Psicose Robert Bloch

Resenhas - Psicose

rafa 20/02/2024

Psicose
?Incapaz de fazer mal até mesmo a uma mosca...?

Como nunca assisti o filme e a série, o plot do livro acabou sendo muito surpreendente para mim. O autor tem uma escrita simples e cativante, que até mesmo causa desconforto em algumas partes que descreviam a forma como a mente do Norman funcionava.

Débora 17/02/2024

Maravilhoso!
Não é a toa que é um clássico. Amei a leitura mesmo já tendo spoilers por ter assistido a sério ?Bates Motel?. Imagino a experiência do
plot sem saber de nada, deve ser incrível!

Jessica.Kristine 17/02/2024

Gostei
No começo fiquei desanimada em ler pois eu ja vi o filme e a serie, mas é uma leitura facil e fluida, eu adorei ler esse livro e fiquei surpresa com o final ? Só acho que poderia ter mais informaçoes, achei meio raso.

Rosie 16/02/2024

Eu acho que todos nós somos loucos de vez em quando.
Comecei esse clássico na espectativa de que me fizesse amar ler e realmente.... Deu super certo!

Ele me prendeu do começo ao fim! Eu simplesmente não conseguia parar de ler até saber o que estava acontecendo com os personagens.

Além de que o autor do livro traz um debate que acho super relevante: maníacos e a psiquê humana. Juntamente com o fato de que todos se compadecem das vítimas ? obviamente! ? mas quem se compadece ao assassino mentalmente instável?
A forma como o autor descreve isso nos últimos 3 capítulos; como o autor escreveu sobre o Norman; e o ponto de vista da Lila e do Sam sobre o assassino no final... Eu (já sabendo alguns detalhes da história) só consegui sentir pena a história inteira.

"Acreditamos saber tudo sobre uma pessoa só porque a vemos frequentemente ou porque temos uma forte ligação emocional com ela."

Obrigada por ler.
Se cuide bjs!

littleedolla 15/02/2024

Clássico
Mesmo já conhecendo a história não tirou a experiência da leitura! Um clássico, um ótimo livro.
E pensar o quanto tem mães auto protetoras criando bates por aí.
Tem muitos pais que observam que o filho não é normal e são omissos em procurar ajuda. Então no amanhã podem virar assassinos, psicopatas, etc.
Afinal o livro foi baseado em história real!
Amei o filme, a série também "Bates Motel" apesar de não ser fiel, e agora amo o livro.

agathavm 15/02/2024

Primeiro livro desse gênero que leio e eu gostei bastante. bem envolvente, fácil de ler e tem um plot de deixar sem palavras

mari.rsp 14/02/2024

Mesmo sabendo da história (do plot e tal) eu gostei muito do livro, é muito fluido e prende do início ao fim.

Karolyne69 14/02/2024

Très bien
Para muitos é apenas uma historinha de mistério. Mesmo se for, é muito bem escrita. Até partes em que há um cunho pesado de maldade, o autor faz tornar algo mais "suave", mas com uma linguagem clara. Faz com que o leitor leia a obra em menos de uma semana - claro, se tiver tempo - pois desperta o desejo de querer saber o que ocorrerá a cada instante da narrativa.
Os personagens são bem construídos, mas não tão aprofundados, exceto os dois personagens que fazem o enredo acontecer: Norman Bates e Marion Crane. Desde a primeira linha em que o autor fala sobre o então senhor Bates, até a última página, podemos perceber que estamos "entrando" na mente deste indivíduo que não é nada sádico, mas também não é inocente. Podemos compreender como tudo se deu, como as peças encaixam -se para o então plot do livro - que consequentemente a maioria das pessoas já tem conhecimento pois a história foi então levada ao cinema através do filme com o mesmo título "Psycho"(1960) de Alfred Hitchcock.
De maneira geral, se você gosta de algo mais horror/Slash, este romance não é bem assim. Como dito anteriormente, tudo é contornado a ser uma história clara e bem formulada, nada tão exorbitante- pelo menos para mim não foi. Mas isso não quer dizer que não haja episódios assim, conquanto, não é o foco principal da trama - nem mesmo no filme não foi dessa forma.
Foi o primeiro livro desse gênero que li, e eu adoravelmente gosto tanto da obra completa quanto das adaptações.
Karolyne69 14/02/2024minha estante
Coloquei uma estrela sem querer.

