A Sábia de Waterloo

A Sábia de Waterloo Leona Francombe

Resenhas - A Sábia de Waterloo

Raquel Lima 02/07/2015

'''
Quando não tenho nada para fazer em minha hora de almoço, normalmente, entro em uma livraria para ver se acho algo interessante nos livros novos, ando lendo muita coisa velha... E foi em um hora dessa de almoço que comprei este livro. O tema me chamou a atenção por um documentário que tinha visto na Discovery. O aniversário da Batalha que mudou a nossa história. A autora é uma gracinha. Junto com uma coelha a D. Lavanda e o coelho William, transformam a história da batalha em algo mágico. Sou suspeita porque amo fábulas.
Danilson 05/10/2021minha estante
Eu adorei ...adotei para meus alunos de 8 ano.

Antonio Maluco 21/05/2021

Animal
O livro conta histórias da rotina de um coelho numa guerra de Napoleão Bonaparte na França antigamente

Christiane.Sérgio 08/03/2020

Um dos poucos casos em que escolho a leitura pelo subtítulo (se assim posso dizer!!!). Fiquei intrigada com seu frase: A batalha napoleônica vista pelos olhos de uma coelha.

Bom, foi genial a forma como Leona Francombe,  escreveu este livro. Ele é leve e fofo (apesar do tema). Falar sobre uma guerra, sempre é muito pesado, triste, mas o melhor deste livro é  que ele pode ser tudo, menos triste.

Através de sua avó, Dona Lavanda, William descobre as marcas deixadas pela batalha de Waterloo. Ele vive isto diariamente e estes ensinamentos o ensina a sobreviver, mesmo após sua partida de Hougoumont (local onde nasceu e também o local decisivo da derrota de Napoleão Bonaparte).

Leiam e desfrutem de uma escrita diferente, mas incrivelmente cativante.

Camille Moraes 13/04/2016

Boa reflexão
"O lugar em que ocorreu um grande conflito deve ser fonte de muita reflexão. Se não for o caso, então foi tudo em vão." .

Em A sábia de Waterloo, Leona Francombe nos conta de forma criativa, delicada e poética, a história da última batalha de Napoleão Bonaparte, a Batalha de Waterloo. A criatividade fica por conta de o narrador dessa história ser um coelho, William.

William vive com sua avó, Dona Lavanda - a mais sábia entre eles - e outros coelhos em um cercado na fazenda de Hougoumont, nos arredores de Waterloo, na Bélgica, onde há 200 anos aconteceu a trágica batalha. Dona Lavanda conta histórias e ensina muitas coisas para os coelhos, especialmente para William, que futuramente vai descobrir porque sua avó o dizia que ele é especial. Mas vivendo onde vivem, é impossível que o tema da maioria das lições da Dona Lavanda não seja a própria Batalha de Waterloo, seus motivos e consequências. Eles aprendem que quando algo tão trágico acontece, isso não se perde com o tempo, a história reverbera, assim como as sensações... E os coelhos são muito sensíveis e místicos aqui.

William vai nos contando, então, detalhes do que aconteceu na época da batalha ao mesmo tempo que pensa sobre sua vida, sua origem e aprende a aplicar todo o conhecimento que ganhou com a Dona Lavanda.

O que mais gosto em livros desse tipo é o fato de aprender História de forma mais natural e neste caso, até poética. Ainda que não se aprofunde tanto já que não é um livro didático, ele ensina e faz refletir. E gostei muito disso! Também gostei da escrita e criatividade da autora. O livro é muito delicado e místico. Acho que nunca mais vou olhar para um coelho da mesma forma.

Recomendo a leitura, mas aviso que não é um livro cheio de acontecimentos mirabolantes e por isso a leitura pode não prender muito. Eu o li aos pouquinhos e assim funcionou.
"Tédio é uma palavra inventada pelos humanos e que só eles usam. Se você é capaz de dar as costas para a beleza e ainda achar o mundo um lugar interessante, então é porque você chegou lá. Todas as lições importantes podem ser aprendidas com ferramentas simples à mão. (...) Não deixe a monotonia estragar o seu espírito."

site: https://www.instagram.com/liecurti/

Nat Nat 16/04/2021

Real ou ficção?
Aquele tipo de livro que nos deixa vários questionamentos através de citações fofas e maravilhosas e o mais importante: foi real ou ficção por parte da autora?

Matheus656 06/12/2021

O título subtítulo fake
O que me fez comprar esse livro, foi o título e o subtítulo do mesmo. Por se tratar da batalha de waterloo, muito citada no livro "os miseráveis", justamente na parte do livro que eu sempre abandono, decidi ler esse em busca de um complemento, mas cai em uma fake news. O livro não tem nada sobre a história da batalha, é bastante citada, mas nada do que foi prometido. E outra, o livro é narrado pelo neto da coelha título que aparece no livro em grande partes nas memórias do protagonista, sempre com um tipo de auto ajuda. Mais um livro para eu chamar de decepção do ano.

ChloA0 14/12/2022

A Sabia de Waterloo
Depois de quase um ano eu terminei esse livro, um livro que mostra muito sobre a guerra de Napoleão, a guerra na qual marcou e tirou muitas vidas...
Recomendo leia esse livro.
Super recomendo ?

Monique 04/03/2016

A sábia de Waterloo
"Coisas como escapar do açougueiro ou encontrar o amor exigem poderes superiores." p.111

A sábia de Waterloo não é quem narra a história contada no livro. Seu tataraneto (acredito) William é quem conta sobre a batalha. Mas, muito mais que isso, sua narração intercala passado (a batalha) e presente (seu tempo atual), junto com tudo que aprendeu com a sábia.
Eu demorei "ducas" para entender isso, rs.
É uma história tocante e sensível, envolvida em magia e mistério. Difícil falar mais que isso.

Não dou 5 estrelas, porque me senti enganada com a capa e verso no livro, pois imaginei uma coisa e foi outra totalmente diferente.
1° pensei que quem narraria a história era uma coelhinha fofinha, tipo Beatrix Potter (era isso que dava a entender). Não, quem narra a história é seu tataraneto William.
2º pensei que a história se passaria na época da Batalha, como a "coelhinha fofinha" contando como foi e como sobreviveu ao cataclisma. Não, a história se passa nos tempos atuais e a sábia de Waterloo não vivenciou o que aconteceu.

Acho que teria sido mil vezes mais fofinho se tivesse sido montada da forma como imaginei aí em cima. Enfim, né?! Por essas razões não ganha as 5 estrelas.

Camila Lobo 24/06/2017

Resenha: A Sábia de Waterloo (Por Livros Incríveis)
Em 1815, houve uma batalha que mudou o destino da história que conhecemos hoje. Conhecida como A Batalha de Waterloo, ingleses e francesas lutaram - milhares até a morte -, que teve como palco uma fazenda chamada Hougoumont.
Entretanto, coelhos sobreviveram à grande batalha e agora, seus descendentes relatam tudo o que aconteceu. A encarregada de passar a história é D. Lavanda, a tataravó de William, um coelho branco que difere dos demais e que é muito interessado pela história de onde vive.

Conheci A Sábia de Waterloo há dois anos atrás, e o encanto aconteceu a primeira vista com essa capa maravilhosa, toda aquarelada e com coelhinhos na capa! O interesse aumentou ao saber que se tratava de uma ficção baseada em um fato histórico que, confesso, nem sabia que havia acontecido. Entretanto, só pude fazer a leitura esse ano e posso dizer que esperava mais da leitura.

"Não saber a própria origem é realmente uma reviravolta estranha, como se você tivesse sido separado da ordem natural das coisas e deixado à deriva, sem poder confiar nem mesmo nas maiores obviedades, como o fato de que depois da noite vem o dia."

A narrativa de Leona Francombe é bem envolvente e muito descritiva. Além disso, há muitos detalhes sobre como os coelhos vivem em comunidade, se relacionam tanto entre si, como com a história. Logo, não se trata inteiramente sobre o que aconteceu em Waterloo, mas nos coelhos, seus hábitos e convivência. Outro ponto positivo é que, apesar da história tecnicamente se passar a fazenda de Hougoumont, a autora divide o livro em dois cenários. Considerei importante porque, dado o tema da trama, a história poderia tornar-se bem massante caso houvesse apenas um ambiente.
Além disso, há várias lições de vida, reflexões sobre a fragilidade do mundo e inúmeras passagens para serem marcadas ao longo da história.

Entretanto, o ponto falho é justamente sobre como a autora narra os fatos da Batalha de Waterloo. Todos os comentários feitos acerca da batalha são cercados de reflexões dos coelhos por todos os lados. Logo, a impressão que dá que são fatos desordenados, que não seguem uma linha contínua nos acontecimentos, de forma a dificultar um pouco o entendimento sobre o acontecimento histórico.

Os personagens, é claro, não poderiam ser mais bonitinhos. Apesar de serem coelhos, eles possuem a própria fala e são tão inteligentes quanto os humanos. Dona Lavanda, a sábia de Waterloo, é extremamente misteriosa, e um pouco rabugenta, tendo o William como coelhinho favorito, que é o narrador da história e também é misterioso e um tanto curioso.

Francombe utiliza-se de certas metáforas e suspense com algumas partes, especialmente ao fim do livro. Cabe ao leitor, então, ter a própria interpretação do que aconteceu.
Ainda assim, as dúvidas ao redor dos personagens são sanadas e aproveito para alertar que há cenas um pouco pesadas, motivo pela qual não recomendaria este livro para crianças.

Por fim, A Sábia de Waterloo é muito bom para quem aprender sobre a batalha que mudou o destino da Europa de forma sútil e descontraída, pelo olhar de seres pequeninos, mas extremamente inteligentes.

Leia mais resenhas em:

site: http://porlivrosincriveis.blogspot.com.br/2017/06/resenha-sabia-de-waterloo-leona.html

03/07/2018

Uma colônia de coelhos reside na fazenda de Hougoumont, localizada na área onde ocorreu a batalha de Waterloo, em 1815. A sábia de Waterloo a que se refere o título do livro é Dona Lavanda, uma coelha idosa que transmite seus conhecimentos sobre a batalha e também sua imensa sabedoria de vida aos outros coelhos, principalmente a William, narrador da história. Adorei, o livro é muito fofo e delicado, falando com propriedade sobre a inutilidade e as tristezas de uma guerra.

Joice 22/09/2023

Confesso que não gostei muito, terminei a leitura por desencargo de consciência. O assunto principal do livro é ótimo, porém a leitura vai ficando muito monota e tediosa.
Más o coelhinho era gente boa. Ksksksk

Kaillane.Brito 20/04/2024

A sabia de Waterloo
É uma história bem interessante!
porém eu não entendi muita coisa, pois demorei muito o intervalo de tempo em que li.

Queren.GuimarAes 19/03/2023

Livrinho que peguei na biblioteca do colégio
Esse livrinho me chamou atenção pela capa, na biblioteca do colégio não tem muitos livros interessantes. Mas esses eu achei razoável.