Psicose Robert Bloch

Resenhas - Psicose

vinizambianco 23/04/2024

[sobre mães, filhos e motéis desertos na beira da estrada]

Se existe um clássico do terror que eu sou fissurado, esse filme é Psicose, talvez seja pelos personagens muito bem construído, ou pela sua trama super bem trabalhada e costurada ou pela sua direção e sonoplastia excelentes, o fato é de que eu acho incrível, e relendo o livro que deu origem a maior criação de Hitchcock e um dos filmes que reinventou o terror fica claro do porquê.

Psicose conta a história de Norman Bates, dono de um motel pouco visitado por causa da estrada abandonada que mora com sua mãe, e Mary Crane, uma jovem mulher fugindo com uma quantia de dinheiro roubada, quando o destino dos dois são entrelaçados, todos começam a se perguntar se conseguiram sair com vida desse Motel.

A história é muito bem narrada, todos os pontos de virada são bem colocados e a divisão de história entre os personagens são coerentes. Outro ponto que vale a pena destacar é os diálogos entre Norman e sua mãe que são super bem colocados e que se a pessoa não conhece o twist de fato se surpreende.

O único ponto ?negativo? para mim foi a edição em si, feita pela #darkside, e tendo uma capa lindíssima, o livro tem muitas páginas para ter mais páginas do que deveria, especialmente no começo dos capítulos, não que seja um problema, mas achei que deveria ter um destaque.

Com uma história já maior do que as páginas do livro, Robert Bloch cria personagens e cenários tão fortes que mesmo mais de 70 anos de sua escrita continuam vagando pela cultura pop sem data certa pra sair pois vivem mais vivos do que nunca, mesmo depois de tudo que aconteceu naquele motel.

PS- #batesmotel é uma série incrível que funciona como prelúdio para a história original, uma pena nunca ter sido reconhecida. Obrigado por tudo mamãe Farmiga

Clauclau/Eu leio sim e daí 20/04/2024

Psicose
Será que uma fala mansa, simplicidade e um olhar tristonho pode realmente esconder a verdade sobre as pessoas? Não que esbanjar felicidade e alegria possa passar despercebido, mas o quanto se consegue conhecer realmente o cerne das pessoas que nos rodeiam? Pois bem, este livro irá te mostrar o lado obscuro e assustador que pode estar na mente distorcida do ser humano, não apenas a assassina, mas também aquela mente que carrega frustrações e apatia em sua rotina. Este enredo é uma ótima exposição e exploração de mentes transtornadas e sucumbidas por certas instabilidades emocionais.
Uma leitura obrigatória para os adoradores, assim como eu, do horror e suas camadas sombrias. A escrita do autor me prendeu e senti a conduta dos personagens extremamente real, sim, podemos esbarrar com qualquer um deles. Um enredo fluído, forte, inquietante e impactante. Capítulos curtos e bem estruturados. Psicose apresenta um homem deslumbrado pela violência bizarra, uma mulher insatisfeita com o rumo que sua vida tomou e uma mãe possessiva, controladora, mordaz e totalmente tóxica. Uma leitura que valeu cada instante dedicado a ele.

Recomendo

victoria 19/04/2024

Achei bem mais ou menos kkkkkkk falam tao bem que eu esperava que fosse muito bom, ja imaginava o final e achei ok, nada dms. mas é legal de analisar do ponto de vista da psicologia

Akemi 18/04/2024

Esse livro define exatamente a frase "de perto, ninguém é normal. O filme é EXATAMENTE igual ao livro. Sem tirar nem pôr.
Creio que a psicologia atual daria um diagnóstico mais completo do Norman como: agorafobia, alcoolismo, psicopatia... O livro aborda alguns desses aspectos ao longo do livro, mas bem vagamente.
O autor joga pequenas dicas da psique sob POV e o leitor tem que juntar as peças por conta própria (o que não é difícil, principalmente se tiver assistido o filme antes).
Achei interessante não ter ficado nenhuma ponta solta no final. NENHUMA.
Diferentes POVs me incomodam um pouco por interromper a narrativa, mas não tive problemas com esse livro!!
J. Silva 23/04/2024minha estante
Akemi, bela resenha!

