Bem-vindo à Bolsa de Valores

Bem-vindo à Bolsa de Valores Marcelo C. Piazza

Resenhas - Bem-vindo à Bolsa de Valores

gardennia 09/11/2009

Bolsa de valores, o início
GLOSSÁRIO
*Home broker - Painel de operações que interliga o investido à sua corretora
*Ação - Título negociável, pequeno "sócio"
*IBOVESPA - Índice da bolsa de valores de SP, ponto de referência para o mercado financeiro brasileiro
*IFR- Índice de força relativa que mede a aceleração dos movimentos
*VOLUME - Sinalizador; indicam permanência ou força dessa tendência.
*ÍNDICE DOW JONES - Índice americano / representa para o mundo o que a Ibovespa representa para o Brasil
*SUPORTE - Linha imaginária em que os preços chegam, mas não ultrapassam, voltando a subir; Nível de suporte local é o IDEAL para comprar, permite que o STOP seja colocado imediatamente abaixo dessa linha.
* RESISTÊNCIA - Preços das ações alcançam, mas não ultrapassam, voltando a cair. ( Ideal para a VENDA)
* Preço de uma ação: de R$ 0,01 até pouco mais de R$ 1.000
* LOTES de: 1,10,100 ou 1.000 ações
* Órgão de segurança e esclarecimento
- OMBUDSMAN BOVESPA( esclarecimento)
0800.770.0149
- Prog. Orientação e defesa do Investidor
0800.726.0802
-Esclarecimento
0800.24.1616
soi@cvm.gov.br
* BLUE CHIPS - Ações de grande empresas com lucratividade comprovada

PASSO INICIAL

Abrir uma conta em uma corretora de seguros, imprimir o contrato, reconhecer sua assinatura em cartório e enviar pelo correio. A liberação será feita logo após a conferência dos dados.

INFORMAÇÕES IMPORTANTES

*As empresas lançpam ações para arrecadar recursos par investir em crescimento
* STOP - garante a venda automática das ações no caso de atingires um valor pré-determinado, o que valoriza um diferencial, o de saber entrar e saber sair do mercado.
*O investidor deve ter segurança, que mesmo na pior das hipóteses, ainda se mantenha com a quase totalidade do seu capital inicial.
* Direito à isenção de CPMF
* Só devem ser tributadas vendas de ações que ultrapassarem os 20.000 reais p/m
* Todo ganho com daytrade

O QUE SÃO CLUBES DE INVESTIMENTO?
São clubes que contém no máximo 150 pessoas e neles cada integrante pode sair quando bem enteder e é necessário manter, pelo menos, 51% dos recursos em ações

DICAS
* Tenha o cuidado de não utilizar muitos indicadores ao mesmo tempo, escolha um por vez, por um tempo determinado.
* Utilização de ações preferenciais, dão preferência aos portadores das suas açõies para receberem dividendos ou boa parte de seus investimentos de volta em caso de falência, entretando, não dispõem de voto direto.
* A preferência por ações ordinárias, que acarretam direito ao voto e liquidez menor.
* JAMAIS abra uma conta em uma corretora que não forneça o livro de ofertas
* Um indício de que o valor será elevado é o maior número de ações à venda do que o interesse da compra

SarahSteffany 10/03/2021

Muito bom para iniciantes
Um ótimo livro para quem é leigo na bolsa de valores. Através de uma leitura simples, direta e objetiva ensina conceitos básicos, mostra exemplos e gráficos para facilitar a visualização e também dá dicas e mostra os principais erros de investidores principiantes e como evita-los.
Recomendo a leitura para quem está com planos de entrar nesse vasto mundo da bolsa de valores, caso já seja experiente no assunto, acredito que o livro não será tão proveitoso.
É uma leitura que flui de forma fácil, rápida e dinâmica. Porém é um livro que não conseguiu me prender 100%, facilmente abandonava ou me dispersava durante a leitura.

Felipe Albiero 14/01/2014

Cumpre o que promete!
O livro é fiel ao que promete.
Proporciona uma imersão geral nos principais pontos sobre a Bolsa de Valores e estabelece as diretrizes básicas para quem quer começar a investir.

O que me impressiona é ver tanta gente criticando o livro por ele ser 'básico'. Pessoal, ele foi criado para ser BÁSICO. Ele não é voltado para quem já é investidor e possui experiência, mas para aqueles que pouco ou nada sabem e querem iniciar nesse mundo chamado Bolsa de Valores.

Gostei bastante e recomendo!

PDH 11/03/2009

Acho que a ideia é exatamente esta: para iniciantes. Explica de uma forma muito clara par quem quer começar a investir. Eu que não tinha noção nenhuma aprendi bastante e indico a todos os meus amigos! Vale a pena!
Que já tiver uma noção de investimento e quiser aprender mais, tem o outro livro do mesmo autor: "Técnicas de Investimento para o Mercado de Ações". Estou lendo e aprendendo ainda mais!

Lucas Muzel 02/08/2009

Boa visão geral
O livro cumpre a função de introduzir o leitor no mundo das ações. Com esse tipo de acompanhamento (através de outros materiais), o aprendizado é menos doloroso.

Bruna.Toledo 28/01/2021

Apresenta alguns conceitos úteis para iniciantes e oferece dicas para reduzir os problemas mais comuns. Pode estar desatualizado em relação aos dados sobre a bolsa (o livro foi publicado há 11 anos)

Bruno Agra 10/01/2009

Um livro bom para iniciantes. Acho que da uma ideia geral do assunto, mas peca por ser muito superficial em determinados assuntos que considero importante.
Mas para quem quer iniciar na bolsa é bom, pois explica de forma clara e simples o conteúdo.

Rosm 27/10/2009

Bolsa de Valores para Iniciantes.
Muito bom livro para quem quer investir na bolsa e não sabe por onde começar. Além disso é um bom livro de referência para iniciantes que começaram a investir na bolsa recentemente.

Mas é para iniciantes, creio que pessoas que já costumam investir na bolsa não achem muitas informações úteis nesse livro.

Brunno.Azevedo 07/08/2018

Ótima leitura
Para quem é leigo no mercado de ações, como eu, o livro traz de forma simplificada, conceitos e práticas do cotidiano deste mercado.

Rodrigo 20/12/2009

Livro muito simples
Para quem não entende completamente nada sobre a bolsa de valores.
Mesmo assim, é possível encontrar facilmente e gratuito na internet todo o conteúdo exposto no livro.

Vitão 16/09/2021

Prático e objetivo
Livro que vai direto ao ponto nas questões iniciais para quem quer começar a operar na bolsa de valores. Achei bem básico, mas vale a pena se você não tem noção alguma.

sjmarcel 29/08/2010

Uma boa introdução
O livro dá um embasamento básico de como operar em homebrokers, uma descrição das operações e termos utilizados no mercado. Um bom livro.

Rubens 30/01/2011

Ótimo para quem pretende iniciar no universo das bolsas de valores. Traz conceitos iniciais essenciais para o futuro investidor. Recomendo para quem nunca leu nada a respeito do tema.

Matheus Fialho 11/10/2011

Técnico, mas nem tanto...
Realmente uma introdução: Bem-vindo!

Este é o objetivo e valor agregado pelo livro. Se deseja aprender mais sobre a análise fundamentalista ou técnica de ações, esqueça!

O livro em questão traz uma bem-aventurada apresentação do funcionamento da bolsa de valores, como se contratar home brokers, o que são eles e demais primeiros passos para se investir na bolsa de especulações... ops, desculpem, bolsa de valores!

Gostaria apenas de ressaltar o número excessivo de erros gramaticais encontrados no livro, acredito que o mesmo, autodenominado Best-Seller, deveria sofrer uma revisão mais minuciosa!

De maneira geral, recomendo a obra aos que desejam ingressar na bolsa de valores.

* Aceito críticas e sugestões! Boa leitura.

Felipe.NS 09/04/2012

Cumpre com o qque promete
Cumpre o que promete, é de fácil entendimento muito recomendado como leitura inicial para quem está começando.