O busto de Adão e outras poesias

O busto de Adão e outras poesias Bruno Félix

Resenhas - O busto de Adão e outras poesias

Blog Flor Roxa 16/06/2015

O Busto de Adão e Outra Poesias
Olá Flores,

É com especial alegria que hoje falo desta obra que eu tive o prazer de conhecer e me deleitar na leitura dela e me surpreendendo com a profundidade e singeleza da escrita do autor que transita de forma leve entre vários temas, em alguns momentos o poeta faz um detalhamento destes temas às vezes mudando a óticas ou dando a eles sequencias dividido por capítulos ou mesmo títulos.

O autor à construção de personagens que vão dar corpo e voz ao Eu Lírico poético do autor que faz deste processo algo tão encantador e natural que consegue nos conduzir enquanto leitores nas aventuras contadas versos, rimas e prosas com a mesma placidez com que as margens de um córrego escoa suas águas.

Poeminha Erótico

Aquela cintura...
Eu pedestal,
Ela escultura!
Poema do Livro O busto de Adão e Outras Poesias, pag.22

A obra intitulada O busto de Adão e Outras Poesias que facilmente poderíamos chamar de O Busto de Adão e Outras Esculturas, pois o autor faz esta brilhante analogia entre a poesia e escultura, trazendo reflexões sobre o processo de ambas as artes como uma doação do artista para dar formas e vida a algo preexistente, mas que está submergido e precisa vir à tona.

Bruno fala sobre as coisas simples da vida, sua vivencia na noite e com o blues, nos fala de encontros, desencontros, desconstruções, desmitificações e resgastes necessários.

Mais no blog.

site: http://florroxapoemasepoesias.blogspot.com.br/2015/06/resenha-o-busto-de-adao-e-outras.html

Aninha Rock 17/06/2015

Copiada de um blog de Portugal:
No mês de Março foi lançado, pela Chiado Editora, o livro de poesia de Bruno Félix, “O Busto De Adão E Outras Poesias.”

Adquiri o livro, que me chegou prontamente, e alonguei-me a ler-lhe os poemas e as histórias que o compõem. O livro está dividido em quatro partes: começa com poesias soltas e depois vai-se afluindo em “O Livro Dos Sonetos,” que se descreve a si próprio, seguido do “Caderno De Haikai,” pintado com os pequenos poemas de estilo Japonês, e culmina no homónimo do título, “O Busto De Adão,” uma lenda recriada em poesia.

Não se deve amar um livro pela sua encadernação, mas quando este me chegou às mãos não pude deixar de reparar na estética original do mesmo. As páginas têm nuances áureas e a dactilografia é agradável. E depois, para nos arrancar da forma comum de como os livros são usualmente apresentados, há páginas a brincar, com textos escritos de lado, ou de pés para o ar.

Cada parte é dividida com pompa também.

Uma das coisas a apreciar são as ilustrações de Arthur F. Pádua, que salpicam as páginas com a magia das fábulas, emoldurando as palavras que as contam.

Há poesias para todos os gostos: mais simples, mas que não deixam por isso de nos encher o peito, e mais complexas, onde as histórias se arrastam por várias páginas e nos sussurram vidas inteiras. Contos tristes ou mais felizes, para revisitar de acordo com aquilo que estamos a precisar no momento. Há alusão até a lendas conhecidas – como o génio da lâmpada – narradas de uma outra prespectiva, o que nos faz desejar também outras versões para as histórias de infância que conhecemos.

Um livro para retirar da prateleira com regularidade.

site: https://contadordestorias.wordpress.com/2015/04/19/o-busto-de-adao-e-outras-poesias-de-bruno-felix/

Dani - Bibliotecária Leitora 13/07/2015

Lindo!
O busto de Adão e outras poesias (Chiado, 2015, 127 p.), do autor parceiro do blog, Bruno Felix, é de uma sensibilidade incrível. Com uma pegada direta, irônica, rápida, e por vezes romântica, Bruno não deixou a desejar em nenhuma poesia. Alguns escritos tem um apelo social – recheado de ironia -, alertando para coisas que deixamos passar, ou coisas que nos apegamos tanto, que era melhor ter deixado passar. Fiz muitas marcações, e escrevi algumas anotações também, de pensamentos que eu já tive, mas que ele, sabiamente, soube transmitir em palavras. A poesia Um brinde de amanhã (foto abaixo) me trouxe uma sensação tão boa de liberdade, de desapego. Fiquei pensando: sabe aquela roupa que achamos linda, que compramos para usar em uma “ocasião especial”? Pura besteira. O hoje [ou agora] acontece a cada instante, a cada milionésimo de segundo, que se formos pensar em uma ocasião especial para usar algo, o momento seria agora. É uma poesia que me deu vontade de nascer de novo e de novo para a vida, e contemplar as coisas mais simples e belas que a natureza tem a nos oferecer: desde um nascer do sol, até um café com os amigos. Coisas estas que deixamos passar por “não termos tempo”, por sempre imaginar estarmos ocupados para realizar cotidianos.
Em O ofício da poesia (foto abaixo), Bruno destaca a arte de fazer poesia. Mas eu diria fazer prosa E poesia. O processo de construir uma história, construir principalmente esta poesia tão pura que lemos, é algo amedrontador. Libertador, mas mete medo. Na realidade, tudo o que tocamos ou vemos, já é de certa forma poético. Já foi criado por Algo ou Alguém, e a função do poeta é moldar, martelar, esculpir e deixar com que a poesia bruta seja um pouco mais fina e significativa. Seu objetivo final é retirar o excesso. Mas nem sempre, esta é uma arte grata.
Bruno também apresenta ao leitor alguns Haikais. Particularmente, acho incrível a arte de escrever este tipo de poesia. Interessante como até mesmo o título faz parte atuante do restante do texto.
Não posso esquecer dos incríveis ilustrações do Arthur F. Padua, também mineiro. São todas ilustrações em preto e branco. É um livro de páginas amareladas, super levinho e gostoso de segurar. O trabalho gráfico da editora também está incrível. Eu amei ter lido este livro. Com certeza trouxe mais leveza em minha vida

site: https://bibliotecarialeitora.wordpress.com/2015/05/29/resenha-o-busto-de-adao-e-outras-poesias-2/
João Paulo 19/07/2015minha estante
Gostei muito também!
Tem poemas de vários temas diferentes, e as ilustrações realmente são "poesias à parte" (como diz na capa do livro). Valeu cada centavo, bom saber que ainda nascem grandes poetas no Brasil!

Kammy Krysthin 30/09/2015

Resenha #25 - O Busto de Adão e Outras Poesias de Bruno Félix
Poesia, grande poesia, quem nunca se pegou imaginando como escrever o que sente de forma literária? A Poesia é a maneira de extravasar os sentimentos, criticar e elogiar o que gostamos ou não, e assim Bruno Félix o fez em seu livro.

Com ironia, romantismo e sensibilidade ele tocou certos pontos que você pensa, mas poucos tem coragem de dizer, O Resgate foi o que me tocou no momento que estou vivendo agora, antes vivia somente na tecnologia e agora me pego escrevendo cartas e conversar da forma antiga, a reflexão que passa nesta poesia em si é extraordinária, a foto abaixo ela é apresentada a vocês.
Outra coisa interessante são os Haikais, já tinha ouvido falar deles, mas não cheguei a ler nenhum. Mas o que é Haikais? É um poema de origem japonesa que chegou no Brasil no século XX.
Eles vêm recheados de ilustrações lindas, obras do Arthur F. Padua, são todas no modelo clássico em rabiscos detalhados com o capricho do mineiro, a edição da Chiado está de parabéns mais uma vez, as folhas são clássicas também, sabe aquele livro que você guarda a tanto tempo, mas que não deixa de ser especial, então este tem o toque com as folhas amareladas e aquele espaço na estante com um refugio pra mente que liberta pensamentos e reflexões.
Agora vamos à poesia que dá origem ao livro, O Busto de Adão, vocês conhecem Faroeste Caboclo? Então, este é uma versão mais atual do que a música disse, conhecemos Adão e suas várias mulheres, prazeres e tragédias, um tremendo mulherengo que aproveitou e muito a vida para ter sua eternidade esculpida em um busto pelo próprio filho.

site: http://k-secretmagic.blogspot.com.br/2015/09/resenha-25-o-busto-de-adao-e-outras.html

@biaentreleituras 19/03/2016

Dividido em quatro partes, onde a primeira é sem título com uma coletânea de poemas que nos apresentam a alma poética do autor. A segunda é O Livreto de Sonetos com textos bem elaborados que retratam diversos assuntos com intensidade nas palavras e onde também é possível perceber o lado músico do autor.

A terceira parte é intitulada Caderno de Haikai e como eu ainda não conhecia essa arte, foi uma deliciosa surpresa para mim. São versos simples e diretos, onde o poeta abrilhantou as páginas do livro com uma estrutura totalmente diferente, deixando a leitura mais leve e as ilustrações se encaixaram perfeitamente, o que deu um aspecto visual ainda mais belo.

A última parte é O Busto de Adão, com quatro poemas e um epílogo. Aqui encontramos no autor, um contador de histórias nato. Através de sua escrita, Bruno nos apresenta a história de Adão, um homem trabalhador mas de muitos amores e que mesmo depois de casado não abandonou a farra e continuou encontrando-se às escondidas com outras mulheres. São textos com drama enraizado e a história é muito envolvente, essa última parte merece um destaque maior.

Uma obra que certamente agradará ao amantes da poesia, o autor nos presenteia em cada página. A leitura é muito agradável e o autor tem a capacidade nos trazer textos que saem de um toque leve para algo mais intenso, do romântico para o irônico, do moderno para o conservador. A divisão do livro em quatro partes ficou bem distribuída de maneira que se você abrir o livro aleatoriamente, logo identificará a que parte o texto é correspondente.

Eu não poderia finalizar esta resenha sem mencionar as ilustrações de Arthur F. Padua, uma mais linda que a outra, completando perfeitamente a escrita do poeta. Algumas páginas contam com a beleza dessas ilustrações que conseguiram transparecer a essência de cada poema.

Clique no link e veja as fotos http://vocedebemcomaleitura.blogspot.com.br/2016/03/resenha-o-busto-de-adao-e-outras-poesias.html

site: www.vocedebemcomaleitura.blogspot.com.br