SE EU NÃO TIVESSE ENVIADO AQUELE E-MAIL

SE EU NÃO TIVESSE ENVIADO AQUELE E-MAIL Fernando Henrique Cardoso
Fernando Henrique

Resenhas - SE EU NÃO TIVESSE ENVIADO AQUELE E-MAIL

Fernando 07/05/2015

Melhor livro escrito por mim que eu já li!!
Espero que vocês gostem!!!

@Caroline 05/11/2023

Que livro mais fofinho!

Quando li ?Uma questão de vida ou morte?, escrevi em minha resenha que esperava algo diferente do livro, haja visto que se tratava de um casal com uma linda história e décadas de companheirismo, era algo assim que eu esperava.

As coisas na nossa vida acontecem conforme Deus determina, pois Ele sabe o que é melhor, e, admito que em várias partes pensei que Ane era uma bobona, mas acho que o autor não iria aceitar isso, haha.

Adoraria ler a versão de Ane da história, pois ela é um ser humano, e ler seu ponto de vista e saber o que estava acontecendo com ela nesse tempo todo seria legal.

O autor trouxe leveza, humor e carinho em sua narrativa. Uma história de amor autêntica, que enche o coração. É um dos melhores livros que já li.

Espero que esteja tudo em harmonia entre eles.

Jess Leite 05/05/2015

Apaixonante e divertido!
A narrativa gira em torno de Rick e Ane. Rick é um jovem que cursa publicidade e está em um relacionamento há bastante tempo. Ane, que também cursa publicidade, é da mesma sala de Rick, e está noiva de um cara chamado Fox. Até aí tudo bem. O problema é que Rick não consegue desgrudar os olhos de Ane e acaba se apaixonando por ela. Sem saber como chegar até ela, ele utiliza de várias ideias para tentar chamar sua atenção e mostrar seu interesse. Após todas as alternativas falharem, ele toma a decisão de contar para Ane que está apaixonado enviando um e-mail para ela. É a partir daí que as coisas mudam completamente entre Ane e Rick.

“Se eu não tivesse enviado aquele e-mail...” foi uma deliciosa surpresa para mim. Eu tive a honra de ler o livro em primeira mão, já que ele ainda não foi lançado, e me surpreendi. Ele superou minhas expectativas! É um livro leve, rápido, muito divertido e a história dos protagonistas conseguiu conquistar meu coração.

É muito fácil se identificar com os personagens e com os sentimentos dos mesmos. Todo mundo (ou quase todo mundo) já se apaixonou por uma pessoa que não te dá bola, já é comprometida ou qualquer coisa do tipo. Sofrer por amor faz parte do amadurecimento. Alguns se abalam, outros desistem, partem pra outra. Não foi o caso de Rick, que insistiu no “erro” e na verdade, acabou acertando em cheio!

Em determinados momentos, morri de raiva de Ane (Desculpa Mari hahahah)! Sabe quando a felicidade está ali, na sua cara, e você não consegue enxergar? Pois então! Ane parecia não enxergar o quanto ela poderia ser feliz se fizesse as escolhas certas. Talvez fosse medo de arriscar, "trocar o certo pelo duvidoso" e afins... Mas ainda assim, em alguns momentos tive vontade de dar uma sacudida nela e falar “O QUE CÊ TÁ FAZENDO?! ACORDA GATA!”. Óbvio que cada caso é um caso, as pessoas têm seus motivos e justificativas para as atitudes que tomam, mas olhando como espectadora, apenas do lado de fora, torci o tempo inteiro por Rick e quis muito que ele e Ane pudessem ser felizes de uma vez.

O melhor de tudo é saber que o livro conta a história real do autor e de sua noiva, Mariane. Talvez seja por isso que a identificação com os personagens aconteça tão naturalmente. Você se sente no lugar deles e sabe que as mesmas situações poderiam facilmente acontecer com você também.
A forma como o autor escreveu a narrativa, me fez sentir como se estivesse em uma conversa com um amigo de longa data, que me falava sobre seus desejos e problemas da vida amorosa.

O livro todo foi escrito sob uma ótica muito bem humorada, o que me fez dar gargalhadas diversas vezes! Esse é o tipo de livro que mais gosto, com romance e bastante bom humor!

Uma curiosidade bem interessante sobre o livro: A princípio, ele era para ser somente um presente de aniversário para a noiva do autor, onde Fernando faria uma capa de um livro fictício dos dois, com uma dedicatória, tudo sem nenhuma pretensão de publicação. Mas o livro ficou tão bom que hoje está aí, na mão dos leitores!

O livro “Se eu não tivesse enviado aquele e-mail...” conseguiu me prender até o fim e cumpriu o seu papel. Indico para quem gosta de romances com uma boa dose de humor.

site: http://www.livrosdajess.com/2015/04/resenha-se-eu-nao-tivesse-enviado_16.html

Myrelle 21/09/2015minha estante
to amando o livro é um gosto de quero mais .

Myrelle 21/09/2015minha estante
fernando henrique você vai fazer outro livro ?

Mariane.Veloso 05/05/2015

Se eu não tivesse enviado aquele e-mail...
Sou suspeita pra falar sobre esse livro, afinal foi escrito pelo meu noivo. Mas pra começar, vou logo adiantando que não sou a única pessoa que gostou dele logo de cara.
Rick entra na Faculdade de Publicidade sem muitas pretensões. Acho que ele nem sabe direito o que está fazendo naquela turma. Até que ele coloca os olhos em Ane, e se apaixona.
O problema é que ele fica sabendo que Ane tem um noivo. A partir daí, Rick resolve usar de todas as suas armas para conquistar o coração de Ane.
Podemos dizer que o livro é dividido em dois grandes momentos. O primeiro, enquanto ele usa de todas as suas idéias geniais pra chamar a atenção de Ane, que se estende até o ponto em que ele resolve enviar o e-mail que vai mudar tudo (ou não). E aí temos o segundo grande momento do livro, que vai até o final dele, que é quando Ane já sabe dos sentimentos de Rick, e ele já sabe que é correspondido.
Só que o destino, os Deuses, o momento, a insegurança de Rick, ou simplesmente a indecisão de Ane, não colaboram para que aquele relacionamento dê certo.

O bacana do livro é que ele se trata de uma história real. E momentos e situações que poderiam ser "trágicas", ou que muitos considerariam imperdoáveis, são tiradas de letra pelo protagonista e autor da história. Tudo é descrito com bom humor e de forma leve. O livro é de leitura fácil e rápida, e prende o leitor com suas tiradas divertidas.

Um livro de romance, com uma boa dose de humor.
Capa perfeita, ilustrações e diagramação impecáveis.
Uma história real, que poderia muito bem ser a sua história.

Mariane.Veloso 09/05/2015minha estante
Oi Angela, o livro completo você pode comprar pelo link marianeveloso.blogspot.com
Agora se quiser ler a amostra posso te mandar por email. ;)

Portal JuLund 23/06/2015

Se Eu Não Tivesse Enviado Aquele E-mail, resenha
Vira e mexe nós leitores sempre temos uma grata surpresa. Algum livro que vem e é diferente da maioria do que lemos, de uma forma ou de outra. Com “Se Eu Não Tivesse Enviado Aquele E-mail” do fortalezense recifense Fernando Henrique é exatamente isso o que acontece.

E eu não falo do enredo, mas da forma como o autor escolhe contar sua história – E sim, história com H, maiúsculo, pois trata-se da narrativa de como o mesmo veio a conhecer sua noiva, pessoas de carne e osso. -, afinal livros com um rapaz que se apaixona por uma moça e tenta de todas as formas chamar sua atenção e conquista-la entre as idas e vindas da vida não é nenhuma novidade, existem aos montes, com livros bons e outros nem tão bons assim.

Quer ler a resenha completa, acesse nosso portal!

site: http://portal.julund.com.br/resenhas/se-eu-nao-tivesse-enviado-aquele-e-mail-resenha

Ana Beatriz 14/09/2015

Maravilhoso, Adorei !!!!!!!
Rick é um jovem que cursa publicidade e Ane, que também cursa publicidade, é da mesma sala de Rick, e está noiva de um cara chamado Fox. Mais como toda história de amor, Rick se apaixona por Ane e tenta de todas as formas chamar a atenção de sua amada, mais como nada funciona ele manda um e-mail a ela, e é ai que tudo começa.

“Se eu não tivesse enviado aquele e-mail” é um lindo romance de um humor descontraído, leve e rapidinho.

Acontecem certas coisas no livro que da muita raiva da Ane, as coisas estavam indo tão bem e ela........ Haaaaaaa
O que aconteceu pode até ser chamada de "trágica", e alguns pessoas podem até não perdoar, mais Rick é um exemplo de que pelo amor a gente é capaz de tudo.

