Terra das Mulheres

Terra das Mulheres Charlotte Perkins Gilman

Resenhas - Herland

Aline Cristina 24/03/2024

Não atendeu a minhas expectativas
Esse fazia um bom tempo que estava encalhado na minha estante, leitura muito filosófica, apesar de simples, levemente cansativa.

JoiceAlfonso 09/03/2024

Não foi nada do que eu esperava pra essa leitura antes de pegar o livro (fui no escuro, sem saber sobre a história), mas foi tudo o que o prólogo disse que seria.
É sim sobre feminismo, mas um feminismo como enfatiza o prólogo: escrito por uma "mulher de família burguesa e bem-educada" ainda com todos os seus privilégios. E que promove uma sociedade utópica com um tipo de socialismo próprio, onde o trabalho e a cultura são de todas igualmente, e a maior significância ali dentro é a vida voltada à puericultura, à maternidade e o desenvolvimento dessas pequenas bebês que serão as próximas gerações.
Não deixa de ser mais ou menos feminista por nada do que apresenta, pois é com certeza um caminho para discussões muito valiosas e que certamente abriu espaço para a pauta em âmbitos que jamais seria possível. Tem sim seu valor como precursor - mesmo não sendo o primeiro. E não pode ser descartado por não atender ao que se tem como luta feminina atual, até porque são incontáveis vertentes de situações sociais completamente diferentes. Não dá pra comparar sequer o feminismo negro de continentes diferentes, imagina comparar com o branco, amarelo e tantos outros?! Isso só falando da questão de colorização, mas e quando se acrescenta classe social? Religião? Há tantas vertentes hoje e nenhuma está totalmente livre de ter passado pelas portas que Terra das Mulheres abriu no passado.
É um livro lento, pra ser lido e digerido aos poucos. Pra incomodar e, mesmo que a gente não concorde com grande parte da visão utópica da autora, é inegável que tem seu valor.
Não pretendo reler, pois foi tudo muito morno para mim, acho que peca em instigar como narrativa apenas para que a autora possa discorrer sobre a visão que a própria queria passar do assunto.

duda 𪼠06/03/2024

Uma terra só de mulheres?
Leitura bem tranquila , uma história sobre uma sociedade formada apenas por mulheres . é muito interessante a forma como elas se organizam e vivem hamoniosamente.

Gabi 01/02/2024

Como uma simples leitora, achei bem básico como todo, mas entendo a importância de uma obra assim para o contexto em que foi publicado pela primeira vez. Agora falando como antropóloga, é um ótimo livro pra se pensar como fazer um diário de campo e uma etnografia.

Esther 26/01/2024

Não superou minhas expectativas
Eu planejava ler este livro há quatro anos e criei muitas expectativas em relação à história, que infelizmente não foram supridas. Achei a narrativa extremamente lenta e arrastada, o que tornou a leitura exaustiva.
Sinceramente, parece que a autora nunca leu um livro na vida, achei a história mal estruturada e confusa algumas vezes. O livro poderia ter o mesmo conteúdo, mas a história poderia ter sido contada de uma forma mais fluida?

Quanto ao conteúdo, achei uma utopia mais feminina do que feminista, aborda vários temas importantes, como a maternidade, civilização, religião, autonomia e coletividade. Chega a ser engraçado ver que do ponto de vista dos homens, uma terra composta apenas por mulheres nunca poderia ser civilizada!

De qualquer forma, vale a leitura se você estiver em um momento mais paciente com narrativas mais arrastadas, que não foi meu caso kkkkkkk

??

marinalee 14/01/2024

Muita espectativa e nem tanta entrega....
Estava eu com muita espectativa para essa obra, tanto que há muito o livro estava na minha lista de desejados. Levando em conta que é uma obra antiga, onde a pauta feminista não era tão forte e abrangente como hoje, pode-se dizer que em vários pontos ele é positivo, principalmente por ter personagens femininas extremamente questionadoras. O que não me agradou muito foi a história em si, achei meio arrastado e estava esperando por coisas completamente diferentes, mas no fim não foi uma leitura em vão.

eupoetizo 13/01/2024

Que leitura chata, sei lá. Por parte, achei que estava gostando, depois não gostei. Tratamento exarcebado da mulher como objetivo de/para maternidade.

ta.cha 09/01/2024

Distopia ou utopia? Depende do ponto de vista
A proposta do livro é excelente: uma terra onde só há mulheres. A partir disso a gente começa a levantar muitos questionamentos, acredito que o primeiro deles seja ?como a terra mantém sua população em números?? o que puxa para ?como se aparentam?? e por aí vai? eu adorei isso!

Eu simplesmente amei o sistema político, social e mesmo o aspecto religioso da terra das mulheres. São mulheres independentes e que sabem viver em sociedade, cuidando umas das outras e do local onde vivem.

Os três homens que resolvem explorar a terra desconhecida, sinceramente, não me cativaram, especialmente Terry. Salvo em alguns momentos, quando o nosso protagonista falava do nosso mundo, eu partilhava o sentimento de vergonha por determinados hábitos nossos.

