Correr

Correr Drauzio Varella

Resenhas - Correr

andersongump 03/12/2020

Isto não é uma resenha ..
Só que fique registrado aqui, acabei de colocar o tênis e vou correr.
Bia 07/03/2021minha estante
Mudou minha visão de vida sedentária. vou começar a correr também

meloallan 19/12/2022minha estante
Ainda está correndo amigo? Retornei a correr na ultima quinta, não quero parar dessa vez.

Vanderson15 17/06/2023minha estante
Boa amigos, espero que digam correndo ?????, tmj, estou há? 3 anos

Natalia.Onetta 15/01/2024minha estante
Um livro que ajuda muito a abrir nossa mente. Mesmo já correndo, me ajudou a identificar alguns conceitos e sentimentos em relação a corrida que ainda eram meio confusos por aqui

Vanessa Boedermann 22/02/2018

Correr | Blog Corredora Literária
Correr é sem dúvida um livro inspirador e motivador, onde qualquer pessoa praticante ou não sentirá na pele todas as dificuldades que encontrará um futuro maratonista.

Atingir marcas, a obsessão do tempo, o sonho de apenas terminar uma prova independente do tempo final, a frustração...as dores...o convívio social.

É um livro divertido e impossível de ler e não escutar aquele timbre de voz inconfundível do Dr. Drauzio como se você estivesse assistindo ao programa dele na TV. Há vários trechos cômicos. Ele conta sobre uma bebida "mágica" para ajudar na recuperação dos atletas, por motivos óbvios (spoiler) não irei contar de qual bebida se trata, para saber qual é te convido a ler também!

Nesse livro são apresentados dados históricos e estatísticos, e as dúvidas mais frequentes são sanadas como por exemplo: Por que há mortes súbitas durante a prova?

O leitor que ainda não é atleta vai descobrir todos os sintomas pré, durante e pós prova de um atleta amador e profissional e nós atletas amadores apenas relembramos as nossas próprias dores rs.

Um livro rico em cultura, que aborda o início do esporte em SP, acompanhamos as aventuras do Dr. Drauzio em seus treinos (passando pela cracolândia) e em suas Maratonas que vão desde SP, RJ, Nova York e o mundo a fora.

Algumas perguntas corriqueiras são explicadas no livro, como por exemplo: O corredor acorda sempre disposto para correr? Será? De onde veio o nome Maratona?

Há muitas lições valiosas para todos nós, sendo atletas ou não. Dr. Drauzio conta a sua história de mudança de hábitos de vida, além dos problemas que as mulheres enfrentam nos treinos e nas provas.

Eu me identifiquei muito com várias situações vividas pelo Dr. Drauzio, mas com certeza a que mais me marcou foi uma vez ter acompanhado um corredor de elite (que já estava em sua segunda volta claro rs) por alguns segundos, no mesmo pace, foi emocionante e doloroso, fiquei impressionada com o esforço que tive que fazer pra me sentir como aquele atleta mesmo que por um pequeno instante, aquele misto de emoções, não é a toa que em toda prova que eu participo faço questão de bater palmas quando vejo os primeiros colocados passando na pista contrária e quem já tem um certo tempo no asfalto também faz o mesmo.

Drauzio é um humanista com seus variados projetos sociais e o livro aborda também sua história profissional.

Com certeza indico esse livro principalmente para os iniciantes e não praticantes, é um livro essencial para quem já corre ou para quem quer calçar os tênis pela primeira vez!

Li esse livro em meados de 2015, foi quando dei início então aos treinos específicos e no ano seguinte (2016) participei da minha primeira Meia Maratona ASICS em São Paulo, sem dúvidas o livro foi um grande incentivo para mim e um grande sonho foi realizado, no mesmo ano participei também da minha primeira (e última, o porquê da última é assunto pra outro dia, mas adianto que é devido a organização da prova) São Silvestre, no início do ano a meta seria correr apenas a SS e  somente no ano seguinte (2017) participar de uma meia maratona mas sabe como é né rs.

Leia esse livro e duvido que não vai querer sair na rua pelo menos para caminhar um pouco todos os dias, e para quem já corre assim como eu com certeza terá aquela chama acessa dentro do corpo pedindo para participar de uma Maratona!

site: https://corredoraliteraria.wordpress.com/
Joao.Vitor 23/02/2018minha estante
Ótima resenha, me deixou interessado pelo livro !

Vanessa Boedermann 23/02/2018minha estante
Leia! é muito interessantes, o que cativa também são os fatos históricos em torno do tema! Muito obrigada.