J. Silva 23/04/2024minha estante
Você assistiu a serie?

Akemi 23/04/2024minha estante
Só o filme. Não me animei a ver a série. Eu gosto do filme justamente por ser FIEL ao livro, e a série não é.

Júlia 14/04/2024

Insanamente Louco
Peguei esse livro pra ler por indicação então não tinha muita ideia do que esperar, mas QUE LOUCURA FOI ESSA?? KKKKKKKKK
Ele é um suspense que não deixou a desejar em momento nenhum, me manteve na expectativa, soube trazer um plot twist INSANO, nível que me fez pensar durante 2h seguidas em como a mente humana consegue ser complexa e cruel.
Sem brincadeira, fiquei confusa durante o desenvolvimento da história TODINHO e no final eu fiquei tipo " ????????? MEU DEUS, TUDO FAZ SENTIDO AGORA ".
Enfim, fazia muito tempo que um livro de suspense não me surpreendia desse jeito, então valeu SUPER A PENA.

Thalytasb 13/04/2024

Impossível parar de ler!
Por ser um clássico antigo, achei que a escrita do autor fosse ser um pouco ?arrastada? e, felizmente, me enganei, pois a leitura foi muito fluida e eu não conseguia parar de ler. Imaginei vários cenários, ansiei para saber o que aconteceria com os personagens e, ao final, me surpreendi com o desfecho da história. Recomendo a leitura!

Miguel906 12/04/2024

Corresponde muito bem as expectativas
O livro é bem amarrado e seus pequenos detalhes e percepções dão vida a obra. Não é uma história forçada, aliás, se demonstra mais fluida do que parece. A maioria dos persongens tem sua ativação perfeita e são bem pensados dentro da história. Destaque para Norman Bates e seus pensamentos, são fantásticos e deixa o personagem impecável, e na medida que a história avança mais o personagem se aprofunda sem ser forçado, queria poder reler esse personagem pela primeira vez de novo. Apenas a maneira que se desenrola o final é um pouco abaixo mas ainda sim é ótimo.

Rafittha 10/04/2024

Psicose
Um clássico, sem dúvidas!
Comecei a leitura sem nenhuma pretensão e, após o relato de um amigo sobre o final, não consegui parar a leitura. Com uma narrativa que prende do começo ao fim, Psicose de Robert Bloch nos leva a um delírio literário. Um livro imersivo e magnético, com uma escrita fluida e simples.

O livro inicia-se com a história de Mary Crane, uma mulher que, ao roubar 40 mil dólares, foge para se encontrar e surpreende seu noivo Sam Loomis, que mora distante. Sam é dono de uma loja de ferragem e que possui algumas dívidas. Contudo, ao pegar um caminho errado e se vê em uma noite chuvosa na estrada, Mary encontra o Bates Motel, em uma estrada secundária e pouco movimentada, onde decide passar a noite.

O motel é gerenciado por Norman Bates, um homem gordo e esquisitão que sofreu ao ser criado por uma mãe narcisista e dominadora. O decorrer da narrativa nos leva a clássica “cena do chuveiro”, tão conhecida da cultura pop, a qual Mary é brutalmente assassinada. Após uma semana, sua irmã Lila, chega até a cidade para procurar Sam, e tentar solucionar o desaparecimento da irmã. Juntos, eles irão buscar respostas para o que aconteceu com Mary.

O livro tem uma narrativa incrível que tece uma rede de acontecimentos levando a um final de tirar o fôlego. A leitura gera ansiedade e leva o leitor a ler de forma compulsiva para descobrir o que acontece. Narrativa com poucos personagens, porém todos com papéis bem definidos e essenciais. Norman Bates é, sem sombra de dúvidas, um dos personagens mais bem escritos e desenvolvidos que tive a oportunidade de ler. Sua complexidade psicológica nos leva a acreditar em seus relatos, tão vivida é sua crença na veracidade dos seus atos. Contudo, a construção dos personagens secundários se mostra ínfima e rasa. Lila possui um grande potencial para ser uma personagem empoderada e relevante para a trama, porém torna-se apaga. Sua falta de atitude e iniciativa torna Lila apenas uma figurante. O mesmo se aplica a Sam, facilmente substituível por uma porta de um cômodo qualquer.

Sobretudo, afirmo que o desenrolar e revelação presente no final do livro me fez de fato apreciar a obra e ver Norman Bates como o grande protagonista da sua própria loucura. Um final que, particularmente, vejo como aberto. Norman, Norma, Normal… A criança, a mãe e o adulto. A maldita trindade. Quem é o verdadeiro monstro?
Rafael Furlan 10/04/2024minha estante
eu sabiaaaaa! ??

Rafittha 10/04/2024minha estante
sabia nada kkk e não me venha defender Sam e Lila aqui não....

Laís 07/04/2024

Lembro da primeira vez que li Psicose, tinha entre 12/13 anos, e achei um máximo na época.
Uma história intrigante, com reviravoltas, com personagens interessantes e com acontecimentos em velocidade máxima.
Resolvi ler de novo, com uma certa maturidade, seja ela de idade quanto na leitura, e a sensação é a mesma.
Psicose continua sendo um dos meus livros favoritos da vida. Eu indicaria esse clássico para qualquer pessoa que quer ler um BOM livro.
E o que mais me deixa feliz é que essa história tem mais de 60 anos e continua sendo tão atual, como se tivesse sido escrita ontem.
Os bons clássicos permanecem intactos e presentes em todo leitor que sabe apreciar suas ricas palavras.

Carvalho 02/04/2024

"Sam se levantou, e ela o acompanhou até a porta. 'De qualquer maneira, acabou, e eu estou tentando esquecer. Simplesmente esquecer tudo o que aconteceu.'"

Diego.Huan 30/03/2024

Obra Prima
Mesmo sendo um livro antigo, a linguagem é fluida, parece que o autor estava escrevendo em 2024.

Muitas reviravoltas e impossível de adivinhar o final, tudo é justificado e não há pontas soltas.
Vários plotwists e uma dúvida que só é tirada no fim do livro. Perfeito!

Vanessa.Carla 29/03/2024

Psicose
Apesar de conhecer um pouco do enredo ( nunca assisti nenhuma obra baseada no livro, pois queria ler primeiro), a leitura foi surpreendente. A forma que a história é contada faz com a leitura fique interessante. Apesar de ser um clássico a linguagem é bem fluída. No comecinho o autor deu a entender que o terror seria algo bem presente, mas ao decorrer do livro o suspense foi uma dos personagens principais. O plot é um marco e eu já conhecia o desfecho e mesmo assim a leitura continuou intrigante.

Thayna.Angrewski 29/03/2024

Norman, Norma, Normal
Livro que, por mais antigo que seja, é escrito de forma muito direta e nos faz engolir toda a história até em um dia se quisermos. Robert Bloch não enche linguiça e tem uma escrita genial.

Mary Crane rouba $40.000,00 e foge em direção ao seu noivo para ajudá-lo a quitar suas dividas e finalmente poderem se casar.
Na fuga, já muito cansada de dirigir, Mary para em um Motel, o Motel Bates, que é comandado por Norman Bates.
Norman é um personagem aparentemente sem graça. Um homem que vive à sombra da mãe dominadora, que não consegue tomar decisões e rumos para sua vida. Seus conflitos com a mãe vão permear a história e os diálogos dos dois estão recheados de ambiguidades que só vamos descobrir lá nas páginas finais.

Conseguimos ser facilmente enganados pela agilidade do autor ao escrever a história. Só posso chamar esse homem de genial!

Romance, suspense, investigação criminal e PSICOSE.