Correr

Correr Drauzio Varella

Resenhas - Correr

Joao.Merola 20/12/2021

Corre
Traz algumas informações sobre corridas e maratonas, mas em metade do livro o autor só "enche linguiça", descrevendo paisagens, arquiteturas e contando histórias, nem sempre interessantes. Esperava mais conteúdo relacionado ao título.

Mia 03/03/2021

É realmente esse o seu limite?
Não é o gênero que estou habituada a ler, mas fiquei interessada em ler algo escrito pelo Dr.Áuzio Varela (sim...foi proposital).

É uma leitura muito leve e até mesmo divertida. Só não consegui ler ainda mais rápido pois estava ouvindo cada palavra e trejeito com a voz dele!

Ele pula de um assunto para outro rapidamente e tem lógica apesar de parecer com minha falta de foco habitual.

Ele conta o que o motivou a começar a correr maratonas. Com 50 anos de idade ele prova que o corpo é realmente uma máquina de movimento.

Como um bom médico, ele explica as vantagens e as desvantagens de correr uma maratona.
O fato é que a maratona não é o principal, mas tendo ela como objetivo você se obriga a se manter em movimento!
Correr é um vício que se conquista e é difícil de manter. Faz muito bem... recomenda-se a fazer exercícios todos os dias!
Dráuzio mostra que não é a idade que nos faz envelhecer mas nossas atitudes. Podemos ser velhos com 30 anos perto de um maratonista com mais de 70.
Apesar de dar uma vontade louca de sair correndo por aí, ele aconcelha a ter sempre exames em dia... Afinal um esforço tão intenso pode desencadear coisas que viriam aparecer só no futuro.

Cheguei a conclusão de que a maratona não é pra mim! Porém entendo a necessidade do movimento. Não só prometo fazer a média de 30 minutos de exercícios por dia ( como já tenho feito) como achar minha motivação para nunca desistir! *Prometo pra ti Dr!

E não posso deixar de comentar algo que li em algumas resenhas...
O livro não vem para mostrar como o cara é bom e o quanto ele consegue fazer...mas para incentivar! O Dr. Não está competindo com você jovem mancebo! Faça por você. Pois a conclusão do livro é que cada um deve desafiar a si e não criar limites imaginários!
Gabi 09/03/2021minha estante
Amei

Victor 15/03/2024

Bom livro
Bom livro, bom apanhado de histórias associadas a corrida.
Minha vontade é q tivesse mais histórias "de corrida" do q histórias "associadas a corrida". Mas o livro não tem culpa das minhas expectativas.
Os capítulos que falam sobre a saúde e o corpo durante as corridas (e principalmente durande as maratonas) funcionam como uma faca de dois gumes, informam, mas tbm assustam. Acho q isso se dá ao fato dele ser um "influenciador às antigas".
Para cada vez q eu ficava com um desses capítulos, corria (rs) no YT e assistia algum vlog de corredor durante uma maratona. Me emocionava vendo a conquista e a aflição ia embora.
Leitura rápida, gostosa, vale a pena, para corredores e para curiosos.
Agora é trocar o filho, calçar meu tênis, deixar ele na escola e correr o treino de hj!

Thais645 21/12/2021

Muito além da corrida...
Dou-me por suspeita, logo de início, pois sou fã assumida e de carteirinha do ?Draw?, ainda que a história e vida pública dele entreguem partes dos elogios que se seguem.

Esse livro chegou até mim através de uma amiga querida, há uns bons anos, que gentil e empolgadamente leu a introdução inteira, pois, sabendo da minha admiração pelo autor, tentava me convencer a ser sua companheira de corrida. Não vingou, infelizmente. Mas a dica literária foi devidamente anotada na lista infinita de leituras futuras. De alguma forma, esse livro me rondou nos últimos tempos e, sendo bastante atenta e obediente aos sinais (que os livros empacados na minha estante não me perdoem), passeio-o na frente.

E, o leitor mais atento, nessa altura do texto, está certo que não me arrependi.

