Qual é a Relação Entre Igreja e Estado?

Qual é a Relação Entre Igreja e Estado? R. C. Sproul

Resenhas - Qual é a Relação Entre Igreja e Estado?

Alisson 09/02/2022

Estado e igreja estão em harmonia ou conflito?
Neste pequeno livro, R.C. Sproul, fala sobre as posições destes dois empreendimentos - ou dois domínios - que foram estabelecidos pelo próprio Deus aqui na terra : Igreja e Estado.
Em sua ideia geral ele defende a tese de que estas são duas esferas distintas e não excludentes. Ou seja, Igreja e Estado devem existir como dois corpos diferentes e cada um cumprindo seu papel na terra. A Igreja não deve dominar o Estado e tampouco o Estado deve ditar como deve ser conduzido as diretrizes da Igreja. O ponto comum entre elas é que ambas devem prestar contas a Deus e se submeter as ordenanças divinas.
O livro também aborda as questões de um Estado legítimo, ou seja, este só pode estar dentro dos padrões corretos se obedecer o que Deus diz em Sua palavra : punir o mal e defender os oprimidos.
O livro é pequeno mas tem um conteúdo bem bacana e de leitura muito agradável

Vanderlete 18/02/2022

"Jesus deu as chaves do reino à igreja e não ao estado."
[...]
"Como Paulo diz em Romanos 13, devemos ser submissos às autoridades que são colocadas sobre nós, porque o seu poder é um poder derivado, dado por Deus mesmo. Este é o princípio de obediência civil. Mas, quando essas autoridades nos ordenam fazer algo que Deus proíbe ou nos proíbem de fazer algo que Deus ordena, devemos obedecer a Deus e não às autoridades terrenas.
Deus estabeleceu dois domínios na terra: a igreja e o estado. Cada um deles tem sua própria esfera de autoridade, e nenhum deles deve infringir os direitos do outro. E, como cristãos, devemos mostrar grande respeito e interesse por ambos."

Nossa, que leitura necessária.
Esse livro foi um dos volumes da Série "Questões Cruciais" do Dr. R.C. Sproul que mais aprende.
O livro aborda o papel da Igreja em relação ao Estado, e o papel do estado em relação à Igreja, em uma visão extremamente bíblica.
Um livro excelente, que todo cristão deveria ler.

Misael Neves 01/08/2023

Você odeia política?
A maioria dos cristãos foi treinada para odiar a política, em contrapartida, a Bíblia aponta que ambas possuem autoridade delegada por Deus e papéis distintos designados por Ele.

Os cristãos devem obedecer o Estado desde que as leis designadas não firam as ordens de Deus.

É também dever da igreja atuar como crítica, quando o Estado não cumpre sua responsabilidade perante a sociedade (protejer a vida; proteger os bens; manter a ordem; punir os culpados).

Ainda que seja um opúsculo escrito no contexto norte-americano é de grande valia para leitores do nosso país.

Davi.Boechat 27/02/2017

Em linhas gerais, R. C. Sproul discorre sobre a legitimidade da Igreja e do Estado como instituições divinamente estabelecidas mas com funções absolutamente diferentes. Para o autor, mesmo na teocracia de Israel, as funções eram distinguíveis. Oficiais do templo, por exemplo, estavam vetados de atuar diretamente nas questões civis e militares, administradas por reis. O autor passeia ainda por outros tópicos polêmicos, como a legitimidade da obediência a autoridade de lideres ímpios, aborto, pena de morte e direito de propriedade.

O celebre texto de Romanos 13 é apresentado como fundamento para a instituição divina do estado, assim como o de Efésios 6 é aplicável à igreja. Em ambos a figura da espada é apresentada, mas em conotações diferentes. No caso do estado, a espada é colocada como símbolo de justiça, a ser promovida para o temor do ímpio e louvor do justo. No caso da igreja, a espada ganha sentido figurado para a Palavra de Deus. A guerra espiritual “não é contra o sangue e a carne, e sim contra os principados e potestades.”

Em sua exposição, Sproul alfineta o Islã: “O emblema do cristianismo é a cruz. Por contraste, o emblema do islã é a cimitarra ou espada. No islã há uma agenda de conquista dita às autoridades religiosas, mas no cristianismo a igreja não recebe o poder da espada. O poder da espada é outorgado apenas ao estado”, comenta nas páginas 29 e 30.

Após expor as prerrogativas de cada instituição, fazendo uma crítica implícita ao modelo socialista, que segundo ele rompe com os pressupostos de proteção a propriedade contidos na Bíblia [como, por exemplo, em Êxodo 20:13 e 20:17], Sproul conclui com um arremate pertinente do conteúdo do livro: “Deus estabeleceu depois domínios na terra: a igreja e o estado. Cada um deles tem sua própria esfera de autoridade, e nenhum deles deve infringir os direito do outro. E, como cristãos, devemos mostrar grande respeito e interesse pro ambos.”

