da Igreja vê-se devotado pelo desejo por Branca, levando-o a se autoflagelar como forma de libertação desse ?Eros? que nele incide.

Conclusão: Branca antes de ser levada a fogueira física, foi levada a fogueira real, quando foi atulhada de questionamentos do visitador, quando foi censurada pelo padre. ?Santo Inquérito? é uma grande alegoria em protesto a todos àqueles que tiveram o direito de voz retirado. Essa moça é símbolo da pureza e da ingenuidade dos humildes que lutaram pelas convicções que carregavam sem que isso pudesse causar dano direto a qualquer um.

Referência bibliográfica:

GOMES,Dias, O santo inquérito; prefácio de Yan Michalski ? Rio de Janeiro: Ediouro,2004.

SG1 19/02/2014minha estante
Falou tudo! Sua resenha é perfeita!

Majubileuu 17/04/2021

L E I A M
É uma das histórias mais incríveis e geniais que já li.

Por mais que seja uma peça de teatro, eu SUPER recomendo.
É tao visceral e bonita e poética. E com uma mensagem TAO forte

Eu li inteiro em uma tarde. Já li 3 vezes desde então. Cada cena, cada diálogo. Simplismente impecável.
O final ARREBATADOR me deixou em silêncio por 10 minutos dps que eu acabei. Juro leiam

Ju 23/04/2021

O Santo Inquérito
Esse livro mostra como a religiosidade levada ao extremo e a distorção de fatos podem acarretar em coisas terríveis.

No livro vemos Branca, um mulher que é próxima a natureza e a Deus, e pensa que todas as relações se baseiam no amor de Deus. Ele salva o Padre Bernardo de um afogamento e a partir desse ponto ele decide que deve salvá-la das mãos do Demônio.

Vemos como a manipulação da verdade para ver e justificar o que você acha pode ser levado ao extremo, causando horrores. Também vemos a intolerância religiosa contra os cristãos-novos e a ideia de superioridade do catolicismo como a religião do único Deus que pode existir, senão não há salvação.

Além de vermos com o silêncio e a omissão colaboram para algo, seja bom ou ruim.

Os únicos pontos ruins são que a gente não vê muito o desenvolvimento dos outros personagens. Apenas superficialmente.

Nessa edição há um prefácio que dá alguns spoilers da história logo nas 10 primeiras páginas, então minha experiências não foi de muitas surpresas.

Beatriz3418 03/09/2021

li pra escola, achei interessante, é um pouco perturbador ler as coisas que o povo da igreja fala mas sei que é realístico
é bem rapidinho de ler

1 | 2 | 3 | 4 | 5