O Poder do Pensamento Matemático

O Poder do Pensamento Matemático Jordan Ellenberg

Resenhas - O Poder do Pensamento Matemático

@thereader2408 07/12/2023

"Nem todas as curvas são retas"
Matemática é a área do conhecimento que abrange outras áreas como aritmética, álgebra, geometría, trigonometria, estatística e cálculo e tem como objetivo o estudo das quantidades, medidas e variações. Devido à quantidade de símbolos, a Matemática causa estranhamento para os leigos e iniciantes no estudo dessa ciência linda. Vide a sentença a seguir: D f = x ∈ ℜ | x ≠ π 6 + k . π 3 | k ∈ Z ... Parece outra língua, não é? E é.

A vantagem de entender as expressões matemáticas é que estas podem ser compreendidas em qualquer parte do mundo por pessoas de diferentes nacionalidades. A palavra "matemática" é originada do grego 'mathema", que, em tradução livre, significa “aquilo que pode ser aprendido”. O estudo e compreensão da matemática a partir de um raciocínio lógico, permite a criação de padrões que são usados para construção de hipóteses que são utilizadas na engenharia, física, química, biologia e demais ciências sociais.

O conhecimento matemático seguiu uma constante evolução no intuito de estabelecer uma relação direta com o ser humano e seu cotidiano. E é essa relação direta com nosso cotidiano que o matemático Jordan Ellenberg explora em seu livro, o autor objetiva nos mostrar que a matemática está em todos os lugares e pode e deve ser usada nos problemas mais simples até aos mais complexos.

@thereader2408

site: https://www.instagram.com/p/Cjgm5oMuCzB/?img_index=2

Marisb 29/11/2023

Desafio
Foi um desafio terminar esse livro, o assunto não me interessa tanto, enfrentei a leitura porque tenho muita consideração por quem me emprestou. Mas, mesmo assim, levo bons ensinamentos do livro e me sinto mas próxima do que seria a matemática e seus objetivos, considero que a leitura valeu a pena.

Leandro.Santana 10/10/2023

O Poder do Pensamento Matemático: a ciência de como não estar errado - Jordan Ellenberg - Zahar
A Matemática costuma ser um daquelas disciplinas polariza os alunos. Uma parte deles a adora e a encara como uma boa ferramenta para explicar o mundo. A outra parte simplesmente não quer ouvir falar de matemática, não vendo a menor razão para que ela exista. “Por que tenho que aprender isso se nunca vou usar?”, alguns costumam perguntar. A resolução de problemas matemáticos estariam em algum lugar entre o esotérico e o sobrenatural.

Como dou aula de matemática financeira para alunos recém-chegados ao ensino superior, posso ver em primeira mão a ansiedade que gera ter que lidar com números. O problema é que os números estão à nossa volta gostemos deles ou não.

Neste livro, Jordan Ellenberg conta de forma descontraída como a matemática pode nos ajudar no dia a dia, recorrendo a casos bastante inusitados como a blindagem dos aviões americanos na Segunda Guerra Mundial ou como um grupo de idosos manipulou os resultados da loteria. O melhor é que ele faz tudo isso sem recorrer a cálculos, então quem não gosta de números também pode se divertir com o livro.

LimaCamila 02/10/2022

É 80% geometria.
Não que isso seja ruim, mas é só um aviso. Ele aborda muitas questões da matemática, mas não sei até onde uma pessoa gostaria de ler tantas coisas teóricas. É como se o autor se perdesse pelo caminho/se empolgasse e desse detalhes profundos demais pra quem não é da área.

Tama 08/05/2022

A matemática é o alfabeto com que Deus escreveu o universo
Como é bom ler sobre matemática aplicada.
Vendo que essa ciência (e sua exatidão) existe e governa praticamente tudo no cotidiano.
Já disse Galileu Gallilei: "A matemática é o alfabeto com que Deus escreveu o universo."
Queria que mais pessoas tivessem uma visão matemática da existência, assim muitos erros jamais seriam cometidos, e o nosso progresso já teria nos levado a um outro estágio de evolução.

