Nunca é o Bastante: A História do The Cure

Nunca é o Bastante: A História do The Cure Jeff Apter

Resenhas - Nunca é o Bastante: A História do The Cure

Julia 10/03/2016

Uma Cura - The Cure
Sendo minha banda favorita desde 2012, fiquei muito feliz quando soube que este livro viria para o Brasil. é um prato cheio para saber mais sobre essa banda que estourou nos anos 80, vindo lá de Crawley, Inglaterra. Se você gosta da banda não vai se arrepender de comprar, mas é IMPORTANTE frisar que não se pode confiar em todas as informações presentes no livro, levando em conta que foi escrita por um ex- da revista Rolling Stones, e sabemos como essas revistas são sensacionalistas, e o escritor também nunca esteve nos momentos presentes citados no livro em 99 por cento dos casos. Tirando isso, levando o bom senso na leitura, é uma maravilhosa viagem pela história da banda, onde conhecemos o nascimento da banda com o nome The Easy Cure, passando por diversas formações, e subgrupos, até chegar aos lançamentos mais novos já em CD.

site: https://www.youtube.com/channel/UCiBwhxu0-i-ZBYelxOG3MRg

20/08/2023

Robert Smith sempre será o coração do The cure....
É um livro bem escrito com bastante fatos sobre a banda e descrições de acontecimentos que tiveram em cada álbum e fases da banda, gostei muito e terminei o livro com vontade de ouvir toda a discografia deles novamente .

duduramone 27/12/2020

Esperava mais, mas...
Como fã de The Cure, talvez eu esperasse uma biografia à altura da banda. Mas não foi isso que encontrei nessa leitura. Apesar disso, é uma leitura válida sim. Para entender o começo da banda, o desenrolar dos acontecimentos, o gênio forte de Smith... enfim: boa leitura.

Margarete 01/04/2024

Livro perfeito para os fãs do The Cure
Foi uma releitura deliciosa. Sou fã do The Cure desde o final dos anos 80, ou seja, uma devota fervorosa da curemania...rs. Já havia lido este livro quando o comprei, lá por 2015 ou um pouco depois, não lembro. Mas como ando ouvindo muito a banda atualmente, principalmente um dos meus álbuns favoritos, o Disintegration, me deu vontade de reler. E foi bom porque além de relembrar passagens curiosas e engraçadas (sim, Robert Smith é muito engraçado quando quer ser), foi legal ler um livro bem escrito por um jornalista que fez um bom trabalho de pesquisa e entrevistas, coisa cada vez mais rara hoje em dia. Ah, e com um texto ótimo!

Tatiane Buendía Mantovani 19/01/2016

Uma viagem!
Amei conhecer um pouco mais sobre uma banda que eu adoro desde meus quinze anos. Quando tive meu primeiro contato com o trabalho do Cure, nos idos de 1995, eles já estavam na estrada há muuuuito tempo, e já tinham passado o diabo (pelo que li agora nestas páginas) mas para mim, era como se tivessem escrito as músicas só para mim, tal identificação que senti. As músicas da banda embalou muitas de minhas fossas, alegrias, paixões, sonhos. Posso encaixar cada música (letra/melodia) em diferentes fases ou etapas da minha vida...
**Sim, eu fiz/faço parte da brigada do sobretudo!**.
Eu sabia absurdamente pouco sobre a banda, alguma coisa sobre um conflito aqui, uma briga ali, um processo acolá, e acompanhar a biografia detalhada do jeito que o autor Jeff Apter apresentou foi um prazer. Para mim, situou o trabalho do Cure (que eu amo) dentro de um contexto cultural, social e temporal. Além do autor destrinchar álbum por álbum, com comentários bem-humorados e pertinentes sobre cada música. Desmistificou, mistificou, deu vontade de ouvir a discografia inteeeeeira, música por música, sentimento por sentimento.
Cada página me levou de volta ao show de abril de 2013, na Arena Anhembi, que tive o imenso prazer de assistir. O melhor show da minha vida!!!
Passion Eyes 30/11/2017minha estante

