Esperança

Esperança Mary Jordan...

Resenhas - Esperança

Tice 09/04/2023

Esperança
O livro narra a história de rapto de três garotas americanas: Michele, Amanda e Gina, ocorrido em Cleveland/EUA.
Ariel Castro, ex esposo de Nilda com quem teve 4 filhos, era motorista de transporte escolar, músico e morador da avenida Seymour, especialmente da casa de número 2207. Um maníaco sexual, capturou as três moças no tempo de 2 anos e por 10 manteve-as em absoluto cativeiro e em condições sub humanas.
A narrativa tem uma riqueza de detalhes tão reais que é impossível o leitor não ser empático. Um homem cruel, três moças resistentes, uma polícia fria e famílias atuantes em busca da verdade.
10 anos após o sequestro da primeira garota, Michele, certo dia Castro sai e deixa a casa em condição de pedido de socorro. Amanda que, diante desse caus, ainda deu luz à uma menina, fruto das atrocidades do seu sequestrador, encontra a chance de liberdade e torna esse momento inesquecível.
Uma história real, contata sem romantismo pelos ganhadores de Pulitzer, Mari Jordan e Kevin Sullivan em "Esperança".

Pericinoto 25/01/2023

É uma história verídica, chocante cruel.
Gosto muito de lê história reais, leitura rápida e dinâmica, vai direto ao ponto,sem voltas, muito bem narrada,escrita, dá vontade de não parar de lê até acabar.
A gente sofre junto com as meninas. É narrado a vida em cativeiro de três jovens (apesar do livro focar-se em apenas duas,que são as autoras) é agonizante. A maneira que elas eram tratadas, os traumas inseridos, e a angústia por liberdade, tudo que foi sofrido durante 10 anos em cativeiro.

naclarafps 12/12/2022

chorei, chorei muito
eu nao sei nem o que dizer, esse livro é uma espécie de biografia que relata os momentos de terror e tensão que três garotas passaram na casa de seu sequestrador e eu só posso dizer que é muito triste

samira 27/11/2022

Esperança- livro
Uma história emocionante demais! Uma leitura fluida e que mesmo assim conta cada mínimo detalhe. Todos deveriam ler esse livro? Elas são fortes demais por tudo o que passaram de cabeça erguida e ainda ensinaram que mesmo nos piores momentos da vida se pode ter esperança. Além da esperança, ensinam que se deve valorizar a vida ao máximo! Pequenas coisas foram tiradas delas, coisas básicas que muita gente não dá valor? Mas um simples ar fresco no rosto, céu estrelado, sair com quem se ama; todos essas coisas são motivos de felicidade. Recomendo muito esse livro e espero que seja mais conhecido, porque a mensagem que ele trás é pra todos. ?Sempre acredite na esperança, mesmo que às vezes seja difícil.?

Dessa 07/02/2022

Impactante
Os relatos desse livro nos trazem a certeza do quanto o ser humano pode ser cruel em sua pior versão. Mas também nos traz o fio de esperança tantas vezes necessário pra que haja superação.

ana (taylor's version) 16/01/2022

5 ?
esse livro é daqueles que a gente acha que as coisas só acontece em filmes...pois é. QUE LIVRO DE SUPERAÇÃO. Amanda berry e GinaDeJesus fico feliz por terem superado tudo isso!! vale apena ler.

