Psicose

Psicose Robert Bloch

Resenhas - Psicose

daniel henrique 21/10/2013

Norman, Norma, Normal <3
A primeira vez que ouvi falar sobre PSICOSE foi na faculdade. Até então, eu conhecia apenas o filme, dirigido por Alfred Hitchcock, com aquela cena icônica do chuveiro, que junta um suspense de tirar o fôlego com uma trilha sonora inesquecível e arrepiante. Não sabia que o filme era baseado em um livro naquela época; e, diga-se de passagem, um livro tão bom.

Bem, devo dizer que, ao contrário do que imaginei que o livro seria ainda naquela ocasião, Psicose foi totalmente diferente: de uma forma impressionante. Não me levem a mal, mas, embora eu ame Drácula de Bram Stocker, Frankenstein, O Médico e o Monstro e Cia, terror não é bem o gênero que me define. Não apreciei muito a leitura de A Volta do Parafuso e O Castelo de Otranto, por exemplo.

Lembro que estudamos um pouco sobre a psicologia que existe nesses contos de horror/terror (algo pelo qual sou fascinado), e Psicose é um dos livros mais psicológicos que já li. É simplesmente fascinante. Eu me senti na mente de um verdadeiro psicopata, e isso foi deliciosamente delicioso. No final, nada, nunca, era o que eu imaginava. Norman, Norma, Normal s2

Se você espera por um livro cheio de sangue, correria, gritaria e sexo, bem ao estilo de O Massacre da Serra Elétrica, Psicose não é para você. Embora, verdade seja dita, ele possui a sua cota (e que cota!).

O livro fala sobre como uma jovem chamada Mary Crane rouba quarenta mil dólares de seu patrão (àquela época, 1959, uma imensa fortuna) e foge para a cidadezinha onde seu namorado, Sam, mora. O caso é que Mary se perde no caminho, e numa estradinha abandonada, sob um temporal apocalíptico, ela se depara com o Hotel Bates.

O lugar onde o demônio reside.

Só posso dizer que nada é o que você espera, e o autor nunca leva a história para o rumo que você esperava. O que te surpreende, por que Robert Bloch acaba te provando que tem mais criatividade que você, e que a mente psicótica dele é mais capaz de elaborar tramas arrepiantes que a sua!

Esse livro merece seis estrelas, mas como só existem cinco, classifiquei-o com cinco estrelas bem merecidas.

O trabalho que a editora DarkSide fez com esse livro merece destaque aqui também: a arte do livro é simplesmente LINDA. É como se você estivesse escondido entre as paredes cheias de segredos do Hotel Bates e ficasse por lá, espiando. Eu me senti ainda mais dentro da história, e isso foi super válido.

Sem dúvidas, esse livro se tornou um dos meus preferidos.
edu basílio 22/10/2013minha estante
tamanho rol de elogios suscitou minha curiosidade! ^.^

Vitor Hugo 20/05/2020minha estante
Embora seja justo afirmar que o Massacre da Serra Elétrica não é apenas um filme banal sobre um banho de sangue, pois há horror psicológico muito bem construído em várias cenas (tive de fazer este comentário, pois é um dos meus filmes preferidos).

Zofii 27/08/2020minha estante
Qual seria a classificação etária que você daria para esse livro? Ele é mais pesado que o filme?

Amanda.Thais 27/08/2020minha estante
Como que faz para ler não consigo

July 20/01/2021minha estante
Que resenha primorosa!!!!

Kah 16/04/2021minha estante
COMO faço para ler

Day 30/09/2021minha estante
Me explica pfv como faz p abrir,não tô conseguindo lê

Malu 13/12/2021minha estante
Depois dessa resenha, vou ser moralmente obrigada a ler esse livro! Belíssima!

Daniel.Malaquias 22/03/2022minha estante
Não sabia que era um livro, vou procurar lê-lo.

Kaaso 19/10/2022minha estante
Hahahahha

Jady.Sicurella 29/08/2023minha estante
Só por sua resenha, já fiquei com vontade e na obrigação de ler. Maravilhoso!

Michela Wakami 24/11/2020

Meu primeiro livro de terror, eu simplesmente gostei muito da escrita do autor.
Além de fluida é muito bem elaborado e perturbadora.
Recomendo aos amantes do terror.

Acho que não conseguirei encarar o filme.
Sou medrosa!
Gosto muito de suspense, mas terror já vi que não é para mim.

Estou aqui me tremendo toda.
Jordana Borges 25/02/2024minha estante
Psicose é impecável!!!! O livro é perfeito! feliz que você gostou!