Levizin 16/04/2022

Expectativas Correspondidas
Quando conheci o livro imaginava que seria um daqueles que mostra a matemática aplicada no cotidiano, e foi exatamente o que li, porém a aplicação longe de máquinas, computadores e teorias da física, mas em universos que pouco imaginamos encontrar a matemática. Jordan Ellenberg leva os números e suas interpretações para política, ciência, guerras, noticiários e escolhas, certamente o leitor verá o mundo de outra forma após a leitura

Francieli.Triches 30/12/2021

Para que serve a matemática?
Contando um pouco da história da matemática, passando pelo desenvolvimento do pensamento probabilístico, estatístico, e acreditem um pouco de geometria Jordan Ellenberg apresenta ideias incríveis, discute conceitos relacionados a jogos de loteria, um pouco de economia, um pouco de política por meio de eleições presidenciais enfim... Uma viagem muito louca!
Super recomendo a leitura, mas já aviso que é uma leitura densa que em alguns pontos exige um tempo para refletir sobre as ideias antes de continuar a leitura, mas vale a pena!

Nimrod 01/09/2021

Não tem nada de errado com estar errado.
A matemática é uma área abrangente, que está presente em diversos campos, no entanto, a maioria das pessoas não percebem, ou não veem a praticidade dela no cotidiano, vendo somente as fórmulas e contas que se aprende nas escolas.
Com o intuito de mostrar que a matemática está além das fórmulas e que se relaciona com o próprio modo de pensar, o autor Jordan Ellenberg escreveu o livro “O Poder do Pensamento Matemático: a Ciência de Como Não Estar Errado”, no qual são abordados algumas teorias e conceitos matemáticos, que são explicados sem o rigor característico da area, assim facilmente entendidos.
O livro tem um enfoque principal na premissa “a Matemática é a extensão do senso comum por outros meios”, a qual é apresentada nas discussões de conceitos matemáticos, como: Linearidade, Inferência, Expectativa, Regressão e Existência. A discussão dos temas é dada através de histórias e análise, assim expondo um modo de raciocínio matemático.
A visão prática adotada são histórias de alguns eventos, como o Abraham Wald e os furos nos aviões, durante a Segunda Guerra, ou ainda os estudantes do Massachusetts Institute of Technology (MIT) fazendo apostas no Cash Winfall (uma forma de loteria em Massachusetts). Este modo torna a leitura mais atrativa, já que envolve temas chamativos, e que foge da abstração.
É um ótimo livro, que torna o modo de perceber a matemática mais interessante, em comparação com a metodologia utilizada em escolas, fornecendo uma visão mais ampla de onde ela se encontra no cotidiano, possuindo uma linguagem fácil de ser compreendida.

Le Foltran 09/06/2021

o meu livro preferido no assunto matemática. conecta bem como o pensamento pode ser modificado quando se entende melhor de alguns princípios matemáticos e usa eles a seu favor.
acredito que uma ótima leitura até para os que não gostam de matemática, para que a entendam de forma conectada com o mundo, e não como algo chato ensinado em uma sala de aula com diárias ultrapassadas.

ferkw 12/11/2020

Para quem gosta de matemática
O livro apresenta a matemática com um enfoque diferente do que aprendemos na escola, mostrando que os autores das teorias, apesar de geniais, também possuem diversos aspectos de pessoas comuns. Vários conceitos são abordados de maneira divertida e descomplicada, sendo relacionados com várias atividades de nosso dia a dia.

Truga 15/04/2020

Hoje vou falar desse pequeno monstrinho de 500 páginas. Péssimo para ler deitado como eu faço, mas vida que segue.

Com a leitura do livro, eu interpreto o título “O poder do pensamento matemático” como sendo “o poder do pensamento estatístico/probabilístico” e um pouco de geometria. É isso que Ellenberg se refere ao “matemático” no fim das contas.

O livro se divide em 5 partes (tipo capítulos) e em cada parte tem de 3 a 5 textos que se referem aos temas dos capítulos. De maneira geral eu gostei do livro até tipo a metade, depois lá pela pagina 300 foi ficando demais sei la. Eu acho que o livro força barra de vez em quando nos exemplos (tipo, não “precisava disso aqui” ou então “tem até demais, já cansei”).

Os exemplos do “pensamento matemático” se referem principalmente aos temas: política (eleições americanas), economia (foco em loteria) e saúde (concentrada em 2-3 textos).XX
Também, senti que algumas passagens demandam que você tenha um lápis e papel em mão se quiser acompanhar o raciocínio do livro, em diversas passagens o autor vai apresentado dados e mais dados que eu fiquei só “tá, e..? conclui logo pls”.

Os textos são independentes, isto é, embora tenha alguma referência ao que o autor já falou antes no livro, não há uma linha histórica que guia o texto. Por vezes achei que faltava uma “conclusão” no fim dos textos, um fechamento do raciocínio. O livro foi foi foi mas falta sabe? Nesse sentido eu gostei mais do Andar do Bêbado que também aborda a questão da probabilidade nas nossas vidas/cotidiano.

RESUMO: é um livro gostosinho de ler, mas cansa. Eu indico primeiramente o livro “Andar do Bêbado”, do Leonard Mlodinow. Se você gostar daquele e quiser mais sobre, então terá esse do Ellenberg. O que mais aproveitei no livro são alguns exemplos de como a publicação científica se engana/enganou em apresentar resultados (principais exemplos na área médica)

Airon.Herbert 29/01/2018

A matemática e seus vários momentos de lucidez
Excelente livro!
Jordan Ellenberg aborda diferentes situações em que a matemática pode dizer coisas inusitadas que o "senso comum" pode nos levar a ter falsas ideias. Os focos principais seriam como utilizar a matemática para fazer boas decisões no cotidiano e o quanto essa ferramenta pode ser interessante.
O autor utiliza uma linguagem simples para descrever assuntos mais complicados para quem não está por dentro dos destaques da matemática, principalmente da estatística. Apesar disso, o livro consegue prender o leitor até o final tornando assuntos as vezes difíceis em algo divertido.
Ótima leitura! Recomendo aos que não tem medo de matemática. Os mais leigos poderão acabar desistindo depois de algumas páginas. Lance uma moeda para decidir se vai ou não ler. (rsrsrs)

Jessica.Leitao 07/06/2018minha estante
undefined

Lucas 25/01/2017

A matemática em toda parte
Os capítulos que mais gostei foram os sobre Linearidade e Inferência. Linearidade discutindo o quanto é natural para nós pensarmos em uma reta ao resolver uma situação entre 2 pontos. Mas na verdade a grande maioria das vezes a solução do problema é uma curva com um ponto ótimo no meio. E Inferência reforçando a importância de se fazer um teste de significância antes de tirar conclusões científicas. Adorei esse capítulo e acho que ele deveria ser obrigatório no ensino de ciência para todos.
Também discute bastante o quanto é difícil para um governante público utilizar dados esteatíticos de ocorrências de doenças na população para tomar alguma decisão de proibir um determinado produto. Quase sempre ele não terá todos os dados e terá que tomar uma decisão mesmo assim.

André 30/05/2016

Ampliou o horizonte sobre o tema
A matemática está em toda parte. Talvez você não perceba mas ela está lá. E como seria se você pudesse identificar o quanto da sua vida depende dela?

É mais ou menos esse o sentimento que tive ao ler esse livro. O autor, Jordan Ellenberg, começa abrindo seus horizontes da presença da matemática na sociedade, depois se aprofunda em alguns pontos gerais.

Dois pontos que me chamaram mais a atenção foram os capítulos sobre Linearidade e sobre Inferência.

Quanto a Linearidade ele discute o quanto é natural para nós pensarmos em uma reta ao resolver uma situação entre 2 pontos. Mas na verdade, na grande maioria das vezes, a solução do problema não é uma reta mas uma curva. Assim a melhor solução não é de um lado ou do outro, mas um ponto entre estes dois extremos.

Sobre a Inferência ele comenta sobre a importância de se fazer um teste de significância antes de tirar conclusões científicas. Esse teste consegue dizer se o efeito encontrado é realmente relevante e não causado por um evento aleatório. Mas isso não é tão simples, várias condições devem ser levadas em conta. Adorei esse capítulo e acho que ele deveria ser obrigatório no ensino de ciência para todos. A falta de critério ao divulgar resultado é o que faz os cientistas se contradizerem tanto quanto aos benefícios ou malefícios dos alimentos.

Também discute bastante o quanto é difícil para um governante público utilizar dados estatíticos de ocorrências de doenças na população para tomar alguma decisão de proibir um determinado produto. Quase sempre ele não terá todos os dados e terá que tomar uma decisão mesmo assim.

Em várias partes ele entra um pouco mais do detalhe algébrico ou estatísticos das situações. Para quem gosta disso, como eu, vai poder entender o detalhe de como as conclusões matemáticas foram obtidas.

No final eu concordo muito quando ele diz que mais gente que não é matemático deveria estudar matemática. Um pensamento matemático desenvolvido é util em todas as profissões, e na minha opinião, muito mais útil também para o desenvolvimento da sociedade.

site: www.exatamente.com.br