Cy | @apenasleitores 11/11/2021

O livro possui vários gatilhos. Estupr*, agressão, cárcere entre outros
O livro conta sobre o sequestro de Cleveland, onde Ariel Castro manteve 3 mulheres presas durante 10 anos
Nesse livro Amanda Berry e Gina DeJesus contam como foi esse tempo presa (a outra mulher Michelle, tem um livro sozinha e tem resenha dele aqui no feed "Libertada")
Dia 21 de Abril de 2003 voltando do Burguer King onde trabalhava, Amanda aceita a carona de Ariel, já que conhecia seus filhos. Ele a convence a ir até a casa dele, fazer uma visita a sua filha, já que faz tempo que não a vê.
Amanda entra na casa de Ariel, e pelos próximos 10 anos fica presa lá.
Em 2 de Abril de 2004 Gina DeJesus está voltando da escola. Ela se encontra com Arlene (filha de Ariel) e após se despedirem cada uma vai pra um lado. Ariel para ao lado de Gina e pergunta por Arlene, ela diz que acabaram de se separar e ele pede ajuda pra procurá-la. Gina entra no carro. Ele diz que precisa passar em casa, mesmo achando estranho ela vai, já que ela o conhece e sua família o conhece
Pelos próximas 9 anos Gina nunca mais saiu de lá
Elas foram espanc*das, estupr*das, passam os dias acorrentadas. Banhos são raros e a comida era quase sempre fast food.
Amanda engravida de Ariel, e tem Jocelyn que nasceu na casa, no Natal.
Ariel era um ótimo pai. Tanto pra Joce, quanto para os outros filhos. Ele era motorista do ônibus escolar. E quem o via de fora, não imaginava o horror que se passava lá dentro.
Ariel era manipulador, criava mentiras pra que as 3 mulheres brigassem entre si.
As buscas por Amanda e Gina nunca pararam. As famílias não acreditaram que elas estavam mortas e nunca desistiram.
Todo o tormento acabou, qndo um dia ele saiu e esqueceu de tranca-las. Amanda conseguiu sair e foi até a vizinha e chamou a polícia
O livro conta até um pouco depois de terem se libertado, e como elas estavam fazendo pra se reajustar ao mundo novamente.

Ronaldo 07/10/2021

Muitas coisas me deixaram perplexos com essa leitura.

A impotência das meninas em relação ao seu sequestrador era algo curioso. Por algumas vezes elas chegaram a ter a oportunidade de escapar, mas nada fizeram. O medo as paralisara. A auto estima dessas garotas foi tão sufocada por esse criminoso, que elas não se sentiam capazes de escapar dele.

Outro ponto que é desconcertante é o fato de ninguém ter desconfiado. Ariel Castro, além de muito cuidadoso, tinha uma sorte incrível, o que o fazia se tornar invisível em situações que poderiam chamar a atenção da polícia. Mas, de qualquer maneira, parece impossível manter pessoas presas num bairro movimentado sem nunca levantar suspeitas.

E, um dos aspectos mais revoltantes desse caso, é a naturalidade como o sequestrador encarava os seus crimes abomináveis. Ele não se considerava um estuprador, já que as vítimas não ofereciam resistência. Com o maior cinismo afirmava que elas entraram  seu carro por que quiseram, como se isso justificasse ludibriar adolescentes e conduzi-las para uma armadilha. E justificava seus atos com a desculpa de que foi abusado na infância.

É uma narrativa bem completa, dividida entre o relato das meninas, o drama das famílias que não desistiram de procurá-las, a investigação da polícia e a história pregressa do sequestrador com seu histórico de violência. O que esse homem tirou dessas meninas não pode ser devolvido, foram anos que deixaram de ser vividos, foi uma adolescência perdida, confinadas num local horrendo, mas elas conseguiram sair e contar sua história. Mantiveram a lucidez, a vontade de viver e a esperança de que um dia veriam novamente a luz. E esse dia chegou.
Claudia Cordeiro 21/12/2021minha estante
Opa, eu tenho esse livro, q bom!

Lara 16/09/2021

Uma biografia sob o ponto de suas das três vítimas do sequestro em Cleveland
Adorei a biografia, ela é dividida em quatro partes, os sequestros e adaptação das três meninas no ambiente hostil em que foram inseridas, memórias do sequestrador falando de sua vida, seu trabalho, relações sociais, relacionamento com familiares, etc, a gravidez de Amanda Berry e posteriormente o parto, e por último a prisão de Ariel Castro. Por 10 anos as meninas usaram até guardanapos para usar como diário, o que possibilitou uma visão tão clara e sóbria da memória descrita, o que torna este livro até mais tangível, real e rico.

Xandy Xandy 23/07/2021

Relato perturbador de duas vítimas de Ariel Castro
Como alguém pode ser um pai tão bondoso, incapaz de encostar um dedo em seus filhos e, ao mesmo tempo, ser um completo sádico e predador sexual, capaz de sequestrar amigas da própria filha e mantê-las como suas escravas sexuais por 10 anos? Só tem uma única resposta: Ariel Castro era o verdadeiro "Médico e o Monstro" de R.L. Stevenson!
O livro dá voz a Amanda Berry e Gina Dejesus, duas das vítimas de Castro, que foram mantidas em cativeiro, estupradas e maltratadas por praticamente uma década.
Michelle Knight, que também era mantida presa com elas é apenas citada poucas vezes neste livro, pois resolveu escrever suas próprias memórias infernais.
Um livro realmente chocante e perturbador!