Da metade do livro para o final, o livro ficou um marasmo, eu posterguei muito a leitura por isso. O final foi bem decepcionante pra mim, acho que dava para ter prolongado um pouco mais ou mesmo ter um segundo livro. Seria interessante acompanhar o outro ponto de vista.
Paula Cristina 09/01/2024minha estante
Vi uma propaganda deste livro numa rede social e fiquei bem interessada em ler ... Depois da sua resenha desanimei um pouco mas acho que vou me arriscar na leitura pra ver ...

ta.cha 10/01/2024minha estante
Não desanime! Pode ser que você venha a gostar. ?

-natalia 05/01/2024

O livro me surpreendeu positivamente, considerando as avaliações bem negativas que eu tinha visto. Tem claras questões machistas e até racistas presentes, em sua maioria vindas dos personagens masculinos, assim como tem um foco excessivo na maternidade como o único papel da mulher (que, claro, achei ridículo). Porém, considerando a época em que a história foi escrita, eu relevei. Foi necessário!

Algo que me decepcionou bastante foi o final, que achei muito corrido. Quando faltavam três páginas, até pensei que meu livro estaria incompleto, porque não achei que terminaria naquele ponto, de forma tão abrupta. Porém, tirando isso, valeu a leitura desta obra utópica, e bem diferente das distopias que estou acostumada!

Viviane @resenhasdaviviane 31/12/2023

Aventura interessante
Esse foi o livro do mês de junho do "Clube de Leitura Nós Feministas", organizado pela Letícia do canal Lê Delicor, até agora temos conhecido histórias maravilhosas de mulheres fortes e empoderadas, que lutam para fugir do machismo e das agressões sofridas durante anos.

O livro é narrado em primeira pessoa por Vandyck Jennings, que entrou em uma expedição científica guiada por aguns pesquisadores, junto com dois amigos aventureiros Terry O. Nicholson e Jeff Margrave, cada um com uma especialidade cientifica diferente. Eles não foram informados com exatidão para onde estavam indo mas, sabem que estão em algum lugar com muitas montanhas, rios e florestas inexploradas.

Durante a expedição acabam compreendendo o idioma dos nativos e descobrindo suas lendas, uma delas é a história do rio que muda de cor e um país onde vivem apenas mulheres. Quando a expedição científica guiada termina eles começam a planejar sua própria expedição, onde irão encontrar o País das Mulheres. Demoraram um ano organizando, preparando e guardando dinheiro, até que finalmente, os três amigos partiram para procurar esse lugar misterioso e encontraram.

Em alguns momentos da história, parece que a autora se perdeu em alguma parte do enredo que gostaria de contar e colocou um romance onde não deveria ter nenhum. Na verdade, três histórias de romance distintos uns dos outros. Vany e Ellador, Jeff e Celis, Terry e Alima, essas são as três jovens que viram os exploradores antes deles conseguirem entrar em suas terras, enquanto estavam se preparando para sobrevoar a Terra das Mulheres.

Eu fiquei desconfortavél com esses relacionamentos, porque em vários pontos elas são chamadas de garotas, meninas e me dá a impressão que são extremamente jovens para os aventureiros que são velhos, e o final da história foi bem questionável..rs!

Vanessa.Bugdanovicz 31/12/2023

Narrativa lenta, porém é um bom livro
Senti que a leitura foi um pouco lenta, demorei para me engajar. Contudo gostei bastante da história e como o autor mostra uma perspectiva diferente sobre uma comunidade formada somente de mulheres.

Laryssa Barros 12/11/2023

Interessante.
Eu gostei da premissa desse livro, algo bem diferente que me deixou curiosa para ler, mas confesso que em dado momento a história se torna levemente maçaneta. Os personagens são interessantes, no início o livro não demora a acontecer, mas depois dos 50% se torna meio repetitivo, o que atrapalha o avanço da leitura.

Dani Gundes 01/10/2023

Utopia pra quem?
Já tinha ouvido algumas críticas sobre este livro em relação à questão da maternidade e da assexualidade das mulheres desta terra. Mas após a leitura e tendo em mente o ano em que foi escrito, acho que dá pra se relevar estes problemas, uma vez que a autora conseguiu trazer à tona outras críticas (além das críticas feministas, é claro). Ela abordou questões da sociedade, como desigualdade social, sistema carcerário, educação e até mesmo a exploração animal. Por isso acho que os méritos superam as falhas, mesmo que esta terra não seja a minha visão do que seria um matriarcado utópico. Enfim, acho que vale a pena a leitura!

Badlagirl 12/09/2023

Terra das mulheres mostra como seria uma sociedade utópica composta unicamente por mulheres.
Antes do leitor encontrar a suposta maravilha dessa utopia, terá de acompanhar três exploradores — Van, o narrador; o doce Jeff; e Terry, o machão — e suas considerações e devaneios sobre o país, no qual, os três têm a certeza de que também existem homens, ainda que isolados e convocados apenas para fins de reprodução. Um país só de mulheres, segundo os três, seria caótico, selvagem, subdesenvolvido, inviável.
Uma vez lá, Van, Jeff e Terry se dividem entre a curiosidade de exploradores com fins científicos e o impulso dominador de um homem, oscilando entre tentar entender mais sobre aquela utópica e desconhecida sociedade e o sonho de um harém repleto de mulheres que talvez estejam dispostas a satisfazê-los e servi-los.