Eu Estive Aqui

Eu Estive Aqui Gayle Forman

Resenhas - Eu Estive Aqui

Patricia Lima 20/07/2020

Eu Estive Aqui
Esse livro é muito comovente e ele mostra coisas chocantes durante a leitura. Por exemplo, tem pessoas na internet que influenciam outras a cometerem suicídio, e a forma que o livro aborda isso, ao mesmo tempo que é perigosa, também é importante para a construção da história, e para a mensagem que a autora quer passar no fim.

Tem horas que você pensa que o livro vai tomar outro rumo, que vai acontecer reviravoltas e algo até chocante. Mas o final do livro é muito sincero, e isso me comoveu muito.

Nós nos envolvemos tanto com a personagem que nós leitores passamos a pensar da mesma forma que ela. E ao final, o que ela acaba descobrindo, acaba sendo uma verdade que nós leitores descobrimos também.

Então eu achei incrível a construção desse livro, achei um livro muito sincero e verdadeiro sobre o tema abordado, e aumentou ainda mais a minha curiosidade em ler os outros livros da autora
Nicolly 14/09/2020minha estante
Esse livro foi tudo de bom em minha vida

Pâmela 14/12/2022minha estante
O primeiro livro que li, depois disso nunca mais parei

Laura3437 20/09/2021

Um dos melhores livros que já li
Já de início, quero deixar claro que esse livro tem MUITO GATILHO. Pesquisem bem antes de ler e POR FAVOR não leiam se não estiverem bem.
Gayle vem se tornando minha autora preferida. Gosto da escrita dela e amo os livros que li até agora (se eu ficar, para onde ela foi e eu estive aqui).
Eu estive aqui aborda sobre suicidio e é uma história inspirada em um acontecimento da vida real. É um livro sobre luto, culpa e principalmente sobre a crueldade que existe no mundo ? e principalmente na internet.
Foi um dos melhores livros que já li e entrou para a lista de livros preferidos.
Márcia 20/09/2021minha estante
Também amo esse livro! Quase não vejo as pessoas falando sobre ele...

Line 05/08/2022

Livro cheio de gatilhos, o principal deles é o suicídio.
Li rapidinho, capítulos curtinhos, mas faltou algo.

Ge 05/06/2020

Achei o assunto abordado bem interessante, a escrita de Gayle é ótima e super leve, o que faz a leitura fluir muito facilmente.
O livro é bom, os personagens são interessantes, mas não é nada de "wow", sabe?! Se estiver procurando por um livro tranquilo, que aborda alguns assuntos importantes, sem ser de uma forma pesada, para ler em uma tarde, super recomendo.
Pri 05/06/2020minha estante
já leu Se eu Ficar? Queria saber se tem alguma coisa a ver

Ge 05/06/2020minha estante
Já li sim, são histórias completamente diferentes. E se eu ficar é lindíssimo!

Pri 08/06/2020minha estante
É sim! Eu gostaria de ler mais livros dela, fiquei na dúvida sobre esse, obrigada

Ge 09/06/2020minha estante
Eu só tinha lido se eu ficar também, esse estava na minha lista há muito tempo hahahaha fiquei feliz em ler, mas para mim SEF é a obra prima hihihi

Aione 02/07/2015

Por já ter lido três outras obras de Gayle Forman, me sinto a vontade em dizer que admiro os livros da autora e sua escrita. Assim, já iniciei a leitura de Eu Estive Aqui preparada para gostar dela e não me decepcionei.

Gayle Forman, até o momento, escreveu seus livros voltados ao público jovem adulto (seu primeiro trabalhado voltado ao público adulto está em fase de produção). Em Eu Estive Aqui, como em suas demais obras, encontramos temáticas comuns a esse fase da vida, período de transição para a idade adulta: mudanças e as dificuldades em se lidar com elas, a busca pela própria identidade e por seu lugar ao mundo, o confrontamento com o meio familiar. Porém, aqui, a autora aborda também uma questão bastante delicada – o suicídio.

Em primeira pessoa, quem nos narra a trama é Cody, melhor amiga de Meg, jovem de 19 anos que cometeu suicídio após sua ida para a faculdade. Algo que muito me agrada na escrita de Forman é a maneira de como ela é capaz de se fundir às suas personagens e assumir as características delas. Em muitos momentos em Eu Estive Aqui, encontramos uma escrita curta, direta e intensa, extremamente representativa de toda a raiva sentida por Cody, em meios aos seus complexos sentimentos. A protagonista, que antes precisava lidar com suas frustrações ligadas tanto ao seu crescimento familiar quanto com seus planos de ida à faculdade inatingidos, agora precisa encarar, também, o luto pela amiga, a incompreensão por Meg ter tirado a própria vida, a dor e a culpa por não saber o que pode tê-la levado a essa decisão. Aliás, é interessante, também, como a autora expõe a dualidade entre Meg e Cody através da visão de Cody: como pode uma garota que tudo tinha acabar com a própria vida? Como pode continuar vivendo uma garota que vivia à sombra da outra?

Conforme a história avança, não apenas fui me envolvendo mais com as emoções de Cody, como também fui tomada pela curiosidade, nascida das descobertas da protagonista a cerca do suicídio de Meg. Gayle Forman inseriu uma pitada de suspense em sua obra de forma a deixá-la ainda mais atraente e convidativa.

Apesar de ter gostado muito da leitura, de modo geral, confesso que, em alguns momentos, tive certa dificuldade de compreender as emoções de Cody. Elas, na maior parte das vezes, são bastante claras e intensas, contudo a personagem é extremamente complexa e também tem certa dificuldade em lidar com suas emoções. Assim, em determinados trechos, a própria Cody não consegue expressar tão claramente todo seu turbilhão de sentimentos, de forma que é necessária a leitura total do livro para compreendermos melhor tudo o que a protagonista vive internamente. Também, senti que não houve muita clareza com relação à mãe de Cody e o complicado relacionamento entre elas, talvez, provavelmente, pela narrativa se dar em primeira pessoa e Cody não compreender a própria mãe. Ainda assim, senti falta de uma voz maior para Tricia, a fim de a compreendermos um pouco mais.

Gayle Forman conseguiu trabalhar muito bem as temáticas escolhidas por ela para comporem a obra e novamente demonstrou, para mim, a importância dessas questões, cada vez mais frequentes, na literatura jovem adulta. Sua nota, ao final, deu ainda mais vida à história que ela nos conta e a tornou ainda mais emocionante. Eu Estive Aqui, embora tenha sido uma leitura que fui capaz de conter as lágrimas enquanto a realizava, sem dúvida me emocionou e proporcionou bons momentos de entretenimento, ao mesmo tempo em que instigou mais uma reflexão sobre essa triste realidade que envolve o suicídio e suas motivações.

site: http://minhavidaliteraria.com.br/2015/07/01/resenha-eu-estive-aqui-gayle-forman/
Tayana Alvez 18/09/2018minha estante
Rainha sensata.
Li esse livro esses dias e me senti nessa mesma montanha russa de sentimentos.

marianascariot 02/04/2021

Releitura concluída com sucesso!
Foi uma releitura bem bacana. Gosto muito da escrita da Forman e de como ela é super fluida. Um pouco antes da metade para o final, li numa tacada só.
Gosto muito da história, de como é construída, dos personagens e do pouco de mistério que tem nela.
Valeu muito a pena fazer a releitura, depois de mais de dois anos ter lido pela primeira vez. Senti algumas diferenças em relação a minha reação ao relembrar alguns aspectos da história.

Cinara... 14/04/2023

Tinha tudo pra ser incrível... Mas ...
"Eu estive aqui..."

A premissa era ótima, até metade do livro tudo estava maravilhoso, do nada acaba de uma forma insignificante e rápida.

gabi.s03 18/03/2022

Uma leitura muito importante
Gatilhos: depressão, assédio, suicídio, abandono parental.

" - Você nunca conhece as pessoas de verdade, não é?"

Esse é o 4º livro da Gayle que leio e sempre me impressiona a forma como ela escreve, a leitura é sempre fluída e os assuntos são tratados com responsabilidade. "Eu estive aqui" não é um livro ótimo e não leria novamente mas é bom. Os assuntos são seríssimos e complicados de abordar, na nota da autora ficamos sabendo que apesar de ser uma história fictícia, ela foi baseada em casos reais, o que traz ainda mais peso para o assunto. Então é um livro pesado por se tratar de suicídio, mas a autora conseguiu deixar o mais leve possível.
Na contracapa possui a opinião de outro autor sobre o livro e ele diz que: "mescla de mistério, tragédia e romance. Gayle Forman dá ao leitor um retrato sincero da coragem necessária para continuar vivendo após uma perda devastadora." E é exatamente isso pois temos um mistério na história, do tipo: será que foi mesmo um suicídio? Se sim, por que? já que tudo aparentava estar bem. Também temos obviamente a tragédia, a culpa e o luto. Além de uma pitada de romance que não sei identificar se isso se encaixou bem na história, mas acho que era necessário.
A história tomou um rumo inesperado e até que me surpreendeu, não posso falar muito se não seria spoiler mas enfim, é uma história realmente sincera e acima de tudo e do decorrer da história, um alerta pra todos já que saúde mental é um tabu e muitas vezes é considerada como frescura. Cuidem de vocês e das pessoas ao seu redor, ninguém precisa lidar com nada sozinho.
Geovanna.Holanda 18/03/2022minha estante
fiquei até com vontade de ler

gabi.s03 18/03/2022minha estante
Se não se importar muito com os gatilhos vai ser uma boa leitura! É realmente necessária

KayIasmim 28/12/2021

?Passos incertos? Isso existe? Lao-Tsé certa vez disse: ? Uma viagem de mil léguas começa com o primeiro passo.? Ele também afirmou que a ?vida e morte são um só fio, uma só linha vista de lados diferentes.? Você deu o primeiro passo, não em direção à morte, mas em direção a outra maneira de viver sua vida. Isso, por si só, é a definição de destemor.?

S.C.Sunbeam. 10/12/2022

A dor é real, mesmo quando não é visível.
O livro nos traz a história de duas amigas, desde a infância, que tinham muitos planos para o futuro, estudar juntas, etc. Mas que, por uma triste ironia do destino, foram separadas, uma foi para faculdade, enquanto a outra, por não ter dinheiro e nem o incentivo da mãe, acaba ficando na cidade, trabalhando como faxineira. Sem esperanças de um futuro melhor, nossa personagem vive uma vida deprimente e desiludida, até que, subitamente, recebe a noticia de que sua melhor amiga se suicidou. Intrigada por nunca imaginar que alguém que era tão próximo a ela estaria sofrendo, nossa personagem principal decide iniciar uma investigação, numa tentativa de compreender o que levou sua melhor amiga ao suicidio.

Bom, a autora consegue discorrer sobre temas importantes e causar uma reflexão aos leitores. Talvez seja por causa do momento em que eu estava vivendo quando li esse livro, mas não me apeguei muito a personagem principal e, na verdade, sofri durante toda a leitura. Porém, admito que essa história, na realidade, retrata o que muitas das vezes ocorre. Podemos achar que a vida de alguém é perfeita, achar que ela/ele não tem "motivos" para sofrer, pois tem bons pais, boas condições financeiras, etc., mas, Gayle, através deste livro, consegue nos fazer perceber o quão equivocada, e errônea, essa ideia é.

Um dos pontos que mais me chamou atenção foi o papel que a internet pode ter nesses casos. Grupos suicidas estão aí, não percebemos, ou não prestamos tanta atenção quanto deveríamos, mas eles estão presentes na nossa sociedade. Existem sim pessoas que incentivam as outras a se suicidarem, e eu nunca havia, realmente, parado para pensar sobre isso, até iniciar essa leitura. É um choque de realidade, mas muito necessário.

Diante de tudo que escrevi, confesso que recomendo sim a leitura, mas, com um adendo.. Se você, assim como eu, for sensível ao tema, evite ler este livro, pois, infelizmente, mesmo não sendo a intenção da autora, pode se tornar um gatilho.

Sem mais para o momento, agradeço por dispor de seu tempo e ler minha resenha! Beijos..

maytA2 26/04/2022

Monotono e sem graça, não recomendo
Uma coisa é ser uma história monotona, continua e sem plot até ai ok. Mas durante a leitura fiquei instigada e curiosa esperando uma grande reviravolta, não sei se coloquei expectativas por mim mesma ou se a escrita me fez achar que eu iria ter uma surpresa, mas no final me fez sentir que tanto a protagonista quando eu, enquanto leitora, nadamos nadamos e morremos na praia.

Camila.Moura 29/08/2020

Uma leitura leve e pesada.
Um livro digno de ser devorado, ao mesmo tempo que ele tem uma leitura fluida, tem um contexto repleto de gatilhos.

alinenotalien 20/08/2020

Destruída estou
?? Contém gatilhos

Eu Estive Aqui é meu primeiro contato com a autora Gayle Forman, graças a uma indicação de uma amiga. E após finalizar a leitura deste livro, fico me perguntando porque não li antes. Porque é um livro fabuloso, que trata de assuntos importantíssimos de maneira sensível.

Cody Reynolds vê seu mundo desabar com a perda de Meg, sua melhor amiga. Ao receber uma mensagem despedida horas depois de Meg cometer suicídio, ela está cercada de ódio e culpa.

Após a família de Meg atribuir à Cody de ir buscar os pertences da falecida filha em Tacoma. E Cody acaba conhecendo as pessoas que moraram com Meg e seus amigos de Seattle, estes compostos por músicos e administradores de bandas de rock alternativo. E é ali que ela conhece Ben McCallister.

Cody conhece a vida que Meg deixou de compartilhar com ela, principalmente depois de encontrar um arquivo criptografado no computador de sua melhor amiga. E é então que ela descobre que Meg participava de um fórum de apoio a suicidas, incentivando essas pessoas a se matarem.

Eu Estive Aqui é mais do que apenas um outro livro sobre suicídio. Gayle Forman fala sobre depressão e trabalha temas como culpa e perdão; trabalha com como a religiosidade trata o suicídio. Ela mostra o quão perigoso é tóxico pode ser a sociedade e a internet ao tratar o assunto suicídio e os próprios suicidas. Tudo isso de maneira sensível e responsável.

O livro é extremamente importante por dar voz a pautas tão necessárias, apesar de eu não recomendar para aqueles que não estão com o emocional ok, porque aí pode ser uma leitura muito pesada. Cuidado com os gatilhos!

E não posso terminar esta resenha sem dizer que, se você está pensando em suicídio ou conhece alguém que está passando por isso, procure ajuda. Fale com sua família ou amigo de confiança. Procure o CVV (Centro de Valorização da Vida). Você não está sozinho. Sua vida é importante. VOCÊ é importante.

CVV: http://cvv.org.br/site/divida-com-a-gente.html

Anny Bianca 04/08/2020

Eu estive aqui
O livro começa contando tudo o que Meg fez, para que ninguém intervisse na sua escolha de dar fim a sua vida. Uma escolha que Cody, sua melhor amiga, não conseguia compreender e aceitar. Após a morte de Meg, a pedido de seus pais, ela foi buscar as coisas da sua melhor amiga em Tacoma. Quando chegou estranhou a forma que o quarto da mesma estava arrumado, quando foi informada que ela deixou daquela forma antes de tudo acontecer. Lá ela conheceu amigos de Meg, conheceu Bem McCallister, com quem Meg ficou por uma única noite, e depois daquilo a amizade que existia praticamente acabou.
Quando Cody tem acesso ao notebook de sua amiga, percebe que alguns e-mails foram apagados, e quando ela recebe o item como presente, percebe que existe um arquivo criptografado, aonde provavelmente está a resposta de todas as dúvidas deixadas pelo e-mail de morte de Meg.
Com toda a investigação que está sendo feita de maneira particular, vai descobrindo que suas suspeitas sobre a morte de Meg estavam certas.

Gayle Forman escreve este livro, baseado em fatos reais como a autora informa no final, e que ela busca uma forma de debater uma doença muito importante e que afeta muitas pessoas nesse século, a DEPRESSÃO. E toda a história te instiga a querer chegar no final e saber tudo o que realmente aconteceu.

Anny Bianca M. W.
A História por outro Ângulo