Correr

Correr Drauzio Varella

Resenhas - Correr

andersongump 03/12/2020

Isto não é uma resenha ..
Só que fique registrado aqui, acabei de colocar o tênis e vou correr.
Bia 07/03/2021minha estante
Mudou minha visão de vida sedentária. vou começar a correr também

meloallan 19/12/2022minha estante
Ainda está correndo amigo? Retornei a correr na ultima quinta, não quero parar dessa vez.

Vanderson15 17/06/2023minha estante
Boa amigos, espero que digam correndo ?????, tmj, estou há? 3 anos

Natalia.Onetta 15/01/2024minha estante
Um livro que ajuda muito a abrir nossa mente. Mesmo já correndo, me ajudou a identificar alguns conceitos e sentimentos em relação a corrida que ainda eram meio confusos por aqui

Maria 09/05/2022

Correr
Nossa que livro gostoso e divertido de ler.
Me deu muito ânimo para treinar e me dedicar a atividade física.
Sempre adoro ler e ouvir Drauzio Varella.
Neste livro ele conta como aos 50 anos começou a treinar corrida para maratonas, para provar que a vida estava só começando.
Os relatos são bem humorados, cheios de conhecimentos e experiências com seus amigos também corredores. Além de compartilhar outras questões de sua vida profissional, social e de princípios.
De bônus ainda tem orientações e informações do que ocorre com o corpo de um atleta que se dispõe a disputar uma maratona de 42 quilômetros.

Dani 29/06/2020

As histórias de um maratonista
Livro com relatos interessantes sobre maratonas, corridas, trajetos escritos por realmente um maratonista (nada melhor do que ler de quem tem prioridade para falar). Nos evolve com cada acontecimento, sentirmos ansiedade pré provas e felicidade pós prova juntos.
Além dos relatos pessoais o livro também conta a parte fisiológica da corrida, o que acontece no nosso corpo e os riscos para saúde de se correr uma maratona.
O livro tem uma leitura bem fácil e fluida, porém não gostei muito de como os capítulos foram dispostos, no meio de contos sobre maratonas aparecia capítulos de fisiologia, cortando o clima da leitura.
Além disto,o livro possui relatos extremamente detalhistas, fugindo um pouco do ponto principal da história contada e tornando o livro mais extenso sem necessidade.

Caroline 13/09/2023

Gostei
A história é envolvente, interessantes os relatos pessoais e também as informações médicas que ele traz, mas esperava ficar mais inspirada a correr com esse livro? de qualquer forma, acho que vale a leitura.

Ana Paula 02/06/2015

Leitura imperdível para corredores ou não!
Bom, vou começar contando o motivo deste livro ter chamado a minha atenção já de cara: eu gosto de correr! Nos últimos dois anos eu descobri o esporte e participei de algumas corridas de rua de pequena distância (5k). Mas não consegui, até hoje, ter a disciplina necessária para aumentar a distância... Vira e mexe eu paro de treinar, recomeço tudo de novo e por aí vai. Então já dá para entender como este livro foi proveitoso para mim, né? A disciplina do Drauzio é inspiradora, de verdade!

Vamos saber um pouco mais sobre este livro que foi lançado dias atrás pela Companhia das Letras:
O famoso Dr.Drauzio Varella conta o que o motivou a participar de uma maratona (para quem não sabe, a distância percorrida por um maratonista é de 42,195km). Vou estragar a surpresa e contar, pois achei demais: prestes a completar 50 anos, ele encontrou um amigo que não via há mais de trinta anos. Quando comentou a idade que tinha, o amigo, "bem animador" disse: "Ano que vem, cinquenta, idade em que tem início a decadência do homem". Com este comentário em mente, ele se propôs um desafio para provar que a decadência dele não teria início aos cinquenta anos: correr a Maratona de nova York. Nem vou considerar isto um spoiler, pois esta história está no início do livro, ok?

A partir daí, Drauzio vai contando com aquela linguagem simples e descontraída a que estamos acostumados dos seus quadros no programa Fantástico como foi seu treinamento, as dificuldades que enfrentou e sua primeira experiência como maratonista. Faz parte do livro o texto de um vídeo que circulou na internet e que foi mal interpretado por muitas pessoas que acreditaram que ele tinha uma visão negativa da corrida:

"Se ouço alguém dizer que acorda cheio de vontade para correr, nadar, pedalar ou levantar peso na academia, por educação fico calado, mas duvido que seja verdade" (....) Por que tanta gente reconhece que a atividade física é essencial para a saúde mas não consegue abandonar a vida sedentária? Por uma razão simples: praticar exercícios vai contra a natureza humana. (.....) os animais só gastam energia atrás de comida, sexo ou para fugir de predadores". Lido assim, fora do contexto pode até dar margem para erros, mas ele na verdade está dizendo que se esperarmos esta vontade louca vir, não sairemos do sofá nunca, pois ela não vem. Então, temos que ser decididos e deixar o sedentarismo para trás de uma vez por todas. Não ficar esperando um mágica que nos fará amantes do exercício de uma hora para outra. Só depois de sentimos os inúmeros benefícios é que vamos nos apaixonando e tornando a pratica mais prazerosa do que sofrida.

