Cântico de Sangue

Cântico de Sangue Anne Rice

Resenhas - Cântico De Sangue

Lucas Alves 06/03/2023

Uma obra ruim em um legado majestoso
Lembro-me dessa leitura. Acho que tinha uns 18 anos quando li, ?Cântico de Sangue? e tenho que concordar com muitas das resenhas que aqui vi. Sem dúvida o pior livro que li da Anne Rice. Me atrevo até pensar que talvez não foi ela que escreveu. Pois toda a genialidade de suas obras, como: Vampiro Lestat, Entrevista com Vampiro, Rainha dos Condenados, Sangue e Ouro, entre outros. Não se faz presente nesse livro, o enredo é fraco, bem confuso, e ruim. Não tem outra palavra para colocar. Toda glória, e paixão de Lestat é perdida nessa obra, ele se torna um vampiro apático e sem graça. Coisa que jamais faria jus a ele. Bom ainda não li o último livro dela, enquanto isso estou lendo o seu legado aos poucos.

SueNakamura 18/05/2023

Vampiros e a família Mayfair
Ai, nem sei.

Fiquei entusiasmada por ser Lestat quem narrava a história, mas que raiva que senti de Mona (chata, chata, chata). Quinn quase não faz tanta diferença a história.

Segredos revelados sobre a família Mayfair, mas não me deixou curiosa pra ler os livros como as citações anteriores sobre eles.

A melhor personagem deste livro fica sendo Rowan.

Laryssa 21/02/2013

Rasoável
O início do livro realmente é meio desapontador, a narrativa principalmente, que volta a ser de Lestat em primeira pessoa. Ele agora é cristão, o que é realmente estranho, mas apesar disso, está mais ostensivo, falando de roupas, carros e mobília com muito mais detalhes e marcas do que nos primeiros volumes das crônicas. Porém, depois de alguns capítulos de uma chatice enorme de "Lestat, o Magnifíco" (título que ele acha mais apropriado para si), parando a narrativa da história para "falar" com os leitores, xingando-os por acusa-lo de não ser mais maligno e perverso, o livro engrena numa linguagem mais simples.
Para quem não leu Hora das Bruxas e suas sequencias, Lasher e Taltos, vale a pena ler antes deste livro; as histórias se misturam e este exemplar é o encerramento das duas sagas.
Ao todo, depois de dois anos lendo as crônicas vampirescas, eu confesso que esperava um final melhor para o vampiro Lestat, mas não me arrependo de todas as páginas lidas e com certeza sentirei falta das crônicas da minha vida. Sem dúvida, irei reler todos os livros um dia.

Ellen 07/05/2021

Se você não desistir no primeiro capítulo do livro, você levará a leitura até o final.
Lestat é muito maçante. Mona foi uma decepção como vampira. Só continuei a leitura porque gostei de "A Hora das Bruxas" que conta a história da família Mayfair.

Rodrigo Dias 24/03/2014

Delicioso
A mais poética de todas as "Crônicas". Com uma impressionante semelhança com Clarice Lispector, tão transparente que dá até pra dizer que houve influência desta na obra... Mas, enfim. Um desfecho impecável e docemente melancólico para mais essa fase de Anne Rice, inserindo primorosamente os elementos das Bruxas Mayfair no universo vampiresco. Explêndido!

Luiza.Thereza 14/10/2015

Cântico de Sangue
A história se desenrola imediatamente após A Fazenda Blackwood. Na verdade, Lestat reassume o controle de suas crônicas ainda no desenrolar da nona crônica vampiresca. No ultimo capítulo dela para ser mais exata. E se havia alguma dúvida de que a Família Mayfair havia entrado nas Crônicas para ficar, bem, essa dúvida não exite mais.

Mas voltando ao Cântico de Sangue, fica mais que evidente que a Família Mayfair esconde segredos pesadíssimos, que de tão densos fizeram com que a família de bruxas ganhasse sua própria coleção de histórias (a qual pretendo ler assim que terminar de ler as crônicas). Foi no mínimo interessante (e muito torturante) ver os nomes de dois dos livros sobre as Mayfair sendo descobertos por Lestat, eu fiquei tipo: "QUERO LER LOGOOOOO!" kkkk

Enfim... O que posso dizer, a história é sombria. Eu realmente não me lembro se as outras Crônicas eram assim também, mas... Tinha uma escuridão nessa histórias, nos Taltos, e em Lestat... Deve ter sido isso, quer dizer, Lestat realmente estava apaixonado, tomado por um puro amor e por uma Mayfair... E não uma Mayfair qualquer, mas a mais importante da Família. Ele a ama de uma maneira tal... Chegou a dar um pouco de pena a maneira como as coisas terminaram (se bem que não sei se terminaram de fato, pode ter alguma coisa sobre os dois na série sobre as Bruxas de Mayfair).

site: http://www.oslivrosdebela.com/2014/09/cantico-de-sangue-anne-rice.html

Dan 30/08/2010

Cânticos de Sangue
Cânticos de sangue é o último livro das Crônicas Vampirescas, depois vem os Novos contos vampirescos que se compõem de três livros, como é exposto no final da resenha.
Os três personagens principais do Cântico são Lestat (o vampiro que criou Louis no primeiro livro das crônicas, Entrevista com o Vampiro), Quinn e Mona.
Bom, de início, como em várias partes do livro, Lestat fala diretamente ao leitor, e no primeiro capítulo diz o quanto que ser santo e salvar mil almas, St. Lestat.

Um vampiro, um ser das trevas querendo ser santo, rsrsrs, tá.

Ele fala o quanto ele é bonito, o quanto ele é um dos vampiros mais poderosos. Ele é bem convencido, rsrsrsrs, e talvez tenha razão, rs.

Na minha opinião, de inicio, Anne Rice até poderia ter pulado esse primeiro capítulo e ir direto ao segundo, porém você só entende a necessidade dessa parte inicial no desenrolar do livro, para que você possa entender Lestat isso é extremamente necessário.

Graças a Deus isso só dura o primeiro capítulo, no segundo que vem a história interessante.
Lestat fala sobre a Fazenda Blackwold, esta pertencente a Quinn Blackwold, atual companheiro de Lestat.

Os dois tornaram-se grandes amigos, não foi Lestat que o criou e isso permite que a mente de ambos seja aberta mutuamente.

Quinn vive na Fazenda passando-se como humano, ainda apegado aos seus laços sentimentais, pois fora transformado há pouco tempo.

Lestat comenta sobre Merrick Mayfair, uma jovem vampira.

Lestat havia chamado Merrick para vir a Fazenda Blackwold a fim de ajudar Lestat a exorcizar um espírito maléfico.

Merrick quando era humana era uma poderosa feiticeira, ela não só pôs fogo nos restos do espírito como foi consumida pelas chamas ganhando a salvação de sua alma, e deixando Lestat morto de inveja.

Antes que Lestat e Quinn houvessem despertado, uma mortal havia chegado a Mansão e deixado todos apavorados. Essa mortal é Ramona Mayfair, Mona. Esta estava internada no Centro Médico Mayfair, um dos maiores hospitais com tecnologia de ponta, e pertencente a sua família.

Mona estava muito debilitada ao chegar a Fazenda, ela vinha definhando por uma doença sem cura, e escolheu fugir do hospital para ver seu amado, Quinn.

Ela e Quinn são apaixonados desde quando ele era mortal. Quinn despertou e encontrou Mona em sua cama deitada em um leito de flores, a jovem não teria muito tempo.

Lestat resolve esquadrinhar a mente de ambos para saber o que está acontecendo no quarto de Quinn, e eis que o terror invade seu corpo imortal. Ele descobre que Quinn está contando sua verdadeira natureza a Mona, e fazendo a promeça de dar o Sangue Negro a ela.

Mona era parente de Merrick Mayfair, só que Merrick pertencia aos Mayfair “de cor” que moravam no centro da cidade, e Mona aos brancos da Garden District. Mona não tinha nenhum conhecimento de Merrick, embora fosse uma bruxa autêntica.

E o que é bruxa no livro?

São pessoas que conseguem ler pensamentos e atrair todo tipo de espíritos e fantasmas, mesmo sem querer.

Quinn então propôs transformar Mona, Lestat vendo o quanto ele a amava e sabendo que ele fracassaria ao tentar salvá-la, resolve transformá-la ele mesmo, até para preservar o laço psíquico de ambos.

