Aquaman: As Profundezas

Aquaman: As Profundezas Geoff Johns
Ivan Reis

Resenhas - Aquaman - As Profundezas

Wes 19/10/2023

Onze anos atrás, li parte desse material nas páginas da revista mensal Universo DC. Mais precisamente, a primeira edição - o preço de capa de R$ 16,90 tornava inviável a leitura mês a mês. Todavia, em 2015 pude adquirir o encadernado As Profundezas - que compilava as seis primeiras edições. Li. Mas algo [não sei ao certo o quê] me fez não apreciar a leitura como dantes. Corta para esse ano. Dei uma nova chance ao material (a terceira!), e a lição que tiro disso é a de não julgar nada. Até mesmo quando não se trata mais de primeiros contatos. Aquaman de Geoff Johns e Ivan Reis trata-se de uma das melhores introduções aos quadrinhos que essas duas últimas décadas puderam proporcionar ao meio. Não estamos falando de nenhum neo clássico revisionista, expansor de fronteiras e/ou barreiras midiáticas, mas sim de um gibizinho de linha feito com amor e dedicação aos personagens que o englobam. No segundo arco (Os Outros) as coisas já decaem um pouco em termos roteiristicos, mas ainda é o suficiente para mantermo-nos engajados, comprometidos, fascinados... Dificilmente recomendo obras do Geoff Johns, mas esse aqui nutro o maior dos carinhos. Por tanto, aos interessados, se possível, leiam.
ogatoleu 19/10/2023minha estante

Davi.Pontes 22/08/2023

Uma boa apresentação do personagem aqui temos Aquaman enfrentando uma ameaça das profundezas, é muito bom acompanhar a vida de Arthur e Mera numa pacata cidade até que algo muda tudo
Johns faz algo que é diluir o plot ao longo das edições então pouquíssima coisa acontece em cada edição porém na soma do todo temos a arte do Ivan Reis muito boa e uma leitura que é rápida
Pode não ser uma história que mude tudo, mas é um bom começo

Renan 30/07/2023

Um bom começo
Os desenhos são muito bons, principalmente a parte submarina. A história toda ficam fazendo piada com o Aquaman, no começo até é engraçado, mas uma hora começa a encher o saco. A história em si parece um prelúdio para o que está por vir.

Dons294 24/12/2021

A revolução de Geoff Johns
Meu autor favorito mostrou mais uma vez o porquê ele é um dos maiores da história da Dc Comics, fez uma história que tira todas aquelas piadas bestas sobre o Aquaman, dando respeito ao personagem, além da incrível arte do Ivan Reis

Alvaro.Diogo 10/07/2021

Que arte!
Dá pra resumir a resenha dessa HQ somente em elogios ao trabalho do artistas Ivan Reis e Joe Prado.

Vale ler essa HQ só pelo belíssimo trabalho de ilustração.

Clio0 16/04/2021

Não pegue essa coletânea pensando que vai ler o Aquaman do Jason Momoa. Eu também sou fã, mas o Aquaman das hqs nunca teve nada a ver com ele, nem na fase em que ele era maneta.

Aquaman: As Profundezas faz parte de Os Novos 52! que alguns anos atrás foi o que adveio de mais um reboot no universo DC. Então, sai Orin maneta, cabeludão e senhor de Atlante, entra Arthur que tem as duas mãos, cabelo curto e quer viver na superfície.

Esse volume traz a primeira parte do arco As Profundezas de Geoff Johns. A arte de Ivan Reis e Joe Prado combinou bem com os personagens. O destaque fica justamente para os figurantes que também tem características visuais marcantes.

A história, que é o germe de O Fosso e da guerra entre Atlante e outros cidades submersas, puxa pesadamente para a ficção científica e o dilema ético. É interessante já que os quadrinhos desse herói sempre puxaram para noções de ecologia.

Contudo, não vá esperando algo radical como o Homem-Animal de Grant Morrison. Johns escreve para linha heróis da DC, não para a Vertigo. Esse é um gibi de entretenimento e páginas duplas e bonitas, não um candidato a obra literária.

