Psicose

Psicose Robert Bloch

Resenhas - Psicose

Thayane 11/04/2021

CARACA!!!
Eu já imaginava que seria uma coisa mt louca, mas eu me surpreendi. Poxa vida!!! Esse final foi TUDO pra mim. Amei a frase de efeito final.

Gabi Fernandes 09/04/2021

Psicose
O final vai te surpreender...

Norman Bates dirige um motel de beira de estrada com sua mãe Norma. Mas com a construção da nova rodovia, o movimento diminui e o negócio está a beira da falência. Um noite de chuva, uma garota chega pedindo um quarto. Norman fica nervoso, pois não está acostumado com mulheres, mas fica animado por ter com quem conversar. Mas sua mãe, superprotetora, pode ter uma opinião diferente sobre a hóspede. Afinal, a vida toda foram os dois, e garota nenhuma tomará seu lugar na vida de Norman
Mary trabalhou a vida toda para cuidar de sua irmã, mas também sonha e se casar e construir sua vida. Em uma viagem, ela conhece Sam, um humilde dono de uma loja ferragem, com quem sonha em se casar. Mas Sam tem uma dívida gigante e disse que só poderia construir uma vida com Mary depois de pagar até o último centavo. Pensando em seu futuro, quando Mary se vê diante de uma maleta com quarenta mil dólares, ela não hesita em pegar o dinheiro e fugir. Mas uma tempestade faz com que ela se perca no caminho. Cansada, ela faz uma parada em um motel de beira de estrada. O que ela não esperava encontrar, era um filho perturbado e uma mãe superprotetora. E o que era para ser o começo de uma nova vida, pode se transformar em sua última parada.

Ganhei esse livro no finalzinho de 2017 e desde então leio ele todos os anos. Quem já leu sabe que tem um plot Twist INCRÍVEL, mas ainda sim, nunca me canso de ler. Eaí, conhece?

site: https://www.instagram.com/p/CNKQH4BDW61/?utm_source=ig_web_copy_link

Manu 08/04/2021

Muito além da obra de arte cinematográfica
Eu amei a leitura, amei cada palavra escrita e toda a forma que é construído o mistério da trama.
Até mesmo para quem já olhou as diversas adaptações dessa obra esta leitura é super indicada, mesmo conhecendo cada elemento da trama ainda é possível se surpreender com a escrita de Robert Bloch. Pois a forma com que é narrada a história, proporciona uma visão tão profunda dos personagens que chega a nos enganar, fazendo que acreditemos saber o que realmente se passa em suas mentes e assim prever seus próximos passos, mas não podemos.

A leitura é fluída, sem nenhuma dificuldade na linguagem e fascinante, impossível não se chocar com todas as revelações, já conhecidas.
Não poderia dar apenas cinco estrelas, mas sim uma constelação inteira, para mostrar o quanto esse romance me encantou.

Eduardo 08/04/2021

sensacional
Livro sensacional. Não é atoa que é um clássico. Leitura rápida e muito gostosa, devorei o livro em dois dias. Ler a cena da clássica facada no banheiro foi sensacional.

Marquinhos 08/04/2021

Surpreendente!
Um clássico que me surpreendeu de uma forma espetacular!

Sempre ouvi falar de como o filme chamado Psicose era bom, espetacular e tal, porem ainda não tinha assistido até que me veio a vontade, então resolvi ler o livro primeiro e meu Deus esse livro maravilhoso.

A escrita do autor é muito boa, a história e fluida e conseguiu me prender do início ao fim, me deixando com gostinho de quero mais a cada capitulo. O plot do livro é muito bom, o autor leva você por um caminho que você não esperava, eu teorizei mil e uma coisas mas nenhuma chegou perto do que foi aquele final.

Sim, ele se tornou um dos meus favoritos, leiam Psicose!

Danniki 04/04/2021

Sem enrolação...
Já assisti a versão original e um outro remake que não sei qual deles (têm 4 filmes), e gosto muito do filme! Para quem assistiu primeiro, não vai deixar de ler. O filme é um pouco diferente, tipo a narração e pelo fato de Marion aparecer mais em vez de morrer logo no início do livro (não é spoiler, né gente!) Fazia muito tempo que eu queria ler esse livro, e finalmente consegui ler. Devorei em dois dias, e não tem aquela enrolação, sabe? É uma leitura gostosa! É interessante o desenrolar da história, e para quem não assistiu o filme vai se convencer da história do Norman Bates. E eu que já sabia, fiquei encantada como a estória não estragou o mistério. Super indico a leitura!