Drauzio tem uma escrita limpa, mas que não escapa à beleza dos poetas. Terminei a leitura procurando os tênis e doida para visitar São Paulo. Estou perdidamente apaixonada por São Paulo, pois agora eu a conheço pelos os olhos do menino que nasceu no Brás, se formou na USP e corre atento aos detalhes do Minhocão aos domingos e à arquitetura dos prédios que ornamentam o centro da Selva de Pedra. Como um humanista, Drauzio também nos brinda com o subjetivismo dos que são absorvidos por São Paulo, destacando o tempo inteiro pessoas da multidão, vendo-as como elas são de verdade: pessoas.
Mas não ficamos restritos a São Paulo; o médico correu pelo mundo: Boston, New York, Berlim, Tokyo? vixe, são muitas cidades (e quilômetros) para a conta!

Por óbvio, também somos brindados com informações técnicas de grande valia e relevância para quem corre ou pretende correr, tudo muito compreensível ao mais leigo dos leigos na seara médica.

Em Correr, muito mais do que conversar conosco sobre maratonas, o ?doutor da televisão? nos apresenta sua vasta bagagem intelectual e a clara paixão por viver.

A leitura fica, portanto, mais que recomendada!

LivroAleatorio 10/02/2021

?O corpo humano é uma máquina construída para o movimento?.
"Enquanto corro, penso em tudo e em nada, porque depois não lembro do que
pensei. O pensamento do corredor é caleidoscópico, é ave irrequieta que, mal pousa
no galho, levanta voo outra vez." (Epílogo)

O livro traz muito sobre a vida do Drauzio e a percepção dele sobre a vida, as questões humanas e as suas paisagens da corrida. É muito legal ver esses relatos e pensar em um senhor de mais de 70 anos, maratonista. Temos o relato de sua infância, das motivações para correr, do trabalho como médico, mas também temos dados científicos sobre o tema, os riscos, os benefícios e as complicações de saúde causadas pela corrida. Pra mim o livro Correr fala muito sobre o correr, mesmo quando não fala de corrida.

"O contato permanente com a morte e com os doentes que lutam para evitá-la me
ensinou a levar em conta o prazer de estar vivo, privilégio que tento manter presente
em meu imaginário o tempo todo, especialmente nos momentos de adversidade." (Epílogo)

denis.caldas 04/10/2023

Visão filosófica e científica
O dr. Dráuzio Varella nos brinda com suas divagações filósóficas, suas viagens pelo mundo e pelo novo estilo de vida adotado depois dos 50 anos de idade, em correr maratonas. Ele nos traz um resumo de como se preparar para um feito desta envergadura e com informações médicas e científicas de alguns problemas que, apesar de raros, podem ocorrer.

Mas esses problemas são bem menores do que os acarretados pelo uso do fumo e o sedentarismo. E então, 'bora' correr, ou ao menos caminhar?!

Ianca 12/06/2020

Não corro e nunca corri com regularidade, mas me interessei pelo livro. Talvez pela tentativa de me incentivar a correr, talvez por saber que qualquer assunto escrito pelo Drauzio Varella ganha um olhar único e, as vezes, cômico. Fica a dica para os corredores e para os sedentários.

PS: o livro tem uns "intervalos" para falar sobre as repercussões fisiológicas dessa atividade, eu achei interessante porque quebra alguns medos e tabus que muitos sedentários, isso me inclui, usam pra fugir da atividade.

Maya 11/07/2023

Muita inspiração
É muito doido como ele saber ser didático e inspirador. Tá aí uma pessoa de exemplo. Não tenho pretensões de correr maratonas como ele, mas a corrida, mesmo a básica é muito prazerosa. Não sei até onde vou, mas estou adorando o percurso. Indico demais o livro, especialmente para quem quer sair da vida sedentária, mesmo que não seja através da corrida ?

baagalindo 02/10/2020

Drauzio é inspirador, sua história de vida, as experiências que conta sempre são dotadas de um olhar humano, somado a sua dedicação nas pesquisas que faz. Tudo isso é traduzido também no livro, foi um experiência aconchegante lê-lo.