José Vitor - @paginas_literarias 22/05/2020

Ultima leitura: 27/02/16
4,5
Por mais que todo mundo não goste do Aquaman eu gosto, acho que ele é um personagem muito forte só que mal "explorado". No começo da HQ já vemos umas piadinha sobre ninguém gostar dele, o que me irritou muito pq se tivesse um super herói na minha cidade eu iria idolatrar o cara, não falar que ele não é o herói favorito de ninguém, povo besta hahahaha. Achei esse encadernado muito pequeno, poderia ter mais histórias, mas entendo o lado da panini de postar com pouco conteúdo pra ver se vendia mais ae se vendesse bastante eles lançariam um com um número maior de publicações e tals. Dei 4,5 mas favoritei por que a HQ é minha hahahahah

@imthestargirl - bookstagram 27/04/2020

Inspiração para o filme
Essa é a primeira HQ do Aquaman que leio e gostei bastante! Da pra ver que o filme com o Jason Momoa foi extremamente inspirado por essa história. Aqui, temos o herói tentando conviver com os humanos que não o respeitam, é desprezado o tempo todo, e mesmo quando ajuda a impedir um massacre parece não ser o suficiente. Na verdade, acaba sendo um belo retrato da nossa sociedade. Belo desenho e ótimo roteiro! Recomendo!

Felippe.Paiiva 15/04/2016

Meu 1º contado com uma HQ do Aquaman, sempre AMEI o personagem apesar de muitos ñ gostarem dele e o ridicularizarem, alias odiei essas brincadeiras no roteiro nessa HQ, serio, elas me irritaram profundamente e espero q nos outros volumes isso acabe, afinal fiquei curioso pra ler mais.
Amei o visual do Aquaman em Os Novos 52, ficou muito bom mesmo, fora o visual da Mera, amei muito ela e achei demais ela toda trabalhada no feminismos, a história central dela nesse volume (a 6ª) foi muito bom, amei o samba q ela deu na cara dos machinhos, só achei sem graça a filha do q cara q ela tenta impedir de a matar, ñ deixar q mate o pai, o cara tinha matado a mulher e queria matar a filha, vai entender os humanos né.
Achei o arco com esses vilões (ñ sei o nome deles) muito bom, porém as falas sobre comida desses carinhas me irritaram MUITO. Gostei desses vilões estarem ligado a queda de Atlântida, quero ver mais o desenrolar dessa história sobre a cidade submersa.
Por fim, espero os próximos volumes logo, lança tudo logo Panini.

Marieliton M. B. 03/01/2016

Prazer, Aquaman
Primeiro quadrinho que li do Aquaman e como muitas resenhas afirmam, a versão dele nos Novos 52, mostra um personagem bem menos “sem graça” como popularmente ele ficou conhecido.
O quadrinho brinca bastante com a má fama do personagem. Apesar disso, a equipe criativa soube trabalhar pra mudar essa visão, dando uma importância maior para ele. Eu posso afirmar que eles conseguiram cumprir esse objetivo. Acabei a leitura tendo outra visão sobre o Aquaman.
O arco contido nesse encadernado é legal e serve muito bem para apresentar o personagem. Tanto que, ao final do encadernado, fica aquele gostinho de quero mais. Leitura recomendada pra quem, assim como eu, deseja conhecer um pouco mais sobre esse personagem e tentar criar a sua própria opinião a respeito dele.

Matheus.Teixeira 01/08/2015

Fodástico
Muito boa essa HQ. A unica coisa ruim é que deixa com vontade de mais. Incrível como o Aquaman é abordado nessa nova fase. Literalmente colocam ele em uma realidade muito engraçada. Zoam o cara. Mas no final mostra como ele á fodão. Vale a pena. Ótima leitura.

