Educação e Sociologia

Educação e Sociologia Émile Durkheim

Resenhas - Educação e Sociologia

barbara.luna.56 04/12/2022

Émile Durkheim dispensa apresentações. Aqui, o autor clássico da Sociologia fala do lugar do estudioso da educação mostrando as relações existentes entre as duas áreas científicas. Se são sempre as necessidades sociais que a educação satisfaz é impossível pensa-la de forma separada da sociologia. O livro constitui uma das primeiras contribuições para a Sociologia da Educação. Leitura indispensável.

Luísa Anjos 11/07/2022

essa resenha se refere à primeira metade do livro, porque foi o que precisei ler para a disciplina de sociologia da educação essa semana.

o primeiro aspecto que quero pontuar foi a minha surpresa positiva ao encontrar nestas páginas uma linguagem tão acessível e direta. é um ponto positivo pra tirar aquele antigo receio de que obras mais antigas são mais difíceis e etc. algo que reparo nos livros de não ficção com esse tipo de escrita é justamente a facilidade de exercitar o senso crítico enquanto leitor, e com esse título não é diferente.

não é novidade que a importância dessa obra é tamanha que influencia até os dias de hoje muitas bases e diretrizes na educação. acho que por isso mesmo senti que estava lendo "mais do mesmo", ou o óbvio com o que já estava acostumada. para sua época de lançamento, então deve ter sido um livro bem transgressor. o próprio durkheim não se considerava um conservador, mas sinceramente nesse trecho que li eu encontrei um pouco de tudo. ideias conservadoras e progressistas, talvez eu pense assim com a mente de 2022 e tudo isso tenha sido progressista em sua época. ele analisava a sociedade e reconhecia sua verdade, mas ficava por isso mesmo. não se mobilizava para apresentar resoluções de problemas nem sugeria reformas, revisões ou revoluções. uma ideia absurda que encontrei aqui, por exemplo, foi a defesa de que, já que há divisão de trabalho, há também divisões de escolas (o filho do patrão e o filho do operário devem ir em escolas diferentes e perpetuar suas desigualdades) e que "nem todos os seres humanos foram feitos para refletir". fiquei muito presa nesse ponto porque ele também é incoerente com outras ideias do próprio livro. mas esse é só um exemplo.

acredito que não seja um erro recomendar aos professores em formação, mas o ideal mesmo é não tomar essa visão como universal e absoluta e não parar por aqui em seus estudos.

isabelfilardo 23/05/2021

Um sociólogo fala sobre a educação
Texto clássico para o estudo da educação, a pedagogia. Émile Durkheim apresenta de forma curta, clara e bem formulada suas ideias principais em relação à contribuição da sociologia para a pedagogia, baseadas na tese de que a educação é eminentemente social.

?Pode-se esperar que a Sociologia, ciência das instituições sociais, ajude-nos a compreender o que são (ou a conjecturar o que devem ser) as instituições pedagógicas. Quanto melhor conhecermos a sociedade, melhor perceberemos tudo o que se passa no microcosmo social que a escola é.?

advochaos 10/02/2021

Todo professor deveria ler!
Esse livro é incrível. A forma como Émile demonstra que há uma necessidade em compreendermos separadamente que educação e pedagogia não são a mesma coisa, abre os olhos do leitor.

Kevin 29/09/2020

Durkheim traça aspectos que diferencia educação e pedagogia, traz uma perspectiva histórica nas análises sobre a educação ao longo do tempo, Grécia, Roma, Idade Média, etc. Tudo bem que é prolixo em vários momentos, mas como são escritos reunidos, é mais que compreensível. Em síntese, essencial.

Dani 24/12/2019

Curto clássico da sociologia.
É um bom livro para amantes da sociologia. A temática deveria interessar a todos, pois apesar de centrar a atenção tanto em seu tempo como em metodologia pedagógica, pretende mostrar o a geneses dos métodos educacionais. Sua visão da educação está singularmente associada a sociologia, pois se educa para a sociedade, antes disso, relembra Durkheim, o homem é como um animal, que basta a si mesmo.

Marianne S. 24/12/2012

Educação e Sociologia - Émile Durkheim
Émile Durkheim foi um grande sociólogo, na verdade foi um dos fundadores da disciplina de Sociologia. Entre seus trabalhos de grande renome podemos encontrar: O suicídio, As regras do metódo sociológico, As formas elementares da vida religiosa, Da divisão do trabalho social e tantos outros livros e manuscritos ou artigos. Gosto bastante desse autor, apesar dele ser um tanto "enrolão" na forma como escreve. Por exemplo: demorar um parágrafo ou um capítulo inteiro para dizer o que realmente importa apenas no final. Mas fora isso, gosto do Durkheim e sua forma de pensar acerca de algumas coisas bate bastante comigo.

Educação e Sociologia foi um livro lançado em 2011 pela editora Hendra. É em parte livro, em parte uma obra resultante de vários artigos e apresentações que ele deu em sua vida sobre a Educação e seu envolvimento com as disciplinas. Nele Durkheim nos mostra o que é a educação, como ela deve ser estudada e como deve ser dada pelos professores. É um livro que indico para todos aqueles que vão trabalhar na área docente.

Para Durkheim existem diferentes tipos de Educação, e não apenas uma. Essas diferenças existem em nível regional a global, pois determinada Educação sempre irá atender as demandas da sociedade a qual faz parte. Por exemplo: nas cidades, principalmente as grandes metrópoles sejam brasileiras ou outras, existe a Educação do rico e a Educação do pobre. O rico sempre será ensinado de forma melhor, para aprender a ser patrão, enquanto isso o pobre recebe uma Educação que só irá ensinar ele a fazer o que o patrão manda (não que isso seja regra, mas acontece quase sempre). Essas educações são dividas para atender a demanda da sociedade, ou seja, os indivíduos vão ser especializados para as áreas em que a sociedade os necessita.

Outra crença de Durkheim era acerca do dever da Educação. A Educação deveria formar o "ser social", já que o homem por natureza seria egoísta e associal. A Educação iria inseri-lo na sociedade, já com sua mente preparada para seguir todas as regras e leis determinadas por esta mesma sociedade. E essa Educação sempre seria voltada para a sociedade a qual pertencia, e sempre repassaria valores dessa sociedade e de sua cultura vigente.

Algo que achei bastante interessante no livro foi a forma como Durkheim dá valor aos docentes, afinal de contas ele mesmo se tratava de um. Tem um trecho que acho que faz todo o sentido para um professor se ele quiser ser um bom profissional de ensino de qualquer disciplina.

"(...) a autoridade, assim entendida, nada tem de violência ou opressão; consiste inteiramente numa certa ascendência moral." (pág. 56)

Com isso o que ele pretendia dizer é que: o professor para ser professor só precisa acreditar na sua missão para isso, e acreditar que essa sua missão realmente é importante para todos. Não importa o que os outros digam, se ele acreditar que é importante, conseguirá obter a moral para com seus alunos.

Bem, vou encerrando essa resenha por aqui. Foi curta, eu acho, e não adentrei muito em detalhes maiores do livro, mas se eu entrasse nesses detalhes era capaz de fazer um resumo geral do livro e não é isso que pretendo aqui. Quem ficou curioso, leia-o. Não é tão caro assim, o meu foi cerca de R$ 20 e alguma coisa. Espero que tenham gostado e nos vemos em breve!