Pedro3561 14/02/2024

Um clássico!
Amei,tinha descobrido o plot no começo mas o autor me enganou e descartei a ideia rs.
Leitura envolvente e personagens interessantíssimos.
Toca em assuntos delicados sobre doença mental de um jeito mto a frente do seu tempo,mesmo sendo um livro escrito no século XX.
Com certeza vale a pena a fama e a leitura.

nnsamara 13/02/2024

Cada vez que lia ficava mais curiosa p saber o que tava acontecendo, o plot no final me surpreendeu mto. no geral, não tenho muito o que comentar sobre o livro, não achei perfeito mas também não é ruim

girlatbook 11/02/2024

No body, no crime
Esse livro é eita atrás de eita. Não tenho muito o que falar sobre, mas o plot twist foi incrível, fiquei chocada. Queria ter aproveitado mais a leitura.

Beatriz3345 09/02/2024

Coloquei expectativa demais
Gostei, mas não me impressionou tanto. Talvez seja porque eu já tinha ouvido falar do filme do Hitchcock, e sabia que havia um plot twist, só não sabia qual era. Então quando aconteceu não me surpreendeu. Mas a história não é ruim, apenas seu último capítulo é um tanto difícil de entender.

Maria Eduarda 06/02/2024

"Nós não somos tão lúcidos quanto fingimos ser."
O livro ?Psicose? é grandemente renomado em decorrência do filme de Hitchcock. Todavia, aquela epígrafe de que o livro é sempre melhor que o filme se compatibiliza a Psicose e é inverossímil que essa obra não passe a figurar entre as suas prediletas após que os leitores imergirem no universo amedrontador, e pouco conhecido, de Robert Bloch. Inspirado no serial killer de Wisconsin, Ed Gein, o protagonista do livro ?Psicose?, Norman Bates, era um assassino solitário que vivia em uma localidade isolada. Dominado pela culpa pelo assassinato da mãe dominadora, Norman criou sua própria forma de mantê-la viva em sua mente psicótica.

Psicose é aquele suspense convencional em que o leitor é naturalmente desacertado pela engenhosidade do autor. Transversalmente de uma leitura fácil e objetiva, Robert Bloch nos relata a história de Norman Bates (hoje mundialmente prestigiado através série Bates Motel). Norman é um protagonista em primeira instância sem graça. Um rapaz que existe à penumbra da mãe autoritária, que não toma rumo na vida nem decisões sólidas, e que passa seus dias trabalhando em um decaído motel. Seus conflitos com a mãe vão permear a história e os diálogos dos dois estão recheados de ambiguidades que só vamos decifrar o significado no desfecho da história.

Marion Crane, que reputo uma personagem coadjuvante, é quem maestra o gatilho para a trama do livro se fortalecer. Há uma breve antológica e imortalizada cena do assassinato enquanto toma banho, e confusos relatos de Norman após a peripécia, episódio que só se encontra em entendimento após as configurações psicológicas do personagem principal. A medida que a história se desenrola, a verdadeira natureza de Norman é exposta, o livro mergulha nas profundezas da psicose, explorando a dualidade na personalidade e obsessão de Norman pela sua mãe, Psicose é afamado pelo seu suspense intenso, Robert Bloch constrói uma atmosfera de tensão crescente e atinge os terrores dos pensamentos humano, permitindo o leitor a mergulhar na mente perturbada do personagem principal, que naturalmente sofria de o transtorno dissociativo de personalidade, chamado antigamente de dupla personalidade, geralmente é uma reação a um trauma como forma de ajudar uma pessoa a evitar memórias ruins. Isso é aparente na história, sendo ele dividido entre sua mãe nele próprio, em uma aparente imitação de mãe manipuladora, uma personalidade infantil e frágil e o próprio Norman Batel. Essa afirmação permeia no enredo e explica a dissociações entre um assassino temeroso é um jovem tímido e sem graça.
?De pé no meio do quarto ele começou a tremer :- Não posso fazer isso, não posso olhar para ela, não vou lá dentro, não vou. Mas você tem de ir, não há outro jeito. Para de falar sozinho. Tinha que encarar a realidade, mas que realidade? Uma moça morta, uma moça que sua mãe matara, a única coisa que havia de fazer era se livrar dela?.

Portanto, indubitavelmente feitos esses pressupostos imprescindíveis da obra, a experiência investigatória em torno do desaparecimento de Marion foi extremamente boa, Robert Bloch constrói um labirinto para o leitor percorrer. Inocentemente nos permitimos conduzir sem perceber que o caminho armazena surpresas de tirar o fôlego. Que no final você se encontra, MEU DEUS????? QUE LIVRO BOM!
O prisma é de leitura frenética, e chegamos ao epílogo com um sentimento de querer mais, de querer ler todas as obras do autor. Bloch direcionou a trama com tanta maestria que ficamos cada vez mais curiosos sobre a condição psicológica de Norman, livros como esses me fazem me interessar mais ainda em a psicologia comportamental, que caracteriza-se por postular a não-existência da mente, tendo uma concepção monista do ser-humano. Como complexo de Édipo, sendo um dos conceitos fundamentais de Freud, na Psicanálise. Que já tive o prazer de ler.
Minha experiência com a leitura foi extraordinária, sou amante de casos policiais, estudo cognitivo da psicanálise e investigações interessantes, logo a leitura foi enriquecedora, fazia tempo que eu não lia uma história tão boa. Além de indicar o livro, indico o filme ?Psicose?, o documentário ?Dahmer ? Monster: The Jeffrey Dahmer? e séries como ? O canibal?, ?Os Filhos de Sam: Loucura e Conspiração?, ?Conversando com um Serial Killer: Ted Bundy? entre muitos outros.

