The Beatles

The Beatles Hunter Davies

Resenhas - The Beatles

Mari 12/07/2015

"Alguns podem achar bobagem, mas hoje em dia pouco me surpreende com relação ao interesse contínuo os Beatles. De fato, parece que, quanto mais o tempo passa, maiores eles se tornam."

Happy Beatles Day!
Sim, hoje, 10 de Julho, é comemorado o Beatles Day (foi a dada em que a banda voltou para Liverpool depois do grande sucesso na sua primeira turnê nos EUA) e, sim, eu sou muito fã dos Beatles. Tipo muito. Do tipo que tatuaria uma de suas músicas. Não me lembro ao certo quando os conheci, mas sei que Let it Be foi a primeira música que escutei da banda e que, consequentemente, me fez procurar mais informações e mais músicas deles. The Beatles - A Única Biografia Autorizada era um livro que eu já queria ler e fiquei super feliz de ver a nova edição entre os lançamentos do Grupo Editorial Record.

Não vou ficar dando muitos detalhes sobre o que é contado no livro por ser uma biografia, então fica difícil saber o que você, que está lendo essa resenha, quer ou não saber, além de que, assim como eu, você talvez já saiba sobre muitas coisas, mas para quem não sabe (e eu duvido que alguém não saiba), The Beatles foi uma banda formada em 1960 que tinha, inicialmente, cinco integrantes. Depois de dois anos tentando construir a carreira se apresentando em pubs, John Lennon (vocal e guitarra rítmica), Paul McCartney (vocal, piano e baixo), George Harrison (vocal e guitarra solo) e Ringo Starr (vocal e bateria) atingiram sucesso com a canção Love Me Do.

"A moral dessa breve história é que, quarenta anos atrás, eu não considerei esse pedaço de papel valioso o suficiente para incluí-lo no livro. Quarenta anos depois, as coisas mudaram."

Originalmente publicado em 1968, o livro de Hunter Davies traz detalhes sobre a família, a infância, a carreira e os relacionamentos dos integrantes de uma banda que nunca será esquecida. Neste livro saberemos com o autor conheceu cada um dos Beatles, como os próprios integrantes se conheceram, de onde vinham suas inspirações, detalhes dos bastidores, o processo criativo dos álbuns e etc. O jornalista juntou material pessoal, entrevistas e até os papéis que a banda jogava fora com rabiscos que poderiam ser nada para eles, mas significaria muito para os fãs. Esta edição, em especial, se tornou a definitiva por ter uma letra de uma música escrita por George que nunca havia sido divulgada e algumas fotos pessoais da banda.

Além dos integrantes da banda, Hunter conversou com amigos, familiares e equipe para ter o máximo de informação possível e tornou este um livro incrível. Eu assisti documentários e vídeos, li matérias, sites e mais sites sobre a banda mas acho que nunca foi tão emocionante como quando estava lendo as palavras de Hunter. Saber que foi escrito por alguém próximo, que aqueles eram pensamentos dos integrantes da banda e que as entrevistas eram com pessoas que realmente conviviam diariamente com eles tornou tudo mais mágico.

Eu adorei saber a opinião de John sobre diversos assuntos (ele era e continua sendo meu favorito da banda), saber alguns pensamentos de Paul e conhecer muito mais de Ringo e George, que são os que eu, devo admitir, conhecia menos. Foi bom ver como eles mudaram ao longo dos anos, ver como era a união, os desafios, as dificuldades e as conquistas deles. Ver como foi o crescimento e amadurecimento de cada um como artista e de todos como uma banda. Foi ótimo acompanhar tudo mais de perto como se fosse eu a pessoa que os acompanhou durante 18 meses e estivesse escrevendo o livro.

[...] LEIA A RESENHA COMPLETA: http://www.magialiteraria.net/2015/07/resenha-beatles-unica-biografia.html

The Beatles - A Única Biografia Autorizada foi uma leitura incrível. As entrevistas, as fotos, os detalhes exclusivos... tudo, absolutamente tudo, me fez sentir como se eu estivesse mais próxima deles. Acho que não preciso dizer que é leitura obrigatória para qualquer verdadeiro fã da banda e, com certeza, se você já escutou alguma das músicas deles deveria ler também. Só assim você conheceria suas inspirações, seus segredos e seus pensamentos e, com certeza, se encantaria ainda mais. Depois desse livro, escutar qualquer música deles será ainda mais especial.
Daniel 20/07/2015minha estante
Eu esperava mais... Achei a biografia bastante detalhada até eles fazerem sucesso. Infelizmente, a partir daí, tudo passou a ser contado muito rapidamente, sem maiores detalhes, muito pouco é dito em relação as composições ou gravações dos discos - exceto o capítulo sobre a beatlemania, bastante informativo. As informações sobre o relacionamento entre os Beatles também me pareceu um pouco superficiais para quem pode acompanhá-los de perto.
Ainda assim, para os fãs do grupo, um livro obrigatório.

Maria.Printes 25/02/2020

The Beatles
Simplesmente incrível!

Bru 01/07/2020

Para os fãs de Beatles
Aquele livro que te permite viver sobre a perspectiva dos anos 60. Um mergulho sobre o mundo dos Beatles na visão de quem vivia as delicias e horrores de ser um Beatle ou pertencer ao mundo deles. Leitura imprescindível para os amantes da banda.
Terminei a leitura querendo ouvir cada acorde do quarteto!

Maílson 04/07/2020

"Autorizada" até d+
Infelizmente, achei este livro bem incompleto. Não conhecia a história dos Beatles e, por mais que o livro seja bem detalhista na infância dos garotos, ele peca MUITO nos detalhes profissionais deles.
Discos como "Beatles for Sale", "Rubber Soul" e "Revolver" são completamente esquecidos aqui nesta biografia. O "Help" só é mencionado quando o autor elogia "Yesterday", e só.
Temos apenas um breve deslumbre de como foi a gravação do Please Please Me e já pula para o Sgt. Pepper's. Além dos várias e várias páginas falando da vida dos familiares dos integrantes.

Carlos Magno 31/07/2015

PARTE DA RSENHA DO BLOG "CANTINA DO LIVRO":

"With a Little Help From My Friends", eis que surge a primeira resenha de uma biografia (de fato) aqui no blog. Nada mais justo do que falar de uma das bandas que marcaram o início minha paixão pela música de qualidade: Os (The) Beatles. A obra é uma reunião de pesquisas intensas de Hunter Davies aliada à sua experiencia ao lado daquele grupo que se tornou uma das maiores bandas de todos os tempos. John Lennon, Paul McCartney, George Harrison e Ringo Starr.

O livro foi dividido em partes que se distinguem, especificadas em cada etapa da vida, tanto da banda quanto do quarteto individualmente:

Na primeira conhecemos de fato a base da árvore genealógica de cada um dos integrantes da banda, sua infância e a forma como eles se conheceram. Confesso que aqui viram boas surpresas: Não sabia o quanto John Lennon foi "rebelde" principalmente no que diz respeito aos estudos. Aqui, também sabemos como foi aconteceu a "primeira formação" dos Beatles (a banda skiffle The Quarrymen) e a chegada de Ringo Starr, que alavancou significativamente o grupo.

Na segunda vivemos a Beatlemania em sua essência: desde a loucura dos fãs britânicos ao auge que foi a conquista do território norte-americano. Conhecemos pessoas dos bastidores que, além do quarteto, fizeram a banda torna-se o que ainda é até hoje, como Niel Aspinall e Brian Epstein.

[...]

Na terceira é quando a banda já está consolidada e no auge a muito mais tempo do que eles acreditavam. A inquietude dos integrantes aliada ao "cansaço" dos palcos faz com que aos poucos a banda se dissolva. Nessa parte não adentramos tanto, já que o livro foi finalizado antes do "fim" (desculpem a redundância) dos Beatles. Foi uma preocupação do Hunter Davies, deixar sua biografia escrita exatamente como foi feita a anos atras.

[...]

RESENHA COMPLETA EM:

site: http://www.cantinadolivro.com.br/2015/07/resenha-beatles.html

Beta Oliveira 31/12/2015

Como ler sobre uma banda sobre a qual tudo foi escrito? Aposto que você esta se perguntando o que de novo tem esta biografia autorizada. Apenas o suprassumo do balacobaco: o autor foi autorizado a acompanhar a banda por 18 meses, justo quando a maré da Beatlemania estava "serenando" (do jeito que ele conta, faria tsunami parecer marola) e o grupo buscava se entender e novos conceitos artísticos.

Confira o texto completo no Literatura de Mulherzinha.

site: http://livroaguacomacucar.blogspot.com.br/2015/07/cap-1047-beatles-unica-biografia.html

Fabio 03/09/2016

Beatles
A melhor biografia que li dos beatles!!!

Karen.Eggers 23/07/2017

Incrível!
Me apaixonei tanto por essa biografia que senti que precisava vir falar sobre ela.

Não bastando ser uma enorme fã das músicas dos Beatles, a necessidade de ler sobre cada aspecto da vida de cada um deles e da formação da banda urgiu dentro de mim, e o livro de Hunter Davies cumpre essa necessidade perfeitamente.
Cada capítulo é dedicado a eventos, períodos ou pessoas específicas, que é contado por Davies sempre com tantos detalhes que satisfaz muito para aqueles que, como eu, sempre gostam de saber detalhes de tudo. Não de forma obsessiva, como o próprio autor conta que apenas os atuais especialistas de Beatles podem fazer hoje em dia, mas de forma extremamente satisfatória. Mas ao longo do percurso do livro, encaminhando para o final, me incomodava o fato de nunca ouvir nada especificamente sobre a criação de cada álbum, das músicas de sucesso, me perdendo completamente na louca linha do tempo que era viver como um Beatle e criar praticamente dois álbuns por ano. E foi quando cheguei em um dos últimos capítulos, chamado "Os Beatles e suas músicas", que li várias páginas repletas de detalhes e claramente situações onde o autor estava presente quando estavam acontecendo das músicas sendo inventadas por eles. Na minha humilde opinião, o melhor capítulo, delicioso e devorado o mais rápido possível. Assim consegui tirar a pedra do meu sapato em relação a esta biografia.
Acredito que o maior diferencial desta biografia entre tantas outras (que nunca li, admito) seja o fato de Hunter Davies acompanhar tudo presencialmente, ter vivido tantos momentos importantes acompanhando a banda e fazendo suas anotações individualmente. A banda inteira era amiga dele, o que pode ter proporcionado acessos exclusivos a conteúdos e informações.
Hunter escreveu o livro em 68, se preocupou em fazer um capítulo adicional em 85, especialmente após a separação da banda e a morte de Lennon, e mais uma vez, em 2009, trouxe novas informações e percepções sobre a sua obra com a adição de uma introdução, o que mostra uma preocupação e carinho muito especiais com o livro.

Para aqueles que amam saber sempre mais sobre seus ídolos e conhecer todos os aspectos de uma banda tão icônica como foram os Beatles, recomendo fortemente. Leitura imperdível!