Paulo 01/07/2015

Quem respeita o Aquaman? Quem curte o personagem? Desde a série oitentista Os Super Amigos, o personagem é alvo de piadas e não é levado a sério, muito em função de seus subestimados poderes. O arco de histórias do personagem na iniciativa dos Novos 52, roteirizado por Geoff Johns, surgiu justamente pra desconstruir essa imagem de herói de terceiro escalão que o cara carregava. O genial aqui não é o roteiro em si, que é até bem simples, mas, sim, a forma com que Johns brinca com esse conceito de ninguém levar o Aquaman a sério. Em As Profundezas, Aquaman não é levado a sério por nenhum habitante da superfície, que o tempo inteiro fazem piadas e o desrespeitam, assim como os leitores faziam. O roteirista conseguiu usar isso a seu favor para nos reapresentar o personagem e nos mostrar o quanto ele é poderoso. Afinal, o cara além de ter super força e ser invulnerável, pode ir aonde nenhum ser humano jamais foi antes nas profundezas do oceano. Pena que esse é um encadernado muito curto, e a história muito simples; a Panini podia ter compilado mais edições. O grande trunfo fica por conta da genialidade de Johns na forma com que ele nos apresenta esse Aquaman, e pela arte do brasileiro Ivan Reis. Enfim, com certeza vale a compra.

João 05/06/2015

Poderia ser mais profundo, mas vale a pena
*trocadilho não intencional no título :B

Bem difícil avaliar esse aqui. Por mais que a proposta de redenção do Aquaman tenha sido muito boa, a execução, ainda que por muito pouco, não completa as expectativas. Geoff Johns brinca muito bem com o fato do personagem ser um herói rejeitado, mas explora pouco as oportunidades que tem de fazer o leitor realmente gostar dele. Apenas faz com que o compreendamos melhor e passemos a dar a ele o devido respeito.

Talvez não haveriam tantas lacunas se o roteirista tivesse explorado o lado mais emotivo e conflituoso dos "vilões" ou dado um pouco mais de espaço para o desenvolvimento de diálogos (que, por vezes, também foram um pouco fracos, caindo em alguns clichês e fazendo eu sentir que não conhecia bem quem eram os personagens) em vez de usar tantas páginas para as cenas de ação. A sensação ao se chegar no último quadro é a de que esse volume serviu para preparar o terreno para a história de verdade que virá a seguir.

Mas é um daqueles casos de ver o copo meio cheio ou meio vazio, e eu prefiro a primeira opção, principalmente considerando que a história tem lá seus bons momentos, como os flashbacks e os momentos em que Arthur e Mera são reconhecidos por seu heroísmo. O ponto mais forte, no entanto, é a arte espetacular do Ivan Reis (principalmente nas primeiras edições), que mais do que justifica as páginas duplas. As cores também são de uma vivacidade ímpar. Do que já li até agora dos novos 52, Aquaman com certeza fica no top 3 se tratando de arte.

A edição da Panini é quase impecável. Senti falta de mais extras no final (só há três páginas com esboços de personagens) mas, tirando isso, vale muito a pena ter na estante.

Nota final: 3,5.

Luciano Luíz 26/05/2015

A versão do AQUAMAN em OS NOVOS 52 ficou espetacular. A edição em capa dura pode não ser um estouro no quesito de estória (mas parece que nos próximos episódios é algo muito bem trabalhado), porém, o visual é impressionante. Os desenhos são belíssimos. Os personagens e cenários conquistam com extrema facilidade. A pintura é de nível épico e empolga. Não tem o que comentar sobre essa edição, a não ser aguardar que lancem o volume 2.

site: https://www.facebook.com/pages/L-L-Santos/254579094626804

Samuel Alves 25/05/2015

Surpreendente
Excelente HQ do Aquaman, juro que não sou muito fã do personagem, mas de tão bem que ouvi falar desta fase do Geoff Johns de do Ivan Reis, decidi dar uma chance com o lançamento desse lindo encadernado da Panini.
Com uma narrativa muito boa e linda arte, fui surpreendido por essa aquisição. O jeito com que o autor explora esse lado das piadas com o Aquaman é genial, excelentes tiradas e ótima imersão no personagem.
Grata surpresa essa edição, fico no aguardo de continuidade em encadernados do herói, o qual agora enxergo com outros olhos.