O ser e o nada

O ser e o nada Jean-Paul Sartre




Resenhas -


1 encontrados | exibindo 1 a 1


Romeu Felix 11/03/2023

Fiz o fichamento sobre esta obra, a quem interessar:
"O Ser e o Nada" é uma obra de Jean-Paul Sartre publicada originalmente em 1943. O livro é um tratado de filosofia que trata da ontologia e da fenomenologia, abordando a questão da existência humana e sua relação com a liberdade e a responsabilidade.

A obra é dividida em três partes. Na primeira parte, Sartre apresenta sua concepção de ser e não ser, afirmando que o ser não pode ser definido de forma positiva, mas apenas como uma ausência de nada. Ele argumenta que o ser humano é livre, mas que essa liberdade é acompanhada pela responsabilidade e pela angústia.

Na segunda parte, Sartre apresenta sua análise da consciência e do mundo. Ele argumenta que a consciência é sempre consciência de algo, e que o mundo é criado pela consciência. Sartre também discute a questão da alteridade, ou seja, a relação do indivíduo com o outro.

Na terceira parte, Sartre discute a questão da liberdade e da responsabilidade, afirmando que o homem é livre para escolher, mas que essa liberdade traz consigo a responsabilidade pelas escolhas feitas. Ele também aborda a questão da má-fé, ou seja, a tendência do homem a negar sua liberdade e a assumir uma identidade fixa.

"O Ser e o Nada" é uma obra complexa e desafiadora, que apresenta uma das principais correntes da filosofia existencialista. A obra é considerada uma das principais contribuições de Sartre para a filosofia, e influenciou diversas áreas do pensamento, incluindo a psicologia, a sociologia e a literatura.

Em resumo, "O Ser e o Nada" é uma obra fundamental para aqueles que desejam compreender a filosofia existencialista e sua importância na história da filosofia. O livro apresenta uma análise profunda e complexa da existência humana, abordando questões como a liberdade, a responsabilidade e a angústia. É uma leitura recomendada para estudantes e pesquisadores da filosofia e das áreas relacionadas.
Por: Romeu Felix Menin Junior.
comentários(0)comente



1 encontrados | exibindo 1 a 1


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR