Psicose

Psicose Robert Bloch

Resenhas - Psicose

Ana Clara Neves 29/11/2020

A "maldita trindade"
Leitura rápida e fluida. Norman, Norma e Normal. Três que são um. Apenas isso.

Psicose é tudo que um thriller deveria. Uma pena que o livro não seja tão famoso quanto o filme.
Xxxxzx 29/11/2020minha estante
Eu tenho o filme e o livro também. Ambos excelentes.

O resto está escrito 09/07/2020

Psicose - Robert Block
O livro Psicose foi trazido pela Darkside e conta a história de Marion Crane, que foge após roubar o dinheiro da empresa onde trabalha que foi confiado a ela.
A ideia era encontrar seu namorado em outra cidade, mas por conta de uma tempestade, pega o caminho errado e acaba tendo que se hospedar no Bates Motel, onde pretende passar a noite para seguir viajem quando o tempo melhorar.
As coisas mudam de figura ao conhecer Norman Bates um homem visivelmente atormentado pela sua ma?e, coisas sombrias ocorrem neste lugar e ela nunca chegara? em seu destino. Precisando que seu sumic?o seja investigado.
As reviravoltas desse livro são impressionantes, uma história intrigante e com um personagem marcante, o livro fez sua fama após ser adaptado para o cinema.
E? um clássico que merece ser lido, apresenta uma escrita objetiva e tem uma história arrepiante, onde o leitor é completamente enganado pela narrativa do livro.
Queria poder contar pra você que ainda não conhece esse clássico todas as verdades por trás do Bates Motel, mas como você sabe...
O resto tá escrito!

literaliza 22/02/2022

Norma(n) Bates
Eu sempre quis ler esse livros? já tinha assistido bates motel e tudo mais.
Achei incrível o jeito que o autor trata a psicose na mente do norman, você realmente consegue ler e ficar ?meu deus? na escrita?
A leitura é muito leve, não tem nada de terror terror, é sobre uma pessoa doente e com transtornos mentais graves.
Me dá um medo no sentido de perceber o grau de insanidade que uma pessoa pode chegar por ter uma mãe narcisista, porque de certa forma, Norma Bates tornou o Norman dependente dela, e isso com certeza piorou o grau do que ele já tinha quando ela morreu.
O autor conseguiu criar 3 mentes, 3 pessoas, 3 personagens em um só; o norman criança que dependia da mãe, a Norma que era parte dele e o norman adulto que vivia sua vida pacata e tentava esconder a sua mãe. que estava morta mas na mente deve, viva.
insano né?
nem durmo hoje sei lá
Roberta 24/02/2022minha estante
Parece bom!

Vitorin 08/08/2021

Norman Bates lendário
Que história bizarra e que me prendeu do início ao fim, amei que vive acontecendo coisa mas eu acho que preferi a série, pretendo ver o filme tb.

Gui Silva 07/01/2023

"Psicose" e suas artimanhas para enganar o leitor
Não é de se espantar que um livro como Psicose, o qual deu origem ao filme dirigido pelo espetacular Hitchcock, fosse ter uma boa narrativa e história. Apesar de já ter assistido ao filme, consegui ter uma leitura fluida e agradável. Isso porque é um livro que foca muito mais no que está acontecendo e no desenvolvimento psicológico de Norman Bates, do que em descrições sensoriais e memórias, como, por exemplo, acontece nos livros do autor Stephen King.

Psicose consegue ser uma leitura rápida e não apresenta muitos gatilhos gráficos. O autor brinca de esconder diversas informações e criar expectativas de suspense quando é dado ao leitor uma informação que alguns personagens não sabem. Além disso, o modo como ele constrói a relação de Norman e a Mãe é impressionante, apesar de não ser tão fantástica.

No entanto, essa escassez de detalhes e informações, apesar de serem úteis durante boa parte da leitura, em determinado momento pode acabar confundindo. Um exemplo disso é o clímax, que passou tão depressa que mal pude imaginar o que estava acontecendo, caso não tivesse assistido ao filme. Por esse motivo, sugiro que o livro e o filme sejam usados como obras complementares, tal como Coraline, apesar de suas diversas diferenças.

Recomendo para todos que gostam de suspense e terror psicológico. Essa obra nos traz a sensação de estar a bordo de um cruzeiro que atravessa o oceano mental de Norman Bates. E, por mais que não tenha uma construção precisa do ambiente e dos personagens, é uma leitura que vale a pena ser feita, principalmente naqueles dias de chuva em que você só precisa "comer" um livro de vez - e, de fato, esse livro é muito fácil de ser digerido.

PAULINHO VELOSO 07/01/2023minha estante
Valeu!

Laiz.Rego 23/10/2022

Preciso ver o filme
Eu preciso ver o filme desse livro.Porque não sei se entendi aquele último capítulo(será que sou burra?kkk)A história é bem interessante,foi uma leitura bem rápida.Fiquei em dúvida da minha nota,acho que esperava mais,talvez.
Paulo.Eduardo 23/10/2022minha estante
Eu li e tbm não entendi quem se referia o último capítulo não sei se o filme vai dá essa resposta kkk

Jeff 25/10/2022minha estante
Tô do msm jeito kkkk

Luiz Amaro 13/06/2021

ESPERO QUE ESTEJAM OBSERVANDO. ELES VERÃO.
Quem nunca ouviu falar de Psicose? Do filme ainda preto e branco dirigido pelo Hitchcock? da famosa cena do chuveiro acompanhada pela música de tensão?

Essa obra foi escrita por Robert Bloch em 1959, foi adaptada ao cinema e virou cultura popular. Tanto que hoje em 2021 ainda estamos aqui reverenciando essa obra prima.

Psicose traz uma história que vai te deixar tenso, vai mexer com seu psicológico, vai aguçar sua imaginação, vai te fazer questionar sua própria sanidade. Não teria uma palavra melhor para definir este livro a não ser: PSICOSE.

Uma das melhores leituras do ano com certeza. Um enredo perturbador em um ambiente sombrio, onde os personagens acompanham esse clima.

bia :) 14/12/2020

Perfeito. Esse foi um dos melhores livros que li esse ano, senão o melhor. Me introduziu no suspense/terror, me deixou curiosa e fazendo teorias desde o primeiro contato com o livro. Incrível, não consigo descrever a satisfação que fiquei depois de ver que as minhas teorias bateram no final.

Dem 19/06/2021

Livro maravilhoso!
Surpreendente do começo ao fim! Não imaginava que o final seria do jeito que foi! Incrível!
É um livro curto mas, vai direto ao ponto, sem enrolação! E o final é o final, sem espaço pra continuações, com todas as pontas fechadas!
Livro muito viciante!
Leiam, vale muito a pena!
Obs: podem ler de noite, não dá medo!

Eliza.Beth 04/01/2022

Você conhece sua pessoa mais próxima? Você se conhece?
A mente humana é algo que me fascina.
Eu tendo a ter um gosto particular e apaixonado por mentes que não consigo entender.
Talvez seja isso que tanto chama minha atenção nessas histórias mais pesadas.

Psicose é um suspense raiz, com traços psicológicos. Poderia ser uma história policial qualquer, mas quando a história se choca com um psicótico, aí mermão, a parada fica loucaaaaaa.

O último capítulo desse livro eu grifei 90% das linhas. Achei de uma genialidade sem tamanho, de uma delicadeza até, por mais estranho que isso possa soar.

Eu confesso que sinto pena do Norman.

Bates Motel é uma das minhas séries favoritas. Eu queria ter tido a chance de ler esse livro sem saber tudo que eu já sabia. Acredito que seja uma experiência sem igual. Mesmo assim, a história me arrebatou de uma jeito que não podia deixar de dar minhas 5 estrelas e meu favorito.

2022 começou top!
Michela Wakami 04/01/2022minha estante
Esse livro é espetacular. ??????

Julia Mendes 04/01/2022minha estante
Nunca li, mas adoro o filme! ??

Natália Carolina 04/01/2022minha estante
Desse jeito fiquei tentada a ler

Eliza.Beth 05/01/2022minha estante
Michela, eu ameeeiiii tbm ?

Julia, o filme é muito bom mesmo. Algumas pessoas dizem até que é melhor q o livro. Eu discordo. O livro é muito mais impactante.

Nat, eu acho que vc devoraria. É muito fluido e ficamos muito curiosas para saber como tudo vai desenrolar. Recomendo muito.

Natália Carolina 05/01/2022minha estante
Ja vou add na lista Beth, obrigada pela indicação

Carolina.Gomes 05/01/2022minha estante
Norman é um personagem muito interessante. Preciso ler !!

Eliza.Beth 07/01/2022minha estante
Nat, espero que vc goste! ??

Eliza.Beth 07/01/2022minha estante
Carol, leia mesmo. Pelo menos para conhecer. ?

LarissaaRodrigues 15/09/2020

Grotesco, mas eficiente com certeza
Mary Crane acaba de roubar 40 mil dólares de seu empregador. Assim ela busca ir ao encontro de seu namorado Sam Loomis, visando pagar as dívidas dele. Porém no caminho decide parar no Motel Bates, e nada poderia ter sido pior para ela...

A temática desse livro te faz gostar dele mais do que qualquer coisa coisa. É muito bizarro o jeito como o autor narra tudo. Principalmente o local onde se passa a historia, que é muito tenebroso.

Os personagens são todos interessantes, porém é difícil simpatizar com qualquer um deles. Nenhum é adorável, no máximo o Sam faz a gente sentir um pequeno respeito.

Norman Bates é bizarro, muito mesmo. Ele parece levemente simpático a olhos crus, porém é obscuro e sombrio. É o narrador menos confiável que já vi na vida, porém a gente acaba levando em consideração o ponto de vista dele em vários momentos.

Um final tenebroso, porém não tão bizarro quanto imaginei. Acho que pensei coisas demais e infelizmente o final foi esperado, já tinha imaginado e não tem nada de muito diferente do que a gente imagina na história.

Recomendo para quem gosta de uma história bizarra e muito controversa. Algo que te faz pensar e levar em consideração tudo que lhe é dado. Merece ser considerado uma obra prima!! ??

Dani Favalli 19/05/2020

Uma leitura diferente
Não me lembro de ter lido um livro depois de ter visto um filme sobre o mesmo. Sempre preferi ler primeiro de depois ver o filme. Nesse caso eu já tinha visto a série Bates Motel, então já sabia qual seria a grande virada. Mas foi interessante ter uma visão do Norman mais velho, adulto e o desenvolvimento do que foi uma série com 5 temporadas em apenas 240 páginas

Ju Hirata 06/06/2020

Apesar de ser uma história clássica e super conhecida, eu nao sabia o final quando vi o filme e fiquei chocada. O livro me encantou mais ainda por dar todo aquele embasamento psicológico profundo para os personagens. Entrar na cabeça de Norman Bates e reparar nos pequenos detalhes ao longo do livro que vão dando indícios do final foram aventuras incríveis. Reler, uma vez que ja se sabe o final, só torna tudo muito mais incrível! Recomendo muito.

Morgan 12/10/2020

Eu esperei um pouco mais da leitura, principalmente pelo fato de basear pela série, mas em si se tornou um dos meus favoritos, amo o gênero, e gosto de livros assim, vale muito a pena ler, principalmente que quando você começa não quer parar de ler

Julia.Ferraroli 16/05/2023

Um livro curto que flui super bem, facil de ler e te prende muito pois não é muito detalhado. Gostei bastante