Adorei este relato, pois sempre vemos os adeptos a exercícios dizendo dos prazeres de treinar, de como o corpo é dominado por uma sensação incrível etc. Mas ninguém nos conta como é difícil começar, abandonar as delícias do ócio, dar o primeiro passo, não inventar mil desculpas esfarrapadas para ficar em casa. Isso sim é uma luta! Drauzio conta que o primeiro quilometro é um sofrimento só... eu me identifiquei muito com ele neste aspecto. "Passados mais de vinte anos, meu primeiro quilômetro ainda é dominado por um único pensamento: não há o que justifique um homem passar pelo que estou passando". Não é ótimo saber que alguém que já participou das principais maratonas do mundo sente o mesmo que você? Se isto não incentivar você a enfrentar suas barreiras, nada mais o fará kkk. Ele já me ganhou aí, no comecinho do livro.

Além dos relatos bem humorados de suas participações em maratonas famosas como a de Nova York, Boston, Chicago e Tóquio, Drauzio vai intercalando fatos e comentando importantes pesquisas sobre os efeitos da corridas no corpo humano. As principais lesões, os problemas mais comuns, riscos e benefícios. São os capítulos do livro intitulados de Intervalo.

As passagens em que conta os lugares do mundo em que já treinou (percebe-se que a corrida faz parte do dia-a-dia dele, não importando onde esteja, ele sempre procura um tempinho de calçar o tênis e correr) são uma delícia. Para quem já correu, não importa a distância, sabe a sensação de estar somente você, ali, passada após passada, vendo a paisagem e deixando o pensamento ir longe... Agora imagina fazer isso pelas lindas paisagens do Rio de Janeiro, entre os prédios do centro de São Paulo, em ruas desconhecidas de Miami ou em uma "ilha" formada por um enorme banco de areia no Rio Negro. Ele corre pelo lugares mais inusitados, como a primeira vez que cruzou a Cracolândia em São Paulo.

Ah, lá no começo do livro ainda, ele faz um relato (ou esclarecimento) histórico da famosa corrida do guerreiro que deu origem a Maratona:

"Sempre achei mal contada a história do guerreiro que correu de Maratona a Atenas para levar a notícia da vitória na batalha contra os persas. Segundo a lenda, o rapaz teria gastado seis horas para percorrer os tais 42 quilômetros, avisado que os atenienses haviam derrotado os persas e morrido de exaustão, depois de balbuciar o nome da deusa grega da vitória: Nike (...).. Se já é difícil acreditar que o soldado mais veloz do intrépido exército ateniense corresse tal distância em tempo tão medíocre, que dizer do vexame de cair morto?"

Para concluir, quero dizer que eu recomendo este livro não somente para todos os corredores amadores, mas para as pessoas que tem vontade de começar um esporte, não importando qual seja, que quer promover alguma mudança no estilo de vida, sair do sofá, buscar um benefício para a saúde e outros inúmeros motivos para ter uma vida mais saudável. Fica a lição de que é difícil começar, é difícil permanecer, mas que chega um ponto em que correr (e imagino que qualquer outro esporte também) se torna tão prazeroso, tão envolvente que você continua não só pela saúde, mas por já não conseguir viver sem. Hoje, aos 72 anos, Drauzio diz:

"Quanto mais velho fico, mais prazer encontro em correr".

site: www.estante-da-ana.blogspot.com.br

Loy 26/04/2021

Cara que tapa na cara
Amei esse livro o dr Drauzio além de muito inteligente é um exímio contador de histórias. É um tapa na minha cara sedentária ?

Bruno Paccini 14/12/2020

Um bom livro sobre algumas boas experiências com a corrida. Salvo a parte mais médica, as histórias do centro são as melhores

Alessander.Oliveira 21/09/2021

Correria
Leitura agradável e oportuna (estou tentando me motivar a voltar correr). Mais próximo do fim tive a impressão que o autor desvia um pouco o foco da obra, mas não compromete a experiência.

Ranier.Ferreira 12/09/2020

CORRENDO AS 70
Meu primeiro contato com a obra do tão famoso médico Drauzio Varella, e a curiosidade de saber como um senhor de 70 anos consegue correr maratonas finalmente foi sanada. Posso dizer que foi uma leitura além de informativa muito motivadora.

Drauzio traz um olhar mais pessoal da corrida, o livro todo funcional como uma autobiografia do seu auterego corredor, mostrando com uma cara de 50 anos, fumante com uma vida profissional extremamente atribulada, conseguiu através da corrida alcançar o equilíbrio e se tornar uma inspiração para quem deseja iniciar na corrida de rua.

A leitura funciona de uma forma bem fluída, recortes de memórias do próprio drauzio e informações científicas relativas a corrida são intercaladas assim enrriquecendo a obra. Porém, nestas memórias o autor fica várias páginas descrevendo principalmente lugares de São Paulo, o que ao meu ver acaba nixando o livro à pessoas que já conhecem ou que moram na cidade. ( Por isso as 4 estrelas )

Uma ótima leitura para quem já corre e uma leitura perfeita para quem pensa em um dia quem sabe começar a correr.

Luana 20/09/2020

Ano passado eu comecei a correr pra valer, decidi que era o esporte que eu queria me dedicar. Mas o ponto de partida dessa decisão foi a auto análise. Eu comecei a me questionar porque eu era sedentária se tenho informação suficiente para saber todas as implicações para saúde que isso traz e mesmo assim não fazia nada para mudar. A partir disso fui tentando perceber o que me fazia desistir sempre que eu tentava voltar a ter uma vida mais ativa, até que eu cheguei a conclusão que correr era uma das partes que eu mais gostava e decidi que eu traria isso como o meu objetivo principal, e não só como mais um dos exercícios da academia, que era o que acontecia das outras vezes. Foi aí que tudo mudou.

Depois de quase um ano nesse esporte, eu li "Correr" do Drauzio Varella. Dentre tantos livros sobre corrida, eu escolhi esse pela admiração que sinto pelo autor em seus trabalhos como médico, e que surpresa boa foi essa leitura! Uma mistura de motivação, nostalgia e informação que me deixaram mais inspirada ainda sobre o efeito que o esporte tem na vida das pessoas e na saúde mental.

Mas não se engane, a corrida não é essa maravilha toda. Essa realidade foi o que mais me fez gostar do livro. Drauzio relata que esse estalo de que ele precisava mudar seus hábitos veio quando ele já tinha 50 anos de idade e o quanto é difícil encontrar motivação para levantar mais cedo para se exercitar, mesmo depois de muito tempo de prática.

A obra é uma volta no passado, onde ele compartilha como foi quando começou a praticar a corrida até chegar nas maratonas que correu (que foram muitas). Viajamos com ele para diversos lugares onde correu e percebemos a quantidade de experiências incríveis o esporte é capaz de proporcionar. Além disso, essas histórias são intercaladas com dicas médicas sobre a corrida, desde lesões a dicas de hidratação.

Drauzio é capaz de trazer a sensação para o leitor de que todo o esforço vale a pena. E por isso eu recomendo esse livro para todos que correm ou que estejam precisando de uma motivação para começar a praticar esporte, independente de qual seja.

Aline Brutti 20/10/2023

MARAVILHOSO
Para quem quer começar ou que já compartilha a paixão pela corrida. Esse livro tem alguns capítulos mais técnicos, mas tem diversos ensinamentos sobre correr e tudo o que esse hábito traz para nossas vidas. Que conversa boa que foi ??

Luis Henrique 21/03/2021

Motivador e especial
Dr Drauzio (homem fenomenal, diga-se de passagem) mostra um pouco do porque temos que ter atividades físicas.
No caso específico ele fala sobre corrida e não somente sobre a fisiologia, possível problemas a enfrentar, mas a motivação, a motivação necessária para calçar um tênis e correr.
É uma dose de informação com muita motivação e histórias em que o Dr se meteu por conta de seus treinos , corridas e disputas.
Nunca é tarde para comece.
PS: antes de escrever está resenha já fiz meus 5km.
Forte abraço.

Go vegan 28/08/2020

Comece a correr
Livro obrigatório pra quem é amante da corrida de rua e, sobretudo, da vida.

Ianca 12/06/2020

Não corro e nunca corri com regularidade, mas me interessei pelo livro. Talvez pela tentativa de me incentivar a correr, talvez por saber que qualquer assunto escrito pelo Drauzio Varella ganha um olhar único e, as vezes, cômico. Fica a dica para os corredores e para os sedentários.

PS: o livro tem uns "intervalos" para falar sobre as repercussões fisiológicas dessa atividade, eu achei interessante porque quebra alguns medos e tabus que muitos sedentários, isso me inclui, usam pra fugir da atividade.