Psicose

Psicose Robert Bloch

Resenhas - Psicose

laissa33 23/03/2024

Um clássico que poderia ter sido escrito nos dias atuais facilmente. Que livro bom! Sério.
Resolvi escolher essa obra hoje justamente por medo de ter entrado na ressaca literária. Me salvou. Louca e já querendo ler mais suspenses.

Que plot bom, mas também não é algo ?fora do normal?( que piada ruim)
Kariny 24/03/2024minha estante
Mds simmmm, li esse mês e ameii tbmm! O decorrer da trama simplesmente perfeitoo

laissa33 24/03/2024minha estante
simmm

Caê 19/03/2024

FEZ HISTÓRIA!!
Conheci a obra de Alfred Hitchcock através do meu pai, aí fiquei curioso ao saber que existia um livro que contava a história de um dos meus filmes favoritos.
Sinceramente esse livro é extremamente cativante, desde o início ao fim. Eu não tinha vontade de parar de ler!!! Mesmo sabendo o que a história contava, senti as mesmas sensações como se eu estivesse vendo acontecer pela primeira vez diante dos meus olhos. Simplesmente eu não tenho palavras para descrever esse livro.

Clau ð» 17/03/2024

O clássico que nunca decepciona. Achei uma edição bem antiga no sebo e foi bom demais! Leitura muito rápida e certeira. O único pesar é que acaba!

EstevãoJs23 14/03/2024

O adulto, a criança e a Mãe. Quem é mais doido?
Depois de assistir a série Bates Motel, eu precisava ler o livro que deu origem a essa obra prima. E com certeza, não me decepcionou, a história acontece de uma forma bem mais rápida, diferente da série em que o ritmo é um pouco mais lento, no entanto, ela te permite conhecer melhor e se afeiçoar um pouco mais aos personagens. A leitura é tão instigante que me fazia querer mais, entender mais dessa loucura que se passa na cabeça de Norman Bates.

Apesar de já conhecer o plot, é incrível ver como funciona o raciocínio do Norman, as personalidades fragmentadas dentro de uma única mente, isso torna a narrativa muito interessante, pois é realmente como se pessoas diferentes estivessem em um debate, a forma como ele muda de opinião e as incoerências em seu discurso, é confuso, mas impressionante perceber as nuances de uma mente maluca kkkkk.

O livro fala sobre algo interessante, o fato de que tendemos a achar que conhecemos completamente uma pessoa porque somos próximas, mas dificilmente vamos conseguir entender tudo o que se passa na cabeça de alguém, próximo ou não.

A história me prendeu do início ao fim, e agora pretendo encerrar essa jornada assistindo o filme de Alfred Hitchcock.

T.W. 11/03/2024

Quando você entende o porquê de "A Mãe": ??
Te prende bastante, o suspense é bom! Dá um medinho em alguns momentos, mas nada demais.

A leitura não é cansativa, de modo que você lê várias páginas em pouco tempo.

Não tem um grande mistério, já que quem lê, tecnicamente, já sabe o que aconteceu. O plot é no final, quando você entende tudo é tipo: ?????

Não posso falar muito pra não dar spoiler ?

É isso ????

Natalia Oliveira 08/03/2024

Um livro bom, que te prende do começo ao fim, uma linguagem fácil e empolgante... Lerei mais clássicos do terror/suspense...
Confesso que esperava mais ação e terror, para mim foi um livro tranquilo...

Dani.Schalcher 08/03/2024

Obrigada Bloch e Hitchcock
Assista o filme/série e leia o livro. Leia o livro e assista o filme/série, TANTO FAZ.

Passei tanto tempo sendo fã de cinema que deixei esse livro passar batido durante um tempo? talvez tempo demais. Mas foi uma experiência muito interessante ser levada de volta ao Bates Motel e ver de uma outra forma o quanto Norman e ?Mãe? são, de fato, personagens bizarros.
Mesmo já conhecendo a história, esse livro ainda me surpreendeu a cada página. A leitura valeu cada segundo e, sim, Norman Bates é um completo ?psycho?.

As três versões: livro, filme e série montam o mundinho bizarro dos Bates e todos fazem com que você ame ou odeie por completo cada bizarrice por trás da história.

?Você odeia as pessoas. Porque, na verdade, você tem medo delas, não é? Sempre teve medo, desde pequeno. Melhor se enroscar numa cadeira debaixo de um abajur e ler um livro. Você fazia isso há trinta anos e continua faz agora: se escondendo entre páginas de livros.? (pág. 20)

Ana Carolina 06/03/2024

Não tem nem o que falar sobre esse livro, um clássico do terror. Todo mundo que curte terror precisa ler esse livro

rkive 05/03/2024

Um clássico é um clássico
Devo começar dizendo que esse gênero de livro não é algo que eu costumo ler tanto, mas mesmo assim o terror psicológico me surpreendeu muito e conseguiu me prender do começo ao fim.
basicamente o livro é sobre uma mulher que rouba quarenta mil dólares do seu patrão e foge para a cidade onde seu namorado reside, porém no meio do caminho ela se perde e decide passar a noite no hotel bates, e ali tudo começa a dar errado.

"psicose" foi feito sem muita enrolação, pontua o que tem quem pontuar e vai fechando a história pouco a pouco deixando sempre aquela aflição corroer o leitor.
a construção do personagem norman, o dono do hotel bates, é simplesmente impecável, o passado dele é aberto ao leitor em certo momento e acho que ali dá pra pescar o plot do final (que diga-se de passagem: é um plot que eu demorei assimilar) enfim, eu achei muito interessante os pensamentos do norman em relação a mãe e como toda essa questão deixou ele doente.

JvBarcelos18 03/03/2024

=================

==== Score: 9.50 ====

Lucia.Aoto 29/02/2024

Que clássico do terror
Este foi o primeiro livro que eu achei que realmente foi melhor ter assistido ao filme antes de ler o livro.
Saber como é a mente de Norman Bates antes, me fez aproveitar muito mais a leitura.
Eu acredito nisso. Pode ser que ter o plot twist se eu nao soubesse antes, poderia ter uma experiência maravilhosa. Mas gostei de ter lido dessa forma.
Simplesmente amei este leitura!
Marianna 01/03/2024minha estante
Já assistiu Bates Motel? Se não, acho que vale dar uma olhada, você pode gostar

Lucia.Aoto 02/03/2024minha estante
É série ou filme? Não vi não ?

Marianna 02/03/2024minha estante
Série! Conta a juventude do Norman com a mãe dele. O começo de tudo. E a série finaliza no filme, digamos assim. Bem fechadinha. Muito boa! Recomendo demais

Lucia.Aoto 02/03/2024minha estante
Obrigada pela indicacao vou dar uma pesquisada ?

AlefRamos 29/02/2024

Leitura viciante
O livro que inspirou um de meus filmes preferidos, Psicose. Que conta a história de Norman Bates, um peculiar dono de motel, e de sua relação um tanto quanto questionável com sua mãe, Norma Bates.

O livro segue dois núcleos de narração, que acabam se entrelaçando, o de Mary, e o de Bates.

Por mais que eu tenha assistido o filme mais de dez vezes, a leitura me prendeu de forma absurda, os detalhes adicionais que não foram apresentados no filme, enriqueceram demais a experiência.

Uma leitura bem rápida de ser feita, viciante demais. Era difícil não terminar um capítulo e não querer começar outro logo em seguida.

Independente se você assistiu ou não o filme, eu recomendo fortemente a leitura desse grande clássico.

Mireila1 27/02/2024

Excelente thriller
Para quem curte um thriller de suspense psicológico, é leitura obrigatória. Bloch apresenta um estilo de narrativa bastante gráfico e direto, tornando a leitura muito dinâmica, fácil e prazeirosa. A adaptação cinematográfica é muito fiel, mas ainda assim, tê-la assistido previamente não atrapalha a experiência de leitura, apenas diminui um pouco o efeito surpresa do plot, mas nada que comprometa, já que o que é apresentado dá bastante o que pensar. A mente humana é mesmo uma caixinha de surpresas, e Norman é a maior prova disso!

marih_ 25/02/2024

Norman, Norma e Normal Bates ?
Eu não sabia nada do plot então foi uma grande surpresa, surtei várias vezes durante a leitura pois é viciante e surpreendente demais. A edição da Darkside com as cenas do filme é linda e criativa. Recomendo muito a leitura.