The Beatles

The Beatles Hunter Davies

Resenhas - The Beatles

Laurette 23/12/2020

Uma maneira de aumentar seu amor pela melhor banda de todos os tempos
The Beatles é uma biografia feita por Hunter Davis que conviveu com a banda. Só com esse fato sabemos que ele devia conhecer muito bem a vida dos participantes.
É um livro fácil de ler e você tem a chance de conhecer melhor esta banda maravilhosa.
Mas não ache que tudo são rosas. Pois você vai descobrir coisas que não queria ter visto, mas é assim mesmo. Nossas bandas favoritas sempre tem algum segredo, e os Beatles não são exceção.
É muito bom ver como Lennon e McCartney fizeram suas músicas e é hilário ver as entrevistas feitas com os beatles.
Também é muito interessante ver como a banda se formou, mas é triste ver como ela terminou.
É uma montanha russa de emoções e é perfeito para aqueles beatlemaníacos, mas se você não é um, este livro é um ótimo começo.
nelzinha 23/12/2020minha estante
amo beatles, depois dessa já vou ler esse livro, parece muito interessante!!! haha

Regiane 16/08/2020

"A" biografia definitiva dos Beatles
Este livro é importante pela forma como foi escrito.
Durante alguns anos o escritor permaneceu ao lado dos Beatles, se hospedou na casa de seus familiares e viajou com eles.
Tudo isso para tentar extrair ao máximo as memórias dos integrantes e das pessoas que participaram.
O que gostei muito foi que o livro termina antes da separação, e assim ele nos dá sua perspectiva dos fatos e o que pensava acontecer.
E esta edição traz adendos em 2005 onde ele já tem muitas novas informações.
Um livro imprescindível para quem é fã e para quem gostaria de entender a importância deles na música.

Marcia.Faria 04/05/2021

O autor teve acesso à todos os Beatles e seus pais, assim como às pessoas próximas ou que trabalhavam diretamente com eles. Pode observá-los enquanto trabalhavam, nos momentos de folga, etc. Unindo essa qualidade de fontes à sua diligência, ele conseguiu remontar toda a história da banda, desde a infância de cada um deles, até seu encontro e história de sucesso. O autor merece elogios por ter conseguido colocar ordem cronológica em eventos que os próprios Beatles não conseguiam datar. Isso é uma das coisas que torna esse livro tão especial: é uma especie de diário póstumo, contém informações inestimáveis e que serviram de base para inúmeras outras obras.

Tayná 25/04/2022

Sou suspeita pra falar desse livro porque tenho um carinho e afeto por ele por diversos motivos. Um: porque foi um presente maravilhoso; e dois: porque sou uma fãzona dos Beatles e, sendo assim, acho tudo maravilhoso quando se trata de conhecer melhor a trajetória dessa banda incrível.

Mari 12/07/2015

"Alguns podem achar bobagem, mas hoje em dia pouco me surpreende com relação ao interesse contínuo os Beatles. De fato, parece que, quanto mais o tempo passa, maiores eles se tornam."

Happy Beatles Day!
Sim, hoje, 10 de Julho, é comemorado o Beatles Day (foi a dada em que a banda voltou para Liverpool depois do grande sucesso na sua primeira turnê nos EUA) e, sim, eu sou muito fã dos Beatles. Tipo muito. Do tipo que tatuaria uma de suas músicas. Não me lembro ao certo quando os conheci, mas sei que Let it Be foi a primeira música que escutei da banda e que, consequentemente, me fez procurar mais informações e mais músicas deles. The Beatles - A Única Biografia Autorizada era um livro que eu já queria ler e fiquei super feliz de ver a nova edição entre os lançamentos do Grupo Editorial Record.

Não vou ficar dando muitos detalhes sobre o que é contado no livro por ser uma biografia, então fica difícil saber o que você, que está lendo essa resenha, quer ou não saber, além de que, assim como eu, você talvez já saiba sobre muitas coisas, mas para quem não sabe (e eu duvido que alguém não saiba), The Beatles foi uma banda formada em 1960 que tinha, inicialmente, cinco integrantes. Depois de dois anos tentando construir a carreira se apresentando em pubs, John Lennon (vocal e guitarra rítmica), Paul McCartney (vocal, piano e baixo), George Harrison (vocal e guitarra solo) e Ringo Starr (vocal e bateria) atingiram sucesso com a canção Love Me Do.

"A moral dessa breve história é que, quarenta anos atrás, eu não considerei esse pedaço de papel valioso o suficiente para incluí-lo no livro. Quarenta anos depois, as coisas mudaram."

