Psicose

Psicose Robert Bloch

Resenhas - Psicose

Elise 07/08/2020

Psicose
Nós não somos tão lúcidos quanto fingimos ser"

Psicose, escrito por Robert Bloch, foi baseado no famoso caso do assassino de Wisconsin, Ed Gein, que chocou toda a sociedade da época com sua tamanha crueldade, além de ser o seriall killer que mudou o mundo do cinema.

O livro, publicado em 1959, deu origem a clássica adaptação cinematográfica feita por Alfred Hitchcock, em 1960, que ganhou um prólogo contemporâneo, a série Bates Motel (2013-2017).

Você concorda que se uma obra conseguiu perpetuar até os dias de hoje carregando fãs de todas as idades, deve ser no mínimo maravilhosa, não é mesmo?

Mas, caso você não saiba do que eu estou falando, vamos lá:

Mary Crane tem a brilhante ideia de roubar quarenta mil dólares de seu patrão. Como ela mesma descreve, essa é "a oportunidade de sua vida", deixando para trás toda a monotonia em busca da felicidade junto ao homem que ama. Para que tudo ocorra perfeitamente, decide fugir e ir de encontro ao seu noivo, contudo, ao se perder por uma rodovia antiga, a jovem Marion decide fazer uma paradinha no nosso doce e querido Bates Motel.
É aqui onde conhece Norman Bates, um homem de meia idade que vive junto de sua mãe controladora, a quem tem que atender todas as suas exigências.
E o que era para ser somente uma noite para Mary Crane, torna-se o seu fim. Mas, não se engane, Marion é apenas o gatilho para que tudo ocorra nesse fantástico e inesquecível livro.

Robert Bloch escreve com maestria, construindo um enredo aterrorizante e que nos prende até a última página. Não é atoa que o seu mentor era H.P. Lovecraft, ou que teve influência fundamental no curso da literatura norte-americana (palavras do próprio Stephen King).

Mesmo que você já tenha visto o filme e/ou a série, essa é uma leitura fundamental para todos os amantes de terror. Até porque, assim que você fica fã da tão problemática e conturbada família Bates, você tem que procurar todas as obras que os retratam, não é mesmo?

E nem preciso falar da edição da Darkside Books que - como sempre - é pra morrer de amores.

@hobbiesdacindy 27/09/2022

Eu amei demais a leitura, super rápida, escrita bem fluída.

Comecei a série Hotel Bates, anos atrás e nunca conclui, também não assisti ao filme Psicose, clássico eu sei, mas não deu pra mim kkk, mas o livro foi tudo de bom

A história do Norman é incrível, e super recomendo para quem assim como eu gosta de um assassinato ?

Taize @viagemliteral 20/10/2020

Enfim, li o tão sonhado livro. Acreditem, esperei cerca de 1 ano por essa edição - que vivia fora de estoque -, mas sou brasileira e apesar de querer desistir sempre, não desisto.
Resisti em não assitir Bates Motel, não queria estragar minha experiência com o livro, então, sem conhecer absolutamente nada sobre ele, apesar de ser um clássico, embarquei nessa aventura.

E que livro!! Ele atendeu minhas expectativas, e jamais imaginei que aquele seria o final, apesar de já ter lido alguns livros que abordassem o transtorno psicológico que o personagem tinha.

Norman Bates um é senhor com cerca de 40 anos, solteirão e totalmente dominado pela sua velha mãe. Estava à frente do comércio da família, um motel que passava por dificuldades após mudarem a rota da rodovia.

"De certa maneira, eu quase posso entender. Nós não somos tão lúcidos quanto fingimos ser."

Raramente apareciam clientes, mas quando Mary Crane resolveu roubar 40 mil dólares do seu empregador e fugir, acabou se perdendo. Porém, após muitas horas de viagem, encontrou um motel na beira da estrada, resolvendo portanto, parar e descansar, mas lá deu-se seu fim, - com a icônica cena do chuveiro -.

Mary desaparece, e as investigações começam a todo vapor. No entanto, todas as pistas levam a polícia para o motel do senhor Norman, todos os rastros se findam ali.
O que acontecia naquele lugar dirigido por um homem sem qualquer resquício de maldade? Ele que queria apenas cuidar da mãe já idosa e doente e ler seus amados livros em paz?

?" É melhor assim. Nenhum de nós suspeitou da verdade."

Eu simplesmente amei esse livro, ele nos apresenta uma pessoa num estado psicótico que apesar de sabermos que existe, é quase surreal quando olhamos de fora. O livro fora escrito em 1959 e mesmo assim a leitura é fluida e envolvente, sem falar que fora inspirado no caso de Edward Theodore Gein, mais conhecido como Ed Gein em meados de 1957, influenciando na criação não apenas do livro "Psicose", mas também a outras obras muito conhecidas no mundo inteiro.

Leiam sem medo de ser feliz, só não saia por aí com 40 mil dólares!

Lucs 19/12/2023

Excelente mesmo conhecendo o filme
Pensei que por conhecer o filme, que me marcou muito na adolescência, eu não teria o impacto da novidade. Mas o livro ganha nuances que só quem conhece toda a estória pode perceber. Todos os detalhes estão ali, nas entrelinhas e eu sorria cada vez que lia essas passagens.
Foi difícil desconectar o rosto magro de Anthony Perkins, o ator de Psicose de 60, com a versão original do Bates gordo e de óculos. Perto do final a versão original do livro tinha se consolidado na mente.
Livro envolvente que me fez ler sem parar, dei cabo em um dia.

Abelita.Azevedo 26/02/2023

Maldita Trindade
Esse livro é espetacular
Já era muito fã da série!
Amava o filme
Então o livro veio pra fechar com chave de ouro!

O livro nos dá uma visão aprofundada da mente doentia do Norman.
Ele era triplamente louco.

Com certeza um clássico que vou reler
Norman. Norma. Normal

Fe Salau 10/02/2023

Muito fluido
Uma das leitura mais fluidas que já tive... Linguagem bem simples e história sem enrolação nenhuma... Mas por ser um clássico tão aclamado esperava mais...

O resto está escrito 09/07/2020

Psicose - Robert Block
O livro Psicose foi trazido pela Darkside e conta a história de Marion Crane, que foge após roubar o dinheiro da empresa onde trabalha que foi confiado a ela.
A ideia era encontrar seu namorado em outra cidade, mas por conta de uma tempestade, pega o caminho errado e acaba tendo que se hospedar no Bates Motel, onde pretende passar a noite para seguir viajem quando o tempo melhorar.
As coisas mudam de figura ao conhecer Norman Bates um homem visivelmente atormentado pela sua ma?e, coisas sombrias ocorrem neste lugar e ela nunca chegara? em seu destino. Precisando que seu sumic?o seja investigado.
As reviravoltas desse livro são impressionantes, uma história intrigante e com um personagem marcante, o livro fez sua fama após ser adaptado para o cinema.
E? um clássico que merece ser lido, apresenta uma escrita objetiva e tem uma história arrepiante, onde o leitor é completamente enganado pela narrativa do livro.
Queria poder contar pra você que ainda não conhece esse clássico todas as verdades por trás do Bates Motel, mas como você sabe...
O resto tá escrito!

Gabriela 29/03/2021

O complexo de Édipo...
Eu amo essa história! Simplesmente, sensacional! Suspense na medida certa, psicologia na medida certa, drama na medida certa.
Sou suspeita a falar do livro, pois já tinha assistido ao filme e à série, mas mesmo já conhecendo a história pude me surpreender (novamente) com o fim que levou Norman Bates. Leria tudo novamente e, provavelmente, ficaria surpresa da mesma forma. A escrita e o desenrolar da história são sensacionais.
Xaxa 31/03/2021minha estante
Aaaa quero muito ler!! Eu amo a série e o filme, acho q amaria ainda mais o livro!

sara 26/03/2021

Imperdoavelmente atrasada conheci o livro depois de rever o filme. Fiquei surpresa por haver certas diferenças sutis e mais surpresa ainda por ambos se destacarem da forma mais positiva o possível.

Olivia 18/10/2021

Bom apenas. A escrita parece ser meio amadora, não sei se é pq eu peguei o plot nas primeiras páginas que o livro não se tornou tão extraordinário pra mim. Foi um tempo satisfatório o tempo q eu passo lendo essa livro.

Ayone 07/11/2020

Um ótimo livro, é excitante e muito bem elaborado. É muito interessante como são apresentadas as três personalidades do Bates, como é apresentado quem realmente mata.

Natty 06/07/2021

Sensacional!
Ao pensar em ler o livro, já tentei ao máximo não tentar lembrar do que se tratava ou ver o filme. E achei que valeu muito a pena. Foi incrível a experiência com esse livro.
O suspense e como ia se desenrolando foi muito bom acompanhar e deu até torcer para que não houvesse outra morte.
Ele é aquele tipo de livros que não é famoso atoa. Valeu muito a pena essa leitura e ver um personagem se desdobrar sobre 3 personalidade distintas , chamada no livro de "Trindade maldita" e ver cada decisão, a transição entre cada uma das personalidades foi uma experiência de leitura diferente.
O final que achei rápido a resolução, porém, ainda sim deu para fechar todas as lacunas e ver os personagens depois de tudo o que ocorreu.
Agora doida para ver enfim o filme.

Ana Clara Neves 29/11/2020

A "maldita trindade"
Leitura rápida e fluida. Norman, Norma e Normal. Três que são um. Apenas isso.

Psicose é tudo que um thriller deveria. Uma pena que o livro não seja tão famoso quanto o filme.
Xxxxzx 29/11/2020minha estante
Eu tenho o filme e o livro também. Ambos excelentes.