Alex.Farah 27/03/2020

A vida começa aos 50...
Um ótimo livro em que o Dr. Drauzio relata sua experiência em maratonas. O detalhe é que sua primeira maratona foi aos 50 anos de idade. Ele nos mostra os benefícios da corrida e que não há idade para começarmos nossas atividades físicas?, claro sempre com recomendação médica. Além de relatar suas experiências é relatado também pesquisas científicas feito com corredores maratonistas mostrando as consequências após as corridas. Além disso, ele explica o que o excesso de esforço físico, como os treinos ou uma maratona, pode acarretar como lesões osteomusculares, repercussões digestivas, repercussões renais, hiponatremia, desidratação, etc. Como já corri uma meia maratona e várias corridas de quilometragem menor, me colocava exatamente na pele do Dr. Drauzio ao relatar sobre suas corridas. Isso me leva a crer que os corredores pensam iguais =p.... recomendo muito a leitura principalmente para aqueles que querem mudar seu estilo de vida para melhor. Um ?chuva? de incentivo para sairmos do sedentarismo e elevarmos nossa autoestima.
Sergio 08/04/2020minha estante
Está doido para voltar a correr, filhinho?

Piatti 21/12/2021

Gostei da leitura, me diverti com as histórias do autor, ver como ele cheio de compromissos e já com mais de 50 anos começou a correr maratonas faz com que pensemos que nós também podemos conseguir muitas coisas, se tentarmos! Leitura simples, objetiva e rápida com informações sobre alguns conceitos sobre corrida! Abraço!

Camila 21/03/2021

Me decepcionei um pouco
O livro traz uns causos do Dráuzio correndo maratonas, é inspirador pra qualquer um que goste de correr. Os capítulos que ele denomina "Intervalo" trazem informações sobre os principais riscos associados à participação em maratonas etc, e eu gostei bastante desses trechos, sempre acessíveis pra leigos, como aliás o autor sempre é.
Essa foi a parte que eu gostei.
O restante do livro é contando como foi correr a maratona em Nova York anualmente, correr em Boston, em Chicago, em Tóquio, Buenos Aires, Estocolmo, Rio ao lado do enteado famoso ou da Zélia Duncan etc. Sinceramente? Fiquei pensando se correr maratona é só pra classe média alta ou se o estudante sem grana (meu caso) e o trabalhador também podem sonhar com isso.
Eu já tinha lido "Estação Carandiru". Foi interessante o Dráuzio contar que gosta de correr no meio da cracolândia em São Paulo.
No epílogo, porém, o autor diz que esteve na Rússia Soviética pra um congresso médico (que não tinha nada a ver com corrida), que não aprendeu nada lá e que não entende como ainda tenham marxistas entre pessoas da geração dele...
Alguém que tenha entendido por favor me explica por que cargas d'água ele incluiu esse trecho no livro?

Laiza0 07/08/2021

Para quem corre e para quem quer correr
Dr Dráuzio Varella, é médico, maratonista, pai, escritor, pesquisador, realiza trabalhos voluntários, dá palestras, participa de programas de TV, bom essas são algumas da funções do doutor.

Fumante até os 36 anos, sedentário, foi aos 50 anos quando completou a primeira corrida de rua e não parou mais.

Colecionador competições de 42 km, já esteve nas grandes maratonas mundiais em Buenos Aires (Argentina), Boston e Chicago (Estados Unidos), Berlim (Alemanha) e Tóquio (Japão), entre outras.

No livro "Correr" ele descreve suas experiências na corrida, dá dicas para corredores iniciantes, fala sobre lesões, efeitos positivos e os negativos da corrida, quando feita sem uma orientação.

Eu que corro a alguns anos fiquei encantada com a leitura e mais empolgada em continuar minha trajetória. Quem sabe um dia me torne maratonista?

Estelia 01/06/2020

Médico e corredor
E não é qualquer corredor. É maratonista. Um feito que apenas 1% da população mundial conseguiu. Neste livro vemos como o Dr. Drauzio é um apaixonado por corrida, por maratona, e mostra como este exercício faz bem para o corpo e mente.

Vanessa Boedermann 22/02/2018

Correr | Blog Corredora Literária
Correr é sem dúvida um livro inspirador e motivador, onde qualquer pessoa praticante ou não sentirá na pele todas as dificuldades que encontrará um futuro maratonista.

Atingir marcas, a obsessão do tempo, o sonho de apenas terminar uma prova independente do tempo final, a frustração...as dores...o convívio social.

É um livro divertido e impossível de ler e não escutar aquele timbre de voz inconfundível do Dr. Drauzio como se você estivesse assistindo ao programa dele na TV. Há vários trechos cômicos. Ele conta sobre uma bebida "mágica" para ajudar na recuperação dos atletas, por motivos óbvios (spoiler) não irei contar de qual bebida se trata, para saber qual é te convido a ler também!

Nesse livro são apresentados dados históricos e estatísticos, e as dúvidas mais frequentes são sanadas como por exemplo: Por que há mortes súbitas durante a prova?

O leitor que ainda não é atleta vai descobrir todos os sintomas pré, durante e pós prova de um atleta amador e profissional e nós atletas amadores apenas relembramos as nossas próprias dores rs.

Um livro rico em cultura, que aborda o início do esporte em SP, acompanhamos as aventuras do Dr. Drauzio em seus treinos (passando pela cracolândia) e em suas Maratonas que vão desde SP, RJ, Nova York e o mundo a fora.

Algumas perguntas corriqueiras são explicadas no livro, como por exemplo: O corredor acorda sempre disposto para correr? Será? De onde veio o nome Maratona?

Há muitas lições valiosas para todos nós, sendo atletas ou não. Dr. Drauzio conta a sua história de mudança de hábitos de vida, além dos problemas que as mulheres enfrentam nos treinos e nas provas.

Eu me identifiquei muito com várias situações vividas pelo Dr. Drauzio, mas com certeza a que mais me marcou foi uma vez ter acompanhado um corredor de elite (que já estava em sua segunda volta claro rs) por alguns segundos, no mesmo pace, foi emocionante e doloroso, fiquei impressionada com o esforço que tive que fazer pra me sentir como aquele atleta mesmo que por um pequeno instante, aquele misto de emoções, não é a toa que em toda prova que eu participo faço questão de bater palmas quando vejo os primeiros colocados passando na pista contrária e quem já tem um certo tempo no asfalto também faz o mesmo.

Drauzio é um humanista com seus variados projetos sociais e o livro aborda também sua história profissional.

Com certeza indico esse livro principalmente para os iniciantes e não praticantes, é um livro essencial para quem já corre ou para quem quer calçar os tênis pela primeira vez!

Li esse livro em meados de 2015, foi quando dei início então aos treinos específicos e no ano seguinte (2016) participei da minha primeira Meia Maratona ASICS em São Paulo, sem dúvidas o livro foi um grande incentivo para mim e um grande sonho foi realizado, no mesmo ano participei também da minha primeira (e última, o porquê da última é assunto pra outro dia, mas adianto que é devido a organização da prova) São Silvestre, no início do ano a meta seria correr apenas a SS e  somente no ano seguinte (2017) participar de uma meia maratona mas sabe como é né rs.

Leia esse livro e duvido que não vai querer sair na rua pelo menos para caminhar um pouco todos os dias, e para quem já corre assim como eu com certeza terá aquela chama acessa dentro do corpo pedindo para participar de uma Maratona!

site: https://corredoraliteraria.wordpress.com/
Joao.Vitor 23/02/2018minha estante
Ótima resenha, me deixou interessado pelo livro !

Vanessa Boedermann 23/02/2018minha estante
Leia! é muito interessantes, o que cativa também são os fatos históricos em torno do tema! Muito obrigada.

Paula.Kranz 05/08/2019minha estante
Acabei de ler esse livro e vim checar obqie as pessoas achavam dele.
Eu sempre digo e brinco, que meu sonho um dia é poder fazer junto as duas atividades que mais amo: correr e ler ao mesmo tempo. Kkkk

Otimo o seu relato.

Vanessa Boedermann 05/08/2019minha estante
Obrigada Paula hahaha, visite meu blog para conhecer mais, falo sobre os dois assuntos, corrida e literatura, seja bem-vinda.