O autor Robert Bloch foi um conceituado escritor norte-americano, mais celebrado pelo seu romance de horror Psicose (1959). Posteriormente a história foi adaptada para cinema pelo célebre realizador Alfred Hitchcock, em que Janet Leigh e Anthony Perkins fizeram parte do elenco. Foi também conhecido como roteirista e um autor prolífico no gênero da ficção científica. Bloch foi por diversas vezes galardoado, tendo recebido um Prémio Hugo, um Bram Stoker Award e um World Fantasy Award. Chegou a ser presidente de 1970 a 1971 da Mistery Writers of America e foi membro da Science Fiction and Fantasy Writers of America. Faleceu em decorrência de um câncer em 23 de setembro de 1994.
Warley Pablo 07/02/2024minha estante
Livro incrível, resenha sensacional. Esse é o tipo de autor que pode facilmente concorrer com Agatha Christie, caso mantenha o mesmo nível em todos os livros.

Maria Eduarda 07/02/2024minha estante
Obrigada gatinho!

Júlia Fortuna 06/02/2024

?Todos nós somos um pouco loucos de vez em quando.?
O clássico romance de Robert Bloch, ?Psicose?, foi publicado originalmente em 1959. Livro que deu origem ao mais famoso filme de suspense de todos os tempos. Psicose conta a história de Marion Crane, que foge após roubar o dinheiro que foi confiado a ela depositar num banco. Ela então vai parar no Bates Motel, cujo proprietário é Norman Bates, um homem atormentado por sua mãe controladora.

Mary conhece o gerente, Norman, que foi simpático o bastante para lhe dar um quarto muito bom e convidá-la para um jantar rápido em sua casa, atrás do motel. Fica sabendo também que ele mora com sua mãe e ela é muito doente. É então que, em seguida, temos a famosa cena do chuveiro.

?... Mary começou a gritar. A cortina se abriu mais e uma mão apareceu, empunhando uma faca de açougueiro. E foi a faca que, no momento seguinte, cortou seu grito. E sua cabeça.?

Poucos dias depois de se hospedar no Bates Motel, Sam (noivo de Mary) fica sabendo que Mary desaparecera. E agora? Onde foi parar Mary? Terá ela saído do motel e ido para o desconhecido ou Norman Bates sabe o que aconteceu a ela?

O enredo alterna entre a visão de Norman Bates e a busca da irmã, Lily e do noivo de Mary pela moça desaparecida. Tudo parece apontar para o Bates Motel como sendo o último lugar em que Mary aparece no mapa, mas nem o delegado parece convencido o suficiente para dar uma batida no motel.

Até que ponto realmente conhecemos alguém? Mesmo aqueles que compartilham nossa vida diária, como uma mãe, um marido, ou um filho. Será que conseguimos vislumbrar além da superfície, compreender sua verdadeira essência? Em "Psicose", Robert Bloch nos convida a uma profunda reflexão sobre a psique humana, destacando a complexidade e os mistérios que permeiam as relações interpessoais. Através de sua narrativa, o autor demonstra que até mesmo indivíduos aparentemente comuns e simplórios podem esconder aspectos sombrios e perturbadores de sua personalidade, desafiando nossas percepções e incitando um sentimento de inquietação diante do desconhecido.

A escrita de Bloch é diferente do terror visceral que estamos acostumados nos dias de hoje. O que o autor faz é uma exploração da mente de um homem perturbado por uma vida de privações. Stephen King já afirmou que ?Psicose? foi uma das obras que o fizeram decidir ser um autor de histórias de terror. A maioria dos leitores devem conhecer a obra através do filme magistral de Alfred Hitchcock, mas o livro caminha um trajeto muito diferente do filme.

Robert Bloch constrói um labirinto para o leitor percorrer. Inocentemente nos deixamos conduzir sem perceber que o caminho, por mais conhecido que se mostre, guarda surpresas de tirar o fôlego.