Originalmente publicado em 1968, o livro de Hunter Davies traz detalhes sobre a família, a infância, a carreira e os relacionamentos dos integrantes de uma banda que nunca será esquecida. Neste livro saberemos com o autor conheceu cada um dos Beatles, como os próprios integrantes se conheceram, de onde vinham suas inspirações, detalhes dos bastidores, o processo criativo dos álbuns e etc. O jornalista juntou material pessoal, entrevistas e até os papéis que a banda jogava fora com rabiscos que poderiam ser nada para eles, mas significaria muito para os fãs. Esta edição, em especial, se tornou a definitiva por ter uma letra de uma música escrita por George que nunca havia sido divulgada e algumas fotos pessoais da banda.

Além dos integrantes da banda, Hunter conversou com amigos, familiares e equipe para ter o máximo de informação possível e tornou este um livro incrível. Eu assisti documentários e vídeos, li matérias, sites e mais sites sobre a banda mas acho que nunca foi tão emocionante como quando estava lendo as palavras de Hunter. Saber que foi escrito por alguém próximo, que aqueles eram pensamentos dos integrantes da banda e que as entrevistas eram com pessoas que realmente conviviam diariamente com eles tornou tudo mais mágico.

Eu adorei saber a opinião de John sobre diversos assuntos (ele era e continua sendo meu favorito da banda), saber alguns pensamentos de Paul e conhecer muito mais de Ringo e George, que são os que eu, devo admitir, conhecia menos. Foi bom ver como eles mudaram ao longo dos anos, ver como era a união, os desafios, as dificuldades e as conquistas deles. Ver como foi o crescimento e amadurecimento de cada um como artista e de todos como uma banda. Foi ótimo acompanhar tudo mais de perto como se fosse eu a pessoa que os acompanhou durante 18 meses e estivesse escrevendo o livro.

[...] LEIA A RESENHA COMPLETA: http://www.magialiteraria.net/2015/07/resenha-beatles-unica-biografia.html

The Beatles - A Única Biografia Autorizada foi uma leitura incrível. As entrevistas, as fotos, os detalhes exclusivos... tudo, absolutamente tudo, me fez sentir como se eu estivesse mais próxima deles. Acho que não preciso dizer que é leitura obrigatória para qualquer verdadeiro fã da banda e, com certeza, se você já escutou alguma das músicas deles deveria ler também. Só assim você conheceria suas inspirações, seus segredos e seus pensamentos e, com certeza, se encantaria ainda mais. Depois desse livro, escutar qualquer música deles será ainda mais especial.
Daniel 20/07/2015minha estante
Eu esperava mais... Achei a biografia bastante detalhada até eles fazerem sucesso. Infelizmente, a partir daí, tudo passou a ser contado muito rapidamente, sem maiores detalhes, muito pouco é dito em relação as composições ou gravações dos discos - exceto o capítulo sobre a beatlemania, bastante informativo. As informações sobre o relacionamento entre os Beatles também me pareceu um pouco superficiais para quem pode acompanhá-los de perto.
Ainda assim, para os fãs do grupo, um livro obrigatório.

tatsu 25/10/2023

(Escrevi no dia 23/06/2020)
Pra ser bem sincere, eu tinha começado esse livro acho que no fim do ano passado. Admito: na época, não tava com tanto entusiasmo assim pra saber sobre eles. Tinha parado lá pela página 300 e pouco, e completei esses últimos dias, acho que em uma umas duas semanas. E não me arrependo.
Se considerando as informações que eu imaginei que teria um livro ele já era importante e ótimo para mim, depois que eu li foi ainda melhor. É muito legal com o autor retrata a vida deles no momento atual da escrita e tentar não revelar seu ponto de vista pessoal a respeito das circunstâncias, porque SIM, o livro tem muitas passagens que poderiam ser parciais. É legal ver, também, que Hunter Davies acabou até por criar certos laços afetivos com a banda.
Gosto muito do jeito simples e objetivo que ele utilizou para explicar essa caminhada artística deles e esse seu desejo de sempre buscar mais pessoas e mais, muito mais informação. Deixou livro muito rico e exatamente como o que eu imaginava e procurava ao começar a leitura dele. Imaginei apenas ter lido um final muito ligeiro, mas acho que, na real não havia mesmo muito o que dizer. Os Beatles tiveram seu fim em 70, e ele acabou o livro em 85.

maricarstairs 04/12/2023

??
Um livro denso que te faz pensar muito sobre esses quatro garotos de liverpool e o caos que foi a beatlemania e ainda faz pensar o que seria do mundo e da música se eles nunca tivessem existido.

obrigada por não terem desistido da música meus beatles, tanto em grupo quanto individualmente, esse é um legado que nunca pode ser apagado.

and in the end, the love you take is equal to the love you make.

Aline 15/03/2021

Incrível
Esta Bio foi escrita ainda com os Beatles na ativa e foi atualizada posteriormente. Uma boa leitura pra quem é fã da banda.

Cesar Garcia 07/02/2022

Podia ter mais Beatles
O livro é bastante arrastado e se perde em analisar a vida de várias pessoas que cercaram a vida dos Beatles.
Da banda, de seus discos e composições e de suas inspirações, tem pouquíssimo material para alguém que conviveu com eles.
Uma pena, ser um livro que se preocupa mais com pessoas que não os próprios Beatles.
Apenas ok, não vale a pena pelo tamanho.

julia :)) 16/01/2023

sim, eles criaram o rock
Hunter Davies esteve junto com os Beatles para escrever esse livro, por isso a riqueza de detalhes e a narrativa tão fácil de acompanhar. não achei maçante nem tive vontade de desistir da leitura em nenhum momento. acredito que essa obra seja um tanto válida para organizar o conhecimento sobre a banda, apesar das 600 páginas que podem desanimar um pouco.
o que realmente me incomodou foi o tanto que o Davies aprofundou na vida de pessoas consideradas "figurantes" na história dos Beatles, como o empresário e um pessoal da gravadora deles. essas histórias paralelas deixaram o livro grande e talvez tenham ocupado o espaço que seria melhor aproveitado pela descrição do processo de criação dos álbuns e das músicas, que, a propósito, foram bem resumidinhas e isso me decepcionou bastante, alguns álbuns foram apenas citados e eu tinha curiosidade em ler algo mais profundo sobre cada um.
o lado bom foi que, através desse livro, conheci a trajetória daqueles que entendo como os únicos que podem gritar no meu ouvido, e fez com que eu me apegasse ainda mais às suas músicas e personalidades. foi por meio dos registros de Hunter Davies que entendi sobre a família de cada um e aquele monte de turnê em Hamburgo.
foi uma leitura muito boa e que, apesar de demorada, recompensa com fotos deles no meio do livro!!! me senti dentro da história e abraçada por cada faceta da personalidade do fab four revelada por meio das entrevistas com eles, seus cônjuges, amigos e familiares. desconstruiu-se aquela imagem de "bons moços" criada pela mídia, mostrando cada fase da vida deles até 2008, com os casamentos fracassados, drogas e brigas. o final, com a separação, foi bem dolorido, mas depois de reviver tudo o que aconteceu com eles, dos Quarrymen à Beatlemania, fica meio dificil de não olhar pra trás com aquela pontada de nostalgia-daquilo-que-nunca-vivi. eu leria tudo de novo. "in my life, i loved them all". ??

Maria.Printes 25/02/2020

The Beatles
Simplesmente incrível!

Maílson 04/07/2020

"Autorizada" até d+
Infelizmente, achei este livro bem incompleto. Não conhecia a história dos Beatles e, por mais que o livro seja bem detalhista na infância dos garotos, ele peca MUITO nos detalhes profissionais deles.
Discos como "Beatles for Sale", "Rubber Soul" e "Revolver" são completamente esquecidos aqui nesta biografia. O "Help" só é mencionado quando o autor elogia "Yesterday", e só.
Temos apenas um breve deslumbre de como foi a gravação do Please Please Me e já pula para o Sgt. Pepper's. Além dos várias e várias páginas falando da vida dos familiares dos integrantes.

Bru 01/07/2020

Para os fãs de Beatles
Aquele livro que te permite viver sobre a perspectiva dos anos 60. Um mergulho sobre o mundo dos Beatles na visão de quem vivia as delicias e horrores de ser um Beatle ou pertencer ao mundo deles. Leitura imprescindível para os amantes da banda.
Terminei a leitura querendo ouvir cada acorde do quarteto!

suzi 08/03/2022

Sem cancelamento e sem idealização...
O livro detalha muito a infância, adolescência, a família deles, a época em Hamburgo. Pra quem é fã dos Beatles além da música, é uma leitura muito agradável, por mais que arrastada de vez em quando por detalhar demais outras pessoas. Porém, a música em si não entra muito em pauta. Me senti um pouco daquelas fãs adolescentes que sabem de tudo da vida do artista. Eu gosto de saber algumas coisas, mas não perco muito tempo nesses detalhes. Hoje, prefiro saber mais sobre a composição, e o processo de formação dos álbuns deles. Muitos álbuns foram apenas citados.
Então, pra quem gosta deles, e gosta bastante de biografias, essa é super indicada. Principalmente por desmistificar a imagem de bons moços que criaram deles. Teve bastante humanização e você se identifica com alguns dos seus "pecados". Sem cancelamento e sem idealização hahaha.
Recomendo!