Mais, tem um certo um personagem coadjuvante que eu acho que o autor não deu muita importancia a ele, acho que ele seria um personagem que dava pra ser mais aprofundado.

Mais enfim, é muuito bom e eu amei cada linha, esse é o tipo de livro que vc fala "So mais uma página, so mais uma página" .

Super recomendado, ameii

Jess 02/02/2016

Adorei o livro! Uma leitura fácil, que não consegui parar de ler até terminar.
Muito fofo e engraçado, me peguei rindo em pleno horário de trabalho. Até me identifiquei com algumas partes como da academia (realmente academia serve para gastar dinheiro)e com o ar condicionado.
Enfim, maravilhoso. Espero que tenha uma segunda parte.

Flavia.Helena 19/01/2016minha estante
Eu adorei o livro.. super indico

MaH 06/05/2015

Amorzinho...
Se eu não tivesse enviado aquele e-mail... é um livro que aconteceu.
O autor, Fernando Henrique, pensou em escrever um livro com as memórias da história dele e sua noiva, e o que era para ser um presente dele, para ela, acabou ganhando vida e forma e agora todo mundo pode conhecer também a história de 'Rick e Ane'.

É uma leitura leve, descontraída. A narrativa tem um ritmo de uma conversa, e esse ritmo descontraído se mantém durante toda a leitura. Em diversos momentos esqueci que estava lendo e parecia mais é que estava sentada, conversando, e o autor me contando a história, ali ao vivo!

O livro conta pra gente alguns anos de encontros e desencontros, idas e vindas, desde o momento em que Rick e Ane se conhecem, na faculdade, até as coisas darem certo, darem errado, errado de novo, certo de novo... e por aí vai! E no final, será que dá certo?! Ahhhh, não conto. Vocês têm que ler pra saber!

Outra coisa que achei bacana no livro é que é um romance, mas contado e narrado do ponto de vista do homem. Gente, homem também se apaixona e é inseguro que nem mulher as vezes, não?! Direitos iguais!!!
Achei isso legal, porque normalmente a protagonista é a mulher, e o homem é sempre secundário. Tá até na moda agora fazer a continuação do livro, colocando as mesmas situações, do ponto de vista do personagem masculino... mas só depois de sabermos tuuuudo o que se passou na cabecinha e coração da 'mocinha'! E nesse caso a gente vive e conhece mais o lado do Rick do que o da Ane - e super confesso que torci muito por esse carinha aí durante o livro todo!!!

O único ponto que achei que ficou faltando, mas não é anda que atrapalhe a leitura, é com relação a conhecer um pouco mais os personagens, até mesmo os secundários. Tudo o que se conhece é relacionado aos fatos narrados, e dá pra ter uma ideia, mas as vezes me perdia um pouco na personalidade deles. Mas, como disse, nada que atrapalhe a leitura.

Não posso falar muito mais, senão estraga, né, gente?!
Aaaaacho que vocês já entenderam que gostei. Foi uma leitura super tranquila, leve e rapidinha. Eu recomendo.

site: http://www.oquedissealice.com.br/2015/04/minhas-leituras-se-eu-nao-tivesse.html

Lais.Santos 06/10/2015minha estante
Quem tiver este livro por e-mail me mada

@_herdeiradoslivros 08/06/2015

Uma boa dose de risada e amor
O livro ja mereceu várias estrelas só por ser uma história real, Rick conhece Ane na faculdade e se apaixona por ela. Uma história que parece tão normal mas não é,pois, Ane tem um noivo.
Rick foi tão romântico,engraçado que Ane não tinha como não se apaixonar.
Com situações dificeís,constragendoras e muito engraçadas,um livro que flui maravilhosamente bem e te arranca muitas,mais muitas risadas hahahaha.
Uma história real é tão linda e tão diferente dos livros que to acostumada a ler. Amei os personagens,a história,as ilustrações,diagramaçao,tudo perfeito. Recomendo demais :)

Julia 09/09/2015

Viciante
Achei fantástico o livro,li numa tarde...
Livros com humor valem mais a pensa,ainda mais quando se sabe contar a propria história e ver de maneira cômica.
Parabéns,a história de Rick e Ane é apaixonante ><