Sambook 03/11/2021

?????+??
Devorei esse livro mesmo já sabendo toda a história, todo desfecho, todo mistério. Que livro sensacional!!!
História já conhecida, todo mundo já ouviu ou assistiu algo sobre o filme ??????? ou a série ????? ?????, então parece que a leitura ficará maçante, SÓ QUE NÃO!!!!
Para quem é apaixonado pela franquia dos filmes e da série, esse livro é essencial para coleção de memórias das obras.
Só tenho a agradecer a minha mãe por despertar minha paixão quando ainda era pequenina pelos filmes de terror e suspense, em especial ???????...

"?? ???????? ???????, ?? ????? ????? ????????. ???? ???? ????? ???? ???????? ?????? ???????? ???."

Obs: apesar de qualquer coisa, eu te amo Norman Bates ???

Samara 05/08/2022

O livro consegue te fascinar do começo ao fim, a leitura é uma leitura rápida, as paginas te fascinam, considerei uma leitura rápida, apesar da demora em terminar, recomendaria o livro sem pensar 2x.
Fernanda 05/08/2022minha estante
Adoro

Samara 05/08/2022minha estante
Adorei também

Liliane.Goncalves 14/01/2023

Incrível, adorei!
Finalmente entendo as razões de tantas pessoas gostarem dessa história e motivo pelo qual ela foi adaptada para os cinemas e para o streaming.

A leitura é muito fluida e interessante, quando você se dá conta, já leu 100 páginas (quase metade do livro). Você acaba um capítulo e fica instantâneamente curioso para saber o que vai acontecer a seguir.

É um suspense gostoso e tem uma atmosfera meio dark que adorei. Os capítulos curtinhos e essa edição maravilhosa da Dark Side tornaram a experiência incrível! Se eu já não soubesse o plot, teria gostado ainda mais do livro.

Não tem mais o que dizer, se você gosta de um bom Thriller, mas não quer nada muito extenso, leia Psicose!
THIAGO 14/01/2023minha estante
Cara com esse comentário eu quero

Liliane.Goncalves 14/01/2023minha estante
Espero que goste tanto quanto eu ??

Karol 18/12/2022

Bloch conduziu tão bem a trama em torno de Norman e sua mãe que ficamos com uma curiosidade de ler mais sobre os dois. Independentemente de já conhecer tudo sobre Psicose ou já ter assistido ao filme/série.

Mesmo conhecendo o final, a leitura não é comprometida em nenhum segundo, ela se torna mais detalhada e perceptiva. É um livro forte e impactante cheio de suspense, nos mostrando um divisor de águas da curiosidade mórbida de até onde a mente humana pode ir em seu estado mais brutal.

Karina 21/11/2022

Resenha | Psicose • Robert Bloch

Em Psicose, Mary Crane vê a chance de mudar a sua vida após roubar uma grande quantia de dinheiro, fugindo para encontrar o seu namorado que possui muitas dividas, mas, que desconhece seu crime e não sabe que a jovem está indo vê-lo. Durante o trajeto, Mary decide se hospedar no Motel Bates, localizado em uma antiga estrada isolada. Apesar de o proprietário Norman Bates ser um homem estranho, falar coisas um tanto confusas e revelar fatos conturbados sobre sua mãe, a jovem se vê sem opção, ficando no local. Porém, o que seria apenas uma noite de descanso, acaba tendo rumos drásticos e inesperados.

Psicose é um livro que estava na minha lista de leitura há algum tempo, e fiquei surpresa com a narrativa viciante e fluída que ele apresenta. Desde o primeiro momento, Norman Bates é um personagem que prende a atenção, pois a cada página, mais informações são mostradas até que todas as peças se encaixem e chegue ao momento crucial aonde tudo faz sentido.

Eu gosto bastante quando o autor consegue fazer o leitor ficar em dúvida sobre o que ele está lendo, sem conseguir decifrar o que vem a seguir, e em Psicose acontece muito isso. Durante a leitura, muitas vezes eu fiquei com a sensação:
"O que está acontecendo aqui?"
"Será que isso foi real?"
"Será que ninguém vai descobrir o que realmente aconteceu?"
E essas dúvidas, alimentaram a minha curiosidade para saber como seria o desfecho dessa história.

Além disso, a drama ganha novos rumos quando o investigador Arbogast, Sam Loomid ( o namorado de Mary) e Lila (irmã de Mary) ganham destaque da história e começam a procurar pistas sobre o que de fato aconteceu com Mary, por conta do seu suspeito desaparecimento.

Psicose é um livro marcante por trazer em seu enredo um protagonista enigmático, que a cada página se torna mais e mais intrigante, despertando curiosidade em decifrar os mistérios da mente psicopata de Norman Bates. O terror psicológico também é algo que está presente em toda a narrativa, gerando desconforto e dúvida sobre o destino dos seus demais personagens, impulsionando o leitor a desvendar os segredos escondidos por trás de cada ação deles.

Enfim, Psicose é um clássico envolvente, com uma reviravolta surpreendente no final que gera questionamentos sobre obsessão, amor, lucidez, relações tóxicas entre mães e filhos e também sobre os mistérios da mente humana.
Regis 21/11/2022minha estante
Adorei a resenha! ??????

Karina 22/11/2022minha estante
Obrigada Regis ?

Gustavo616 27/12/2023

Bates Motel
Um clássico do suspense/terror publicado nos anos 50 e que, até hoje, ainda possui uma das maiores reviravoltas da história.

Após roubar uma grande quantia de dinheiro do próprio chefe, Marion Crane se vê em fuga dirigindo para desaparecer de vista. Em uma noite chuvosa, ela acaba parando em um motel de beira de estrada, e é atendida por Norman Bates.

Norman Bates é um senhor de meia idade. Ele vive e administra o motel, um negócio que foi fundado pela sua mãe, Norma, com a qual ele vive.

A mãe de Norman já é uma senhora idosa, mas nem mesmo a idade a impede de continuar sendo uma mãe dominadora para cima de seu filho, impedindo-o de viver como ele certamente gostaria.

Ao decorrer da noite da srta. Crane no motel, coisas estranhas começam a acontecer, e no dia seguinte, Norman se vê tendo que consertar a bagunça de outra pessoa.

Esse é uma obra com uma leitura bem fluida. O ritmo dele é bem rápido em vários momento por conta dos acontecimentos, e isso passa uma ótima sensação de medo, dúvida e angustia ao leitor, o que considero maravilhoso.

A construção e desenvolvimento dos peesonagens é impecável. O livro consegue desenvolver muito bem cada um dos personagens principais, mas sem se arrastar pelas histórias e sem cansar o leitor. Os personagens que mais se destacam no quesito construção e profundidade são o Norman Bates e a sua mãe.

O livro ganhou uma adaptação dirigida pelo gênio Alfred Hitchcock, aliás, uma adaptação espetacular e que também se tornou um clássico do cinema.

Psicose é um clássico que definitivamente merece sua atenção, tanto o livro quanto o filme.
Aline MSS 31/12/2023minha estante
Adoro esse tipo de terror. A série era uma das minhas favoritas. Tenho q ler esse livro urgente. Parabéns pelas resenhas! ????

Sávio 04/09/2020minha estante
Estou com esse livro engatilhado na minha estante, setor "Ainda não lidos!"... tô só vendo o momento certo...kkkk...gostei da dica "ressaca literária"! Valeu!
Ei, Liv, você já leu A viagem de Cilka? Simplesmente maravilhoso!

Sávio 04/09/2020minha estante
Show! Valeu demais, Liv! Muito bom quando lemos um bom livro! Realmente a maior invenção do Homem é a escrita... fantástico! Praticamente nunca nos sentimos só...
Tudo de bom pra você! Boa leitura!

Lucas Almeida 06/09/2020minha estante
Ótima resenha!

Liv 06/09/2020minha estante
Obrigada, Lucas!

Joane 07/06/2021

Norman ou Norma Bates?
O livro acompanha inicialmente começa por Norman Bates, e que já no início é um sujeito esquisito e que não tem contato com as pessoas, exceto pela A Mãe. Com suas conversas com ela, pode se perceber que é um sujeito acovardado e que não tem muita atitude, já nas casa dos quarenta e mora na casa com a mãe, ela mesmo diz que ele não toma as rédeas e a enfrenta. Ao longo do livro, pode-se referir a mãe como uma mulher dominadora, e sendo assim o filho: o dominado.
E daí, muda a visão do leitor, a narrativa mostra o ponto de vista de Mary, que teve uma vida e tanto, e é vítima de uma impulsividade do momento. Trabalha numa empresa de seguros, e deveria depositar certa quantia em dinheiro, mas não o faz. Pensando na oportunidade, e não querendo que deixar a oportunidade passar.

"...Quem poderia suspeitar que ele faria uma coisa dessas?"

E depois de certo ponto, temos novas perspectivas, de acordo com os novos acontecimentos.
Portanto, a narrativa não é apenas uma perspectiva, mas várias de acordo com o que precisa ser transmitido e saber os vários lados, e o final é bastante surpreendente.
Se você não viu ao filme, poderá ficar surpreso. E se viu, aqueles que gostam de psicologia poderão gostar, principalmente pelas explicações que se tem com o caso.

Bem, foi uma leitura excelente. E não é tão longo, colocado em poucos capítulos, e acredito que os capítulos tbm não são tão longos. A leitura pode até ser um tanto rápida, eu li em poucos dias. Estava curiosa pra ler o livro que inspirou o filme Psicose, do Alfred Hitchcock. Ainda que sabia de bastante coisa por causa do filme, gostei muito como foi colocado no livro.

