O Gato Filósofo

O Gato Filósofo Kwong Kuen Shan

Resenhas - O gato filósofo

bellaslivros 04/03/2024

Curto e essencial
O livro é bem curtinho e gostoso de ler, com certeza é um daqueles livro pra sempre você ficar consultando.

A autora traz ensinamentos chineses (que são curtos) com pinturas de gatos que ela mesmo produziu, o que traz um charme gigantesco ao livro.

Esse é pra quem procura refletir e ama gatos!

@jaquepoesia 18/09/2023

Além de amar as aquarelas de Kwong Kuen Shan, me identifico com ela, pois eu também temia muito os gatos antes deles fazerem parte da minha vida.
E encontro em seu trabalho uma gigante sensibilidade em traduzir a doce companhia dos felinos, e como estes nos ajudam a encontrar equilíbrio e até mesmo sabedoria.

Assim como a autora, também busco inspiração nos bichanos, pois como nos gateiras(os) sabemos, os gatos são seres realmente incríveis! O gato mia, ronrona, sibila, se acomoda, pula, caça, se estica, dorme... e faz tudo sem se importar com o que vão pensar sobre ele.

Por vezes excêntricos, preguiçosos, inquietos e as vezes até insones rs, os gatos parecem aproveitar a vida da melhor maneira possível, seja desfrutando de boas horas de sono, comendo pouco, caçando, olhando a paisagem, ou simplesmente curiosos com algo novo.

Além de toda arte de Kwong, a obra carrega uma
criteriosa seleção de frases da sabedoria chinesa, que vão desde provérbios da Antiguidade às máximas confucianas, além é claro, de belos sinetes da artista. Confira alguns dos textos:
"Se quiser o destino que vocês se encontrem,
Irão se unir vindos da mais imensa distância.
Se não quiser o destino que vocês se conheçam,
Continuarão estranhos mesmo frente a frente."

"No trabalho dê tudo de si.
No lazer dê tudo de si.
No trabalho não sonhe com o lazer.
No lazer não pense em trabalho.
É como se tem o melhor do trabalho e do lazer."

"Alguém que não presta atenção olha mas não vê, ouve mas não escuta, come mas não sente sabor.
A mente precisa enfocar os sentidos para a pessoa se concentrar."

SóFis 04/09/2023

Os desenhos são fofos e me fizeram morrer de saudades do meu gato, enquanto os ensinamentos chineses escritos nas páginas realmente fincaram-se em minha mente e dificilmente sairão.

lulu 29/04/2023

? uma fofuraaaaa !! as artes completamente lindas, fiquei apaixonada em cada pintura dos gatinhos e como elas ilustraram de forma muito encaixada com cada provérbio. lindolindolindo ???

abacagii 26/04/2023

Inspiradoramente fofo
Eu não sei nem como expressar direito o quanto eu amei esse livro. Comprei esse livro por simplesmente >gatos fofos< e não me decepcionei.
Cheio de ilustrações maravilhosas e bem feitas, com frases inspiradoras da cultura nesa, faz com que seu estado de espírito mude de uma forma muito positiva.
Toda pessoa muito ansiosa e adoradora de gato devem ler essa obra maravilhosa!

Thamiris.Treigher 16/04/2023

Pra quem também ama gatos
Gatos + arte + sabedoria chinesa. Esse livrinho é um pequeno tesouro. Delicado, fofo e cheio de felinos! ?

Se você, assim como eu, é "gatófilo", vai amar esse livro! "O Gato Filosófo" é uma criteriosa seleção de provérbios da Antiguidade e de frases da sabedoria chinesa de pensadores como Confúcio, Mêncio e Lao-Tse, acompanhadas das aquarelas maravilhosas da artista Kwong Kuen Shan, de origem chinesa.

Ela nos apresenta o mundo maravilhoso dos gatos: seres autênticos, independentes, donos de si, curiosos, contemplativos, ronronantes, autônomos , serenos, teimosos e que só fazem o que querem ? Eles são como os grandes filósofos!

Uma obra linda, não tem como não se apaixonar pela arte de Kwong. ?

Ingrid145 15/04/2023

Lindas ilustrações
Mais um livro de ensinamentos, desta vez de filosofia chinesa. Além dos pensamentos, a artista traz desenhos tradicionais chineses lindos!

Lidy 12/02/2023

Gatos são autônomos, serenos, se entregam aqui e agora, são teimosos e fazem o que querem. São como grandes filósofos.

Francisco 31/10/2021

Um Gato?
Sim um gato filósofo!
Um dos meus livros favoritos, curto mas excelente, simples mas nos faz refletir!

Bruna 28/12/2019

É o primeiro livro que li da autora e achei impecável o modo como ela alinhou as pinturas com pensamentos da cultura e filosofia chinesas. Entrei num estado reflexivo e meditativo lendo esse livro.

Adriana Scarpin 06/09/2017

Assim como o primeiro livro, O Gato Zen, Shan une belas imagens de gatos com a sabedoria da filosofia clássica chinesa, tendo assim um casamento perfeito.