Jornalismo Canalha

Jornalismo Canalha José Arbex Jr.

Resenhas - Jornalismo Canalha

Natine 14/02/2022

Tem muito Jornalista Canalha por aí...
Em O Jornalismo Canalha: A promíscua relação entre a mídia e o poder, José Arbex Jr. consegue argumentar de maneira esplêndida sobre os bastidores da escolha de uma linha editorial que possui influência dos grandes poderes. O livro promove uma discussão do leitor consigo mesmo e é uma ótima fundamentação teórica para um projeto de pesquisa...

Tardoque 18/11/2016

Essencial para refletir o jornalismo
Este livro é fundamental para o desenvolvimento crítico do jornalismo, observando o cotidiano praticado pelos atuais veículos de mídia, questionando fontes e vertentes ideológicas das notícias. Fundamental para estudantes de jornalismo.
Thiago.Monteiro 07/03/2017minha estante
Essencial e impactante, mostra-nos o lado obscuro da mídia televisiva/radiofônica/jornalistica, que permeiam escolher apenas um lado na qual convêm como a sendo verdadeira; Escrito de modo intenso, e com a pesquisa toda detalhada, vemos um viés politicado em todas as áreas opinativas.

Esclarecedor, expõe a mentira e a verdade em cada lado, demonstrando que uma notícia ventilada à quatro ventos podem serem manipuladas a fim de seu próprio benefício - inclusive mídia que atende os interesses do governo; E é histórico, pois também norteia vários acontecimentos, muitas delas absurdas ao ponto do surrealismo narrativo nos surpreendem negativamente.

São ângulos, opiniões e resenhas de modo verossímil - trazendo o leitor de uma reflexão atenuante e complexiva.

Recomendadíssimo para quem gosta de jornalismo, de assuntos perniciosos e de colocações conspiratórias.

Mari Gominho 08/02/2010

Manipulação
O livro utiliza uma série de fontes alternativas para mostrar ao leitor que nem tudo aquilo que vemos na mídia é verdade; os poderosos manipulam as notícias de acordo com seus interesses políticos e econômicos, estando o leitor/telespectador menos instruído à mercê de fraudes e mentiras.
É muito interessante o modo como o autor expõe os diversos ângulos das mais variadas questões, desde a Guerra do Iraque ao tratamento dos movimentos sociais no Brasil, passando ainda pela questão Israel-Palestina e o golpe da Venezuela.

Bruna.Ter. 07/04/2011minha estante
O livro é bem interessante mesmo, mas esta um pouco desatualizado ja que faz tempo que foi publicado. Hoje tem outros tipos de midia que influenciam muito, como a internet que deu um certo sufoco na presente Dilma trazendo assuntos polemicos como o aborto a tona.

E eu achei que ele defendeu muito o lula e o colocou como um coitado vencedor, sem que a midia tivesse ajudado sendo que a Rede Globo apoiou muito ele na eleição para o primeiro mandato, pelo menos me pareceu assim, pelo que eu pesquisei e pelo que vi, apesar de ser nova naquela época.