Didi 24/10/2020

Ótimo!
Livro muito bem escrito e com detalhes, leitura bastante fluida. É legal ler ouvindo as músicas. Revela as entranhas dessa icônica banda pop/rock/punk/dark/gótica e, sobretudo, de seu líder, Robert Smith. Nessa biografia o leitor pode conhecer toda a discografia do THE CURE, os excessos, virtudes, erros, relação com bebida alcoólica e drogas, início de carreira, inspirações, depressão/desespero e criatividade dessa banda que marcou uma geração. Às vezes é difícil responder como é que virei fã desses caras esquisitos. Rsrs.

Hildeberto 26/06/2016

Trata-se, obviamente, de um livro para os fãs do The Cure. Nele, Jeff Apter aborda a história da banda desde seus primórdios no final da década de 1970 até 2005. Entender o processo criativo e as fases de Robert Smith é algo bastante gratificante. Dá vontade de re-escutar todos os CD's e músicas - além de ver os clipes doidos do Tim Pope! O autor situa as fases do The Cure no ambiente geral da música no Reino Unido e EUA. É algo bastante interessante, pois assim conheci bandas que influenciaram e foram influenciadas pelo The Cure.

Tolhurst, baterista e fundador da banda junto com Smith, dá uma ajuda indispensável para o livro com sua entrevista para o autor. Outros integrantes da banda também se manifestaram, mas senti falta de um contato direto entre o autor e Robert Smith, gênio criativo por trás do The Cure. As fotos no final são ótimas e representativas, mas outro ponto negativo do livro é que ele desenvolve detalhadamente a primeira fase do The Cure, até meado dos anos 1980 e depois, do fim dos anos 1980 em diante, parece acelerar a narrativa. Acho que a segunda parte poderia ter sido desenvolvida de forma mais rica.

De todo modo, um livro ótimo para os amantes do The Cure e do rock em geral!

Passion Eyes 06/03/2018

Breve e conciso
Um resumo esclarecedor sobre o Cure mas sobre a figura central que é o Robert Smith paira um mistério e isso que tanto me encanta.No livro é possível saber bastante coisa sobre o Cure mesmo assim não foi o batante...

Tom 18/04/2018

Nostálgico e inspirador!
Eu lembro que o meu primeiro contato com o The Cure foi mais ou menos com 13...14 anos. Na época eu já ouvia algumas coisas, porém, foi com a banda liderada pelo icônico Robert Smith, que me introduziu de vez a esse lado mais soturno da música. E isso me acompanhou do início da adolescência e claro, me acompanha até hoje.
O The Cure é uma das bandas mais importantes da história da música em geral. Eles revolucionaram o cenário de vários gêneros musicais e ajudaram a popularizar tudo o que veio depois, do pós-punk até a subcultura gótica. Muitas bandas de hoje em dia só existem graças a influência de álbuns densos e perturbadores como Seventeen Seconds, Faith, Pornography e Disintegration.
Em “Nunca é o Bastante: A História do The Cure”, nos é contado toda a saga regida a drogas e depressão de uma banda que não tinha aparentemente nenhum futuro, mas que aos poucos, graças a álbuns tão diversificados e dinâmicos e vídeos tão bem produzidos e originais, foi virando um sucesso sem limites e cultuados por quase todos os gêneros da música.
A prova da importância do The Cure é que até hoje a banda ainda está na estrada e Robert Smith é considerado uma lenda viva e padrinho do movimento gótico.
Nunca é o Bastante, é o livro definitivo que qualquer fã irá devorar em poucos dias. A leitura é totalmente imersiva e você se verá nos bastidores de todos aqueles álbuns incríveis.
Ah, os anos 80

Matheus.Herlon 14/02/2023

Curiosidades
Livro com muitas curiosidades sobre a banda, mas com algumas informações no mínimo questionáveis em relação a realidade, além de fatos importantes terem sido tratados de forma muito superficial, mas não deixa de ser uma leitura interessante.