Paula.Kranz 05/08/2019minha estante
Acabei de ler esse livro e vim checar obqie as pessoas achavam dele.
Eu sempre digo e brinco, que meu sonho um dia é poder fazer junto as duas atividades que mais amo: correr e ler ao mesmo tempo. Kkkk

Otimo o seu relato.

Vanessa Boedermann 05/08/2019minha estante
Obrigada Paula hahaha, visite meu blog para conhecer mais, falo sobre os dois assuntos, corrida e literatura, seja bem-vinda.

Raony 10/12/2015

Na época que eu via o Fantástico, isto é, uns 10 anos atrás, eu gostava dos quadros dele. Um senhor simpático prestando um serviço de utilidade pública. Daí eu li "Estação Carandiru" e gostei também, mas então parei de ver Fantástico e ele sumiu. Vii que ele foi ocupando espaço na internet, mas nem acompanhava. Até aquele último vídeo dele lendo os comentários do youtube que não deu pra não ver. "Que velhinho fofo" é a única reação possível.

Então todas minhas referências de Drauzio Varela eram positivas. Em boa parte continua sendo. Mas esperava mais desse livro. Pelo jeito é mais difícil escrever sobre correr do que correr mesmo. Não que seja ruim o livro. Ele é apenas...como posso dizer....INÓCUO. Aliás, é o mesmo problema daquele do Murakami, mas na época essa palavra não apareceu. E é bem isso. Porque não se pode dizer que são inúteis, ambos tem uma narrativa bacana. A do Murakami ganha nesse quesito, afinal ele é mais escritor que o Drauzio. Mas o Drauzio é médico, então ganha nos "Intervalos" (péssimo nome, aliás), momentos do livro onde ele interrompe os relatos e passa a descrever os últimos avanços da medicina sobre corrida. E fica claro como a medicina não sabe nada ainda. O pessoal fala da nutrição, que uma hora ovo é bom, depois fica ruim e vice-versa, mas o pessoal da medicina e da educação física também tão nessa. Os dois também compartilham uma certa generalização. Eles falam em "correr" como sinônimo de "correr maratonas". O que acho bem excludente com os demais corredores de menores distâncias (ou maiores, como as ultramaratonas - pra ser honesto, o Murakami corre e narra uma ultramaratona, mas isso não livra ele dessa generalização).

Então os livros não são vazios e uma completa perda de tempo, mas também não são nada mais do que uma leitura de distração. Não motivam. Não informam. Não causam reflexão. São inócuos. Nem juntando o mérito dos dois dá o que espero de uma baita livro sobre corrida. Porque um baita livro sobre corrida deve fazer levantamento histórico sobre o ato de correr desde a pré-história e a forma que nosso corpo foi se adaptando na evolução da espécie de modo que nossa forma de correr se desenvolveu dessa maneira específica. Deve juntar biologia, filosofia, química, física, história, antropologia, arte e sociologia com profundidade, mas escrito de maneira acessível para todos os públicos. Deve mostrar paixão pelo assunto e questionar suas bases. Parece impossível, mas o David Foster Wallace faz exatamente isso com o tênis. É só isso que eu quero, que alguém escreva sobre corrida como o DFW escreve sobre o tênis.

P.S: Talvez eu tenha sido um pouco crítico demais por despeito. Esses putos correm pra caramba, e no mundo todo, o que dá mais inveja. Nova York, Estocolmo, Tóquio, Berlim, Boston, Florianópolis, Rio. Nem queria mesmo...

P.S2: Talvez eu tenha sido um pouco mais crítico ainda com o Drauzio Varela porque no final do livro ele dá uma alfinetada TOTALMENTE DESNECESSÁRIA e, no mínimo pouco fundamentada nos marxistas.
Aline 19/01/2016minha estante
Talvez a alfinetada ao final seja para satisfazer o desejo da sua grande patrocinadora nos últimos anos, que lhe dá total abertura midiática... também achei um tanto quanto fora de contexto!

Todd 26/07/2016minha estante
Não li tudo mas concordo com o segundo PS. Alfinetada totalmente desnecessária, devia estar no contrato. Acho que ele se confundiu ao achar que pela medicina da união soviética estar atrasada no momento em que ele presenciou, ela seria atrasada em qualquer regime político embasado no marxismo. Eu pessoalmente acredito que essas duas questões podem se conciliar.
Enfim, quando o livro trata do assunto a que se propõe é uma boa leitura, mas quando debanda pra outras questões, como política e/ou religião se mostra um pouco forçado. Abraço.

