Correr

Correr Drauzio Varella

Resenhas - Correr

@magalifbr 28/02/2021

Pena que acabou
Leitura fácil e prazerosa.
O autor fala sobre técnicas de corrida, problemas decorrentes de sua prática, além de várias histórias das provas que participou.
Enquanto isso, descreve paisagens de vários locais do mundo.
Quando fala dos treinos que faz em São Paulo, cidade em que reside, nós leva a passear por duas ruas e arquitetura.
No final, fala da nossa responsabilidade de cuidar do corpo e em especial da função do médico em fazer esse alerta.

Laiza0 07/08/2021

Para quem corre e para quem quer correr
Dr Dráuzio Varella, é médico, maratonista, pai, escritor, pesquisador, realiza trabalhos voluntários, dá palestras, participa de programas de TV, bom essas são algumas da funções do doutor.

Fumante até os 36 anos, sedentário, foi aos 50 anos quando completou a primeira corrida de rua e não parou mais.

Colecionador competições de 42 km, já esteve nas grandes maratonas mundiais em Buenos Aires (Argentina), Boston e Chicago (Estados Unidos), Berlim (Alemanha) e Tóquio (Japão), entre outras.

No livro "Correr" ele descreve suas experiências na corrida, dá dicas para corredores iniciantes, fala sobre lesões, efeitos positivos e os negativos da corrida, quando feita sem uma orientação.

Eu que corro a alguns anos fiquei encantada com a leitura e mais empolgada em continuar minha trajetória. Quem sabe um dia me torne maratonista?

Adriana261 27/10/2022

Ganhei esse livro em 2016, estava na estante e nunca me animava a lê-lo. Comecei despretensiosamente e adorei. Traz estórias interessantes, tocantes, fatos científicos importantes e reflexões sobre saúde, vida, envelhecimento. Excelente. 10/10

Carlos531 12/02/2024

Nunca é tarde para cuidar do corpo
História do início da corrida já na maturidade, momento que a maioria das pessoas se resigna das opções que tomou (ou não tomou) na "juventude"

Su 04/06/2023

Faz algum tempo que li esse livro. Nunca havia lido nada do Drauzio, fiquei curiosa quando me deparei com esse livro.
O autor começa o livro falando sobre a obsessão de melhorar tempos de provas anteriores que acomete corredores experientes. Na primeira corrida o único objetivo é concluí-la, porém passada essa fase o corredor passa a querer se superar.
Um pouco antes de uma prova, Drauzio contraiu um forte resfriado que o impossibilitou de correr por três semanas. Sem o treinamento adequado, pensou em desistir da prova porém já tinha se comprometido com sua filha e não quis decepcioná-la.
No ônibus indo para a prova encontrou com alguns corredores que pretendiam fazer a prova no mesmo tempo que ele tinha se proposto. Começou a prova bem e conseguiu acompanhar os companheiros do ônibus por algum tempo, no entanto em uma subida íngreme e interminável sentiu os efeitos que aquela gripe tinha deixado no seu corpo. Terminar a prova andando é uma vergonha para um corredor, ainda assim é melhor do que não terminar.
Essa foi uma leitura interessante. O autor aborda temas como lesões osteomusculares, diferentes maratonas e as repercussões físicas que a corrida acarreta. Demorei um pouco para engatar a leitura, mas do meio para o final ela fluiu com facilidade. Acredito que algumas das lições que esse livro traz se aplicam não apenas a maratonas, e sim a vida.

“Ao som dos sinos, nasceu a ideia de me propor um desafio para provar que a
decadência não começaria aos cinquenta, no meu caso. Decidi correr a Maratona de
Nova York, em novembro do ano seguinte. Quem consegue correr 42 quilômetros
deve ser capaz de enfrentar o futuro com mais otimismo e sabedoria, pensei.”