Em primeira instância, somos apresentados à perspectiva de Norman Bates que junto com sua mãe Norma, dirigem um motel de beira de estrada. Logo no início da leitura testemunhamos que a relação entre mãe e filho é bastante turbulenta. Norma é uma mulher transtornada que, mesmo o filho já adulto, continua tratando-o como uma criança. Norman, por sua vez, não consegue desvencilhar-se da dominação materna, embora na maioria das vezes deseje matá-la ou abandoná-la em algum asilo.

Ademais, o que torna essa história ainda mais perturbadora é que o personagem Norman foi livremente inspirado em um caso real. Em 1957, Ed Gein era preso por crimes que ultrapassavam o limite da credulidade humana nas razões e porquês, nascia assim a inspiração para Norman Bates e Bloch lançou-se na notável tarefa de explicar a mente de um assassino.

Com uma criação parecida com a de Norman Bates, Eddie Gein também tem uma obsessão por sua mãe e questões de gênero mal resolvidas. Porém, quando a sua mãe morre - diferente do livro - ele não a desenterra, mas passa a desenterrar cadáveres parecidos com ela.

Certa vez, eu li um artigo sobre o Complexo de Édipo - termo criado por Freud e inspirado na tragédia grega Édipo Rei -, e assim que se desenrola a trama e o conceito é citado, eu já tive uma noção mais ampla sobre a verdadeira natureza psicológica de Bates.

O romance "Psicose", juntamente com suas adaptações para o cinema e a televisão, proporcionou a elaboração de um perfil psicológico do personagem Norman Bates com base no Complexo de Édipo. Esse conceito, utilizado na teoria psicanalítica, descreve a fase do desenvolvimento em que a mãe se torna objeto de desejo do menino, enquanto o pai é percebido como o rival que impede o acesso a esse objeto.

Ao final do Complexo de Édipo, seguindo o desenvolvimento infantil, espera-se que esse desejo seja substituído pela riqueza do mundo social, uma vez que o menino adquiriu todas as regras morais necessárias para o seu convívio em sociedade.

Por outro lado, segundo a teoria psicanalítica, a ausência da instauração da lei/interdição na criança pode resultar em uma falha na elaboração do complexo de Édipo, ocasionando, em alguns casos, a recusa em abandonar a mãe como objeto de desejo, transformando-a em objeto de identificação.

Dessa forma, concluímos que diante da impossibilidade de abandonar a mãe como objeto de desejo, o personagem Norman Bates passa a identificar-se com a figura materna que se transforma em uma de suas duas personalidades, desenvolvendo um transtorno dissociativo de identidade.

?Norman, Norma e Normal.?

Por fim, a maioria das pessoas conhecem ?Psicose? através do filme de Hitchcock, e posso afirmar que é um dos melhores filmes que eu já vi. Hitchcock foi tão genial com a obra cinematográfica que na época, ele mandou comprar todos os livros publicados para manter o efeito surpresa da história que ele contaria nos cinemas (já que o livro não tinha feito muito sucesso até então). Tendo como destaque a cena icônica do chuveiro, o grito, o sangue e aquela trilha sonora de arrepiar? O filme é considerado um clássico de referência no gênero de horror e suspense.

Independentemente de você já conhecer tudo sobre ?Psicose? ou já ter assistido ao filme, não abra mão da leitura do livro. Por mais que Joseph Stefano tenha sido bastante fiel ao texto original em seu roteiro, apenas com pequenas alterações, eu o li sentindo emoções que eu ainda não tinha presenciado com o filme. É uma obra que nenhum fã de suspense/terror pode deixar de ler. Passe algumas horas no Bates Motel e terá a sensação de ler o melhor livro de suspense de todos os tempos.
pietrarebeca 06/02/2024minha estante
Incrível amiga! Resenha maravilhosa e envolvente ?

Júlia Fortuna 06/02/2024minha estante
Obrigada amor!

Nick.Quarizimi 05/02/2024

Norman Bates é o proprietário de um motel na beira da estrada; estrada esta que agora vive deserta depois da construção da nova rodovia. Mary Crane sai do Texas em direção à Califórnia com 40 mil dólares roubados, na esperança de finalmente se casar com o noivo. Ela se perde e para no motel de Bates. E é aí que as bizarrices acontecem.

Eu já havia ouvido falar sobre o filme, mas nunca assisti, portando fui pega completamente de surpresa pelos plots. Parece até um conto de tão rápido que você lê, e do quanto a história te prende, literalmente do começo ao fim fiquei fascinada.

Eu gostei do livro, e estarei agora mesmo indo atrás do filme.
Fox.017 05/02/2024minha estante
Mentira que nunca assistiu? Aquele famoso som de quando o Norman vai matar ela com a faca? ahudhaudhau'