Teoria do romance I

Teoria do romance I Mikhail Bakhtin




Resenhas - Teoria do Romance I


4 encontrados | exibindo 1 a 4


Romeu Felix 27/05/2023

Fiz o fichamento sobre esta obra, a quem interessar:
Introdução:
"Teoria do romance I. A estilística" é um livro escrito pelo renomado teórico literário russo Mikhail Bakhtin. Publicado originalmente em 1929-1930, o livro é uma análise abrangente da estilística do romance, explorando os aspectos formais, estéticos e ideológicos desse gênero literário. A edição de 2015, publicada pela editora 34, traz aos leitores de língua portuguesa a oportunidade de mergulhar nas ideias inovadoras e influentes de Bakhtin sobre o romance.

Resumo do conteúdo:
O livro está dividido em duas partes principais que abordam a estilística do romance.

Parte 1: O gênero do romance
Nesta seção, Mikhail Bakhtin discute a natureza do romance como um gênero literário distinto. Ele explora a relação entre o romance e outros gêneros literários, como a epopeia e o drama, e analisa suas características formais, como a estrutura narrativa, os personagens e a linguagem.

Parte 2: O conteúdo do romance
O autor examina o conteúdo do romance, enfocando sua relação com a vida cotidiana, a sociedade e a história. Bakhtin discute a importância da polifonia, ou seja, a presença de vozes múltiplas e heterogêneas no romance, e analisa as interações dialógicas entre os personagens. Ele também explora temas recorrentes no romance, como a liberdade individual, a moralidade e a busca por significado.

Conclusão:
"Teoria do romance I. A estilística" de Mikhail Bakhtin é uma obra fundamental no campo da teoria literária. O autor oferece uma análise profunda e abrangente da estilística do romance, explorando seus aspectos formais, estéticos e ideológicos. Ao destacar a importância da interação dialógica e da polifonia, Bakhtin apresenta uma abordagem inovadora para a compreensão do romance como um gênero literário único, capaz de refletir a diversidade e a complexidade da vida humana. A edição de 2015, publicada pela editora 34, proporciona aos leitores de língua portuguesa a oportunidade de explorar as ideias e as teorias de Bakhtin sobre o romance. Este livro é uma leitura essencial para estudantes, acadêmicos e amantes da literatura que desejam aprofundar sua compreensão do gênero e suas possibilidades estilísticas e temáticas.
Por: Romeu Felix Menin Junior.
comentários(0)comente



Luciano 18/11/2022

Leia o glossário antes de partir pro livro em si
O breve glossário NO FINAL do livro jogou muita luz sobre a leitura. Ainda assim, não se trata de uma leitura fácil ou aprazível. Muito pelo contrário, penei muito com ela. De qualquer forma, não deixa de ser um livro intrigante, em determinados momentos - pelo menos pra um iniciante como eu em Bakhtin. Espero que os próximos volumes me ajudem a entender melhor a teoria bakhtiniana.
comentários(0)comente



Marcus Oliver 05/08/2020

Uma leitura perfeita
Adorei esta leitura, ela é fantástico, didática, profunda e enriquecedora para os amantes de teoria literária, em especial o Romance. Mikhail Bakhtin traz tantos conceitos assertivos e bem argumentados sobre a ideia da estilística que fiquei de boca aberta a cada página. Ver conceitos como heterodiscurso, bivocalidade e aprofundar em estudos linguísticos foi algo prazeroso. Leitores que querem um desafio e que não são da área podem ler com tranquilidade, pois é uma leitura tranquila, mas fica o aviso: não é uma leitura de leitores medianos. Haverá conceitos teóricos complexos, mas que se ler duas ou três vezes a parte que não entendeu, entende com tranquilidade os conceitos e a teoria do romance.
comentários(0)comente



Cesinha 30/06/2016

Alguns excertos
Página 37
“A consciência e a concepção de que as formas atuais da propaganda moral – o romance – não são formas de criação poética, mas composições puramente retóricas” → negavam qualquer valor estilístico ao romance, tratavam-no como pura propaganda moral.