Juliana 18/06/2021

E horrível em pensar que essa história é real, tantas pessoas por perto e ninguém percebeu, mas, fico feliz que tenha um final feliz e espero que elas continuam bem.

Aline.Rodrigues 17/05/2021

Vamos observar os nossos vizinhos
Esse é o segundo livro que leio sobre o caso do sequestro de Cleveland,Ohio,EUA.Aqui temos a história de duas vítimas de Ariel Castro,Amanda Berry e Gina de Jesus.
As duas que acredito terem se tornado grandes amigas,resolveram escrever sobre os 10 anos em que passaram em cativeiro na casa de Ariel Castro e tambem chamaram a 1 vítima para escreverem juntos a história,porém Michele Knigt resolveu escrever seu livro sozinha.
E eu realmente entendo a Michele,pois ela nunca foi protagonista de nada em sua vida,então do seu livro ela quis ser, realmente entendo a Michele.
Amanda e Gina sofreram muito nas mãos do pedófilo e estuprador Ariel Castro,e aqui elas descrevem não só o sofrimento mas a esperança de um dia saírem do cativeiro.
Assim como o primeiro livro que li da Michele esse aqui também é muito de se ler,ele embrulha o seu estômago,te faz refletir sobre muitas coisas.
Eu observei que lendo esse livro,se os vizinhos de Ariel Castro fossem mais atentos talvez as meninas tivessem sido libertadas antes.
Livro forte e muito difícil de se ler, porém nós mostra a força de dias mulheres que tiveram que ser forte pra sobreviver e ter esperança de fugirem do inferno.
Eu gosto de ler sobre vitimas de tragédias,pois eu aprendo muito com essas pessoas e tento me tornar alguém melhor.

VitOria_ 25/04/2021

"Sempre acredite na esperança,mesmo que as vezes seja difícil"...
O livro conta,em páginas de diário,o que aconteceu com três meninas(especificamente duas) que foram mantidas em cativeiro por 10 anos.
A leitura ocorre conforme os acontecimentos do cativeiro durante esse tempo,e como as meninas sobrevivem até a sua liberdade.
Um livro extremamente forte em todos os sentidos,temos gatilhos de violência física,psicológica e sexual.
É difícil até então,falar sobre ele mas é mais uma prova como o ser humano pode ser sujo e o que ele é capaz de fazer para sobreviver.

Rodrigues 06/10/2020

Vamos passar a observar os nossos vizinhos
Esse é o segundo livro baseado nos fatos chocantes que aconteceram em Cleveland.Apessr de que eu fiquei muito mais chocada com a história de Michele Knight,a versão contada de Amanda Berry e Gina de Jesus sobre os 10 anos no cativeiro com Ariel Castro também foram bem chocantes.
Entendo Michele querer escrever um livro contando a sua história sozinha,sem as meninas.Afinal infelizmente ela nunca foi protagonista em nada,e então do seu próprio livro ela quis ser protagonista.
Embora Amanda Berry e Gina de Jesus tenham sofrido muito nas mãos do estuprador Ariel Castro,e Santa bem mais porque acabou engravidando dele,das pelo menos tinham as suas famílias,que as acabam muito.Michele nem isso teve.
Falando assim parece uma competição de quem sofreu mais,o que não é verdade,as 3 sofreram muitíssimo nas mãos desse monstro.
O que eu não consigo entender é como nenhum vizinho nunca desconfiou de nada.Ariel sempre morou sozinho e ninguém estranhou 3 meninas que depois foram dadas como desaparecidas entrando na casa dele.Sem contar que no livro as meninas contam que eles a fantasiavam e no verão as fazia ir tomar banho de piscina assim.Como ninguém não achou isso tudo estranho?
Esse livro me fez ver que devemos estar atento as pessoas ao nosso lado.E que essas meninas foram tão fortes e guerreiras,assim como todas nós mulheres fomos.
No final Amanda e Gina voltaram pra sua família,Michele apesar de ter família infelizmente não,porque a sua família nunca se importou com ela, infelizmente.
No final de tudo eu tenho tanto ódio de Ariel Castro por ter destruído a vida dessas meninas,assim como tenho da mãe e da família de Michele.