Rafael 03/03/2016minha estante
Marquei esse trecho no meu livro! Achei Incrível! huHauhauahua

Estela.Mayra 31/05/2020

Leitura muito gostosa, varia entre fatos, estudos e relatos do autor. No fim eu me determinei a correr uma maratona.
Buda 28/12/2020minha estante
E aí? Correu?

Mia 03/03/2021

É realmente esse o seu limite?
Não é o gênero que estou habituada a ler, mas fiquei interessada em ler algo escrito pelo Dr.Áuzio Varela (sim...foi proposital).

É uma leitura muito leve e até mesmo divertida. Só não consegui ler ainda mais rápido pois estava ouvindo cada palavra e trejeito com a voz dele!

Ele pula de um assunto para outro rapidamente e tem lógica apesar de parecer com minha falta de foco habitual.

Ele conta o que o motivou a começar a correr maratonas. Com 50 anos de idade ele prova que o corpo é realmente uma máquina de movimento.

Como um bom médico, ele explica as vantagens e as desvantagens de correr uma maratona.
O fato é que a maratona não é o principal, mas tendo ela como objetivo você se obriga a se manter em movimento!
Correr é um vício que se conquista e é difícil de manter. Faz muito bem... recomenda-se a fazer exercícios todos os dias!
Dráuzio mostra que não é a idade que nos faz envelhecer mas nossas atitudes. Podemos ser velhos com 30 anos perto de um maratonista com mais de 70.
Apesar de dar uma vontade louca de sair correndo por aí, ele aconcelha a ter sempre exames em dia... Afinal um esforço tão intenso pode desencadear coisas que viriam aparecer só no futuro.

Cheguei a conclusão de que a maratona não é pra mim! Porém entendo a necessidade do movimento. Não só prometo fazer a média de 30 minutos de exercícios por dia ( como já tenho feito) como achar minha motivação para nunca desistir! *Prometo pra ti Dr!

E não posso deixar de comentar algo que li em algumas resenhas...
O livro não vem para mostrar como o cara é bom e o quanto ele consegue fazer...mas para incentivar! O Dr. Não está competindo com você jovem mancebo! Faça por você. Pois a conclusão do livro é que cada um deve desafiar a si e não criar limites imaginários!
Gabi 09/03/2021minha estante
Amei

Alex.Farah 27/03/2020

A vida começa aos 50...
Um ótimo livro em que o Dr. Drauzio relata sua experiência em maratonas. O detalhe é que sua primeira maratona foi aos 50 anos de idade. Ele nos mostra os benefícios da corrida e que não há idade para começarmos nossas atividades físicas?, claro sempre com recomendação médica. Além de relatar suas experiências é relatado também pesquisas científicas feito com corredores maratonistas mostrando as consequências após as corridas. Além disso, ele explica o que o excesso de esforço físico, como os treinos ou uma maratona, pode acarretar como lesões osteomusculares, repercussões digestivas, repercussões renais, hiponatremia, desidratação, etc. Como já corri uma meia maratona e várias corridas de quilometragem menor, me colocava exatamente na pele do Dr. Drauzio ao relatar sobre suas corridas. Isso me leva a crer que os corredores pensam iguais =p.... recomendo muito a leitura principalmente para aqueles que querem mudar seu estilo de vida para melhor. Um ?chuva? de incentivo para sairmos do sedentarismo e elevarmos nossa autoestima.
Sergio 08/04/2020minha estante
Está doido para voltar a correr, filhinho?