Flávia 17/09/2015

Se eu não tivesse enviado aquele e-mail
Uma leitura fácil, gostosa de ler, um romance real, verdadeiro e recheado com muito bom humor.
Rick conhece Ane, se apaixona de cara, mas Ane tem um noivo, e agora? Mesmo assim ele decide conquistar o amor de sua vida, foram várias tentativas e em todas você vai morrer de rir. Se deram resultado? Leia para saber.

site: https://drive.google.com/file/d/0B1WvYzYhAKNFbkg2NmhzZHZRTzQ/view

Onde vivem as histórias 20/09/2015

Apaixonante
O livro Se eu nao tivesse enviado aquele email foi postado em três grupos que estou no Facebook, em formato e-book, para quem pudesse ler e fazer uma crítica construtiva, já que o livro ainda não havia sido lançado. E quem não gosta de ler um livro em primeira mão? Mas ainda assim, como eu estava sem tempo para ler, não baixei-o de imediato. Porém, com as constantes postagens do autor e opiniões positivas de outros membros dos grupos, fiquei curiosa. O livro é baseado em fatos reais, e foi escrito com intuito de ser um presente para a noiva do autor (sim, achei linda a ideia). Também fiquei apaixonada pela capa e a arte do livro.

O livro conta a história de Rick, que no primeiro período da faculdade de Publicidade conhece Ane, e acaba se apaixonando por ela. Só que tinha um problema: ela era noiva de um cara chamado Fox. Sem saber como chegar nela, ele acaba tendo algumas “ideias geniais”. Primeiro ele se candidatou a fotógrafo na comemoração de aniversário que teria na faculdade, crendo que, ao Ane ver as fotos extraordinárias que ele tinha tirado, ela se interessaria em conhecê-lo. Porém, não foi isso que aconteceu. Após essa tentativa não muito bem sucedida vieram outras mais “geniais” ainda. Em uma dessas tentativas, ele acessa um site chamado sejaalfamachoparaconquistaranne.com e pega algumas dicas e tenta colocar em prática. Dentre as dicas que estão no site estão: encaradas, a acaricie sempre que puder, cuide da sua aparência, vista-se bem e fale para ela como se sente, sendo bem claro nessa parte para não cair na triste e depressiva Friend Zone. As tentativas vão se tornando uma mais engraçada que a outra. Mas, vendo que não estava dando muito certo, Rick então tem a ideia de enviar um e-mail para Ane, contando tudo o que sente por ela.

A temática do livro é um pouco clichê: um rapaz tentando conquistar uma garota e sofrendo por ser ignorado. Mas como a narrativa retrata a história real do autor com sua noiva, ele conseguiu abordar de uma forma diferente. Eu pude perceber cada sentimento e aflição dos personagens, e a maneira com que foram detalhados me causou uma empatia bem grande pelo casal. Esse é um livro gostoso de ler e, contrariando a impressão que eu tinha sobre livros baseados em fatos reais, a história foi realmente interessante, e com um final nada triste. É um livro leve com poucas páginas, mas bastante engraçado, e que conseguiu mudar meu conceito. Ah, e se você gosta de música de apaixonados, tem uma playlist bem legal ao final do livro.

Continue lendo no blog..

site: https://ondevivemashistorias.wordpress.com/2015/09/15/resenha-se-eu-nao-tivesse-enviado-aquele-email-fernando-henrique/

cheiadenojinhos 25/09/2015

Apaixonante!

Hoje eu trago um livro que me fez rir do começo ao fim. Em "Se eu não tivesse enviado aquele email..." Fernando Henrique nos traz a história de amor de Rick e Ane. O Rick, um cara comum, meio nerd, meio "desligado" é o nosso narrador. Ao entrar na faculdade ele conhece Ane, que seria o amor de sua vida... se não fosse noiva. Sabe a máxima "seria cômico se não fosse trágico"? Pois bem resume essa história. De Paulo Ricardo a KLB, "Se Eu Não Tivesse Enviado Aquele Email" vai te prender totalmente com Rick, Ane, Fox e suas 30.000 cabeças de gado, "o porco mais perfumado do chiqueiro" e cenas do cotidiano Recifense. Entre idas e vindas, você não sabe mais por quem torcer no decorrer da história e as vezes acha que o personagem principal é um tremendo mané por não agir da maneira que VOCÊ queria que ele agisse.. Sim, a gente acaba querendo dar "palpites" no percurso da história.

Se você tiver 1 horinha ou 2, leia. Não vai se arrepender.

site: http://www.cheiadenojinhos.com/2015/09/leitura-se-eu-nao-tivesse-enviado.html