Os filósofos e o suicídio

Os filósofos e o suicídio Plotino

Resenhas - Os filósofos e o suicídio

Maykel M. de Paiva 01/09/2017

Um ótimo livro sobre um tema muito importante (e urgente).
Sempre tive comigo que o debate sobre tema "suicídio" deveria estar mais presente nos meios públicos, porque é apenas dessa forma que vamos tanto entender melhor tal fenômeno, como também abrir uma possibilidade mais clara para aqueles envolvidos com essa ideia falarem sobre isso, refletirem, etc. Questionar até onde onde a vida deve ser vivida, precisa ser vivida, é um questionamento legítimo, ainda que para alguns sejam sem sentido ou um absurdo. Além da introdução formidável que apresenta o livro, a reunião de textos é maravilhosa: indo dos clássicos, que muitas vezes nem sabemos que discutiram, mesmo que brevemente, sobre esse tema, também traz autores que são menos desconhecidos e, não por isso, tão geniais quanto os já consolidados. Ver os argumentos contrários e também os favoráveis ao suicídio, no qual cada autor constrói seus argumentos de forma muito pessoal, é bonito de ver, porque se consegue olhar o tema de uma forma muito mais alargada e aprofundada. É um ótimo livro para aqueles que querem começar a conhecer filosoficamente esse tema e para aqueles que já conhecem, é um complemento bastante importante. Sem dúvida, é um livro recomendado tanto para filósofos, professores, psicólogos, quanto para o público comum, por conta da rica reunião de textos e pela importância do tema.
Liipemoura 26/12/2020minha estante
Também acho que deveria ser mais debatido. Também gostei muito do livro.