Joao 21/08/2023

Siga correndo
Este livro me proporcionou uma visão totalmente nova sobre o esporte que já praticava.
O que mais me surpreendeu durante a leitura foi a maneira como o autor compartilhou suas experiências pessoais como corredor. Suas descrições dos rituais pré e pós-corrida, que são familiares a todos os corredores, me fizeram sentir uma conexão real com ele. Foi como se estivesse ouvindo um colega corredor compartilhando suas histórias enquanto trocávamos dicas e anedotas.
Embora já fosse um corredor antes de ler o livro, "Correr" reavivou meu interesse pela prática e me inspirou a explorar novos aspectos do esporte. O livro não se limita apenas aos aspectos físicos da corrida, mas também mergulha em reflexões sobre a vida e a superação de obstáculos. Uma passagem que me fez refletir profundamente foi: "Acho que, no íntimo, temos consciência de que correr 42 quilômetros talvez ponha a vida em perigo, e é essa possibilidade que excita e amedronta."
Vale comentar as histórias de corredores que superaram desafios por meio da corrida me inspiraram enormemente. A trajetória da maratonista Adriana Aparecida, por exemplo, tornou-se uma fonte de motivação e admiração para mim.
Drauzio Varella compartilha suas experiências e conhecimentos de maneira envolvente, nos lembrando do poder que a corrida tem não apenas para melhorar nossa saúde física, mas também para fortalecer nossa determinação e resiliência diante dos desafios da vida, transmitindo como a corrida pode ser tanto um desafio físico quanto uma jornada de autoconhecimento e superação pessoal. Este livro certamente permanecerá como uma fonte de motivação constante em minha jornada como corredor.
Joao 21/08/2023minha estante
Detalhe: dá pra ler ouvindo a voz dele

Digão Livros 07/07/2017

Esse livro para mim deveria ser uma injeção de vergonha na cara!
Já fui corredor amador e conheço os benefícios da prática de algum esporte: aumento da autoconfiança, disposição, diminuição da ansiedade, aumento da expectativa de vida, entre outros.
E por que paramos?
Paramos porque a vida é muito corrida, e cuidar da própria saúde nunca parece ser mais urgente que os outros afazeres.
Trata-se de uma tragédia anunciada e, nesse aspecto, as últimas páginas do livro são bem reveladoras.
Quando tomei ciência da existência desse livro, corri para tê-lo. Já sou fã do escritor, mas um livro com esse tema tinha tudo para ser inebriante, e o foi.
Não penso em ser maratonista. Longe disso. Contento-me com 10, 16 km, quem sabe meia maratona. Com redução de peso, do colesterol, e o aumento do condicionamento físico.
Bem, o livro retrata as paixões do escritor, e suas experiências.
Seu amor por São Paulo ou a cidade do Rio de Janeiro, por exemplo, são retratadas em seus treinos ou corridas – como é possível admirar a cidade correndo sob ela!
A experiência em maratonas internacionais, e em maratonas em si, a disciplina física e mental, além da dedicação e planejamento. Os desafios para se conquistar os objetivos, são o testemunho realista, mas não frio de um apaixonado por corridas de longa distância.
É inspirador.
Espero que seja a mola propulsora para o meu retorno.
Uma ótima leitura a ti!
Rinaldo.Sousa 27/01/2020minha estante
Adorei a resenha. Li e é tudo isso. Motivou-me a correr minha primeira meia maratona. Livro excelente!

Thalita Branco 04/06/2015

Resenha ~ Correr - Drauzio Varella
Narrado em primeira pessoa, Drauzio Varella conta como começou a correr quando, ao ter a idade questionada, recebeu a afirmação “Cinquenta, idade em que tem inicio a decadência do homem”. Determinado, se propôs um desafio, de que a decadência não começaria aos cinquenta, e que no ano seguinte correria a Maratona de Nova York.

Com um capítulo dedicado a história de como as maratonas começaram, o que se segue são relatos bastante instrutivos e bem humorados de suas experiências pessoais nos treinamentos e corridas ao redor do mundo, intercalados com capítulos que visam informar e desmistificar o que ocorre no corpo durante uma prova tão exigente.

Me surpreendi ao ver o quanto o corpo humano é capaz de correr com treinamento e muita persistência para conseguir terminar uma prova de 42 quilômetros. E mais surpreendida ainda ao ver que ainda que os atletas de elite tenham no geral um biotipo padronizado, correr é para todo mundo. E praticar qualquer atividade física só trás benefícios.

Mesmo não sendo uma corredora (o máximo que corro é para atravessar a rua) gostei muito do livro. Acredito que ele agradará muito quem já é ou pretende se tornar um maratonista, pois além das experiências pessoais bastante interessantes, o livro é bastante informativo.

site: www.entrelinhasfantasticas.com.br

Grazi 16/08/2015

Correr
Livro muito gostoso de ler tanto para amantes da corrida como para quem nao gosta de corrida!! A linguagem é muito facil!!

Carolina 05/01/2016

Correr em qualquer idade
Depois de ler o livro deu vontade de se exercitar mais! O estilo do livro é como um bate papo, não ficou muito técnico com informações da área médica, soube dosar em capítulos cada parte relevante. Basicamente conta como foi as corridas em que ele participou nos últimos 20 anos, quando começou e como fazia os treinos na rotina frenética de médico.