O que é Arrependimento?

O que é Arrependimento? R. C. Sproul

Resenhas - O que é arrependimento?

Gabriel1994 24/02/2024

Ótimo livro para refletir.
O livro trata-se do arrependimento, o autor traz com a bíblia o significado do arrependimento.
"Será que quem se arrepende nunca mais cai no pecado?"
"Posso ser salvo sem arrependimento?"
Essas são algumas questões abordadas nesse livro, com referências bíblicas, de forma clara e direta! Recomendo para todo cristão.

nickyeomie 24/07/2023

Metanoia: mudança da mente e do caráter
A graça é o atributo de Deus que mais me toca e me emociona. A partir daí, devemos ter uma vida de constante mudança, ou seja, arrependimento. Pedir perdão pelos pecados é algo muito difícil, pois estamos reconhecendo que pecamos e, de certa forma, gostamos de ter pecado. Mas o Senhor é abundante em graça, e nossa oração sobe com um aroma agradável à Ele. Obrigada Senhor, pela tua graça sem fim!!

Gustavo.Hoft 02/06/2023

Não se engane com suas poucas páginas
Sproul expressa nesse pequeno livro o verdadeiro sentido do arrependimento. Ele faz isso de maneira tão profunda e usa uma linguagem tão acessível que até mesmo uma criança entenderia. Fiquei impactado!

_Wesley_ 19/12/2022

Metanoia
O arrependimento para o cristianismo é tão importante como uma construção depende de suas colunas. Sem arrependimento não existe mudança na vida de nenhuma pessoa, Sproul com este pequeno livro, apresenta um discurso esclarecedor das bases do arrependimento bíblico e como ele deve ser aplicado na vida de quem busca a Jesus Cristo.

alicia 11/11/2022

Voltemos ao lar
Que o Espírito Santo possa nos alcançar e nos trazer ao verdadeiro arrependimento, nos trazendo uma nova mentalidade, que literalmente seja uma conversão, um recalculamento de rota, e possamos voltar a nossa origem, que é o nosso verdadeiro lar. Durante a leitura lembrei da canção de Paulo César Baruk, Jardim da inocência:
"Se eu pudesse, voltaria atrás, e não faria novamente o que fiz [...] ah que vontade, de dizer a Ti, tudo que eu aprendi Senhor nesse jardim, jardim da inocência."
Que possamos nos arrepender verdadeiramente, não rasgar as vestes, e sim o coração.

"Cria em mim, ó Deus, um coração puro e renova dentro de mim um espírito inabalável." Sl 51:10

Ronaldo.Marinho 26/10/2022

Interessante
Livro simples, mas de um conteúdo incrível. Me fez repensar sobre os salmos e suas orações. Sou grato pelo escritor ter escrito tamanha coisa.

Viviane.Dias 24/04/2022

Rasgai o vosso coração, e não as vossas vestes – Joel 2.12-13
No Antigo Testamento existia um tipo de arrependimento que chamamos na Teologia de “arrependimento cultual” ou “ritualístico”. Esse arrependimento refere-se a padrões de comportamento ou vida religiosa que se praticava em determinada comunidade.

Por meio de Sua Lei, Deus especificou não somente como as pessoas deveriam se comportar em referência à moral, mas também em referência à religião. Havia exemplos de como orar, como oferecer sacrifícios e como adorar no Templo.

Do mesmo modo, a estrutura religiosa de Israel incluía práticas que tinham como alvo facilitar o arrependimento. Esses rituais tinham chamadas ao jejum durante uma assembleia solene, como um sinal nacional de arrependimento. O povo de Deus também vestia certos tipos de roupas que funcionavam como símbolo externo de arrependimento interior, de coração.

Juntamente com a mudança de vestes havia um tipo específico de canções a serem cantadas e orações específicas de arrependimento que eram repetidas, como os Salmos de lamentos e as poesias, que faziam parte da liturgia de Israel.

Uma característica final desta vida ritualística eram os dias específicos para o arrependimento. Eram tempos estabelecidos para reconhecimento coletivo e tristeza pelo pecado.

Essas práticas cultuais permitiam ao povo expressar, verbalizar e demonstrar sua tristeza pelo pecado.

Mas como fazemos isso hoje?

Durante os séculos VIII e VII a.C., Amós, Jeremias, Isaías e Oseias se dirigiam ao povo para lembrar-lhes que Deus exige tristeza santa e piedosa, que venha do coração. Eles proclamavam que não basta rasgar as vestes como sinal de arrependimento; o coração precisa ser igualmente rasgado.