Leitura fluida e me deu mais vontade de ler coisas desse gênero aí ou que seja similar. ?
João 07/06/2021minha estante
?????? o filme é excelente!

Joane 07/06/2021minha estante
Sim, é mesmo

Emilly 06/09/2022

AAAAAA
o título resume, que livro foi esse, tava com uma expetativa muito alta, e ele supriu dmsssss, mas tô muito embasbacada com esse final, como assimm...
Caian.Gabriel 06/09/2022minha estante
Tô me sentindo mal por estar vendo bates motel antes de ler esse livro ?

Emilly 06/09/2022minha estante
nossa véi, eu tava tentando salvar e pesquisar tudo referente a esse livro pra ver depois de ler

Caian.Gabriel 06/09/2022minha estante
Kkkkk simmmm, mas eu tô achando o livro bem carinho ent vou ver a série primeiro

Emilly 06/09/2022minha estante
pior viu, eu peguei emprestado, pq meu fi, tem bolso que aguente não

highbythem00n 07/01/2022

Gente adoreii ?
Mesmo tendo visto a serie (não toda), tinha muita coisa da história que eu não sabia e me surpreendi demais! Plot atrás de plot daqueles que vc acha que sabe, fica perdida, volta a achar que sabe e ve que nada era como vc imaginava kk Vou correr pra ver o filme agora finalmente

Paraíso dos Livros 12/11/2022

Resenha | Psicose • Robert Bloch

"O que está acontecendo aqui?"
"Será que isso foi real?"
"Será que ninguém vai descobrir o que realmente aconteceu?"

Talita 04/07/2021

Meu desejo de ler uma história de mistério não foi saciada
Comecei esse livro por ser de mistério e eu estava louca para ler algo do gênero.

Sinceramente, foi uma leitura monótona, não aconteceu nada que me deixou com vontade de devorar o livro. Os personagens não são nada interessantes e o plot poderia ser melhor, se desenvolvido de outra forma. Talvez eu esteja sendo exigente demais, já que é uma história antiga, mas infelizmente minha experiência com ele não foi boa.
Sáh Serra 06/07/2021minha estante
Chocada...

Talita 06/07/2021minha estante
Já leu ele?

Sáh Serra 09/07/2021minha estante
Não li, mas pretendo. Fiquei chocada por saber que é meio parado kkkk

Talita 09/07/2021minha estante
Fiquei tão decepcionada. Julguei o livro pela capa e me lasquei

@thereader2408 20/10/2021

Psicose (1960) com toda certeza é um dos filmes mais icônicos da história do cinema e ficou eternizado pela cena do chuveiro. Os 45 segundos de cena viraram uma aula de cinema nas mãos de Alexandre O Philippe no documentário "78/52" (2017), mas o que alguns não sabem é que o filme do Hitchcock foi inspirado no livro homônimo de Robert Bloch, herdeiro direto da literatura pulp.

Bloch se inspirou na história real de Edward Gein julgado e condenado em 1957 por assassinato, além de possuir uma coleção macabra de objetos feitos com pele e ossos humanos que roubava de cemitérios. Ed se tornou referência na cultura pop e serviu de inspiração para a criação de Norman Bates de Psicose, de Leatherface de O Massacre da Serra Elétrica, de Jame Gumb em O Silêncio dos inocentes e o Bloody Face da 2º temporada de American Horror Story.

Estudantes de psicanálise vão pirar nos conceitos freudianos apresentados no livro que são a base para o desenvolvimento da psique do protagonista. Além dos traumas que abalaram o desenvolvimento de seu aparelho psíquico (id, ego e superego) que culminaram em uma psicose, Norman Bates também desenvolveu um complexo de Édipo o que vai explicar muita coisa na história. A série "Bates motel" vai explorar isso lindamente.

O livro pode ser dividido em 3 partes, onde conhecemos Mary Crane e como ela chega ao "Bates Motel" e encontra o dono, o Norman, conhecemos também o conflito existente ente mãe e filho e logo nas páginas iniciais já temos um plot twist. Na segunda parte do livro conhecemos Sam Loomis e Lila Crane, namorado e irmã da Mary, também conheceremos o detetive Arbogast. Na 3º parte do livro temos o segundo plot twist e saberemos quem é o verdadeiro assassino da história. Incrível o talento narrativo do autor que nos manipula o livro inteiro até a surpresa final.

Psicose é o tipo de livro que diz muito mais nas entrelinhas do que de forma explícita, e é essa a satisfação de quem já viu o filme e já sabe o que vai acontecer. Não é apenas um suspense, é um romance de terror psicológico que se sustenta sozinho, mas que felizmente ficou mundialmente conhecido pela bela adaptação de 1960.

@thereader2408
laissilva.goncalves2 20/10/2021minha estante