A Anatomia Da Violência

Resenhas - The Anatomy of Violence

nanda 13/04/2023

Anatomia da violência
Que livro INCRÍVEL!
ele explica tudo de um jeito maravilhoso e super fácil de entender, falando como eh na prática com casos reais! muito bom

Mahara 19/09/2021

Fantástico!
Um livro com muito conteúdo, e ao mesmo tempo, extremamente prazeroso de ler (pra quem gosta da temática). Levei pouco mais de um ano lendo, parei por um tempo (por motivos pessoais), mas sempre se manteve como um dos favoritos. De fato, um livro muito bom e necessário, até para revermos nossas formas de punição (e afins). Adorei!

Laíssa Lima 10/04/2021

Impressionante!
Uma leitura enriquecedora, deixa claro que não há uma causa única para violência.
É um pouco maçante porque fica repetindo os termos técnicos e explicando novamente algo que já estava claro.

-Lara 27/02/2021

Um livro acadêmico que vai nos trazer argumentos, estudos, principalmente cerebrais, que mostram que a violência pode ter fatores biológicos, mas sem descartar também os fatores sociais (porém não foca nisso).

Bru | @serialivros 03/01/2021

É um livro incrível, mas...
Eu sou bem curiosa com relação a criminologia (area que estuda o crime, o criminoso, a vítima e o comportamento social). E quando me deparei com esse livro e pessoas fazendo comentários bons sobre ele, não esperei mais nada, comecei a ler.

No entanto alguns tombos vieram, o primeiro de todos é que apesar do autor dizer que é em linguagem popular, por ele ter como foco a pesquisa, de linguagem popular ele não tem nada. E me atrevo a dizer que ele é bem técnico, talvez não tanto quanto poderia ser, mas ainda assim pra mim foi.

Isso levou ao fato de que eu não consegui me encantar pela pesquisa, embora reconheça a importância dela e de que ela esteja disponível para leitura em português. Como também senti que o livro tinha umas mil páginas, quando na verdade ele tem menos de 500.

Outro tombo foi o fato de por se tratar de um debate, muitas vezes o autor se tornou repetitivo e me levou a perder um pouco a paciência e a vontade de continuar lendo.

Webe Santos 29/06/2020

Uma resenha por capítulo e ainda seria pouco em meio a tudo que esse livro nos oferece.

Como profissional da educação a maior benesse do livro foi no que diz respeito as crianças: comportamento antissocial e fatores externos, etc (em todas as suas singularidades), mas a premissa que perpassa todo o livro é algo que não permite que fiquemos inertes: há em partes uma base no cérebro para a violência. Isso nos faz questionar (como o próprio livro fez) sobre o livre arbítrio.

O autor ainda estabelece uma relação dialógica entre fatores biológicos e o meio social, assim deixa evidente a existência de fatores biossociais.

Por meio de muitos estudos de caso, de exemplos conhecidos ou não, imagens do cérebro, gráficos etc, Raine nos convida a compreender a sua perspectiva sobre a violência, de maneira que após a leitura desse livro é impossível ver crimes e criminosos da mesma forma. Eu leria tudo novamente, e provavelmente irei. Brilhante!!

Patrícia Carla 26/04/2020

Quebra de paradigmas relacionados à violência
O autor escreve sobre a violência não simplesmente baseado em sua própria experiência como psicólogo estudioso do tema, mas como pesquisador e embasando-se sempre em muitos outros estudos acadêmicos sobre a violência. É um livro que nos traz de forma aprofundada a interação genética x ambiente na formação do ser humano, mas Raine consegue ir um pouco além das questões normalmente colocadas em foco, ele aprofunda o nosso conhecimento nessa interação e com isso nos traz muitas reflexões interessantes sobre como tratar e prevenir a violência como fazemos com outros distúrbios e doenças. O livro em alguns momentos se torna um pouco cansativo, por ser extenso em cada uma das questões que levanta, mas ao final, a leitura trará um sentimento de que valeu a pena e que agregou muito ao seu conhecimento para aqueles que se interessam pelo assunto. Recomendo!

Eduardo.Silva 17/10/2019

Inovador e Fundamental
Raine é psicologo, psiquiatra, criminologista. Nesse livro, ele apresenta de forma super didática uma serie de pesquisas ilustradoras dos fundamentos biológicos e ambientais que podem tornar um individuo propicio ao crime. Ele destaca crimes de psicopatas, violência domestica, crimes de colarinho branco e outros. Destaca como uma criança criada num ambiente saudável pode vir a se tornar um perigo. Explica os alimentos que fazer bem e os inúmeros metais que fazem muito mal. É um achado imperdível.

Mara 27/09/2019minha estante
Que resenha, amigo! Muito obrigada!

ost 27/02/2019

Excelente, mas cuidado.
Possui agrupamentos de estudos muito bons, mas cuidado com as opiniões e interpretações que o autor extrai deles.