Página 38
Toda prosa literária e romance tem estreito parentesco genético com as formas retóricas. O discurso do romance tem sua originalidade qualitativa e é irredutível ao discurso da retórica. O romance é um gênero literário. O discurso romanesco é um discurso poético mas se restringe simplesmente no âmbito poético.

Página 41/42
Em cada momento concreto de sua formação, a língua é estratificada em camadas de dialetos e linguagens socioideológicas (linguagens de grupos sociais, profissionais, gêneros, linguagens de gerações). A própria linguagem literária é apenas uma das linguagens do heterodiscurso, que também está estratificada em linguagens. Essa estratificação é tanto a estática como a dinâmica da linguagem. A enunciação é o equilíbrio dinâmico entre as forças centrífugas e forças centrípetas dos estratos da linguagem.
Enquanto as variedades básicas de gêneros literários se desenvolvem no curso das forças centrípetas unificadoras e centralizadoras da vida verboideológica, o romance e os gêneros de prosa literária que gravitam em torno dele formam-se historicamente no curso das forças centrífugas descentralizadoras.

Página 50
O discurso, ao abrir caminho para o seu sentido e a sua expressão através de um meio verbalizado pelas diferentes dicções do outro, entrando em assonância e dissonância com os seus diferentes pode enformar sua feição e o seu tom estilístico nesse processo dialogizado.

Página 51
Com o prosador ficcional o objeto começa por revelar uma variedade heterodiscursiva social de seus nomes, definições e avaliações. Em vez da plenitude virginal e da inesgotabilidade do próprio objeto, revela-se para o prosador a diversidade de vias, caminhos e sendas nele estendidos pela consciência social. Ao lado das contradições internas do próprio objeto, revela-se ao prosador também o heterodiscurso social em torno dele, aquela mescla babilônica de línguas que passa em torno de qualquer objeto: a dialética do objeto entrelaça com o diálogo social em torno dele. Para o prosador, o objeto é o ponto de concentração de vozes heterodiscursivas, entre as quais deve ecoar também sua própria voz; essas vozes criam o campo necessário para a voz do prosador, fora da qual os matizes de sua prosa ficcional são imperceptíveis, “não ecoam”.

Página 55
Na vida real do discurso, toda interpretação concreta é ativa: familiariza o interpretável com seu horizonte concreto-expressivo e está indissoluvelmente fundida com a resposta, com a objeção-aceitação motivada (ainda que implícita). Em certo sentido, o primado cabe exatamente à resposta como princípio ativo: cria o terreno para a interpretação, um apresto ativo e interessado para ela. A interpretação só amadurece na resposta. A interpretação e a resposta estão dialeticamente fundidas e se condicionam mutualmente: uma é impossível sem a outra.

Página 58
Na maioria dos gêneros poéticos (no sentido estrito do termo) não se emprega artisticamente a dialogicidade interna do discurso, ela não integra o “objeto estético da obra”, ela extingue-se convencionalmente no discurso poético. Já no romance, a dialogicidade interna se torna um dos elementos mais substanciais do estilo prosaico e aqui passa por uma elaboração artística específica.

Página 60
O universo da poesia, não importa quantas contradições e conflitos indissolúveis o poeta tenha aí revelado, é sempre iluminado por um discurso único e indiscutível. As contradições, os conflitos e as dúvidas permanecem no objeto, nas ideias, nas vivências, em suma, no material, mas não se transferem para a linguagem. Em poesia, a palavra referente a dúvidas deve ser indubitável enquanto palavra.

Página 75
Assim age o poeta. O prosador romancista trilha um caminho inteiramente diverso. Acolhe em sua obra o heterodiscurso e a diversidade de linguagens da língua literária e não literária, sem enfraquece-las e até contribuindo para o seu aprofundamento (pois contribui para a consciência isoladora das linguagens). Com base nessa estratificação da língua, em suas potencialidades heterodiscursivas e até em suas múltiplas linguagens ele constrói o seu estilo, mantendo aí a unidade de sua personalidade criadora e a unidade (é verdade que de outra ordem) do seu estilo.
comentários(0)comente



4 encontrados | exibindo 1 a 4


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR