Justino, o retirante

Justino, o retirante Odette de Barros Mott

Resenhas - Justino, o retirante

Jorge 19/09/2023

De arrancar lágrimas, mas também injeta estímulo e esperança
Justino é um garoto nordestino de treze anos, sem registro, sem sobrenome, órfão de pai e mãe, que só sabe fazer uma coisa na vida: Obedecer. Seus pais morreram num intervalo de quinze dias, primeiro o pai mordido por cobra, e logo depois a mãe, de tristeza e fraqueza. Sozinho na vida, Justino decide partir sem rumo das terras onde viveu a sua dura infância; uma terra infeliz, onde o sol nasce alto, violento, selvagem, onde a seca come tudo, o verde, os bichos, os homens. Um cenário hostil, seco, cinzento e triste. Durante a sua peregrinação pelo sertão afora, Justino se juntará a um grupo de retirantes vermelhos como a terra, que parecem uma continuação da própria caatinga; da própria fome, da própria miséria, gente que caminha aos tropeções, mal tocando os pés feridos pelos espinhos da viagem, mas que seguem em frente, caminhando, amparando uns aos outros.

Publicado originalmente no Brasil em 1970, ?Justino, O Retirante? é a prova do talento da consagrada escritora Odette de Barros Mott (1913 ? 1998). Especialista em contar boas histórias para leitores jovens, ela aborda a problemática social brasileira, empreendendo uma verdadeira corrente de conscientização e de alerta às injustiças sociais. Ela venceu alguns prêmios literários importantes ao longo da carreira, entre eles o Prêmio Monteiro Lobato por ?Justino? e uma Menção honrosa no Prêmio Internacional Hans Christian Andersen (acredite, isso não é pouca coisa).

Ainda sobre ?Justino, O Retirante?, sim, é um livro de arrancar lágrimas, mas também injeta estímulo e esperança. Pois a fome que deixa a paisagem triste, emagrece, castiga e traz a doença, é a mesma fome que molda a personalidade e fortalece, na mesma proporção, o caráter das personagens envolvidas na história.

Humberto 10/06/2023

Retrato nordestino!
O livro conta a vida de um adolescente nordestino que perdeu o pai, tentando uma vida melhor. É mais uma mostra da realidade da desigualdade social brasileira e como ela afeta principalmente pessoas nordestinas.

Maria5831 23/02/2023

Leitura enriquecedora é ótima p ter base de direitos humanos. livro bom pra usar de repertório em redação e etc

Julia 02/10/2022

Nenhum título seria bom o suficiente
Não sei descrever o quão triste e emocionante é este livro.
Ele mostra a realidade de muitos pessoas, tão diferente da nossa, e nos faz refletir muito, principalmente no final, sobre como temos tantos privilégios, e como tantas pessoas só queriam ter o que comer.
Passei o livro inteiro tendo vontade de chorar, mas o final foi MUITO emocionante.
Depois de tanto tempo, tantas dificuldades, tudo que o Justino passou, ele encontrou pessoas amigas que ajudaram ele e lhe deram a oportunidade de ter objetivos na vida, de querer alguma coisa, de mudar a sua própria vida e a de outras pessoas.
Sua linguagem é fácil de entender, foi um livro surpreendentemente rápido de se ler e muito necessário para pensarmos em como temos tantas oportunidades e como podemos também um dia fazer a diferença e ajudar as pessoas.

"Somos um povo sofrido, experimentado pela dor, porém, não fraco, não covarde. Venceremos, e um dia, não longe, ao estendermos a vista por estas terras, anteriormente agrestes, por caatingas e sertões, veremos está mesma terra a dar frutos copiosos. O homem plantará, sim, com o suor do próprio rosto, mas comerá o pão de cada dia e o terá para dar aos filhos..."

Maria 04/08/2022

Eu gostei bastante do livro (eu li para fazer uma prova), e ele é um livro necessário pois mostra a realidade de muitos nordestinos e e outros. Que tem que sair de suas casas para cidades grandes em busca de uma vida melhor.
e é um livro ótimo pra nos conscientizarmos sobre as desigualdades existentes no Brasil. Nele tem muitas falas que mostram isso.
Justino é um menino que não foi registrado, como muitas outras pessoas, seja pelo nordeste ou por outras regiões.
No livro, o personagem principal aprende muito, e nós aprendemos com ele!
Eu demorei bastante pra ler pois o livro tem muitas informações, a cada página tem muitas informações de uma vez, mas a leitura não é maçante. E é bem confortável.
Uma das frases que eu gostei foi:
?Somos todos elos da corrente humana?
Não sei se era exatamente assim, mas se não for está bem próximo.
O livro foi um dos melhores que eu li para a escola

Luh 11/04/2022

Li pela escola
Li já faz um tempinho e achei meio chatinho, é uma história interessante mais muito enrolada, principalmente no final que já podia ter acabado em uma parte mais ficou alongando e alongando a história e foi super cansativo. Eu achei chato mais se vc quiser saber sobre a história desse retirante pode ler.

soso 30/03/2022

Justino, O Retirante
Achei bem ruinzinho, era um livro pra ler na escola, espero que eu tenha gabaritado a prova sobre esse livro. Ele fala sobre o nordeste e pessoas de baixa renda.

Luiza 30/12/2021

A autora conseguiu fazer uma história fluida, impactante e real com personagens que fazem a gente se apegar tanto que quando eles se vão bate uma saudade igual a de Justino. Talvez eu devesse ter lido esse livro quando era um pouco mais nova, mas gostei mesmo assim.

Mariana.Moreira 25/08/2021

Justino, o retirante
História de um jovem que fica órfão e que resolve sair pelo mundo em busca de algo melhor.
Livro fluído, bem construído que nos faz pensar nas pessoas que passam pela situação da seca, fome. Povo que não tem estrutura básica e que sempre são ignorados pelos políticos.

Bianca1268 03/08/2021

O começo achei simplesmente perfeito. Mas infelizmente o final não curti não. Esperava mais do final.

Alan329 15/07/2021

Abriu meus olhos para nosso povo.
O livro se passa em um estado onde encontra-se a fome, a seca, porém, encontra-se o sorriso e a esperança dos moradores que vivem por lá. Mesmo em situações precárias de vida, o protagonista surpreende o leitor com a força de vontade e a determinação para se tornar alguém melhor.

natalia 23/06/2021

Eu tive que ler esse livro para a escola, não achei o livro mais interessante é legal inclusive não gostei nem um pouco do final da história, já que não teve notícia nenhuma do Chico Cego (personagem).

Achei interessante conhecer um pouco mais da história dos retirantes e sobre o Nordeste em si.

A história é sobre Justino um garoto que teve a vida arruinada após a morte dos seus pais e foi em busca de uma vida melhor onde vai fazendo amigos, e teve sua vida melhorando aos poucos.

Sinceramente foi uma leitura cansativa, e como a linguagem é mais complexa e também inclui palavra nordestinas, isso dificulta bastante a leitura.

Não gostei do final como já havia dito, achei que faltou uma conclusão.

Mas apesar de todos esses defeitos, levamos várias lições de vida.

Lilivitoria 16/04/2021

As vidas nordestinas...
Esse livro foi uma leitura obrigatória da minha escola, acaba que eu achei ele muito bom pelo o enredo. O livro mostra a vida de Justino, procurando uma qualidade de vida melhor.
Com esse história podemos ver as dificuldades que o povo sertanejo nordestino passam , e que até mesmo os direitos garantidos na Constituição brasileira, no artigo 6, não são abrangentes para a população mais pobre como, a moradia, comida e educação além de outros serviços básicos.
Infelizmente essa é uma realidade brasileira e é necessário soluções para este problema. ?????

leão 31/03/2021

Superação.
Este livro e um livro fala do lado esquecido do nosso país o nordeste, um pouco parecido com outro clássico Vidas Secas .
Após ficar órfão , o garoto Justino resolve buscar melhor condição de vida e no meio do caminho encontra fome, sede e dor, mas também encontrar Chico cego retirante como ele, e cheio de sonhos e nessa caminhada de perdas encontros e desencontros a escritora Odette Mott nós leva as lágrimas impossível ler este livro e continuar sendo mesmo .
Mas do que um livro e uma lição de vida eu recomendo este livro .

Gaby 26/03/2021

Um livro legal!
Eu tive que ler esse livro para a escola e achei ele bem legal, conhecer um pouco mais sobre os retirantes, o norderste e muito mais.
A história sobre o menino Justino que teve sua vida arruinada ao perder seus pais foi em busca de um lugar melhor onde encontrou amigos pelo caminho e teve sua vida melhorando aos poucos.
Foi uma leitura cansativa pois tinha muitas falas, era praticamente um questionário.
Como uma escrita nordestina tinha muitas palavras que eu não sabia, o que dificultou bastante a leitura.
Um livro bem curto e legal para quem tem curiosidade e uma história de superação com bons personagens.