O que quero dizer é que não adianta chorar com a música, gritar “glória” ou “aleluia” durante o sermão, dizimar e cear de forma ritualística se isso apenas externa o seu comportamento e não o coração.

Na nova aliança em Cristo Jesus, Deus se relaciona pessoal e intimamente conosco, não podemos mentir para Ele, fingir arrependimento exterior se por dentro rimos e debochamos do Santo dos Santos.

Que nossos sacerdotes se arrependam de não mais pregar o evangelho que leva ao arrependimento e à confiança da salvação.

Rasgai o vosso coração, e não as vossas vestes – Joel 2.12-13

Parmenas.Hudson 27/03/2022

Pode o homem ser salvo sem o arrependimento? A fé somente não é suficiente para a salvação? Arrependimento significa que nunca mais cometeremos aquele mesmo pecado?
Desde o início de seu ministério, Jesus chamou as pessoas ao arrependimento. Pedro e Paulo também pregam essa mesma mensagem. O conceito de arrependimento nas Escrituras é essencial à vida cristã. Mas o que significa se arrepender? Neste pequeno volume, o Dr. Sproul desenvolve o conceito bíblico de arrependimento, oferecendo modelos e exemplos das Escrituras e mostrando como o arrependimento está necessariamente ligado à doutrina bíblica da regeneração.

Gustavo616 12/03/2022

Se você quer ser um seguidor de Jesus, Leia! #Jesusestávivo
São princípios fundamentais para o discípulo de Jesus, mas muitas vezes nem ligamos tanto para tais coisas como o arrependimento.
Bom, é um livro fácil, e com lições que nós vamos levar para a vida inteira...
Ele expõe o arrependimento no antigo testamento e também no novo, nos mostra o arrependimento de Davi, quando ele teve relações com Bate-Seba e matou Urias para ficar com ela.

O verdadeiro arrependimento tem que nos causar tristeza, um sentimento de remorso, Se você não sente tais sentimentos quando comete pecado, peça a Deus que toque no seu coração.
Se você não sente tristeza quando comete um crime contra Deus, peça ao espírito santo que te toque, que te purifique, porquê senão, você morrerá, e ficará no lago de fogo para sempre
#JESUSESTAVIVO

Julio.Henrique 08/03/2022

O arrependimento de coração é obra de Deus
R. C. Sproul trata sobre o arrependimento bíblico. Este não é somente tristeza ou remorso pelo pecado, mas é "metanoia", mudança de mente, que envolve radical transformação em todo ser (vontade, intelecto e emoções). O arrependimento, junto com a fé salvifica, é essencial à genuína conversão a Cristo. Por fim, Sproul lembra que o arrependimento de coração só é possível mediante a obra de Deus. Excelente.

Thaisa 26/02/2022

Leitura essencial para o cristão
R. C. Sproul nos faz entender de forma clara e simples o que é o verdadeiro arrependimento.

Através do salmo 51 ele nos leva a pensarmos nas formas em como o verdadeiro arrependimento acontece através e por meio da obra do Espírito Santo em nós.

Esse é um livro da Série Questões Cruciais onde é retratado em 21 volumes questões pelas quais n pensamos com frequência, mas ao nos depararmos com elas não sabemos como explicar de forma concisa.

Todo cristão deveria ler. Recomendo a todos!!!

Vanderlete 15/02/2022

Metanoia
[...]
"Perdemos o paraíso quando nos afastamos de Deus e cada pessoa passou a seguir seu próprio caminho. Por isso, hoje, quando chamamos as pessoas à conversão, ainda é apropriado pensarmos na conversão em termos de "ir ao lar" voltar para onde estávamos originalmente, na presença de Deus, em comunhão com Deus e em submissão a Deus.
A chamada ao arrependimento é uma chamada a retornar, uma chamada a voltar para o lar."

Livro lindo, confrontador e confortador.
A escrita do Sproul é ótima, direta, bíblica e nos ensina muito!
Um livro essencial para todo cristão, de leitura rápida, porém de significados profundos.
Vale muito a pena ler !!

Ge 08/02/2022

Leitura rápida! É um livro direto que traz detalhadamente o que é o arrependimento e como ele surge .

pablito 14/01/2022

incrível!
apesar de ser um livro bem pequeno é surpreendente em conteúdo, fácil entendimento e bem profundo. recomendo demais.