Estelia 01/06/2020

Médico e corredor
E não é qualquer corredor. É maratonista. Um feito que apenas 1% da população mundial conseguiu. Neste livro vemos como o Dr. Drauzio é um apaixonado por corrida, por maratona, e mostra como este exercício faz bem para o corpo e mente.

Victoria.Bispo 12/06/2021

Boas informações
Um bom livro pra entender como funciona seu corpo quando está correndo mas com muito encher de linguiça ao redor. Dava pra ter diminuído e reduzido a um artigo.

Bia Brasil 22/08/2023

Inspirador
Se você está precisando de inspiração pra sair do sedentarismo, esse livro é pra você!

Drauzio Varella escreve de uma forma incrível e terminei esse livro em poucos dias, do tanto que viciei em ler a sua história. À toda descrição que eu lia, a impressão era a de que eu estava correndo com ele.

Nunca corri mais só que 5km, mas só de ler esse livro, já quero correr uma maratona um dia!

Juliana 18/11/2020

Foi a segunda vez que li
Um livro ideal para os amantes da corrida de rua. O foco principal parte das experiências pessoais do autor durante as maratonas percorridas em diversos países. Além disso, há retatos sobre os treinos realizados, sua rotina de trabalho e pequenos artigos sobre alguns tipos de distúrbios sofridos por corredores durante ou após a conclusão da maratona.
Super leve e descontraído.

Vanessa Boedermann 22/02/2018

Correr | Blog Corredora Literária
Correr é sem dúvida um livro inspirador e motivador, onde qualquer pessoa praticante ou não sentirá na pele todas as dificuldades que encontrará um futuro maratonista.

Atingir marcas, a obsessão do tempo, o sonho de apenas terminar uma prova independente do tempo final, a frustração...as dores...o convívio social.

É um livro divertido e impossível de ler e não escutar aquele timbre de voz inconfundível do Dr. Drauzio como se você estivesse assistindo ao programa dele na TV. Há vários trechos cômicos. Ele conta sobre uma bebida "mágica" para ajudar na recuperação dos atletas, por motivos óbvios (spoiler) não irei contar de qual bebida se trata, para saber qual é te convido a ler também!

Nesse livro são apresentados dados históricos e estatísticos, e as dúvidas mais frequentes são sanadas como por exemplo: Por que há mortes súbitas durante a prova?

O leitor que ainda não é atleta vai descobrir todos os sintomas pré, durante e pós prova de um atleta amador e profissional e nós atletas amadores apenas relembramos as nossas próprias dores rs.

Um livro rico em cultura, que aborda o início do esporte em SP, acompanhamos as aventuras do Dr. Drauzio em seus treinos (passando pela cracolândia) e em suas Maratonas que vão desde SP, RJ, Nova York e o mundo a fora.

Algumas perguntas corriqueiras são explicadas no livro, como por exemplo: O corredor acorda sempre disposto para correr? Será? De onde veio o nome Maratona?

Há muitas lições valiosas para todos nós, sendo atletas ou não. Dr. Drauzio conta a sua história de mudança de hábitos de vida, além dos problemas que as mulheres enfrentam nos treinos e nas provas.

Eu me identifiquei muito com várias situações vividas pelo Dr. Drauzio, mas com certeza a que mais me marcou foi uma vez ter acompanhado um corredor de elite (que já estava em sua segunda volta claro rs) por alguns segundos, no mesmo pace, foi emocionante e doloroso, fiquei impressionada com o esforço que tive que fazer pra me sentir como aquele atleta mesmo que por um pequeno instante, aquele misto de emoções, não é a toa que em toda prova que eu participo faço questão de bater palmas quando vejo os primeiros colocados passando na pista contrária e quem já tem um certo tempo no asfalto também faz o mesmo.

Drauzio é um humanista com seus variados projetos sociais e o livro aborda também sua história profissional.

Com certeza indico esse livro principalmente para os iniciantes e não praticantes, é um livro essencial para quem já corre ou para quem quer calçar os tênis pela primeira vez!