O livro integra a coleção reformada “Questōes Cruciais”, publicado pela editora Fiel e tem apenas 63 páginas. Uma boa pedida para introdução aos conceitos bíblicos de igreja, estado e suas prerrogativas.

Anita 18/09/2021

Livro pequeno mas conteúdo grande.
Mostra sobre os aspectos que norteiam a igreja e o estado e como é preciso que o Estado cumpra seu maior papel na terra que é protejer a vida, a propriedade e as liberdades individuais.
Existem casos de leis injustas que contradizem nossa constituição cristã que é a Bíblia e nesses casos há que se pensar em desobediência civil.
Livro introdutório, que vai fazer você querer estudar o assunto.

Parmenas.Hudson 12/04/2022

Thaisa 09/12/2022

Tudo em poucas palavras
Mais um livro da Série Questões Cruciais de Sproul. Nesse livro ele discute a relação da Igreja e o Estado.

Perguntas como:
O estado deve interferir na igreja ou vice versa?
Devemos obediência as leis dos homens?
Mesmo que um governante seja ímpio, devo obediência civil?
O que devo fazer quando os direitos civis ultrapassam os limites?
Até onde deve ir minha obediência ao estado?
E tantas outras perguntas, são respondidas nessa pequena obra.

Mais uma leitura de grande impacto principalmente nessa realidade que estamos vivenciando.

Albertina.FlAvia 21/04/2020

Esclarecedor
Esse é o primeiro livro que li sobre a relação Igreja e Estado. É uma livro com uma linguagem acessível a quem ta iniciando a leitura sobre tal assunto mas não é simplista em seus conceitos e abordagens.
São 60 páginas de uma esclarecedora explicação entre a relação de Igreja e Estado.

Lucas Soares 12/09/2020

UMA INTRODUÇÃO INTERESSANTE
Como é de se esperar, o livro é bem resumido e introdutório. A leitura é fácil e a abordagem é interessante. Se você nunca leu NADA sobre isso, pode ser uma boa; se você já tem alguma leitura ou noção do assunto, vai achar muito básico.

Ele é útil se você quer preparar uma aula sobre o assunto.

Nada 31/01/2022

Quero dizer que isto é opinião minha, e a nota deste livro é sobre esta opinião, eu não gostei certas partes apenas pq eu não concordo com uma grande maioria que esta em pauta aí, mas o livro serve para aquilo que foi criado, ele fala de uma maneira muito fácil de entender, e traz passagens bíblicas para dar mais credibilidade à sua tese, tlvz pra alguém faça todo sentido e concorde com ele, mas para mim não

denis.caldas 02/08/2020

A Cidade dos Homens e a Cidade de Deus
Não sei se essa é uma obra resumidíssima, versão calvinista, de Cidade dos Homens e Cidade de Deus, de Santo Agostinho, mas a ideia principal do autor foi, no final, deixar sua convicção de que tem coisas que estão restritas à administração teológica, e tem coisas que são pertinentes ao estado (termo inclusive que o autor utiliza com letra minúscula mesmo).

Não quero me delongar, porque a melhor resenha deste livreto é a aqui feita pelo ir. Davi Boechat, mas no começo em temia, pelo teor conciliatório do autor, que ele debandaria pela defesa do estado em si, mas aos poucos o pr. Sproul colocou as coisas em seu devido lugar, e nos aconselha que, quando acontecer o conflito moral, que optemos pelo teológico.

Lógico, essa obra é introdutória demais, ao melhor estilo caça-níquel de livretos (uai, Denis, você comprou porque quis), mas não deixa de nos levar a estudar mais sobre o assunto em outros materiais. Para tanto, faltou uma indicação bibliográfica pelo autor, mas está bom...

Enfim, não esqueçamos que, o reino de Deus não é deste mundo, e que busquemos as coisas do alto e façamos boas obras junto aos nossos pequeninos irmãos, que facilmente são tragados pela religião humanista pela atual ausência de religião divina. Boa semana!

Luiza810 17/07/2023

Esse pequeno livro explica de forma simples qual a relação do Estado com a Igreja e refuta com argumentos a famosa frase "Política e religião não se misturam"

Bruna 09/01/2022

Incrível
Claro e objetivo! Necessário para absolutamente todos os crentes (e até para não-crentes, eu diria). Existe muita ignorância em volta desse tema tão importante.

Mazinos 17/08/2021

Interessantíssimo
Em pouquíssimas páginas o Dr. R.C. Sproul discorre a respeito do papel da igreja e do estado de uma forma extremamente interessante. Esse livro é uma boa pedida para aqueles que ainda tem dúvidas a respeito desse assunto.