This is Where It Ends

This is Where It Ends Marieke Nijkamp

Resenhas - This Is Where It Ends

notmuchcompany 29/03/2023

Levei tanto tempo pra ler esse livro.

É bom, mas não me convenceu por completo. Puxa um pouco pro melodrama, acho, com reações superficiais por vezes e por outras simplesmente incondizentes com a situação.

A ideia é ótima, relevante demais, e infelizmente atual, e eu adorei que foi narrado minuto a minuto, pra gente sentir a tensão e a angústia da espera por ajuda. Mas as vozes dos personagens narradores são bem planas, e a maioria das vítimas é apresentada segundos antes de morrer, então nem rola da gente se conectar pra poder lamentar apropriadamente, o que resulta em um monte de personagem à toa e um body count que poderia ter sido reduzido pela metade.

Talvez se isso tivesse sido um pouquinho mais trabalhado, os personagens mais aprofundados, seria uma narrativa devastadora. Ao menos não teve POV do atirador.

Ah, sim: tem casal sáfico protagonista e que move a trama.

IuriManzini 09/03/2023

É bom, mas não convence?
O que isso quer dizer? Eu acho que ele garante muito a nossa simpatia e emoção por ser uma situação tão absurda e desesperadora. Ele tá certo, mas queria que ele conquistasse isso e não só aceitasse que vai acontecer.

Martins 10/02/2023

Partiu o meu coração
Este livro retrata a crueldade de um tiroteio escolar. Graças a Deus nunca passei por isso, mas ler o terror de quem passa por esta situação horrível fez me perder o folgo.
O livro passa-se durante 54 minutos, porém os capítulos fazem parece que passa-se horas, quantas vezes dei por mim a perguntar onde é que estava a polícia, sendo que só tinha passado 15 minutos, quantas vezes eu quis gritar para os agentes que entrassem logo na escola, que estavam a perder tempo e só tinha passado 4 minutos desde que tinham chegado. Eu acho isso maravilhoso, porque os alunos que se encontravam no auditório durante o tiroteio e os que se encontravam fora "seguros", sentiam a mesma coisa, e pessoas que sobreviveram situações semelhantes devem ter sentindo.
A escrita é linda, há uma diversidade de personagens com história linda e de partir o coração. Não vemos o ponto de vista do atirador Ty, e acredito que seja pelo melhor, porque haveria uma simpatia de certos leitores por este personagem.
Nem tudo é flores, há certas partes que senti que havia uma tentativa de fazer Ty mais Simpático ao leitor, e certas frases não me caíram bem, a forma como foi escrita não parece a melhor forma.
PORÉM estou ansiosa para ler mais obras desta autora!

Rebeca836 11/08/2022

dolorído
achei o livro bom, não me apeguei tanto aos personagens mas mesmo assim fiquei triste durante as situações, achei que faltou explorar mais a motivação e o background do personagem, além disso o epílogo ??? nem precisava. mas a trama um tanto quanto necessária

jubisju 18/06/2021

O livro é curto e fácil de ler, o recomendo se está procurando por uma leitura emocionante. Os personagens são bem desenvolvidos e você se apega a eles ao longo da história. As vezes pode chegar a ser difícil de digerir, mas certamente é uma boa leitura.

Teresa 29/03/2021

não sei
não sei direito o que achei, nao me interessei pelo backstory de nenhum dos personagens, nao entendi bem os tweets no final dos capítulos, acho que por ser um tema interessante eu esperava mais

Jess 01/02/2021

E pensar que tudo começou como um primeiro dia comum...
A situação por si só daqueles alunos já era horrível, mas parecia q a autora queria desgraçar mais fazendo com que as personagens ficassem muito melancólicas de um jeito não tão natural
Me comovi bastante durante a leitura, pq ver aqueles jovens cheios de expectativas pro futuro, esperança e achando que tem sempre um amanhã, acompanhando a perda de seus namorados/irmãos/ professores/amigos diante dos olhos deles eh muito difícil
Enfim, foi um "aquecimento" p eu ler columbine dps

Ana Lu 23/11/2020

Cruel mas necessário
Foi uma leitura extremamente difícil de digerir e tensa. Os capítulos pesam apesar se serem lidos rápido.
É uma história de cortar o coração, acho que chorei em todos os capítulos.
Achei muito necessária essa leitura nos dias de hoje quando se discute a regularização do armamento da população. Faz pensar.

vitoria 17/11/2020

Puts
Guriaaaaaas fazia tempo q eu n chorava tanto em um livro
Me destruiu
Amei

dan 24/10/2020

doeu ler esse livro, doeu de muitas maneiras. cada página foi como um soco no meu estômago. pensei em desistir porque em muitos momentos fiquei ansioso e com falta de ar.

não é uma história bonita, mas é real, - infelizmente - muito real.

repito: doeu.

Mary @maryreadit 31/03/2020

this is where it ends
me senti presa na leitura desde o segundo capítulo, não conseguia soltar o livro e quando tinha que fazê-lo, não parava de pensar no que aconteceria em seguida.
sofri por personagens que foram apresentados e os que não tiveram tanto destaque além de serem vítimas.

esse livro me destruiu de uma forma que jamais imaginei.

Márcia 14/03/2016

This is where it ends
10:00 AM
A diretora do Opportunity, escola de ensino médio do Alabama termina seu discurso de boas vindas para o novo semestre e encoraja os alunos a se sobressaírem e alcançar seus objetivos.

10:02 AM
Os alunos se levantam para sair do auditório em rumo a próxima aula.

10:03 AM
As portas do auditório não se abrem.

10:05 AM
Alguém começa a atirar.

Contado no decorrer de 54 minutos angustiantes, por quatro pontos de vista diferentes, o terror reina enquanto um aluno executa vingança e faz com que isso se torne o maior jogo de sobrevivência.

WOW. Esse livro é algo complicado de se falar sobre sem acabar soltando algum spoiler. Também é um livro difícil. Em certos momentos eu simplesmente tive que parar de ler e tentar clarear os pensamentos. Contado por 4 perspectivas, que ao decorrer do enredo você percebe estar entrelaçadas com o motivo principal do tiroteio, você tem uma história comovente e bem elétrica que faz você ficar com os nervos a flor da pele. Ele é um livro bem cru, que não poupa o leitor da realidade que é bem comum nos países lá fora e é um livro que faz você pensar nas possíveis consequências de seus atos.
Claro que não é um livro perfeito, ele tem seus erros, mas que não tiram em nenhum momento a importância desse livro para a sociedade e também não tira a mensagem que a autora quer passar com ele. Infelizmente é impossível falar mais sem acabar estragando o mistério do livro.