Uprooted

Uprooted Naomi Novik

Resenhas - Uprooted

Fernanda 30/04/2018

Que livro gostoso de ser lido, embora tenha um começo bem lento, a história vai se desenvolvendo de uma forma tão interessante...
Embora já traga elementos conhecidos de historias fantásticas, a autora consegue ainda trazer elementos diferenciados e personagens bem construidos.
Muito bom!

Luiz.Guilherme 24/03/2017

Um bom livro para quem gosta de fantasia e contos de fada
No geral, este é um bom livro. Não acho que ele seja original, mas mesmo assim é uma boa leitura. O início é meio chato e eu demorei para ler os 3 ou 4 primeiros capítulos, mas depois disso, quando a história realmente engrena, é muito difícil parar de ler. O início parece um conto de fadas e acho que por isso não chamou muito a minha atenção. Mas logo em que a "floresta" começa a aparecer mais, as coisas mudam bastante. A autora consegue descrever as criaturas da floresta de um jeito que lembra livros de terror. Achei algumas cenas bem mais assustadoras do que alguns livros do Stephen King, por exemplo. Recomendaria este livro pra quem gosta de contos de fadas, mas que também gosta de histórias com batalhas sangrentas e um toque de terror. O livro ganhou o prêmio Nebula de 2016, mas apesar do estilo da escrita ser muito boa, não acho que seja um grande destaque do gênero de fantasia. Se você gosta do gênero fantasia, de contos de fadas e da época medieval, você com certeza gostará deste livro. Mas se esses gêneros não são o de sua preferência, você não vai encontrar nada demais aqui.

Ivy (De repente, no último livro) 21/01/2017

Diferente do que eu esperava...
Se buscas uma história nova, original e livre de qualquer clichê, Unprooted é certamente o livro certo.
Essa é a primeira vez que me deparo com a pluma de Naomi Novik, e desde a sua publicação em espanhol, pela Editorial Planeta, Unprooted me chamou a atenção por sua sinopse em certa maneira sombria, e também por sua capa, que nos remonta à algo fantástico, certamente.

Ao final de uma leitura larga de mais de 700 páginas, posso concluir que Unprooted me trouxe sentimentos encontrados. Houveram momentos me que me senti imensamente presa à história, devorando os capítulos. Porém, houveram momentos em que senti a leitura pesada, demasiado descritiva, demasiado detalhista, por vezes até mesmo confusa. Minha experiência com Unprooted não foi exatamente desastrosa, mas tampouco foi magnifíca. Na verdade, eu descreveria essa leitura como uma leitura de altos e baixos.

Devo dizer que eu esperava mais, muito mais desse livro. No Goodreads, o mesmo possui uma alta valoração, após a sua publicação em Espanhol, essa novela se tornou uma das mais lidas entre as blogueiras espanholas e não foram poucas as resenhas que colocavam a história de Naomi Novik em um pedestal.
Como eu disse, é verdade que Unprooted é uma historia diferente de tudo o que eu já li. Uma fantasia fora de qualquer padrão, uma brisa de ar fresco.
Porém, um fato bastante negativo foi a leitura excessivamente larga que, em muitas partes se torna maçante, cansativa, excessivamente presa à detalhes que poderiam haver passado. O final me pareceu morno, não foi capaz de meter-me algo de entusiasmo.

Agnieszka é uma simples garota camponesa da aldeia de Dvernik. Despreocupada e bastante desastrada, Nieszka tem certeza de duas coisas: não importa tentar se arrumar como outras garotas da sua idade, ela sempre terminará de alguma maneira como um desastre/ sua amiga Kasia será a próxima escolhida do Dragão.

A vida em Dvernik só pode ser considerada tranquila, pacífica e feliz, graças à presença do Dragão, um poderoso feiticeiro que vive isolado em sua torre, e que com seu poder é capaz de proteger os habitantes e o vilarejo da nefasta presença do Bosque.
O Bosque é um um lugar misterioso, que surgiu há muito tempo e ninguém sabe exatamente de onde, porém, essa força corrupta e sombria foi adquirindo força ao longo dos anos, engolindo aldeias e ceifando as vidas de povoados inteiros.
Todo aquele que entra em contato com o Bosque, quer seja entrando ali voluntariamente, quer seja forçado, quer seja por acidente, termina sendo corrompido pelo Bosque. Uma pessoa corrompida se torna um verdadeiro animal sanguinário, uma fera, dotada de força e crueldade incomuns. Apenas a magia do Dragão tem sido capaz de conter a ira do Bosque e seus avanços.

À cada dez anos O Dragão escolhe uma garota entre os povoados protegidos para ir viver com ele na Torre. Ninguém sabe o que acontece ali, as especulações são diversas, mas um fato verdadeiro é que as garotas quando são liberadas após 10 anos, voltam bastante diferentes, mais refinadas, com roupas caras e costumes distintos e por alguma razão não suportam mais viver em seu antigo povoado, preferindo afastar-se e viver longe, em outros lugares.

Quando chega a vez da próxima eleição, todo mundo sabe que Kasia será a escolhida. A surpresa geral acontece quando o Dragão escolhe Agnieszka, a garota mais simples do grupo.

Nieszka é assim arrancada de sua família e amigos, indo viver com o sombrio Dragão em sua torre.
Ali, Nieszka será ensinada nas artes da magia, para tornar-se ela também uma grande bruxa, e talvez, juntos, Nieszka e o Dragão, um dia poderão deter ao terrivel Bosque, que avança implacável.

Devo dizer que eu tinha uma ideia completamente diferente do que seria esse livro. Eu esperava algo como 'A Bela e a Fera". Sério mesmo! À princípio esperava uma história de amor entre a camponesa doce e o feiticeiro atormentado. Porém, inesperada surpresa foi dar-me conta que o romance em Unprooted é algo muito secundário. Na verdade, há apenas duas cenas de amor.
Não chego a ser um romântica inveterada porém, neste caso, eu senti falta de mais romance, eu senti falta de um envolvimento maior entre o casal principal.

Não há muito o que dizer sobre o casal principal, Agnieszka e Sarkan / Dragão.
Ela é a garota torpe, aparentemente perdida e sem cultura que, de repente, se descobre uma grande feiticeira, com um talento nato para qualquer magia.
Ele é o instrutor. À princípio um mestre duro e distante, e aos poucos, revela-se mais humano e mais obstinado.
Desfrutei de ambos, embora em alguns momentos a excessiva torpeza de Nieska me pareceram um pouco forçadas ou exageradas.
Além dos personagens de Nieszka e do Dragão, teremos vários outros personagens igualmente importantes, alguns deles como Kasia e Marek por exemplo, se tornam fundamentais à história à partir de certo ponto do livro.
Esse número de personagens tem sido um ponto positivo na trama. A autora soube criar personagens muito interessantes e instigantes como o feiticeiro Solya, a feiticeira Alosha e a rainha Hanna.
Certamente, o vilão da história é o ponto mais interessante, pois a pergunta constante que paira no ar durante a leitura é exatamente essa: Quem é O Bosque? Como surgiu esse Bosque? De que maneira um Bosque adquiriu um poder tão nefasto? Há algo humano controlando o Bosque?

São diversas perguntas que se acumulam durante a leitura e nos impede de deixar o livro, pois a cada página aumenta a nossa curiosidade. Certamente, é um fato novo e original, talvez uma aposta até arriscada quando a autora nos apresenta um vilão que não é exatamente humano, porém é um Bosque. E o leitor termina ainda mais surpreendido ao dar-se conta de que esse vilão pode ser tão terrível ou, inclusive pior, do que qualquer vilão meramente humano.

O livro está narrado em terceira pessoa, embora o leitor sabe com detalhes os pensamentos e sentimentos de Agnieszka.
A ambientação é extremamente original e sombria, obscura. Naomi Novik nos entrega um livro ambientado em um mundo cheio de segredos guardados, um mundo onde criaturas fantásticas habitam um bosque assombrado, que espreita e ameaça toda a uma população.

Infelizmente, muitas reviravoltas demoram demasiado para acontecer, preferindo a autora segurar toda a ação e os desdobramentos finais ao máximo. Essa sensação de que as coisas tardavam muito em acontecer, terminaram por deixar por algumas vezes a leitura cansativa, pesada e lenta.

Un Cuento Oscuro é um livro diferente e original, apesar de ser muito largo e às vezes confuso. De qualquer maneira, a originalidade da trama e todo o cenário absolutamente fascinante terminam prendendo o leitor.

Uma leitura que certamente recomendo à todos que buscam uma história diferente das novelas de fantasias que já conhecemos. Uma história que, em certa parte, rejeita todos os clichês conhecidos do gênero e que nos apresenta algo completamente novo.

site: http://aliceandthebooks.blogspot.com.br/2016/04/review-69-unprooted.html

Isa 16/01/2017

"A magia estava cantando em mim, através de mim; Senti o murmúrio de poder dele cantando aquela mesma canção."

4 estrelas

Uprooted é basicamente um conto de fadas mais dark, com um mundo incrível e personagens muito bem desenvolvidos. Ser um livro de fantasia stand-alone também foi uma vantagem, foi ótimo ler toda a história em apenas um livro para variar. =P

No começo a estória me pareceu muito com "A Bela e a Fera". Agnieszka é levada de sua casa para morar com um mago muito poderoso e perigoso chamado 'Dragon' para servi-lo por 10 anos em sua torre. Ele é amargo e difícil de se conviver. Familiar, certo?

"Seu nome provava de fogo e asas, de fumaça ondulante, de sutileza e força e o sussurro raspado de escamas".

No entanto, o enredo progrediu de uma forma muito diferente do que eu estava esperando. Tem guerra, criaturas estranhas, um pouco de romance e MUITA magia, o que foi incrível! Acho que a história se arrastou um pouco no final - demorei muito para ler alguns capítulos mais pro final - mas talvez seja eu o problema. ;)

Uprooted é um livro de fantasia incrível e ah, essa capa é muito linda!! S2

site: https://www.goodreads.com/review/show/1347348256