Os falsários de Hitler

Os falsários de Hitler Lawrence Malkin

Resenhas - Os Falsários de Hitler

caio.cidrini 12/04/2023

Guerra além das armas
O livro traz as entranhas de uma operação nazista para falsificar libras. O livro mostra que o conflito pode ser muito mais que a brutalidade das armas. A escrita é fácil, o livro é curto, mas o excesso de nomes e citações pode causar uma confusão e estranhamento. É o tipo de livro que se lê com o celular a postos para pesquisas. Virou filme, mas não vi. Não sou fã de histórias de guerra modernas, mas a temática econômica foi interessante.

Tiago Queiroz 19/05/2020

História interessante
A história é muito interessante e a pesquisa do autor foi vasta, mas achei sua escrita um pouco confusa.
Leitura e . 19/05/2020minha estante
Oii.. boa noite, tudo bem? Gostaria de te convidar para seguir meu instagram literário e me acompanhar em minhas leituras... já somos quase 1000, poderia me ajudar a chegar nesse número? E tá rolando sorteio lá!! Obrigado ? ??

@leituraeponto

Tiago Queiroz 19/05/2020minha estante
Blz

Leitura e . 20/05/2020minha estante
Obrigado ?

Romilson 02/01/2011

Os Falsários de Hitler – Lido entre 23/10/10 à 30/10/10
Audacioso plano aprovado por Hitler como tática de guerra, durante a Segunda Guerra Mundial. A operação Bernhard, nome em homenagem ao seu responsável, estratégia de nomeação usada por Hitler pra que as operações fossem conduzidas como meta pessoal de sucesso, tinha como objetivo inflacionar a Libra, claudicando a economia Inglesa, sua adversária.

A Operação Bernhard usava mão de obra escrava judia, cujos prisioneiros judeus foram escolhidos em campos de concentração da Alemanha Nazista, alguns já condenados a câmera de gás. Mesmo com sabotagens e auto-delatações durante o “trabalho”, afim de atrasar a operação e lhes render mais uns dias de vida, pois viviam na iminência de serem executados por ineficácia ou por atingirem os objetivos nazistas e terem que ser descartados como "queima de arquivo", os Judeus conseguiram falsificar a Libra Esterlina em tamanha perfeição que bancos suíços e até o Banco da Inglaterra os qualificaram como autênticos.

A Libra, na época da Segunda Guerra, era uma moeda internacional de troca, estável e confiável. A Operação Bernhard com seus milhões de Libra falsificados e com plano de inundar seu adversário com estas pra quebrar a economia, mudou se de rumo, agora também como forma de financiar a Alemanha durante a guerra, faltante de recursos e em racionamento.

O fim da Operação Bernhard dar-se-á com o percurso final da Guerra, já com o objetivo de falsificar o Dólar. Foi uma operação banhada por corrupção interna, financiando até a fulga dos superiores Militares Nazistas. Alguns dos prisioneiros judeus desta operação conseguiram escapar durante sua transferência pra outro campo, já com o fim da operação e da guerra, outros foram executados por motivos supérfluos, como um dos prisioneiros judeus que tinha tuberculose, pra que não contaminasse o resto do grupo.

A Operação Bernhard (1942 a 1945) foi a maior operação de falsificação de moeda já executados na história.