Bônus: O personagem Norman Bates é inspirado na história de Ed Gein.

site: https://www.instagram.com/mundodedanniki/

iammoremylrds 04/04/2021

mano esse livro é simplesmente incrível, me prendeu do início ao fim, além de ser um livro muito bem escrito, já tinha assistido ao filme e a série, mas mesmo já conhecendo a história, surpreendeu, sensacional

Greice 03/04/2021

Que arrependimento....
Me arrependo de não ter lido ele antes, como já conhecia a história através das telas ( tanto no filme do Hitchcock como na série Battes Mottel), achei que não valeria a pena a leitura. Que grandesissimo erro...o livro é maravilhoso, que mente psicótica tinha esse Robert Bloch...vale muito a pena a leitura!!!!!

Larissa.Giordanna 03/04/2021

mano???? eu to passada chocada, como assim, que?
eu esperava de td mas n esperava esse final nunca assisti o filme entao foi realmente uma surpresa, agora PRECISO assistir o filme, eu nunca ia imaginar isso!
foi um livro bem curtinho e eu amei mt, me prendeu bastante pq eu qria saber oq ia acontecer, enfim, se tiverem oportunidade leiam!

jwckeline 03/04/2021

a leitura é tão boa e instigante que li em uma sentada só. é muito bem escrito, todas as palavras são escritas exatamente da maneira que devem ser e que engana o leitor (caso não tenha visto o filme/série ainda). perfeito!

Myllene Felix 02/04/2021

Norma[n] Bates
Esplêndido!!!!!!!
Que obra, meus irmãos!
Sou fã demais dessa trama que originou uma das minhas séries favoritas (Bates Motel).
Infelizmente acabei vendo na ordem errada, o que quebrou um pouco o meu entusiasmo com plot twist principal, por favor, quem não viu o filme e a série, leia primeiro! Imagino que seja uma baita emoção ao chegar cru nessa narrativa!
Gostei bastante da forma com que o autor escreve, mesmo sendo prático ele conseguiu trazer uma ambientação bacana e fez uma construção rápida e eficiente.
Não dei a nota máxima, porque acredito que ele podia ter explorado mais uma trama tão boa. Podia ter trazido talvez um pouco do passado, acaba que fica subjetivo... acho que podia trazer tb mais personagens, explorando mais as facetas do protagonista. Ficou um gosto muito forte de quero mais.
De qualquer forma, foi excelente.. como esperado. Obrigada por tudo, Robert Bloch!

Amy 30/03/2021

Um ícone atemporal
?Eu acho que todos nós somos um pouco loucos de vez em quando.?
-Norman Bates (pg.50)

Começo essa resenha dizendo que cinéfilos vintage reconhecem esse clássico. Hitchcock fez um trabalho magnífico nas telas do cinema e por detrás da câmera. Memorável.
Voltando ao foco principal: o livro. Achei a história bem fluida. Uma vez que iniciei, não larguei mais pois me envolveu bem e a cada momento que passei, fiquei mais e mais curiosa (e com um enorme interesse) em saber e conhecer mais sobre esse maluco que é o Norman Bates.
Achei algumas partes em que aborda um pouco sobre a visão do Norman meio perturbadoras, ademais deveras interessante as diferentes facetas e personalidades que ele apresenta ao longo do livro.
Porém, contudo, no entanto, só não achei digno de 5 estrelas pois o final foi bem simples ao meu ver. Esperava algo cheio de ação, adrenalina, investigação. Deu a impressão de que o autor queria acabar logo e jogou o desfecho bem apressado.
Não acredito que ficaram pontas soltas, porém, bastantes coisas foram deixadas de maneira superficial e que se aprofundadas e combinadas com um final energético (uma fuga ou luta por sobrevivência) iriam deixar de tirar o fôlego.
De qualquer forma, sou uma fã do filme e agora do livro. O personagem memorável do Norman e sua mãe estarão sempre na minha estante e lista de favoritos.

Gabriela 29/03/2021

O complexo de Édipo...
Eu amo essa história! Simplesmente, sensacional! Suspense na medida certa, psicologia na medida certa, drama na medida certa.
Sou suspeita a falar do livro, pois já tinha assistido ao filme e à série, mas mesmo já conhecendo a história pude me surpreender (novamente) com o fim que levou Norman Bates. Leria tudo novamente e, provavelmente, ficaria surpresa da mesma forma. A escrita e o desenrolar da história são sensacionais.
Xaxa 31/03/2021minha estante
Aaaa quero muito ler!! Eu amo a série e o filme, acho q amaria ainda mais o livro!

Gio 29/03/2021

Amei
Nunca tinha assistido o filme, nem sabia a sinopse então foi uma completa surpresa pra mim.
Em poucas páginas o autor consegue fazer um suspense psicológico muito foda que engana o leitor até o fim.
Acredito que se a pessoa tiver assistido ao filme vá estragar a magia do livro mas vale a pena mesmo assim conhecer!!!

José 28/03/2021

Muito bom ler o livro que inspirou um clássico do cinema dos anos 60 e de uma das minhas séries favoritas. Foi uma leitura muito rápida e que me prendeu bastante. Esperava que fosse mais detalhado porém não deixa de ser um livro muito bom!