Lestat dá seu sangue a Mona e vê o milagre, ela se cura totalmente de sua enfermidade, e ele a transforma, ela fica tão mais bela do que quando ela era uma humana saudável.

Mona torna-se vampira, mas ela não terá paz enquanto não achar sua filha Morrigan, sim, Mona teve uma filha que na hora do parto destruiu ela totalmente por dentro, e os Mayfair não tinham o conhecimento que só removendo o útero de Mona poderiam salvá-la, com isso o quadro de Mona não tinha cura.

Morrigan era uma espécie de mutante, assim que saiu de sua mãe cresceu em um ritmo inimaginável, e em pouco tempo já era uma moça. Morrigan fugiu com um macho de sua espécie, deixando seu paradeiro perdido para os Mayfair.

Mona então interroga sua família acreditando que eles tinham conhecimento de onde ela estava, mas como eles não tinham ela tem que achá-la, e isso encadeará numa dor inimaginável a ela.

Lestat jura encontrar sua filha. Ele, Quinn e Mona embarcam nessa jornada para encontrar os Taltos, pessoas com cerca de 2 metros de altura com rosto de bebês.

Pandora 18/06/2010

Essa e outras resenhas em www.trocaletras.wordpress.com

Esse livro me decepcionou.
Depois de ler Entrevista com o vampiro, esperava muito mais de Anne Rice. A autora perdeu toda a sensibilidade poética nesse livro…
É uma pena, porque o livro tinha tudo para ser ótimo! Rice pegou seus personagens mais marcantes: Lestat (de Entrevista com o vampiro) e Rowan e Michael (de A Hora das Bruxas) e os misturou. Tinha tudo para ser explosivo, mas Rice não conduziu a trama, misturou muitas histórias sem dar uma explicação plausível para nenhuma delas.
Rowan transformou-se em uma mulher decadente, fraca. Michael ficou patético e Lestat, um bonachão.
Muito triste e decepcionante. Acho que aqui podemos ver a decadência da escritora, que, atualmente, diz ter se “convertido” e abandonou as histórias de vampiros para levar uma vida mais casta…vai entender.

Anna 04/03/2011

Cântico de Sangue – Adeus, Lestat!
Finalmente, eu terminei a leitura do último conto vampiresco de Anne Rice, autora muito famosa por “Entrevista com o Vampiro”. Durante minha adolescência, li os mais de 10 volumes das crônicas e conheci personagens fantásticos como Louis, Lestat, Marius, Armand e Pandora e acompanhei suas aventuras no dom das trevas. Apesar de ter sido uma devoradora das obras de Anne Rice, ainda não havia lido último volume das crônicas vampirescas, Cântico de Sangue. Com esta obra, Anne Rice fecha seus trabalhos com vampiros e bruxas e une a vida e aventuras de seus dois superstars: Lestat e Rowan.

A opinião sobre Cântico de Sangue é: Não Leia!! Se você já leu todos os outros volumes, isso é inevitável pois sempre quer-se chegar ao fim. Mas caso contrário, leia Memnoch, O Vampiro Lestat ou o Ladrão de Corpos. Não perca seu tempo com Cântico de Sangue e nem deixe esta obra te deixar a impressão que Anne Rice não é tudo o que dizem por aí.

Lestat não é nem sombra do apaixonante vampiro que foi nos volumes anteriores. Sua paixão por Rowan Mayfair e os excessos cometidos por Mona, uma Mayfair que tornou-se vampira, tornam a história entediante e confusa. O brilhantismo, criatividade, sedução e mistério, que Anne Rice nos mostrou até Cântico de Sangue, são apagados pela história mais fantasiosa e sem sentido que eu já li, a história dos Taltos. Na verdade, Cântico de Sangue é uma história sobre Taltos e não sobre o vampiro Lestat e seu desfecho. Não vou contar um pouco da história aqui pois realmente acho que não vale a pena.

Eu compartilho da opinião que juntar os Mayfairs e os vampiros foi um ato muito preguiçoso de Rice para finalizar as duas histórias. Não conheço a saga Mayfair e esta obra não me motivou a conhecê-la. Foi um grande erro ter unido vampiros e bruxas em um fim frio, sem emoção e sim, chato! Fiquei triste e decepcionada. Eu realmente esperava mais. Eu realmente esperava mais do vampiro conhecido como the Brat Prince.

Eu sei que não se olha o livro pela capa, mas eu me pergunto qual foi o motivo para a mudança das capas das crônicas.Não posso deixar de falar o quanto não gostei da nova capa. Acredito que deve ter sido uma estratégia de marketing para atingir o público adolescente. Não sei se deu certo, mas eu ainda prefiro as antigas capas(esta aí).

Se você não conhece as crônicas vampirescas de Anne Rice, eu recomendo fortemente! Foge totalmente do estilo Stephen Mesta aí)eyer, o que para mim é um ponto forte! Segue a lista das obras vampirescas de Anne Rice abaixo. Agora, acho que vou ler O Ladrão de Corpos ou Sangue e Ouro para ver se me recupero de Cântico de Sangue.

Adriana 06/11/2012

Enfim o fim!!!!
Para quem é fã, não dá pra deixar de ler, afinal é o último livro do Lestat, e aqui ela deixa claro que rumo vai seguir em suas proximas obras, já que ela o converte em Cristão e o redime!!!!

As elucubrações dele estão cada vez mais filosoficas e Cristãs e se vê um certo amadurecimento do rapaz, embora não perca suas caracteristicas principais.

Nessa serie ela junta todos os grandes personagens da Saga Mayfair e Taltos, então para quem não é fã, alguns detalhes passam despercebidos, embora o cerne da estoria não seja prejudicado.

- .... Voce não passa de uma piranha ambiciosa, é o que é, recorrendo a todas as vantagens que o sexo ou sua juventude lhe conferem, uma liliputiana em termos morais....Voce desconhece o insight filosofico, do compromisso espiritual, do verdadeiro crescimento....
É esse é o "nosso novo Lestat" !!!!!

Tsu 18/06/2015

Lestat mais Consciente? Não!
A ideia de Anne Rice de misturar as Cronicas Vampirescas com os bruxos Mayfair não ficou bom, definitivamente.
E não..um Lestat mais maduro, consciente e não permitindo que se façam o que quiserem por serem imortais, NÃO caracteriza Lestat.
Senti falta de um Lestat mais "quero interferir no rumo das coisas...quero fazer as coisas acontecerem!".
Essa é a essência de Lestat e não pode ser retirada. Meso por sua criadora.

Maitê 12/11/2015

Não leia esse livro
Achei que as coisas não podiam ser pior do que Memmoch e Merrick, mas esse volume consegue chegar ao fim do poço e ainda cavar mais. Lestat é irreconhecível, começando pela tentativa hilária de Rice de tentar nos convencer que Memmoch é uma obra prima logo no primeiro capítulo desse volume. Para então mudar de assunto e começar uma história sem pé nem cabeça. Novamente somos forcados a aguentar os "maravilhosos" (só que não!) Mayfairs, com uma Mona extremamente insuportável, e uma nova raça descente dos Mayfairs chamada Taltos que é simplesmente uma loucura sem pé nem cabeça. Realmente, pulem esse livro, é uma fórum de 500 páginas que a Rice lançou para castigar os fans da série.
Célia 11/09/2016minha estante
Comecei a ler esse livre, mas abandonei (tenho esse privilégio, pois pego os livros em uma biblioteca particular a qual sou sócia). Me alegra muito em não precisar dele para ler O Príncipe Lestat. E realmente, tanto nao acrescenta que ele nem é mencionado na cronologia.

Célia 11/09/2016minha estante
*livro

Maitê 11/09/2016minha estante
Célia, me surpreende que alguém possa gostar da plot desse livro ou de qualquer um que tenha esses personagens Mayfairs e Taltos que pra mim foram a coisa mais ridicula e inutil que a autora criou.

Valeria.Mattioli 28/11/2017minha estante
Menina do céu, pensei a mesma coisa quando li. A Anne Rice tentando me convencer que Memnoch foi bom...

Antoniony.Vieira 30/08/2016

Foi difícil de terminar de ler Cântico de Sangue. Destoa totalmente do restante dos livros da série. Completamente descartável. Se decidir excluí-lo da sua leitura não estará perdendo.