Li esse livro em meados de 2015, foi quando dei início então aos treinos específicos e no ano seguinte (2016) participei da minha primeira Meia Maratona ASICS em São Paulo, sem dúvidas o livro foi um grande incentivo para mim e um grande sonho foi realizado, no mesmo ano participei também da minha primeira (e última, o porquê da última é assunto pra outro dia, mas adianto que é devido a organização da prova) São Silvestre, no início do ano a meta seria correr apenas a SS e  somente no ano seguinte (2017) participar de uma meia maratona mas sabe como é né rs.

Leia esse livro e duvido que não vai querer sair na rua pelo menos para caminhar um pouco todos os dias, e para quem já corre assim como eu com certeza terá aquela chama acessa dentro do corpo pedindo para participar de uma Maratona!

site: https://corredoraliteraria.wordpress.com/
Joao.Vitor 23/02/2018minha estante
Ótima resenha, me deixou interessado pelo livro !

Vanessa Boedermann 23/02/2018minha estante
Leia! é muito interessantes, o que cativa também são os fatos históricos em torno do tema! Muito obrigada.

Paula.Kranz 05/08/2019minha estante
Acabei de ler esse livro e vim checar obqie as pessoas achavam dele.
Eu sempre digo e brinco, que meu sonho um dia é poder fazer junto as duas atividades que mais amo: correr e ler ao mesmo tempo. Kkkk

Otimo o seu relato.

Vanessa Boedermann 05/08/2019minha estante
Obrigada Paula hahaha, visite meu blog para conhecer mais, falo sobre os dois assuntos, corrida e literatura, seja bem-vinda.

Mari 10/10/2020

Incrivelmente Drauzio conseguiu me fazer ver a corrida com outros olhos.

Solangeeoliv 30/01/2021

Correr é Maravilhoso!
Sou apaixonada por corrida desde 2016 e ler este livro me motivou a continuar firme.

Dr. Drauzio começou a correr aos 50 anos. Antes era sedentário e fumante, o que inspira e dá um "tapa na cara" dos preguiçosos.

Correu muitas maratonas (42 km) e passou por perrengues que relata com bom humor. A história baseia-se no seu desafio pessoal como corredor e muitas informações valiosíssimas por ser médico.

Correr é libertador! Eu amei!

Priscila 03/03/2024

Livro incrível!
Drauzio Varella é um exímio comunicador. Escreve com leveza as partes narrativas do livro, contando sua história com a corrida com detalhes, de forma divertida.
Os intervalos (partes dos livros com informações científicas e médicas) são também muito bem redigidos, com dados relevantes e boas referências.
É uma ótima leitura para quem gosta de corrida e esportes! Recomendo!

CaDoe 14/01/2021

Nunca é tarde...
Leitura recomendada, em particular para corredores e corredoras. Não é sobre treino, e sim sobre a experiência de correr e vida saudável. Nunca é tarde pra começar.

Fernandes83 11/06/2022

De corredor para corredores
Um livro que fala de corridas sem a romantização que as vezes leio por aí? Aqui, Drauzio ( porque agora somos íntimos) conta seus perrengues, seus vacilos, suas frustrações, seus erros, suas estratégias e suas experiências com um dos esportes mais democráticos do mundo. Ele não se gaba, não tira onda, só conta a realidade de quem já conhece as loucuras das Maratonas. Além disso, nos brinda com estudos, dados sobre esporte, e reflexões com a vista e a as visitas que só a corrida poderia nos proporcionar . Sua sensibilidade para destacar as paisagens que visita correndo é um plus enorme no livro: isso inclui tanto o Central Park quanto a Cracolândia. Duvido q eu consiga ler um outro livro com o tema corrida que me abale tanto, seja rindo lembrando das minhas próprias histórias, seja emocionada com as reflexões que eles nos proporciona. Obrigada Drauzio!